Ir para conteúdo

Cientista Diz Que Cérebro Humano Produz Sua 'Própria Maconha'


zelza

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Pesquisa de neurocientista revela que o cérebro humano produz uma substância pertencente à mesma família da maconha (Cannabis sativa). É este componente (de nome científico endocanabinoides) que nos deixa mais sonolentos ou mais ligados.

A grande sacada do professor e pesquisaror da UFRJ Roberto Lent, militante da divulgação científica desde a década de 1970 e neurocientista, que escreveu o livro "Sobre neurônios, cérebros e pessoas", no qual a inusitada informação é publicada, foi fazer a seguinte questão: "Por que nosso cérebro é capaz de reconhecer as propriedades de uma planta?". De acordo com ele, a resposta é simples: "Porque nosso corpo produz alguma coisa parecida".

Apesar da descoberta, Lent afirma que o fato de que o cérebro humano produza essa substância não significa que fumar maconha não faça mal para a saúde. Afinal, quando se fuma, o indivíduo inala muito mais do que canabinoides.

Além disso, nosso cérebro produz sua "própria maconha" de maneira controlada. Sendo assim, ninguém vai ficar "doidão" por causa disso.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/142354+cientista+diz+que+cerebro+humano+produz+sua+propria+maconha

Muito semelhante ao que prega o Dr. Carlindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

gallery_41272_3351_23158.jpg

http://oglobo.globo.com/megazine/mat/2011/08/22/livro-revela-curiosidades-sobre-funcionamento-do-cerebro-mais-misterioso-orgao-do-corpo-humano-925180840.asp

Questão de Lógica pra Galera!

Se nosso cérebro produz maconha, se produzir maconha é crime, quer dizer que todos devemos presos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Boa noite pessoal.

Quero fazer uma crítica em relação a maneira de se abordar esse assunto.

Não acho legal dizer que nosso cérebro produz maconha. Essa afirmação causa muitas interpretações diferentes.

Produzimos Endocanabinóides, como por exemplo: Anandamida.

Ela é uma substância que se liga à receptores cannabinóides, dos quais se conhece o CB1 e CB2. Um fica mais distribuído no sistema nervoso periférico, enquanto o outro tem uma maior concentração no sistema nervoso central (receptor que o THC se liga).

Outra crítica é em relação à palavra: Maconha. Posso estar errado, mas quando se usa essa palavra para falar da Planta Medicinal, ela vem carregada de interpretações, e um pré-conceito acoplado na grande maioria das vezes.

Nós (vocês e eu), que conhecemos e temos contato com esta Erva/Medicamento, deveríamos usar a palavra "Cannabis", afim de tentar mudar a maneira de olhar das pessoas que têm pré-conceito, dando um outro ar ao assunto.

Valeu,

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Outra crítica é em relação à palavra: Maconha. Posso estar errado, mas quando se usa essa palavra para falar da Planta Medicinal, ela vem carregada de interpretações, e um pré-conceito acoplado na grande maioria das vezes.

Nós (vocês e eu), que conhecemos e temos contato com esta Erva/Medicamento, deveríamos usar a palavra "Cannabis", afim de tentar mudar a maneira de olhar das pessoas que têm pré-conceito, dando um outro ar ao assunto.

Valeu,

Paz!

hey, dr... Desculpe, mas acho que ta certo... quando diz MACONHA, é pra ser essa mesmo, toda cheia de pré-conceitos, é essa mesmo que temos no cérebro.

imagina a ignorancia falando "o cérebro produz cannabis!, E? deve produzir mais 1 milhao de coisas que eu tambem nao sei o que é mesmo"

prefiro a ignorancia falando "po, maconha? na nossa cabeça?"

Hmmm, e depende muito de quem for ler tambem, eu acho... :127472813-scratchhead4wijz2:

bom, nada agrada a todos ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

hey, dr... Desculpe, mas acho que ta certo... quando diz MACONHA, é pra ser essa mesmo, toda cheia de pré-conceitos, é essa mesmo que temos no cérebro.

imagina a ignorancia falando "o cérebro produz cannabis!, E? deve produzir mais 1 milhao de coisas que eu tambem nao sei o que é mesmo"

prefiro a ignorancia falando "po, maconha? na nossa cabeça?"

Hmmm, e depende muito de quem for ler tambem, eu acho... :127472813-scratchhead4wijz2:

bom, nada agrada a todos ne?

Então, essa é apenas a minha opnião.

Nosso cérebro não produz Cannabis. Ele produz Canabinóides!

Como já citei, são chamados de Endocanabinóides, ou Canabinóides Endógenos.

Acredito que quando se aborda o assunto de uma maneira científica, deve-se falar de uma maneira clara, porém, científica. Por isso não acho ideal falar: "Nosso cérebro produz Maconha", primeiro, porque ele não à produz, e segundo, pela palavra Maconha.

Ficou mais claro?

Lembrando que essa é apenas minha opnião que gostaria de compartilhar.

Valeu,

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu acho que devemos usar a palavra maconha! O Dr. Carlini que é sumidade e maior notavel brasileiro no assunto usa o termo Maconha, pq eu vou usar diferente?

Ontem estive reunido com um neurocientista, ele deixou bem claro que nosso cérebro não produz maconha estrito senso, mas sim um análogo bem parecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

éééé....

maconha, ganja, beck, cannabis, canabinóides, etc etc...

a forma como abordar é um leque de disposições enorme.

IMO cada situação merece a discrição da sua própria realidade,

trocar idéias, expandir conhecimentos, isso aí tudo precisa de muito feeling de quem ta passando a info adiante pra ficar claro e coeso na pessoa que está captando o conhecimento.

é epistemologia.

pra que o conhecimento se fortifique deve ser estrito.

deve haver a incansável luta por tornar o assunto inquestionável

na prática a curto prazo o objetivo nunca é alcançado, mas a longo prazo resulta em muita pesquisa que por fim vira doutrina,

e no final das contas (faço preces ao sol) talvez teremos nossos tataranetos aprendendo a importancia dos cannabinoides no ensino fundamental.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Então, essa é apenas a minha opnião.

Nosso cérebro não produz Cannabis. Ele produz Canabinóides!

Como já citei, são chamados de Endocanabinóides, ou Canabinóides Endógenos.

Acredito que quando se aborda o assunto de uma maneira científica, deve-se falar de uma maneira clara, porém, científica. Por isso não acho ideal falar: "Nosso cérebro produz Maconha", primeiro, porque ele não à produz, e segundo, pela palavra Maconha.

Ficou mais claro?

Lembrando que essa é apenas minha opnião que gostaria de compartilhar.

Valeu,

Paz!

Claro, pra você, pra mim, pro growroom inteiro praticamente, acho que nao importa tanto pra gente o como tao chamando, pois ja sabemos do que se trata e do que estao falando.

o problema é quem nao conheçe, eu continuo preferindo meu pai ouvindo "temos maconha no cérebro" do que "temos endocannabinoides"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu acho que devemos usar a palavra maconha! O Dr. Carlini que é sumidade e maior notavel brasileiro no assunto usa o termo Maconha, pq eu vou usar diferente?

Ontem estive reunido com um neurocientista, ele deixou bem claro que nosso cérebro não produz maconha estrito senso, mas sim um análogo bem parecido!

Sim, os análogos são os endocanabinóides. Exemplo: Anandamida, que é um canabinóide.

Maconha é uma planta que contém vários canabinóides, exemplo: Canabidiol, Canabinol, Δ9-tetrahidrocanabinol.

Valeu,

Paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cada cannabinóide é uma substância diferente e se liga a um receptor diferente.

A Anandamida foi o primeiro Endocanabinóide isolado/descoberto, ela tem poucos efeitos similares ao THC. Algumas situações estimulam o nosso organismo a liberar maiores quantidades de Anandamida nas fendas sinápticas(onde os neurônios se comunicam). Alguns artigos que li diziam ela é relacionada a momentos de relaxamento, prazer e calma.

"Etanolamida da arachidonila (Anandamida). O nome vem da palavra "ananda", que em sânscrito significa "prazer".

Valeu,

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mas a descoberta do circuito endocannabinoide não é tão recente assim, estou enganado?

Se não me engano esse sistema está presente no sistema nervoso de todos os seres vivos vertebrados e invertebrados e é importante para a regulação metabolica dos organismos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sim, o Sistema Endocanabinóide foi descoberto faz tempo, porém não se tem um estudo completo do mesmo, conhecem poucos neurotransmissores e receptores desse sistema.

Aliás, a neurociências está engatinhando, somos muito mais complexos do que pensamos. Existem zilhões de neurotransmissores no nosso corpo, conhecemos apenas uma dúzia deles e mesmo assim não o conhecemos por completo.

Por exemplo, o neurotransmissor Serotonina já foi descoberto faz tempo, e até hoje tratam pessoas com "depressão" através de Inibidores da Recaptação de Serotonia, porém, até hoje não se tem uma prova concreta de que esse neurotransmissor causa depressão.

Hoje estamos tendo um grande aumento desses estudos com Canabinóides graças aos países que reconhecem esta planta como uma medicina eficiente e poderosa, com ampla variedade de utilidades.

Infelizmente aqui no Brasil a realidade é outra, portanto a maioria dos estudos são realizados com Endocanabinóides e dificilmente conseguimos utilizar compostos da Cannabis, especialmente o THC.

Valeu,

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O que eu não entendo deste tipo de argumento é que ele parte do princípio que se o negócio tem efeito no seu cérebro, você também o produz... Então também produzimos nosso próprio álcool, tabaco, cocaina, etc?

Não necessariamente.

Se há algum efeito é porque o princípio ativo da substância que você usa consegue se ligar a um receptor que possuímos.

Exemplo: Quando se fuma cannabis, o THC se liga à receptores do nosso Sistema Nervoso Central e assim causa o efeito que conhecemos, mas também temos endocanabinóides que se ligam aos mesmos receptores e não causam o mesmo efeito do THC.

Deu para entender?

Abraço.

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não necessariamente.

Se há algum efeito é porque o princípio ativo da substância que você usa consegue se ligar a um receptor que possuímos.

Exemplo: Quando se fuma cannabis, o THC se liga à receptores do nosso Sistema Nervoso Central e assim causa o efeito que conhecemos, mas também temos endocanabinóides que se ligam aos mesmos receptores e não causam o mesmo efeito do THC.

Deu para entender?

Abraço.

Paz!

Eu percebo que toda vez que se toca nesse argumento dá-se o tom de que a maconha seria algo natural para nosso corpo, já que ele teria receptores feitos especialmente para as substâncias que ela libera (e que o corpo também libera substâncias similares). O que eu não entendo é no que outras drogas (lícitas e ilícitas) se diferem. O álcool, por exemplo, se liga a algum receptor e causa os efeitos que conhecemos. Por que, o álcool, então, não é "natural" também? Se o receptor está lá, o corpo deve produzir alguma substância que se liga a ele (o seu "próprio álcool"), ou o álcool se liga a um receptor que não é propriamente feito para ele?

Não sei se fui claro, mas a minha dúvida, basicamente, é: por que / o que faz da maconha um caso diferente de todas as outras drogas em relação a esse raciocínio?

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lá vai o leigo se meter a falar do que não sabe...hehehe...

Acredito, Berlioz (curto teu som cara! hehehehehe), que a diferença é o fato de que produzimos substancias endógenas muito similares estruturalmente a canabinoides, diferentemente da cocaina, por exemplo, que é uma substancia exogena sem similares endogenos. Eh isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lá vai o leigo se meter a falar do que não sabe...hehehe...

Acredito, Berlioz (curto teu som cara! hehehehehe), que a diferença é o fato de que produzimos substancias endógenas muito similares estruturalmente a canabinoides, diferentemente da cocaina, por exemplo, que é uma substancia exogena sem similares endogenos. Eh isso?

hahaha, valeu pelo elogio a minha música... hhaa

se for o que você estiver falando, faz sentido... Acho que quando esse argumento for usado, tem que se destacar isso e não apenas dizer que o cérebro tem um receptor para a maconha...

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu percebo que toda vez que se toca nesse argumento dá-se o tom de que a maconha seria algo natural para nosso corpo, já que ele teria receptores feitos especialmente para as substâncias que ela libera (e que o corpo também libera substâncias similares). O que eu não entendo é no que outras drogas (lícitas e ilícitas) se diferem. O álcool, por exemplo, se liga a algum receptor e causa os efeitos que conhecemos. Por que, o álcool, então, não é "natural" também? Se o receptor está lá, o corpo deve produzir alguma substância que se liga a ele (o seu "próprio álcool"), ou o álcool se liga a um receptor que não é propriamente feito para ele?

Não sei se fui claro, mas a minha dúvida, basicamente, é: por que / o que faz da maconha um caso diferente de todas as outras drogas em relação a esse raciocínio?

Paz!

ao que me parece o nosso organ ismo produz alcool em pequenas quantidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...