Ir para conteúdo

Ar Condicionado Caseiro

Pai do mato

Recommended Posts

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

já que desenterraram vou contribuir com uma ideia bem massa... AR CONDICIONADO SOLAR!!!

um tempo atrás depois de entender como funciona as geladeiras/ar visualizei a possibilidade de substituir o compressor de ambos pela energia solar... logo pensei alguém já deve ter pensado isso e dei uma pesquisado no google e encontrei um projeto praticamente idêntico ao que tinha na cabeça...

pra quem não sabe o ar funciona comprimindo um gás de ponto de ebulição baixo, ao ser comprimido ele aquece e evapora, ao evaporar ele rouba o calor local deixando frio, tudo isso acontece dentro dos caninhos, por isso tem uma parte quente atrás, e por esse mesmo motivo se algum dia algum "técnico" disser que tem que trocar o gás ar/geladeira, pergunte onde está o vazamento pq o gás não gasta nunca, se não tem vazamento ele ta querendo te enganar...

então basicamente seria fazer o sol aquecer o caninho substituindo o compressor/energia elétrica...

projeto parecido com o qual pensei...

https://www.ufmg.br/online/arquivos/000438.shtml

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 6 months later...
  • Usuário Growroom

E ae galera do GR, eu estava pesquisando umas geringonças no instructables e acabei achando algo interessante e achei interessante posta aqui para a galera, procurei e não achei nada parecido, se já tem foi mal ae.

eu sou do sul e nessa época do ano começa o frio então não tenho muito problema com isso, mais andei reparando que a maioria da galera aqui mora em lugares quentes, ou sofrem com a temperatura do grow, aqui no verão é foda que esquenta e o meu grow é no sotão então em breve testarei esse ar condicionado caseiro, bom sem mais delongas e vamos ao que interessa.

Passo 1: o que voce vai precisar?
-Ventilador
-Caixa de isopor
-Agua
-Gelo
-Mangueira de nivel (Aquelas de pedreiro)
-Tubo de cobre flexível (Comprado em material de construção).
-Durepox
-Presilha ou barbante
-Bomba de água (Aquelas para aquario, só pega do bubbler) kkkk
Passo 2:
Sabe aquela parte da frente do ventilador, bom, você vai retira-lá e enrolar em espiral o tubo de cobre sobre ela, prendendo com as presilhas ou barbante. Deixe as duas pontas bem para fora do ventilador.

Passo3:

Agora tu vai pegar a caixa de isopor e colocar a água. Tu vai encaixar a bomba de água na mangueira de nível e colocar a bomba dentro da água. Você também pode colocar a caixa em um lugar acima do ventilador e deixar a gravidade cuidar de tudo sem precisar da bomba. Uma dica: tampe a caixa de isopor, para isso tu tem que furar um buraco na caixa para passar a mangueira, isso serve para deixar a água gelada por mais tempo.

Passo4:
Agora tu vai pegar a mangueira de nível e conectar ao tubo de cobre, pegue o durepox e una as duas partes para deixar mais unidas e não se soltarem (a mangueira e o tubo) , lembre-se de deixar uma outra parte da mangueira para se conectar à outra ponta do tubo.
Passo5: Explicando como funciona essa bagaça.
A água gelada da caixa do isopor vai para o tubo de cobre que vai circular por lá deixando o vento muito mais frio depois a água pode ser redirecionada com a outra parte da mangueira que está conectado à outra ponta do tubo para a caixa de isopor se você estiver usando o processo da bomba d'água, mas se você estiver usando a gravidade tu terá de usar um recipiente abaixo do ventilador com a mesma capacidade da caixa de isopor onde será despejada a água que circulará no tubo.
Dica: Para produzir o gelo coloque àgua em um recipiente e também coloque um pouco de sal e àlcool, desta forma a água vai congelar mais rápido e vai durar muito mais tempo.Boa sorte e enfim diga adeus ao calor, tenho boas plantas, ótimos camarões.
Bom é isso ae galera, podem mandar criticas, sugestoes, opnioes, não testei aqui ainda, em breve testarei mais tenho certeza que funciona ou pelo menos quebra um galho, se alguem testar por favor relate aqui.
Abraço galera e boas vibrações.

• Like 3
Link para o comentário

• 1 year later...
  • Usuário Growroom

Desculpe o "revival" da thread morta a mais de um ano mas, em prol dos olhinhos brilhando, segue um video interessante. Gostaria da opinião dos growers, será que rola um sistema de refrigeração seguindo esse esquema?

Editado por Smoke Cannabis
  • Like 2
Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Faala galera, meu primeiro post por aqui e estou começando meu primeiro cultivo. 

Vi um video agora no youtube de um ar-condicionado caseiro usando garrafa pet e gelo, achei interessante compartilhar com vcs, caso o grow seja num local muito quente nesse verão.

https://www.youtube.com/watch?v=pW0BVqRh404

abs

Link para o comentário

• Usuário Growroom
3 minutos atrás, Pradow disse:

Faala galera, meu primeiro post por aqui e estou começando meu primeiro cultivo. 

Vi um video agora no youtube de um ar-condicionado caseiro usando garrafa pet e gelo, achei interessante compartilhar com vcs, caso o grow seja num local muito quente nesse verão.

https://www.youtube.com/watch?v=pW0BVqRh404

abs

Véi, esse tipo ar condicionado só serve pra feira de ciências, não para controle de temperatura.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vlw pelo feedback. Quando as minhas completarem um mes quase vou usar de grow um banheirinho desativado de 2x1m, vc acha que daria algum resultado esse em pet? Eu acho que o gelo iria derreter rápido. Vou utilizar 2 ventiladores tbm, e exaustor cooler na porta. abs

Link para o comentário

• 3 months later...