Ir para conteúdo

Pelo Menos Dez Estudantes Já Foram Detidos Na Reintegração De Posse Da Reitoria Da Usp


Herbo

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/11/08/pelo-menos-dez-estudantes-ja-foram-detidos-na-reintegracao-de-posse-da-reitoria-da-usp.jhtm

08/11/2011 - 05h46 / Atualizada 08/11/2011 - 05h56

Pelo menos dez estudantes já foram detidos na reintegração de posse da reitoria da USP

Suellen Smosinski

Em São Paulo

Pelo menos dez estudantes que haviam invadido a retoria da USP (Universidade de São Paulo) já foram detidos nos dez primeiros minutos da operação de reintegração de posse do prédio na manhã desta terça (8). A operação teve início por volta das 5h da manhã.

Há cerca de 400 policiais militares e 50 viaturas na Cidade Universitária, além de dois helicópteros. O efetivo, que inclui tropa de choque e cavalaria, chegou ao campus por volta de 5h.

Por volta de 5h40, alguns dos manifestantes retirados de dentro do prédio tentavam retornar para a reitoria.

A reitoria está ocupada desde o dia 2 de novembro e o prazo para os estudantes deixarem o edifício vence na noite de segunda (7), às 23h. Em assembleia realizada ontem, os estudantes optaram por permanecer no prédio. Havia cerca de 600 estudantes na reunião.

Os alunos ocupam o local desde a madrugada da última quarta-feira (2), em manifestação contra a presença da Polícia Militar no campus da USP no Butantã e contra processos administrativos envolvendo funcionários da USP.

111102_invasao_reitoria_usp_f_110.jpg

Foto 110 de 110 - Manifestantes entram em confronto com a imprensa. Segundo eles, uma repórter do "SBT" os chamou de maconheiros Mais Eduardo Anizelli/Folhapress

Debate sobre a PM

O debate sobre a presença da PM no campus voltou à pauta na quinta-feira (27), quando policiais abordaram três estudantes que estavam com maconha no estacionamento da faculdade de História e Geografia. A detenção gerou confusão e confronto entre estudantes e policiais –que culminou com a ocupação da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e, posteriormente, da reitoria.

A presença dos policiais no campus –defendida pelo reitor, João Grandino Rodas, e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB)– passou a ser mais frequente e em maior número após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, em maio deste ano. Em setembro, o reitor e o governador assinaram um convênio, autorizado pelo Conselho Gestor do Campus, para regulamentar a atividade da PM na USP.

Os contrários à PM no campus dizem que a medida abre precedente para a polícia impedir manifestações políticas –que comumente ocorrem dentro do campus– e citam o episódio de junho de 2009, quando a Força Tática da PM entrou na universidade para reprimir um protesto estudantil e acabou ferindo os estudantes e jogando bombas dentro de unidades.

Como alternativa à PM, o DCE defende que a segurança do campus não seja militarizada, isto é, que seja de responsabilidade da Guarda do Campus. A entidade defende que haja mais iluminação das vias do campus e que a USP mais seja aberta à comunidade externa, aumentando a circulação de pessoas.

Uma parcela dos alunos –sobretudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e da Escola Politénica– defende a presença da PM, argumentando que isso aumenta a segurança dos frequentadores do campus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É foda esse causo todo mesmo.

Tenho cada vez mais nojo dessa raça da polícia, principalmente a brasileira.

Se eles fizessem estritamente a função que eles deveriam fazer, ok.

Mas polícia tem a mania de se achar dona da verdade, querer dizer o que é certo ou errado, e tornar tudo mais burocrático e amarrado, usando a desculpa de segurança pra coibir e restringir os direitos de expressão. O que é difícil de se aceitar em uma universidade, principalmente pública, estadual ou federal, onde as idéias rolam, as coisas acontecem, e o que tem que ser dito é dito.

Sou contra criar um território sem lei, é obvio, um lugar violento, onde se mata e rouba sem que nada aconteça.

Mas como é obvio que a polícia não sabe e nunca soube fazer o trabalho que lhe cabe, sou a favor do treinamento das guardas universitárias de uma maneira mais eficiente pra de fato combater o crime, e não a liberdade de expressão de cada um.

Também faço federal, aqui não se fuma pelo campus, não se existe toda essa liberdade.

Ainda mais depois que recentemente ouve a mesma discussão e decidiram por instalar uma base da polícia militar dentro do campus.

Ou seja, decidiram criar mais uma delegacia bancada pelo governo, com uma equipe que tem o trabalho resumido a ficar dando voltinha de viatura dentro do campus o dia todo, considerando que aqui praticamente não existe ocorrência policial.

Acho que as universidades, particulares ou públicas, são ótimas fontes de discussões sem preconceito, mais embasadas cientificamente, claro, e que são berços de pessoas com pensamento aberto e mais politizadas. Pra mim é lindo ver os mais diferentes grupos e discussões ocorrendo: comunistas, petistas, religiosos, sustentáveis, defensores dos animais, defensores da legalização e etc.

Todos em um mesmo espaço, convivendo quase sempre harmoniozamente e divulgando conhecimento, promovendo seminários, discussões, debates...

E é realmente triste deixar que os interesses da polícia acabem por coibir esses tipos de manifestos e protetos extremamente engrandecedores pra sociedade e para os acadêmicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cowboy concordo contigo em tudo, menos estar perto de ser "liberado", essa proibição ainda tem muito o que matar ainda, muito o que fazer os bancos e grandes cartéis lucrarem, hoje tem muita gente de alto escalão envolvida com o tráfico, poder de lobby incrível mesmo. Uma coisa é o povo acordar (coisa que nos EUA já aconteceu com todas campanhas da LEAP, DPA, NORML, etc), agora acordar ou melhor, lubrificar os político$ pra se mexerem é outra história, imagine então no Brasil onde mais de 80% apoiam a proibição? Quanto vai demorar pros políticos se moverem? Lembrando ainda a quantidade de gente que trabalha no aparato de segurança (polícia, presídios, etc), judiciário e mesmo o tráfico, quanto eles não iam perder? E a mídia nos bombardeando? Bota distância nesse "perto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cowboy concordo contigo em tudo, menos estar perto de ser "liberado", essa proibição ainda tem muito o que matar ainda, muito o que fazer os bancos e grandes cartéis lucrarem, hoje tem muita gente de alto escalão envolvida com o tráfico, poder de lobby incrível mesmo. Uma coisa é o povo acordar (coisa que nos EUA já aconteceu com todas campanhas da LEAP, DPA, NORML, etc), agora acordar ou melhor, lubrificar os político$ pra se mexerem é outra história, imagine então no Brasil onde mais de 80% apoiam a proibição? Quanto vai demorar pros políticos se moverem? Lembrando ainda a quantidade de gente que trabalha no aparato de segurança (polícia, presídios, etc), judiciário e mesmo o tráfico, quanto eles não iam perder? E a mídia nos bombardeando? Bota distância nesse "perto".

Acho que não cara, até concordo que é mais ou menos assim o sistema, porém não ache que os mesmo sem vergonha que ganham dinheiro hoje de forma ilegal, vão deixar de ganhar legalmente.....kkk....é aí sim que eles vão ganhar......

Eu acho que só vai liberar exatamente porque os bolsos deles vão ficar ainda mais cheios....

O Brasil deveria ser com os EUA..cada estado tem seu orçamento e manda no seu dinheiro.....

Aí sim...quem não rende se fode, quem faz festa o ano todo, não trabalha tá nem ai pra nada...ok...que eles comam aquilo que eles plantam....

Capiché

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu discordo de todo mundo que fala que tá longe a regulamentação, eu tenho certeza que está perto.

Eu sei porque daqui a pouco todo mundo vai estar dizendo isso. No fim do ano passado, eu achava que talvez, em 10 anos, legalizaria. No meio do primeiro semestre, eu já diminuía esse número pra menos tempo, e mais gente concordava. Agora, ante-ontem, quando eu e meu pai conversando sobre como era pegar um prensado na época dele comparado à hoje (eu estava tentando argumentar pra ver se ele me apoiava em um grow), ele disse com bastante convicção: "ah, mas isso daqui a pouco vai liberar mesmo, então daqui a pouco tu planta o teu sem se preocupar com isso", e as discussões estão aumentando muito todo o dia.

Mas o maior sintoma da legalização é o ativismo que não para nos EUA, que estão se fazendo de cegos e surdos até quando está dando e repetindo sempre as mesmas falácias, mas a maconha lá já está enraizada. Seriados populares de abrangência no país todo fazem sátiras disso e todo mundo ri, tem gente que só se diz contra à maconha como quem diz que não gosta de cerveja antes de experimentar a primeira vez porque tem vergonha, é um negócio socialmente aceito e 50% da população já é à favor da legalização. Se em 10 anos não estiver legalizado está demorando MUITO, eu chuto uns 5cão pra menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...