Ir para conteúdo

O Arquétipo Sombra E A Cannabis

AcadêmicoCannábico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Concordo Carlindo. Tambem não vejo seriedade nenhuma nesse "efeito sombra" me parece mais que arranjaram um nome novo pra boa e velha depressão e estão capitalizando em cima...

Saca os exemplos de "realização pessoal" citados no questionario; "alcançar o peso desejado, pagar as contas de seu cartão de crédito, organizar casa"...pode ser sério isso?

É exatamente essa a análise que se faz das respostas. Cada alternativa tem uma pontuação, essa pontuação foi dada pelos autores justamente para avaliar como a pessoa está vendo a sua vida e seu papel na sociedade, como um todo. O resultado também é dado com olhos na pontuação. Ou seja, pessoas que escolherem alternativas que, como você percebeu, não contribuem em nada para a sua evolução pessoal, nem para evolução da sociedade, de uma maneira geral, irão receber pontuações mais altas. Há uma suspeita muito grande de que os usuários frequentes conseguem ver a vida e seu papel na sociedade de uma maneira mais saudável, digamos assim. Mas está muito complicado de comprovar isso!

Se você perceber que na sua cabeça uma alternativa como a que você exemplificou parece absurda e, talvez (e acredite que sim), essa resposta seja a mais sincera que outra pessoa pode dar, você vai perceber o que eu quero dizer.

Vou repetir: A INTENÇÃO É TENTAR COMPROVAR QUE NÓS, USUÁRIOS DA CANNABIS, TEMOS UMA VISÃO MAIS AJUSTADA À SOCIEDADE. O QUE SE PRETENDE AQUI NÃO É MOSTRAR NOVAS FACETAS DE DEPRESSÃO, MUITO MENOS CAPITALIZAR QUALQUER COISA. O QUE SE PRETENDE AQUI É MOSTRAR QUE, DE ACORDO COM A AVALIAÇÃO DOS PSICÓLOGOS MAIS RENOMADOS DO MUNDO NA ATUALIDADE, OS USUÁRIOS FREQUENTES DA CANNABIS APRESENTAM UM RESULTADO MUITO MELHOR (O QUE VEM SENDO CONFIRMADO) QUE AS DEMAIS PESSOAS DA SOCIEDADE, NO QUE DIZ RESPEITO À CONSCIÊNCIA DE SI E DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE.

O que eu gostaria de confirmar, meu amigo Jahbaa, é justamente esse seu sentimento. Que nós, usuários frequentes da Cannabis, sabemos que esse ritmo de vida é doentio, sabemos o que precisamos fazer para sobreviver nele e, principalmente, sabemos que não precisamos nos ajustar a eles para sermos felizes. Entendeu? Mas pra eu comprovar que você realmente sabe disso tudo, você precisa responder o questionário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Então velho...o problema é que eu não concordo que esses caras sejam "os psicologos mais renomados do mundo na atualidade" mas sim mais gente querendo uma boquinha no mercado da auto-ajuda,

não estou dizendo que você quer capitalizar com isso mas os autores do "efeito sombra", na minha visão, sim.

Autores como Joyce, Guimarães Rosa, Drummond, Rousseau, etc, me parecem muito mais efetivos para auxiliar o individuo na busca de uma compreensão abrangente da realidade e condição humana do que Deepak Chopra e Deebie Ford...

Não sei se o usuario de cannabis tem algum tipo vantagem nessa percepção da loucura pos-moderna em relaçnao ao resto da população. Tem muito usuario extremamente careta e regrado por ai.

Nnao entendi bem a relaçnao desse produto (todo o pacote "efeito sombra", livro, dvd, palestras, etc) com a erva. Os autores fazem algum tipo de referencia sobre a cannabis em seus textos e videos?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Faz só 1 ano que comecei minha leitura espiritual e também tenho que concordar com o irmão Jahbaa.

O Deepak Chopra passa umas mensagens que são totalmente cliche no meio espiritual, até hoje, não entendi o por que que eles faz tanto sucesso no meio desse assunto.

Autores como Mooji, Nisargadatta Maharaj, Ramana Maharishi e até o próprio Eckhart Tolle passam a "mensagem" deles sem muito marketing emcima.

É claro que pra esses autores passarem a mensagem pro maior número possível de pessoas interessadas precisam de certas ferramentas, mas ao meu ver o Deepak Chopra esforça-se muito, tanto no tom do conteúdo que ele normalmente disponibiliza, como pelo lado do marketing pesado de seus livros.

Uma coisa que tem animado muito os seguidores desses autores que citei ácima, é que muitos dos ensinamentos deles finalmente ganham algum amparo nas descobertas da física quantica, finalmente ciência e espiritualidade estão encontrando o "meio-termo". Em especial os estudos sobre auto-observação e observação da realidade criada.

É uma pena que poucos cientistas pesquisem as descobertas da física quântica, e muitas ainda acham que são fatos mentirosos, porém, são estudos amparados pela ciência, muitos não consideram a física quântica como ciência, mas é impossível negar que os estudos e descobertas desse campo da ciência são ao menos interessantes.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Jahbaa, não, não faz.

Concordo com você que os autores talvez estejam visando capitalizar e ganhar uma boquinha no mercado da auto-ajuda, mas isso não exclui o fato de eles terem contribuido de forma significativa para esse avanço do entendimento da psicologia.

O arquétipo sombra, responsável pelos impulsos inconscientes que dão força a esse tipo de comportamento narrado pelos autores do livro, foi descrito e narrado por Carl Gustav Jung há tempos atrás. A contribuição de Deepak Chopra e Deebie Ford nada mais foi do que ilustrar como esse arquétipo se manifesta, ou seja, quais são os comportamentos que ele impulsiona e suas consequências. Além de mostrarem e ilustrarem a problemática, os autores também contribuiram com um questionário para avaliar a sua relação com o "efeito sombra". Independente da intenção dos autores, que não cabe a mim avaliar, a contribuição que eles deram à Psicologia (digo Psicologia como ciência) é incontestável.

Diante dessa nova visão sugerida pelos autores e reconhecida pela comunidade científica, pesquisas foram iniciadas no mundo todo para avaliar como isso afetaria nas diferentes esferas da sociedade. É claro que em algumas áreas será descoberto que o "efeito sombra" é altamente destrutivo, o que possibilitará concluir que uma prática não é muito aconselhada. Citando os Evangélicos como exemplo, a psicologia conseguiria explicar o ditado "crente do rabo quente", se é que você já ouviu. O que acontece é que o Pastor, reconhecido como autoridade, diz que só pode fazer sexo depois do casamento e pronto. O efeito sombra, por sua vez, faz a menina sair, se embebedar e transar como uma prostituta. Além de também fazer o pastor usar o dinheiro da igreja para fins pessoais. Por sua vez, os evangélicos teriam o poder de perceber e aceitar essa situação, quando lhes fosse mostrada, e talvez mudá-la. Ou não. Nem todos optam por refletir e melhorar sempre.

Há uma crença de que os usuários fazer isso sem nem perceberem, mas é preciso comprová-la. Os autores Deepak Chopra e Deebie Ford, mesmo com os motivos que tiveram e que não cabe a mim avaliar nem julgar, forneceram um meio de se comprovar isso cientificamente. E esse meio é aceito pela comunidade científica.

O que quero que você entenda é que muito já se falou que a Cannabis ajuda ao indivíduo a ver o mundo de uma maneira melhor. O que faltava antes era um meio de se comprovar isso. Agora existe um meio, só falta gente disposta a ver se isso realmente é uma verdade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Faz só 1 ano que comecei minha leitura espiritual e também tenho que concordar com o irmão Jahbaa.

O Deepak Chopra passa umas mensagens que são totalmente cliche no meio espiritual, até hoje, não entendi o por que que eles faz tanto sucesso no meio desse assunto.

Autores como Mooji, Nisargadatta Maharaj, Ramana Maharishi e até o próprio Eckhart Tolle passam a "mensagem" deles sem muito marketing emcima.

É claro que pra esses autores passarem a mensagem pro maior número possível de pessoas interessadas precisam de certas ferramentas, mas ao meu ver o Deepak Chopra esforça-se muito, tanto no tom do conteúdo que ele normalmente disponibiliza, como pelo lado do marketing pesado de seus livros.

Uma coisa que tem animado muito esses autores que citei ácima, é que muitos dos ensinamentos deles finalmente ganham algum amparo nas descobertas da física quantica, finalmente ciência e espiritualidade estão encontrando o "meio-termo". Em especial os estudos sobre auto-observação e observação da realidade criada.

É uma pena que poucos cientistas pesquisem as descobertas da física quântica, e muitas ainda acham que são fatos mentirosos, porém, são estudos amparados pela ciência, muitos não consideram a física quântica como ciência, mas é impossível negar que os estudos e descobertas desse campo da ciência são ao menos interessantes.

Agora imagine você se os líderes espirituais se recusassem a cotribuir com uma descoberta científica em que se comprova a existência da espiritualidade no ser humano? Não te parece estranho?

Vocês vivem dizendo que a Cannabis ajuda, que a Cannabis é boa... Mas na hora de tentar comprovar, ninguém coopera... Aí realmente fica muito difícil!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A resistência da galera é que dificilmente se preenchem formulários por aqui, não é nada pessoal com sua pesquisa man, apenas acredito que estas aplicando-a na mídia errada.

Você precisa de quantos questionários respondidos? Acredito que essa pesquisa seria até melhor fazer pessoalmente do que via internet man.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O que quero que você entenda é que muito já se falou que a Cannabis ajuda ao indivíduo a ver o mundo de uma maneira melhor. O que faltava antes era um meio de se comprovar isso. Agora existe um meio, só falta gente disposta a ver se isso realmente é uma verdade.

Não creio nisso, pra mim as substancias psicoativas contidas na cannabis, embora possuam o mesmo mecanismo de funcionamento em todo cerebro, terão "efeitos" diferentes de individuo para individuo. A maconha jamais me fez, por exemplo, "ver o mundo de uma maneira melhor". Creio que a idiossincrasia particular de cada individuo é formada por uma infinidade de fatores e passa muito mais por questoes culturais e de experiencias de vida pessoais do que pelo uso das substancias X ou Y.

Sabemos que tanto "hippies" como "yuppies" apreciam maconha...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O problema é que esse tipo de pesquisa no Brasil é especialmente difícil. Caso a Cannabis seja realmente a causa dessa melhoria na forma de ver o mundo, isso quer dizer que os Cannabinóides agem no nosso cérebro e também na nossa consciência. Como a maconha no Brasil é isso que nós sabemos, a população de "maconheiros" que o Brasil tem poderia não refletir a realidade para esse caso. Afinal, o que age são os Cannabinóides, e não esterco de vaca...

E, no Brasil, onde se encontra a maior população que consome a Cannabis, a verdadeira, é no Growroom.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não creio nisso, pra mim as substancias psicoativas contidas na cannabis, embora possuam o mesmo mecanismo de funcionamento em todo cerebro, terão "efeitos" diferentes de individuo para individuo. A maconha jamais me fez, por exemplo, "ver o mundo de uma maneira melhor". Creio que a idiossincrasia particular de cada individuo é formada por uma infinidade de fatores e passa muito mais por questoes culturais e de experiencias de vida pessoais do que pelo uso das substancias X ou Y.

Sabemos que tanto "hippies" como "yuppies" apreciam maconha...

Pois é... Esse é o seu ponto de vista.

Para comprovar se isso é uma verdade ou não, é necessário fazer uma pesquisa científica. E INFELIZMENTE, essa pesquisa precisa de colaboração.

A propósito, acredito que a existência desses "yuppies" é maior aqui no Brasil. Isso não seria devido à qualidade da Cannabis encontrada aqui não? Queria que você SE perguntasse: Quantos desses "yuppies" consomem a Cannabis, a planta?

Nenhum estudo a respeito da Cannabis pode se basear em usuários de esterco de vaca, concorda?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pois é... Esse é o seu ponto de vista.

Para comprovar se isso é uma verdade ou não, é necessário fazer uma pesquisa científica. E INFELIZMENTE, essa pesquisa precisa de colaboração.

A propósito, acredito que a existência desses "yuppies" é maior aqui no Brasil. Isso não seria devido à qualidade da Cannabis encontrada aqui não? Queria que você SE perguntasse: Quantos desses "yuppies" consomem a Cannabis, a planta?

Nenhum estudo a respeito da Cannabis pode se basear em usuários de esterco de vaca, concorda?

Sem duvida que é meu ponto de vista.

Quando falei em "hippies e yuppies" foi apenas um exemplo de pontos de vista antagonicos (alem do tracadalho que eu nunca perco a chance hehehe...) e não quis fazer juizo de valor.

Voce apontou agora outro problema para fazer o estudo. Como tabular as quantidades efetivas de substancias cannabinoides ingeridas pelo individuo pesquisado. Há greens e greens, prensados e prensados por ai....tem o cara que fuma dois cigarros de maconha de 5G cada por dia e o cara que fuma dois cigarros de 0.5G por dia. Ambos vão dizer que fumam 2 baseados por dia.

Acho super valido um estudo que relacione maconha/visão de mundo (na minha opinião, já exposta, ela não é tão significativa quanto valores culturais, mas realmente isso é uma percepção minha) oq eu contesto é a validade do "efeito sombra" como já coloquei não me parece ciencia de verdade e exatamente por esse motivo que não respondi o questionario.

Pra ser sincero a maioria das minha respostas, se ouvesse a opção seria "NDA".

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tudo bem, Jahbaa.

Gosto de debater, sempre! Mas creio que não seja minha intenção, aqui, debater se os Psicólogos em questão devem ser aceitos como ciência ou não. O fato que eu gostaria de te lembrar é que o resto do mundo reconhece. Entendo que você tenha o seu ponto de vista, e aprecio isso. Mas gostaria que você respeitasse o espaço que eu abri aqui no fórum, com o objetivo de ter como auxílio num trabalho acadêmico que pretendo desenvolver. Gostaria que você entendesse que não aceitá-los como ciência pode não ser visto pela maioria como o mais correto a fazer, então você deveria respeitar quem pensa assim. Aliás, deveria respeitar mesmo se fosse a minoria!

Por favor, deixa aqui só pra quem se sentir a vontade em responder o questionário ou achar que toda essa "loucura", no fundo, pode ter fundamento.

Sobre os questionamentos que você fez sobre quantidade de substâncias ingeridas, concordo que é um ótimo questionamento a ser analisado! E acredito ainda que esse seria o grande X da questão! Mas creio que essas questões não são mais de cunho da Psicologia...

Esse trabalho seria mais uma tentativa de tentar desvendar um dos possíveis efeitos da Cannabis no nosso inconsciente, ou subconsciente. A criação do arquétipo sombra é um fenômeno que se desenvolve desde o dia em que nascemos e nunca pára, sempre no nosso inconsciente.

Além disso, nem todas as coisas são descobertas ao mesmo tempo... Paciência, né?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Brave e Chaplin de Judah,

é exatamente isso! Nem sempre esse processo se dá de forma consciente. Assim como as razões para depressão também não, ansiedade, etc...

Talvez a Cannabis realmente seja o motivo que faz vocês conseguirem isso! A neurociência já mostrou que o Sistema Endocannabinóide é central, tem uma quantidade absurda de receptores e é extremamente importante para manter um funcionamento equilibrado do cérebro. Há a possibilidade dessa ser uma das justificativas...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tranquilo Academico! Tiro o time de campo, o debate em sí sempre fortalece qq topico!

Chaplin, Brave....substancia que me faz ver o mundo melhor é o alcool...transforma as perdiguera da balada tudo em princesinha...a gente olha aquela gordinha, espinhenta, de cabelo ensabado e aperelho nos dente e pensa "mmmm potz até que é ajeitadinha.." hhahahahuahahauhahhahuahah....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

..substancia que me faz ver o mundo melhor é o alcool...transforma as perdiguera da balada tudo em princesinha...a gente olha aquela gordinha, espinhenta, de cabelo ensabado e aperelho nos dente e pensa "mmmm potz até que é ajeitadinha.." hhahahahuahahauhahhahuahah....

rachei o bico aqui...

eu tb num sei se alguem com masi de 15 anos vai levar o estudo realmente a serio, mas posso ta falando merda...isso parece aqueles teste q vem em revista de menininha a la caprichos sei la.nao Ciencia com C.

mas pra naum dizer q eu vim so criticar ta aqui o resultado.

41 pontos

23 anos

fumo a 7

hj em dia aproximadamente uns 3g de erva fraca (green e solto) por dia

mas se for fazer a media dos 7 anos vai ser bem mais..uns 6g por dia. eu fumava mais antes e mesmo assim axo que se fizese esse teste anos atras daria um resultado pior...entao talves tenha mais relaçao com a evoluçao pessoal q outra coisa..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Obrigado, d.quixote!

Gostaria de te lembrar que o que você chama de "evolução pessoal" está diretamente ligado à evolução da consciência.

Talvez essa diminuição se deu com o "avanço da sua consciência"... A maioria dos usuários abandona o uso depois de algum tempo, sem nenhum motivo considerado "maior". Pode haver alguma relação, já que a própria análise também não é feita pra sempre.

Com o tempo você pode ir se sentindo aliviado, ir parando com o uso (ou diminuindo), até o ponto em que você consegue encarar esse "mundo cão" sem sair do seu equilibrio interno. Ou, talvez, passe a fazer uso apenas para equilibrar a alteração sofrida ao longo do dia, ou da semana, e criar forças internas que possibilitem encarar o quem vem pela frente, sem perder o equilíbrio.

Enfim... Obrigado pela colaboração!

Precisamos de muito mais pessoas como você!

Abraço!

Se alguém tiver interessado, até agora 59% dos usuários que responderam se encontram na melhor situação descrita, o resto se encontra na zona intermediária e não há nenhum usuário na pior situação considerada pelos autores. Dos 41% restantes que estão na zona intermediária, 50% está com pontuação bem próxima da situação considerada melhor (menos de 5 pontos de diferença).

Tais dados são muito bons! Seja pela pesquisa que está sendo feita, seja para comprovar que nós, usuários conscientes da Cannabis, não somos esse bando de "marginais", como muitos dizem por aí.

Conto com a colaboração de vocês para confirmar ainda mais esses dados!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com o tempo você pode ir se sentindo aliviado, ir parando com o uso (ou diminuindo), até o ponto em que você consegue encarar esse "mundo cão" sem sair do seu equilibrio interno. Ou, talvez, passe a fazer uso apenas para equilibrar a alteração sofrida ao longo do dia, ou da semana, e criar forças internas que possibilitem encarar o quem vem pela frente, sem perder o equilíbrio.

aah, nao...

eu fumava mais antes pq, tinha mais fartura de erva (inflaçao pega ate a maconha) , tinha mais tempo livre, etc...se a erva e o tempo fossem infinitos eu fumava 10g de hash por dia..hehehehe

.

como disse o amigo lugas, cuidado com a interpretaçao dos dados, elas vai te levar aonde vc quiser ir...nao va analizando os dados antes da pesquisa pronta...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hahaha!

É verdade... Não sei se também fumaria 10g de Hash, mas com certeza também fumaria mais! =P

Era só um "resultado parcial"... Já perguntaram pela pontuação antes, e também já disseram que iam acompanhar o tópico... Fica tranquilo que nenhuma conclusão está sendo tirada ainda não, são só suposições! =)

Link para o comentário

Tranquilo Academico! Tiro o time de campo, o debate em sí sempre fortalece qq topico!

Chaplin, Brave....substancia que me faz ver o mundo melhor é o alcool...transforma as perdiguera da balada tudo em princesinha...a gente olha aquela gordinha, espinhenta, de cabelo ensabado e aperelho nos dente e pensa "mmmm potz até que é ajeitadinha.." hhahahahuahahauhahhahuahah....

Pode ser por aí também... Mas sem dúvida, a cannabis ajuda no meu melhor existir...

Link para o comentário