Ir para conteúdo

A Porta De Entrada

Psicolouco

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Folha%2Bda%2BMaconha.jpg

copo%2Bde%2Bbebida.jpg

"Durante minha vida, exerci duas profissões: no início fui músico profissional e posteriormente, a partir do início dos anos 90 passei a exercer a advocacia. Posso dizer que ambas me proporcionaram algumas experiências que nenhum dinheiro do mundo poderá pagar, pois me permitem discorrer a respeito de alguns assuntos que costumam aflorar na mídia de vez em quando, entre aquele que se refere à liberação da maconha.

Acontece que, tão logo o Supremo Tribunal Federal decidiu liberar as marchas de protesto, entre elas aquelas que defendem a descriminalização da maconha, as autoridades e pessoas contrárias a elas, começaram a verberar aquela velho argumento (ideia que, de tanto ser repetida sem a devida reflexão, já acabou se tornando uma crença) de que a maconha é a porta de entrada para as outras drogas mais pesadas.

Pois bem. Como músico, tenho orgulho de dizer que fiz parte de vários dos shows de rock que pululavam na cidade de Porto Alegre nos anos 70, durante os quais, muitas pessoas do público faziam uso da maconha (atos ilícitos), disfarçando o cheiro acendendo os incensos que cada um levava para dentro do recinto. Ao mesmo tempo, como profissional que era, eu também atuava em casas noturnas onde os freqüentadores iam para relaxar, conversar, dançar e namorar, tudo isso regado a muita bebida alcoólica (atos lícitos).

E a que ponto eu quero chegar com tais afirmativas? É simples. Eu quero deixar claro que nunca em um dos shows de rock nos quais atuei, eu presenciei uma cena que fosse de violência. O mesmo não posso dizer, daqueles locais onde se consumia bebida de álcool. Era muito difícil uma noite em que alguém não se excedesse na bebida e por um motivo banal qualquer, não iniciasse uma briga que muitas vezes desencadeava agressões generalizadas. E isso em qualquer ambiente, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Assim, no exercício de minhas duas atividades profissionais, acabei conhecendo muitas pessoas que em virtude do abuso das drogas (lícitas e ilícitas) acabaram se viciando e perdendo tudo, emprego, família, amigos e a própria dignidade. Aliás, recentemente perdi um velho companheiro de música que acabou sucumbindo para o vício e, apesar de toda a ajuda da família e dos amigos, não conseguiu resistir e veio a falecer.

Tentando ajudar muitas dessas pessoas e até mesmo assistindo o início do processo de dependência que acabou aprisionando cada uma delas em seus tentáculos, eu acabei me imiscuindo em suas vidas e percebendo algumas verdades que, ou as pessoas que discutem o assunto não perceberam ou se perceberam, procuram ocultar, por um motivo ou outro.

O fato é que, na verdade, todos eles, segundo suas próprias palavras, começaram seguindo o exemplo dos pais que possuíam bebidas em casa ao alcance de todos e tinham o costume de beber, eventual ou diariamente. Ou seja, deixavam claro que a bebida de álcool é uma coisa boa de se curtir em família. Muitos deles afirmavam terem recebido diretamente dos pais ou de algum familiar, o copo que continha o primeiro gole. Com ele, o primeiro delírio e depois os muitos outros goles na busca de se tentar eternizar aquela sensação fugidia de bem-estar. Posteriormente, ao perceberem que o álcool, por maior que fosse a quantidade ingerida, não lhes causava mais o efeito desejado, eles acabavam buscando-o em drogas mais fortes. Dificilmente algum deles diz ter sido a maconha, considerada pelo viciado muito fraca quando comparada ao álcool. Eles iam diretamente para a cocaína, substância que de acordo com seus próprios depoimentos, tinha uma “paulada” um pouco mais poderosa do que aquela que pode oferecer o ácido etílico.

Pois a conclusão que eu quero chegar é que não é totalmente verdadeira essa assertiva de que a maconha é a porta de entrada para as outras drogas. Pode até ser que isso venha a ocorrer mas na realidade, o primeiro passo para o vício que irá conduzir a pessoa ao consumo de substancias cada vez mais fortes, é justamente aquele copo de cerveja ou de vinho que alguém um dia oferece a uma criança ou um adolescente como se fosse a coisa mais natural do mundo. É nesse momento que ela vai ter aquela falsa sensação de liberdade cujo resgate muitas vezes passa a ser o seu objetivo único de vida.

Agora, cabe aqui a pergunta: quem é que vai ter a coragem de apontar o verdadeiro responsável que é justamente o álcool? Quem irá querer comprar briga com as poderosas indústrias da bebida alcoólica e bater de frente com uma conduta que é milenar, cultural e socialmente aceita desde tempos imemoriais? Ninguém é claro. Até mesmo porque isso, em muitos casos, implicará em assumir as próprias culpas.

Então, enquanto isso não acontece, vamos continuar nos iludindo e repetindo aquela velha e surrada frase: “a maconha é a porta de entrada para as drogas mais fortes”."

Jorge André Irion Jobim. Advogado de Santa Maria, RS

Publicado no jornal A Razão de Santa Maria, RS, no dia 08 de Julho de 2.011

http://pt.scribd.com/doc/59587197/080711

Publicado no Portal de Luis Nassif

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/a-porta-de-entrada

Publicado no site Mídia Independente

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/07/493887.shtml

E Correio do Brasil: http://correiodobrasil.com.br/a-porta-de-entrada/266097/

FONTE: http://jobhim.blogspot.com/

clap clap clap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

é, mas, se legalizar a maconha, possivelmente, o caminho será o mesmo. A partir de lícita aos pouco se tornará algo banal e , talvez como o alcool, até "bonito".

Não vejo muito como fugir disso porque a grande massa é meio inerte, não pensa, só age.

O problema n é bem do alcool e da maconha, mas todo mundo sabe, das pessoas.

Fica foda :/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na real, na real mesmo, IMO, a porta de entrada para qualquer substância é a curiosidade do ser humano, é a necessidade de experimentar novas sensações e de buscar novas experiências, sejam elas físicas ou psiquicas. Tentar apontar uma substância culpada é negar a existência da curiosidade e da busca por novas sensações.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é, mas, se legalizar a maconha, possivelmente, o caminho será o mesmo. A partir de lícita aos pouco se tornará algo banal e , talvez como o alcool, até "bonito".

Não vejo muito como fugir disso porque a grande massa é meio inerte, não pensa, só age.

Isso, nesse raciocínio precisa também proibir o Bacon, os doces, o Fast Food, Calypso, novelas vespertinas e etc.!!! PROIBIR SIM, EDUCAR NÃO!!! :P Brincadeira, ou melhor ironia minha...

Colocando assim parece errado né? Sim, é porque é, talvez esse seu raciocínio que esteja deturpado.

Veja, é banal pra mim comprar bebida, ou fastfood, ou músicas e shows de axé. Mas veja que coisa interessante: Eu NÃO consumo nada disso!!! NÃO sou alcóolatra, nem obeso, nem desprovido de senso cultural. Porém tem gente que é, e TUDO BEM! Cada um faz o que quer com a própria vida.

Os problemas pessoais, que TODO ser humano também sofre, devem ser tratados da maneira mais....hummm... HUMANA possível, e não com proibição, cadeia e degeneração da pessoa...

Veja, você mesmo(a) disse acima, "o problema é das pessoas", então precisamos cuidar melhor das pessoas, e não tentar impedir e punir o acesso à substâncias e outros artigos potencialmente perigosos...

Eu penso assim...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

discordo de você em partes. O Alcool realmente é uma droga que causa estragos estágios no usuario e no seu circulo social (familia, amigos)O primeiro momento quando se esta bebado é de ansiedade e euforia, depois bate aquela depressão. Fora que muitas pessoas relatam terem blackouts com alguns tipos de bebidas.

Liberar a maconha (plantar pois a venda é um pouco mais complicado a curto prazo)iriar atender as necessidades da sociedade e os seus usuarios não precisariam comprar a maconha com o mesmo cara que vende cocaina e crack (como já disse em outro post, quem vicia em maconha vicia em qualquer coisa). Inclusive, com a maconha descriminalizada as autoridades poderiam se concentrar nas drogas que realmente estupram a sociedade (crack, oxi, cocaina) mas é muito mais vantagem para o estado ter um monte de viciado improdutivo e burro (o MEC fez o favor de distorcer o que é coloquialismo) pois assim a sociedade não tem força para reagir as atrocidades que os nossos políticos fazem com o nosso querido e falido país vocês já ouviram falar da guerra do ópio??? O foda é qdo o prórpio estado se destroi.

concordo qdo disse que as pessoas só agem. Sim as pessoas são impulsivas e é isso que os politicos querem, pessoas emotivas nada racionais.

grower NÃO É TRAFICANTE

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso, nesse raciocínio precisa também proibir o Bacon, os doces, o Fast Food, Calypso, novelas vespertinas e etc.!!! PROIBIR SIM, EDUCAR NÃO!!! :P Brincadeira, ou melhor ironia minha...

Colocando assim parece errado né? Sim, é porque é, talvez esse seu raciocínio que esteja deturpado.

Veja, é banal pra mim comprar bebida, ou fastfood, ou músicas e shows de axé. Mas veja que coisa interessante: Eu NÃO consumo nada disso!!! NÃO sou alcóolatra, nem obeso, nem desprovido de senso cultural. Porém tem gente que é, e TUDO BEM! Cada um faz o que quer com a própria vida.

Os problemas pessoais, que TODO ser humano também sofre, devem ser tratados da maneira mais....hummm... HUMANA possível, e não com proibição, cadeia e degeneração da pessoa...

Veja, você mesmo(a) disse acima, "o problema é das pessoas", então precisamos cuidar melhor das pessoas, e não tentar impedir e punir o acesso à substâncias e outros artigos potencialmente perigosos...

Eu penso assim...

Gostei do teu ponto de vista, não tinha pensado por aí.

Mas gostaria de dizer que é um argumento meio "dificil de engolir" olhando por aqui.

Os argumentos pessimistas sempre tem mais impacto no ser humano né?

oh vida, oh ceus :(

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mano, adao tinha eva, e ao invez de ficar comendo ela ele num resolveu comer o fruto proibido? e eu num posso fumar minha maconha ?? ahh man vsf!! na biblia ja dizia q o q agente nao pode eh tentador... agora nego vem falar de proibicao... tem mta passagem biblica q pode fazer qualquer ser humano dizer Legalize it! Don`t criticize it!

de acordo com a biblia o maximo q eu estaria cometendo era um pecado!! e nao um crime

Link para o comentário