Ir para conteúdo

A Morte Do Repórter Da Band E A Insanidade Da “Guerra”

Bas

Recommended Posts

A MORTE DO REPÓRTER DA BAND E A INSANIDADE DA “GUERRA”

Terminou ontem (em Los Angeles, EUA, ainda é madrugada de domingo para segunda) a Conferência Internacional pela Reforma da Política de Drogas (International Drug Policy Reform Conference). Chega aqui, via internet, a notícia da morte no Rio de Janeiro do repórter fotográfico Gelson Domingos da Silva, da Band, quando cobria uma operação da “guerra às drogas” brasileira. Segundo a mídia, teriam morrido na mesma operação, além dele, quatro traficantes de drogas.

O tiro que matou Gelson teria partido do fuzil de um traficante, porém é preciso não esquecer de que ele foi vítima mesmo da “guerra”; guerra declarada em 1971 pelo presidente Nixon e extremada pelo presidente Reagan (“war on drugs”), a qual, ao contrário do que aparentemente se pretendia, ou seja, um “mundo sem drogas” (aparentemente, sim, pois é sabido que os objetivos eram e são outros ), aumentou o consumo e o tráfico, enriqueceu traficantes, corrompeu autoridades e políticos, e produziu a maior matança dos últimos tempos no mundo (vide as dezenas de milhares de mortes anuais associadas às drogas em países ditos periféricos, como México, Colômbia, Brasil), sem contar a destruição de lares e os danos individuais e sociais. Cumpre observar que tal não se dá na mesma escala nos países centrais, sobretudo no que declarou a guerra.

Lamentavelmente, passado o momento de comoção, a morte de Gelson aparecerá nos números frios das estatísticas da matança, ao lado das dezenas de milhares de mortes de outros brasileiros. Alguém dirá: “Traficante não é brasileiro…” Enfim, cruel cartilha: mexicanos matando mexicanos, colombianos matando colombianos, brasileiros matando brasileiros.

Na conferência acima referida, da qual participaram mais de 1 mil pessoas de diferentes partes do mundo, uma vez mais foi reafirmada a conclusão de que é preciso pôr fim à “guerra às drogas” em nível global.

Sobre alternativas ao modelo macabro vigente no mundo, remeto o leitor a artigo cujo link segue adiante. Se interessar, é só clicar.

http://www.jorgedasilva.com.br/index.php?caminho=artigo.php&id=40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Lamentavel a morte desse profissional.

Lamentavel mesmo.

Lamentavel quando pensamos que tudo isso poderia ser evitado.....

Lamentavel quando refletimos e chegamos a conclusão que a existencia do tráfico é algo insustentável, na qual os proprios usuarios não suportam mais......

Quantas mortes serão anunciadas por conta da guerra do trafico ????

Quantas pessoas mais precisarão morrer ? Pra nada !!! Por que a guerra nao acabou por conta dessa morte....

Parabens mais uma vez para a política super eficiente da repressao no Brasil.....

O que mais não é lamentavel ????

Link para o comentário

• Usuário Growroom

desculpa amigos, mas pelos comentarios nos sites onde vi noticiais e videos sobre o caso percebi uma parte da sociedade que nos culpa e odeia.... alguns inclusive apontam os maconheiros, falaram até da USP... nada a vê o cu com as calças mas...... acho que é só mais um motivo pros Datenas da vida irem na tv dizer que a culpa é dos usuários.....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Complicada a historia, infelizmente o pessoal de fora acaba associando tudo com tudo, é dificil discutir assim... citaram aí em cima o caso da USP e tal, bom, acompanhei de longe esse caso, pela internet e tv, não sei se foi só impressão minha ou mais alguem aí concluiu que no "balanço geral" nós (defensores da legalização) saimos perdendo ?? (nesse caso especifico da USP). Acho que esse caso gerou muito odio de pessoas de fora com os alunos da USP, que acabaram associando o protesto com a maconha, que pelo que li não era o foco principal do protesto deles... e depois aconteceu essa também com o reporter da band, fiquei chocado com a noticia, cheguei a ver o video no youtube, muito triste mesmo, mais um inocente que perdeu a vida por causa do trafico... agora temos que ter muito cuidado nas argumentações, pq os proibicionistas vão la na raiz do negocio, falar que é tudo culpa do usuario e blablabla, ou seja, uma visão bem superficial do problema...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A mídia é foda e manipula a informação como quer, de acordo com seus interesses.

Hoje fui obrigado a ouvir que os traficantes da favela de Antares chegavam a ganhar 4 milhões por mês na venda de drogas. O que eu acho uma mentira absurda.

De longe, conhecendo bem pouco das favelas cariocas, concluí que esta favela, que pelas imagens parecer um lugar tranquilo (quando a policia não invade), e pouco propicio à venda de drogas, só estava servindo de moradia temporária para aqueles que fugiam da repressão causada pelas UPPs em outras comunidades. Ou seja, tudo isso é fruto de uma luta sem nenhum sentido, que só faz vítimas inocentes. Guerra às drogas não tem objetivo nenhum, ainda mais quando se chega atirando de fuzil em locais pobres, esquecidos pelo poder públicos, repleto de gente trabalhadora, crianças, velhos, gente boa e ruim, como em toda parte do Brasil. Dói na alma tanta ignorância. Gelson é mais uma vitima, assim como estes pobres traficantes, assim como muitos anônimos que se foram e lamentavelmente ainda deverão ir nessa merda sem nenhum sentido.

Paz e justiça para tdos!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Beira-mar é o Alcapone dos dias de hoje... é o exemplo de q um NÃO é capaz d enriquecer varias pessoas, o governo ja arrecada imposto de formas tao ILÍCITAS (ex: pq pagamos ipva se pagamos pedagios??) pq nao arrecadar dinheiro com a venda em locais proprios. O usuario de Alcool pode ir comprar em qualquer lugar, mas se tivesse só vendendo no morro, FATO q iam comprar tb...quem fala mal d maconheiro etc eh cachorro q nao olha pro proprio rabo

hipocrita alcoolatra se sua mamaçao voltasse a ser vendida no morro vc estaria la

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Beira-mar é o Alcapone dos dias de hoje... é o exemplo de q um NÃO é capaz d enriquecer varias pessoas, o governo ja arrecada imposto de formas tao ILÍCITAS (ex: pq pagamos ipva se pagamos pedagios??) pq nao arrecadar dinheiro com a venda em locais proprios. O usuario de Alcool pode ir comprar em qualquer lugar, mas se tivesse só vendendo no morro, FATO q iam comprar tb...quem fala mal d maconheiro etc eh cachorro q nao olha pro proprio rabo

hipocrita alcoolatra se sua mamaçao voltasse a ser vendida no morro vc estaria la

são hipócritas de várias formas, das infrações de transito ao consumo de alcool, mas os perigosos somo nós, plantadores de flores......

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O SBT durante materia sobre o ocorrido nos lembrou de outros atentados contra a imprensa cometido pelos "traficantes"; caso Tim Lopes e o da equipe do jornal O Dia presos e torturados covardemente no Batan...

Só "esqueceram" de dizer que a reporter, o motorista e o fotografo do O Dia foram vitimas de milicianos. Alias foram caguetados por alguem de dentro da redação do jornal.

A imprensa brasileira é simplesmente um lixo, já não cabe mais o termo "jornalismo", vivemos tempos de "midialismo"....

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

quem matou o cinegrafista , na minha opiniao foi o tiro de fuzil , disparado pelo sujeito violento inconsequente revoltado excluido indignado estupido( a culpa dele ser assim nao sei de quem é), porem a CULPA desse episodio, na minha opinião ATRIBUO a culpa: ---é da PROIBIÇÃO das DROGAS e atual pólitica de repressão a pobres..--

outra culpa é de quem bota a cara... os jornalistas estao sem noção,,,

narrarei a morte do heroicinegrafista(morto) tendo como referencia o video que o proprio gravou...

posiciona a camera e fica mirando como o policial mira um fuzil , começa a dar cordenada da posição do bandido pq a camera tem zoom digital, o pm de merda nao sabe nem da onde vem o tiro, com a cordenada ele ouve o tiro e se abaixa , ,,, e o cinegrafista recebe a galinha pulando pelos peito...triste fim

e o video dele lembra as novelas e filmes em que os "Capitaes do Mato" saem em caçada dos negros fujoes desobedientes...caça aos negros fujoes, parece caça aos escravos rebeldes, rebeldes porque? ah pq nao querem trabalhar "de graça"

alguns falam que vivemos em tempos de ditadura militar??? meu irmao acordaaaa..

estamos ainda no periodo da ESCRAVIDÃO, sativa lover só foi preso pq nao obedeceu o Srzinho(juiz). . tipo trabalhar e estudar , pq é o que eu quero que vc faça, se vc fizer o que vc quer fazer mesmo que nao faça mal a ninguem eu te prendo por 7 anos...

ai ai , vamos nos ajudar né?

agora ouvir dizer na tv da grobo, enquanto escrevia esse post, que cada estudante ainda detido no busu da PM, tem que pagar fiança de 545reais cada um deles por desacato e desobediencia, são 70 estudantes, é brincadeira??? hahahahaha

ai ai o Estado tá DOIDO, namoral

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A culpa é do Datena e de toda a midia que transforma essa guerra em produto de ação policial para mostrar a "realidade" ao telespectador, com programas do tipo Policia 24Hrs, Cidade Alerta enfim se a midia investisse em informação essa grana que fazem com a guerra, com certeza ja estariamos a nivel de saber que ja se passou da hora de regulamentar essa porra e cortar do trafico toda essa grana.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

e o companheiro de profissão disse que eles disputavam pra ver quem conseguia a imagem melhor, mais perto..... uma hora iria acontecer, até demorou.... mas é uma pena, imagina a família ter quer ver ele morrendo e ouvindo ele gemendo de dor ainda...... mas pelo ibope ta valendo

Link para o comentário

Eu tava falando isso aqui mesmo, o policial escondido atrás da árvore e ele de peito aberto, parecia que tava indo abraçar alguém que chegou de viagem. Viajou o cara...mais uma vítima fatal da guerra às drogas, ou como diria o Capitão Nascimento, "bota na conta do papa".

E a música dele qual é? Atira...Atira...Assim você me mata...ai ai se a bala pega, ai ai se a bala pega...atira...atira... assim você me mata haeuihaieuhae to precisando comprar uns fones de ouvido não aguento mais essa música bando de vizinho forrozero da porra que eu tenho aqui, e para os mais sensíveis ao humor negro, vai pasta ahahahah

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas foi uma cagada generalizada...Os policiais receberam a informação do bope que a favela tava tomada, só por isso, a imprensa seguiu com a tropa.

Lá dentro voltaram a ouvir os tiros, ao seguir reto numa rua, percebem a presença dos bandidos, à uma curta distância lá no muro...

Só tinha um policial trocando com os bandidos. O próprio policial se esquivou, para a proteção quando ouviu que a bala tava pegando perto, isso no primeiro tiro. No segundo, o cinegrafista foi baleado. Dava pra ver, o cinegrafista estirado no chão,enquanto o policial descarregava o fuzil.

Então vemos dois policiais em volta do corpo, enquanto o terceiro, continua dando cobertura.

Nisso passaram-se 10 minutos importantes, até que eles conseguissem tirar o cinegrafista, e botar na picape, porque estavam encurralados pelos bandidos...

Tudo errado, deu nisso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Uns de kevlar - que custam uma baba - agüentam 7,62x39 (russo)... Mas nunca vi proteção efetiva contra 7,62x51(otan), que calça a maioria dos fuzis da bandidagem carioca...

Em vez de equipar a polícia e a imprensa com coletes desse naipe, acho mais inteligente não deixar passar arma na fronteira e zerar o desvio de equipamento bélico da polícia/forças armada/indústria bélica brasileira...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Em vez de equipar a polícia e a imprensa com coletes desse naipe, acho mais inteligente não deixar passar arma na fronteira e zerar o desvio de equipamento bélico da polícia/forças armada/indústria bélica brasileira...

IMPOSSÍVEL é o mesmo que pensar em um mundo sem drogas BK,,,,

Penso ser muto mais inteligente e facível, tirar o monopólio das drogas do tráfico.Sem dinheiro eles não poderão comprar fuzis.

LEGALIZA BRASIL em NOME DA PAZ

Link para o comentário