Ir para conteúdo

Ar Condicionado Caseiro

Pai do mato

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá pessoal hj dediquei um tempo para estudos de temperatura e controle da mesma

Encontrei videos interessantes que podem ajudar grandes e pequenos growers rsrsrs

Esse é PRO. Dá até pra colher purple, só que gasta mais energia

Esse eu vou produzir um porque to vendo que a coisa vai esquentar aqui eeheh

http://www.youtube.com/watch?v=zR9CA8lJGvs

Esse ai é mais complicado, mas serve de complemento...

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Salve Pai do mato! Fmz?

Há um tempo atrás tb encanei de montar um ar condicionado faça vc mesmo...eis as minhas considerações:

No 1º video, deve funcionar super bem, mas é inviável pq usa motor de geladeira (mta energia) e é uma estrutura mto grande (o cara fala que o resto fica no porão dele, ligado por tubulação específica).

O 2ºparece bom e não gasta mta energia não, só do cooler (e da geladeira que provavelmente vc já tem ligada)...só não sei se a quantidade de ar frio é suficiente (no meu grow tem bastante ventilação, acho que ia espalhar e adiantar pouco) e quanto tempo dura o bloco de gelo...

Assim tb no 3º...refresca, mas o gelo dura pouco...

Acabei construindo um adaptado do 3º, sem o ventilador e os tubos de cobre...só o isopor (reservatório), um radiador de ar quente de carro (parecido com o do 1º video, mas menor...cabe 2 coolers de 120mm lado a lado), um bomba d'água de aquario para circular e os 2 coolers...

Ficou bom, mas tem o problema do gelo...durou algumas horas somente...

To projetando outra versão, mas to meio sem recursos para concretizá-la (tempo e $$$)...inclui esse sistema que montei, só que em vez de gelo, pretendo usar uma placa termoelétrica para resfriar a água numa bandeja de metal...

Vo ver se dou um adianto nesse projeto ou se consigo postar aqui umas fotos do projeto atual e do novo...

PAZ!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Agregando infos....

tem esse simplezinho, mas tão eficiente quanto......

e tem os de peltier...

http://www.youtube.com/watch?v=Rk03RWOvKJU

http://www.youtube.com/watch?v=qxfwjJGwKZ4&feature=related

e esse aki é o melhor, só q eu sempre esqueço de fazer, nunca lembro......

http://www.youtube.com/watch?v=Opk4kskjgYo&feature=related

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve Pai do mato! Fmz?

Há um tempo atrás tb encanei de montar um ar condicionado faça vc mesmo...eis as minhas considerações:

No 1º video, deve funcionar super bem, mas é inviável pq usa motor de geladeira (mta energia) e é uma estrutura mto grande (o cara fala que o resto fica no porão dele, ligado por tubulação específica).

O 2ºparece bom e não gasta mta energia não, só do cooler (e da geladeira que provavelmente vc já tem ligada)...só não sei se a quantidade de ar frio é suficiente (no meu grow tem bastante ventilação, acho que ia espalhar e adiantar pouco) e quanto tempo dura o bloco de gelo...

Acabei construindo um adaptado do 3º, sem o ventilador e os tubos de cobre...só o isopor (reservatório), um radiador de ar quente de carro (parecido com o do 1º video, mas menor...cabe 2 coolers de 120mm lado a lado), um bomba d'água de aquario para circular e os 2 coolers...

To projetando outra versão, mas to meio sem recursos para concretizá-la (tempo e $$$)...inclui esse sistema que montei, só que em vez de gelo, pretendo usar uma placa termoelétrica para resfriar a água numa bandeja de metal...

Vo ver se dou um adianto nesse projeto ou se consigo postar aqui umas fotos do projeto atual e do novo...

PAZ!

Ganjaaaa

Valeu pelas considerações mano

Eu to no intuito do 2...

Mas agora que tu falou ai da placa...

Vi um video de um cara congelando a agua em uma tampinha que tava encima...

Se você fizer o esquema 2 com a placa resfriando um recipiente de cobre ou alumínio ( com água já congelada) ia ficar filé...

qualquer novidade avisa a gente...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caraca sera que congela mesmo tipo 0c ou a agua se torna solida devido a quimica do chiclete continuando na mesma temperatura ?

Cara, aquilo não é agua, é um nunseiquelá de sódio.

esse treco congela a altas temperaturas tipo 40° se nao me engano.

Ai vc esquenta ele no microondas e deixa esfriar, ai ele fica liquido a 30° (ex) mas se vc encosta qq impureza nele (tipo um chiclets), ele congela.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sem falar que o outro lado esquenta, e ia ter que ficar de fora do grow...

Pra mim essa placa é dividir 1 por 1.

Faz um duto com o ar condicionado no lado de fora do grow o coler que dissipa o calor vai jogar ar quente no ambiente ou ate mesmo fora de casa. e so entra o ar refrigerado...

Ou pode fazer o ar condicionado dentro mesmo do grow e dutar o fan de esfriamento (ar quente) para fora do grow tipo um cooltube. E ainda da para ao invez de ter 2 fan jogando ar pra fora (a saida normal e o ar quente do esfriador do peltri ) fazer so um para evitar de perder ar em esseso, eu sempre achei um exagero aqueles fans gigantescos jogando ar pra fora.rsrsr eu aposto que com um fan ligado no minimo ja daria para um pessoa viver dentro do grow e nao iria faltar oxigenio nunca -uma pessoa- agora imagina as plantas que devem consumir bem menos que uma pessoa.

Tu tambem pode fazer um esfriador a base de agua para o peltri, tipo faz umas manguerinhas(seria bom de aluminio ou cobre mais e foda achar isso) com agua corrente passar por cima da parte quente do peltri a agua fria vai fazer a temp cair no lado quente entao a agua vai para um setor de esfriamento com um dissipador de calor tipo aqueles de processadores ou um evaporador, evaporar a agua deixa esta mais fria porque a evaporacao produz frio. O evaporado poderia ser uma superficie aonde a agua escorreria. um fan poderia jogar ar no ''escorredouro'' para o processo se repetir...

Agora eu so nao sei se os peltris perdem em eficiencia em relacao ao metodo normal de se obter frio, com compressores.

Link para o comentário

• 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Salve Pai do mato! Fmz?

PAZ!

opa, tem um topico sobre Peltier, posta la teu esboço

edit: procurei e nao consegui achar o topico...

Link para o comentário