Ir para conteúdo

Substâncias Da Maconha Podem Amenizar Sintomas Associados A Hiv, Câncer E Fobia Social


bio_cañamo

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Substâncias da maconha podem amenizar sintomas associados a HIV, câncer e fobia social

O canabidiol, componente químico da erva com efeito antipsicótico, tem se mostrado eficaz para controlar ansiedade ao falar em público; o psicoativo THC reduz náuseas e dores

por Fernanda Ribeiro

Os efeitos psicoativos da Cannabis sativa são conhecidos há milênios – na China de 2700 a.C, por exemplo, a erva era cultivada e prescrita como tranquilizante. Entretanto, seu principal componente químico, o delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC), foi descoberto há pouco mais de uma década. Cientistas israelenses observaram que essa substância interagia com receptores localizados em áreas do cérebro associadas a processos básicos de sobrevivência, como regulação do apetite e controle de movimentos. Pesquisas que acompanham a ação e os efeitos dos componentes químicos da maconha, os canabinoides, mostram que essas substâncias têm potencial para atenuar a percepção de dor em pacientes com HIV e câncer e para tratar sintomas de fobia social.

Estudos do Center for Medicinal Cannabis Research (CMCR) da Universidade da Califórnia apontam que o THC age significativamente sobre a percepção da dor, revelando-se útil para o tratamento das reações adversas da quimioterapia em pacientes com câncer, como náusea – o que pode ser explicado pela presença de receptores canabinoides no tronco encefálico, envolvido no reflexo do vômito. A substância também parece agir sobre as dores da neuropatia periférica – perda da sensação de toque ou mesmo sensibilidade excessiva da pele – em pessoas com HIV. Os efeitos foram verificados em pacientes que inalaram a erva.

Até agora foram identificados, entre os quase 400 componentes químicos da maconha, cerca de 80 fitocanabinoides, entre eles o THC e o canabidiol (CBD), os mais estudados. Em estudo publicado este ano, os psiquiatras Antônio Zuardi e José Alexandre Crippa, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão de Preto, testaram o potencial do canabidiol na atenuação da ansiedade em pessoas com fobia social. Os pesquisadores observaram, por meio de monitoramento cerebral, que, após ingerirem uma única cápsula com a substância, os voluntários apresentaram menor nível de ansiedade ao falar por alguns minutos diante de uma câmera.

“O cérebro reage à Cannabis porque produz e libera naturalmente substâncias equivalentes às encontradas na planta. De forma simplificada, produzimos uma espécie de 'maconha interna'– os endocanabinoides”, explica o neurobiólogo Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O sistema endocanabinoide responde a substâncias sintetizadas pelo próprio organismo e àquelas presentes na maconha. A diferença está na maior especificidade – em que partes do cérebro e em que circunstâncias os canabinoides endógenos agem – e nas quantidades liberadas, mais reduzidas em comparação com a erva.

Cientistas acreditam que propriedades da maconha podem ajudar a entender mecanismos da dor, da memória e de doenças degenerativas. A edição especial de aniversário de Mente e Cérebro, n0 224, traz estudos significativos e entrevistas com alguns dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros mais atuantes no estudo do potencial terapêutico da Cannabis. Nas bancas na sexta (26)! Confira!

Mente e Cérebro: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/substancias_presentes_na_maconha_podem_amenizar_sintomas_associados_a_hiv_cancer_e_fobia_social.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bem legal, não que seja novidade pra ninguém.

O Bonito mesmo é ver o UOL publicando isso ;)

Avante Growroom.

Na verdade não foi o UOL e sim a revista Mente Cérebro. Por um acaso os sites da editora que publica essa revista são hospedados na UOL. Inclusive a editora publica a Scientific American Brasil, o que nos leva crer que é uma editora minimamente interessada em assuntos sérios científicos, ai a 'coragem' de escrever o óbvio sobre maconha. Hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...