Ir para conteúdo

Atentado Na Belgica E A Cannabis Entrando De Gaiata Na Notícia.


Jahbaa the Hut

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Atirador que matou 3 agiu sozinho

Um atirador abriu fogo nesta terça-feira em uma praça repleta de crianças e de pessoas fazendo compras de Natal na cidade belga de Liège, matando três pessoas. Ele se matou em seguida.

Mais de 60 pessoas ficaram feridas no ataque, ocorrido na hora do almoço, informou o procurador Daniel Reynders.

O centro federal de crises do país afirmou que o incidente não foi um ataque terrorista nem esteve ligado a um julgamento criminal pendente.

“Foi um atirador solitário”, afirmou Benoit Ramacker, do centro de crise, à AFP.

“É muito difícil determinar as razões do ataque, mas estamos investigando todas as possibilidades”.

A ministra do Interior da Bélgica, Joelle Milquete, interrompeu reuniões com a União Europeia e se dirigia a Liège após o ataque, assim como o novo primeiro-ministro Elio Di Rupo.

O ataque fez com que moradores apavorados corressem pelas ruas, e horas depois grupos de pessoas sentavam chorando nas calçadas em meio às sirenes das ambulâncias e ao som dos helicópteros que sobrevoavam o local.

O tiroteio ocorreu por volta do meio-dia local na praça Saint-Lambert, casa do tribunal de justiça e localizado perto de um mercado de Natal nesta cidade de 196 mil habitantes.

Algumas informações apontaram que se tratou de uma tentativa frustrada de resgatar um suspeito do tribunal, mas fontes judiciais identificaram o atirador como Nordine Amrani, que era conhecido da polícia.

As fontes afirmam que a polícia fez uma incursão em sua casa em Liège recentemente buscando maconha, mas encontrou armas. Em 2008, ele foi condenado a quase cinco anos de prisão por posse ilegal de armas e por cultivar cannabis.

Houve muita confusão inicial em relação ao ocorrido, com informações de que havia mais de um atirador.

“Ouvimos dois ruídos ensurdecedores e então muitas explosões, as pessoas corriam para todos os lados”, uma padeira que se identificou como Patrícia afirmou à RTL-TV. “Fechamos a porta, desligamos as luzes e nos escondemos atrás do balcão com os clientes”.

O jornalista Nicolas Gilenne afirmou à AFP que havia acabado de sair do tribunal onde cobria um julgamento quando o ataque começou.

A polícia cerca a Praça de Saint-Lambert, em Liége, depois do tiroteio seguido de explosão.

“Vi um homem acenar com o braço e lançar algo para o ponto de ônibus. Ouvi uma explosão. Ele se virou, pegou mais alguma coisa, puxou o pino. Comecei a correr. Ele estava sozinho e parecia estar controlado.

“Ele queria machucar o máximo de pessoas possível. Ouvi quatro explosões e tiros por cerca de 10 segundos”.

Moradores contaram mais cedo a uma rede de televisão local que o atirador, posicionado no telhado de uma padaria, atirou em direção à praça e lançou granadas em pontos de ônibus e no tribunal.

Informações também apontavam que dois ou três atiradores armados com granadas estavam envolvidos.

“O centro da cidade está completamente isolado. As pessoas estão se abrigando em lojas ou prédios. A polícia está posicionada”, afirmou um funcionário local contatado pela AFP que pediu para não ser identificado.

“Por sorte o prefeito adiou a abertura do mercado de Natal devido ao mau tempo e aos fortes ventos. Caso contrário, muito mais pessoas teriam morrido”, disse a fonte.

A agência de notícias Belga afirmou que diversos objetos “suspeitos” foram encontrados na praça e que os especialistas em desarmamento de bombas estão a caminho.

Fonte: Site Carta Capital repercutindo AFP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...