Ir para conteúdo

Ativismo Com Cartazes ‘Lambe-Lambe’

Ho75uns

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá amigos do growroom.

Algum tempo atrás lendo o tópico sobre os adesivos do growroom, e vendo a maciça participação de muitos usuários, tive uma idéia.

A informação de massas atualmente é controlada por empresas que nem sempre usam uma visão muito imparcial, ou que favoreça o esclarecimento das pessoas, sendo muito usadas como forma de manipulação para proteger interesses e conseguir objetivos.

Um ponto importante para uma provável discussão do tema da regulação, despenalização das drogas, como de qualquer outro tema, é levar informação de forma democrática e de todas as formas possíveis para atingir as pessoas, e as fazerem se interessar e procurar formas alternativas de abrir o seu pensamento para a discussão.

Nesse contexto, e baseado nas poucas falhas da tática dos adesivos, que ao meu ver são, baixa durabilidade nos lugares colados (retirados ou por aliados ou por proibicionistas), problemas para adquiri-los (aconteceu muito durante o tópico) e preço (nem todos podem comprar), tive a idéia de nos utilizarmos dos velhos cartazes ‘lambe-lambe’ que são facilmente encontrados pelas cidades, principalmente para divulgação de eventos ou propagandas e tem um custo extremamente baixo de produção massiva.

O Cartaz Lambe-Lambe, ou Wheatpaste Poster em inglês, é um tipo de cartaz simples, geralmente feito de papel comum, que é colado em áreas urbanas, às vezes com propósito artístico, às vezes com propósito de ativismo nos mais diversos assuntos.

Ele tem baixo custo de produção considerando que é necessário somente realizar a impressão de uma folha com o texto e/ou foto que se deseja levar ao conhecimento das pessoas, e realizarem-se fotocópias (Xerox) dessa folha, de maneira simples e barata.

Quando tive a idéia, imaginei que a cola empregada nesse tipo de trabalho fosse alguma cola industrial, resistente e cara, e foi nesse sentido que tive a minha maior surpresa, pois a cola utilizada é uma simples cola de trigo, feita com trigo e água, que é altamente resistente depois de seca, superando a concorrente industrial, que de fato existe, mas não é muito usada devido ao preço.

Sendo assim, apresento a idéia, como forma de ativismo de baixo custo, largo alcance e alta durabilidade, que qualquer um pode fazer com materiais que tem em casa, aproximando o custo de zero.

Infelizmente através dessa maneira, não seria possível ajudar o fórum e sua organização com renda, como obtém através dos adesivos, mas apesar disso, considero a idéia de levar informação as pessoas e colocar o assunto em todas as esquinas, postes, orelhões, bancos, lotéricas, extremamente importante e válida, assim como ajudar o fórum propriamente dito.

Resolvi fazer o teste e fiz a cola (qual deixo a receita abaixo), e imprimi algumas cópias em preto e branco dos adesivos do growroom para colar e testar a durabilidade do resultado, que posto abaixo.

gallery_62790_6480_11803.jpg

gallery_62790_6480_114279.jpg

gallery_62790_6481_204850.jpg

gallery_62790_6481_265402.jpg

gallery_62790_6481_298635.jpg

gallery_62790_6481_658768.jpg

gallery_62790_6481_110629.jpg

Aproveito-me do espaço também, para questionar aos consultores jurídicos do fórum sobre as leis vigentes sobre esse tipo de manifestação, se pode ser considerada pichação, se existe alguma ressalva em relação a isso, algum lugar onde possa ser feita de maneira dentro da lei, e sobre a hipótese de ser interpretada como apologia, além de reunir a todos que se interessarem pela forma de ativismo para reunirmos fotos das colagens, e redigir textos claros e curtos, e definir formas padronizadas de atingir ao máximo de pessoas com a chuva de informação que esse tipo de cartaz pode trazer.

Receita da cola de trigo (rende aproximadamente 200 ml de cola):

200 ml de água fria (1 xícara).

300 ml de água quente (1 1/2 xícara).

2 colheres de sopa de farinha de trigo.

1 colher de sopa de vinagre ou pinho sol (evitar a reprodução de bactérias).

Coloque os 300 ml de água em uma panela e leve ao fogo. Misture as duas colheres de sopa de farinha de trigo, com os 200 ml de água fria, até dissolver uniformemente, após isso coloque a mistura na água quente, ainda ao fogo, e continue mexendo por volta de 10 minutos, ou enquanto for necessário, até ficar uma massa branca espessa e consistente. Desligue o fogo, adicione a colher de vinagre ou pinho sol e misture bem.

Adesivo do growroom:

46-86-thickbox.jpg

Avante Growroom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Então o interessante é irmos estudando lugares que atinjam o máximo de pessoas.

Fazer em massa, para divulgar o quanto pudermos.

Fazer um cartaz valer por 10 em número de pessoas atingidas, até ele ser fatalmente retirado.

Eu pensei em orelhões, pois muita gente passa perto, ou usa. (atualmente nem tanto :S)

Caixas de banco, talvez dentro deles, discretamente, tá pra fingir o uso do caixa e colar enquanto isso.

Lotéricas, longas filas e muita gente esperando sem nada pra fazer, ótima hora pra ler um cartaz.

Faculdades e universidades, pois no geral movimentam muita gente, e no geral gente mais aberta a modos diferentes de pensamentos.

Aqui na minha faculdade, eu pensei em colar no restaurante universitário, na porta dele, por lá movimentam quase 3 mil pessoas por dia na hora do almoço, na porta dos centros acadêmicos, reitorias, quadros de aviso no geral.

E uma coisa legal, seria talvez pedir a ajuda da galera de marketing, pra elaborarmos pequenos textos para atrair o olhar das pessoas que passam, e que elas lessem, mesmo que em movimento, bem rápido, sem parar.

Talvez fotos, não sei, mais algo mais claro pro público leigo do que o adesivo do growroom.

Algo do tipo:

"Fuma maconha? Se proteja! Evite financiar o crime e plante para o seu consumo."

"A legalização começa por você, plante a maconha que usar."

"O governo insiste que você financie o crime, não o faça, plante a legalização na sua casa."

"O governo é criminoso, você não, plante a sua própria maconha e faça a legalização acontecer."

Também ia ser legal fazer umas imagens mais elaboradas pra atrair a atenção, talvez coloridas, eu pensei também em imprimir a cartilha do growroom, em uma folha de sulfite, ia ficar até mais fácil, não teria que ficar cortando os adesivos, e mais esclarecedor, pra quem se interessar e parar pra ler.

Vamo junto!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Valeu a contribuição Paulinhuuu.

Então, tava conversando disso ontem mesmo com um amigo.

Em relação ao custo, talvez compense, pelo menos em preto e branco, imprimir tudo em casa mesmo.

Xerox, pelo menos onde eu moro, eu pagaria pelo menos 10, 15 centavos a folha, já a impressora com nem 10 reais eu recarrego a tinta e imprimo, sei lá, muita folha, kkkkkk.

Mas xerox também é uma opção, e stencil também, tudo é válido, o importante é levar a mensagem.

E se der, depois postar as fotos por aqui para a galera ver os resultados.

Sem esquecer da segurança, sempre.

Link para o comentário

Guest crazyfool*

lol.... lembra minha adolecencia....

cismo A.D.C.E crew (animais destruindo capital ecologica) ....bombardeava a cidade de norte a sul, leste, oeste c/ tags, throw ups, graffiti, lambe lambe, stencil.... caraiiiii era mto doido!!!! massa msm era pintar nos vagoes de trem!!!!

adce + ubc + pisa na cuca + +tmid0z ...hauhauhauhahu

minha alegria era saí d role no skate, e um par d latinha na madrugada fria da capital....auhauhauhauh bons tempos! ....hj to velho e gordo, n consigo nem pular muro mais, quissa subir em vagoes d trem , ou sobre as lages das lojas no centro....c eu tomar um corridão dos homi hj em dia, n consigo mais da o pinote, corro uma quadra e ja to na fadiga!

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Ótima iniciativa. Por outro lado, ainda espero que possamos ter ainda mais força no sentido de realmente fazer um ativismo dessa espécie.

Sério, tínhamos era que marcar uma mobilização grande para sair fazendo isso. Caso contrário, de novo vai ser uma ação sem praticamente nenhuma repercussão.

Não acha que seria melhor fazer maior? Tipo cartaz de show mesmo... Acho bem mais interessante.

Link para o comentário

• 2 weeks later...