Ir para conteúdo

O maior ativismo é estudar e vou dizer porque.

Tutorial_Pot

Recommended Posts

• Usuário Growroom

tumblr_lw7rc6gHEp1r2p5tr.jpg

Já perdi as contas das vezes que escutei pessoas falando que maconheiro é burro ou maconha queima neurônio. Não adianta dizer que esse conceito já caiu por terra fazem mais de 2 décadas. As pessoas ainda acreditam nele e recitam esse mantra como se fosse uma lei.

Pensando um pouco sobre esse tema, conclui que existe muito a ser discutido, então decidi dividir meus pensamentos com vocês, companheiros de luta.

O primeiro deles é que o maconheiro responsável deve provar que maconha não queima neurônio, dentro do seu próprio universo. Importante dizer que não me refiro a neurônio físico, a célula em si. Falo do conceito de inteligência, conhecimento e sabedoria. Qualidades muito subjetivas e, certamente mais importantes que um pedaço de tecido nervoso materializado. Vale lembrar que existem pessoas que vivem normalmente sem metade do cérebro. http://goo.gl/oBxXm

Voltando ao tema, entendo que o caminho para provarmos que não somos um bando de abobados, é através de nossas próprias atitudes. Nenhum estudo médico é mais poderoso do que elas.

Saliento ainda, que não falo de forma alguma de conceitos acadêmicos. Em outras palavras, não me refiro apenas a atingir resultado no terreno da universidade, colégio, ou performance profissional, mas também no aperfeiçoamento individual nas mais diversas esferas do conhecimento humano. Você pode conseguir esse estado de respeitabilidade cognitiva através da música, esporte, arte, filosofia, etc... O importante aqui é manter o sistema nervoso afiado.

Existe um segundo ponto que gostaria de tratar. Esse diz respeito ao fato de a maconha ser, por si só, um objeto de estudo também.

Acho que todo usuário, de qualquer droga, tem como obrigação estudar a substância que coloca dentro do corpo. Então, nesse caso, não considero estudar apenas a maconha como um ato de aperfeiçoamento individual. Ela, nesse caso, é um dever do usuário. É um ato de responsabilidade com o seu corpo e com toda a sociedade. Então não adianta dizer que anda estudando muito maconha. É importante? Sim. Mas na verdade, você não faz mais que a obrigação.

Sei que é polêmico falar isso. Mas antes de me criticar, imploro que você entenda o ponto onde quero chegar. Maconheiro não pode ser consideradoapenas maconheiro. Ele tem que ir além desse conceito.

Avançando na minha teoria, diria que só tem o direito de dizer que é “maconheiro com orgulho”, o indivíduo que é algo mais do que apenas um fumador, queimador, carburador ou processador de cannabis. Esse não é o tipo de pessoas que precisamos na nossa luta e muito menos na nossa sociedade.

Precisamos de mais pessoas como Sidarta Ribeiro, que tem graduação para olhar para um Doutor Ronaldo Laranjeiras e dizer, na cara dele, que, apesar do diploma em psiquiatria, ele esta falando bobagem. O movimento necessita de mais caras como o Marcelo D2, que é um baita músico e, mesmo quando fala sobre maconha, coloca ela num contexto social. Aliás, conheço uma galera que não fuma maconha e adora o som dele. Assim, mesmo não gostando da erva, essas pessoas abriram seus corações para questionar a ilegalidade. Tudo por intermédio de uma música, uma poesia. Precisamos de mais doutores Greenspoon, para defender de forma coerente e racional nosso direito a fumar. Um homem que sofreu na sua própria família a dor que a ilegalidade traz para um paciente terminal. Quero ver em nossas caminhadas mais marchadores com o perfil de um Carl Sagan, que além de fumar seu baseado, era capaz de descrever o Universo e seus segredos como apenas um gênio poderia. Até o Jorge Cervantes é um horticultor e botânico antes de ser um ferrenho ativista. Precisamos evoluir em qualidade, não apenas em quantidade.

Pensem nisso.

Como segundo ponto, quero também fazer algumas observações pessoais sobre o ponto de vista do pai, do empregador e do crítico social.

Juro que não dou a mínima para como as pessoas se vestem, para a cor da sua pele, nacionalidade, corte de cabelo, se tem piercin/tatoo, sexualidade ou muito menos para a idade.

Agora me importo muito com as idéias que saem da boca das pessoas. Digo mais, nesse ponto específico sou extremamente crítico.

Acho, inclusive, que o visual descolado, muitas vezes, funciona como uma excelente arma contra o proibicionista burro. No poker, por exemplo, o segredo é jogar com as expectativas que o oponente tem sobre o seu estilo de jogo. Use seu cabelo rasta a seu favor e, quando eles menos esperarem, mostre suas cartas. Não seja lembrado apenas pelos dreads, mas muito mais pelo que eles representam e adornam: sua cabeça e sua cultura.

Eu também já tive meu visual mais heterodoxo e adorava quebrar as expectativas. Deixo essas observações de estilo apenas como uma dica.

O próximo tema que quero discutir é como pai. Preciso desabafar que, entendo o fato de porque, por muitas vezes, os pais não darem ouvidos aos argumentos mais corretos, vindos de um filho.

Como vou escutar, por mais que eu ame, alguém que ainda não provou nada, está apenas começando a descobrir o mundo, e além de tudo não entrega suas obrigações mínimas? É mais fácil, nesse caso, acreditar no Doutor Laranjeiras. Sei que é duro aceitar isso. Mas essa é a cabeça do pai. O amor cega. E o amor incondicional, somado ao medo da perda do bem mais precioso, cega ainda mais. Só quem é entende.

É triste falar isso, mas é verdade.

Agora pode ter certeza que se, por outro lado, você for um bom filho e estiver amparado por notas boas na faculdade e com um trabalho digno, seus pais vão escutar seus argumentos. Talvez eles até discordem, mas entenderão que você já tem a capacidade para trilhar seu próprio caminho. Falo isso por experiência própria. Minha família jamais entendeu ou concordou, mas aprenderam a respeitar minhas decisões baseados nos resultados que eles viam no meu aperfeiçoamento individual.

Para finalizar, posso garantir que não existe melhor argumento contra um proibicionista do que você mesmo. Imagino como deve ser difícil, para eles, engolir que um maconheiro é mais graduado, mais bem sucedido, ganha mais grana, é melhor atleta, toca melhor piano, é melhor orador ou escreve com mais paixão do que eles próprios. Como argumentar com atitude? Só sendo muito burro ou mal-intencionado.

Tenha orgulho de ser maconheiro. Mas tenha ainda mais orgulho do que está dentro da sua cabeça, das suas idéias e atitudes.

http://diariosdocannabista.tumblr.com/

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Algum moderador pode editar o título do tópico para mim?

Obrigado

• Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Olha vc está certíssimo amigo Tutorial_pot, estudar é a vingança do maconheiro,

Eu só queria acrescentar um detalhe...

Conhecimento é poder?... NÃO, o poder está na forma em que utilizamos esse conhecimento!!!

Então vamos todos usar o poder máximo dessa planta que não é apenas fazer o uso recreacional,

vamos todos fazer hemp oil pra medicar seus familiares, começar a mudar esse conceito de dentro de casa pra fora.

Aqui em casa é um belo exemplo, antigamente era a decepção da família por ser maconheiro,

e agora estão orgulhosos de ter um grower dentro de casa, que sabe fazer hemp oil pra cuidar da saúde.

Na casa de todo grower pode ser assim...

é só fazer o óleo que vai mudar a cabeça de todo mundo em casa rapidinho, pois a verdade liberta...

:335968164-hippy2:

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha vc está certíssimo amigo Tutorial_pot, estudar é a vingança do maconheiro,

Eu só queria acrescentar um detalhe...

Conhecimento é poder?... NÃO, o poder está na forma em que utilizamos esse conhecimento!!!

Então vamos todos usar o poder máximo dessa planta que não é apenas fazer o uso recreacional,

vamos todos fazer hemp oil pra medicar seus familiares, começar a mudar esse conceito de dentro de casa pra fora.

Aqui em casa é um belo exemplo, antigamente era a decepção da família por ser maconheiro,

e agora estão orgulhosos de ter um grower dentro de casa, que sabe fazer hemp oil pra cuidar da saúde.

Na casa de todo grower pode ser assim...

é só fazer o óleo que vai mudar a cabeça de todo mundo em casa rapidinho, pois a verdade liberta...

:335968164-hippy2:

Grande. É isso mesmo. Excelente ponto. Conhecimento só é poder se a pessoa usa ele.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Excelente tópico, Pot!

Pra fazer tem que saber e não adianta saber e não fazer!

O Saber e a Atitude são como teflon, em Maconheiro inteligente e próativo nenhum estigma cola.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

gostei do texto , a ideia é cheque mate , mas o texto está carregado de 'préconceito"

quanto de julgamento, certas partes do texto encherguei o juiz que condenou nosso amigo SL..

o importante é ser feliz, e nao provar nada pra ninguem, nao fazer mal a ninguem e viva o bem...

Força e Fé

Link para o comentário

• Usuário Growroom

tumblr_lw7rc6gHEp1r2p5tr.jpg

Pensando um pouco sobre esse tema, conclui que existe muito a ser discutido, então decidi dividir meus pensamentos com vocês, companheiros de luta.

Sei que é polêmico falar isso mas antes de critica a minha idéia, imploro que você entenda o ponto onde quero chegar. Maconheiro não pode ser considerado apenasmaconheiro. Ele tem que ir além desse conceito.

Avançando na minha teoria, diria que só tem o direito de dizer que é “maconheiro com orgulho”, o indivíduo que é algo mais do que apenas um fumador, queimador, carburador ou processador de cannabis. Esse não é o tipo de pessoas que precisamos na nossa luta e muito menos na nossa sociedade.

?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo plenamente Tutorial_Pot e vou além retirando e comentando duas passagens de seu texto:

"[...] Saliento ainda, que não falo de forma alguma de conceitos acadêmicos. Em outras palavras, não me refiro apenas a atingir resultado no terreno da universidade, colégio, ou performance profissional, mas também no aperfeiçoamento individual nas mais diversas esferas do conhecimento humano. Você pode conseguir esse estado de respeitabilidade cognitiva através da música, esporte, arte, filosofia, etc... "O importante aqui é manter o sistema nervoso afiado".

É isso ae mesmo! O cérebro funciona como um músculo qualquer. Quanto mais usa, mais forte fica,

"Existe um segundo ponto que gostaria de tratar. Esse diz respeito ao fato de a maconha ser, por si só, um objeto de estudo também"

Acho que todo usuário, de qualquer droga, tem como obrigação estudar a substância que coloca dentro do corpo. Então, nesse caso, não considero estudar apenas a maconha como um ato de aperfeiçoamento individual. Ela, nesse caso, é um dever do usuário. É um ato de responsabilidade com o seu corpo e com toda a sociedade. Então não adianta dizer que anda estudando muito maconha. É importante? Sim. Mas na verdade, você não faz mais que a obrigação".

Matou a paulada. o termo correto é esse mesmo: OBRIGAÇÃO. E você o empregou corretamente ao meu ver.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

?

gostei do texto , a ideia é cheque mate , mas o texto está carregado de 'préconceito"

quanto de julgamento, certas partes do texto encherguei o juiz que condenou nosso amigo SL..

o importante é ser feliz, e nao provar nada pra ninguem, nao fazer mal a ninguem e viva o bem...

Força e Fé

Concordo com o texto. Mas obrigação?rs Acho isso uma bobagem. Eu estudo pq eu gosto, me dá prazer, não para ficar mostrando algo para imbecil nenhum, seja pai ou mãe.

Não tiro a tua razão de pensar assim. Ninguém tem nada com ninguém mesmo. Quem sou eu para falar.

Acho que você me julga um pouco errado. Principalmente por me comparar com o juiz que condenou o coitado do Sativa Lover, um menino que não pode estar na cadeia. Inclusive não acho muito apropriado trazer esse caso, nesse contexto.

Agora tenho que concordar que sou um provocador. Isso eu sou mesmo. E é essa justamente a intenção do texto. ;)

Apesar das críticas, que respeito muito, continuo achando que temos que aproveitar essa nossa existência para evoluir. Acho obrigação o cara procurar se aperfeiçoar. A obrigação não é a de mostrar para o pai. A obrigação é de estar evoluindo. Os pais e a sociedade acreditarem mais é consequência dessa atitude. Mas o texto não fala disso. O texto fala de ativismo. Para mudar uma roda que está girando numa direção precisa de uma força maior do outro lado para estabilizar a força.

Mas é só a minha opinião. Pode até ser uma cagada de regra, mas é legítima. Disso, pelo menos, acho que vocês não discordam.

Abraço

(edit)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Um problema serio é o preconceito contra o estudo, perdi muito tempo na adolescencia achando que estudar era coisa de otario e malandragem era chapar o coco o maximo possivel.

Muita gente quando pensa em estudo a primeira imagem mental que surge é a de um sujeito de oculos enfiado numa biblioteca cercado de livros de matematica avançada.

Besteira. Estudar pode ser ver um filme, ler um romance, traçar esboços, sair a campo....enfim todo um universo que não se limita a essa visão estreita e tradicional de sentar a bunda na cadeira e marretar algo chato mente adentro. Estudar é lançar um olhar analitico sobre qualquer assunto e sistematicamente procurar compreende-lo em todos os seus possiveis angulos. Em determinado aspecto quanto mais estudamos mais conscientes de nossa ignorancia nos tornamos, mais perguntas surgem, e da analise desses novos questionamentos é justamente de onde surge a evolucao do conhecimento humano.

Todo o sistema educacional contemporaneo é falho no sentido que procura disciplinar o aluno para que se conforme a estudar como uma obrigacao em vez de estimular a curiosidade inata que existe em todo ser humano. Existem excessoes mas sao raras e portanto nao constituem um sistema.

Não é por acaso. Para o mundo corporativo é muito mais interessante uma sociedade de tecnicos em setores especificos sem uma visão global de conhecimento do que individuos que questionem a estrutura social. Não por acaso os programas espaciais minguam enquanto o homem se interioriza cada vez mais focando seu olhar para telas minusculas e conexoes sociais fechadas.

A internet é a maior tela de conhecimento jamais reunida em um unico "espaço", já é possivel estudar sobre praticamente qualquer assunto de maneira profunda simplesmente dedicando algumas horas no computador por dia. Mas oq desperta o interesse da massa vitimizada por um sistema educacional falido e corporativo? Fofocas, ladainhas, doutrinas, discursos faceis, espetaculo. Quantos estudos academicos são baixados (os genios que criaram o esboço da internet miravam esse objetivo) em relacao a cada atualização de status no facebook? Quantos ouvintes de Jonas brothers em relaçnao a ouvintes de Jards Macale? Quantos leitores de Harry Potter e a caceta magica para cada leitor de Ulysses?

Estudar, a meu ver não é obrigação nem dever, na verdade é um direito cerceado a grande maioria.

Estudar é para mim, e deveria ser para todos, um grande prazer. Algo tão natural como se alimentar, cagar, trabalhar, trepar e dormir.

Criar a partir do conhecimento adquirido com o estudo, como posto no texto do TP "estudo" na interpretacao mais abrangente do termo, é fundamental para manter a mente saudavel, é uma necessidade basica do ser humano e nnao pode ser substituida por enterteinment, tarja preta ou doutrina qualquer, sob o risco de se levar uma vida terrivelmente insatisfatoria.

Dizem que ignorancia é uma benção. Mentira. É um crime.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ps*Fiz o post antes de ler o do Jardineiroc... :rolljoint:

Muito legal oq você escreveu. Concordo com tudo. Estudar é uma palavra que carrega preconceito. Eu só consigo estudar com prazer. Se não estou com tesão não estudo. Acho que meditar é estudar. Fazer esporte é estudar. Eu inclusive desenvolvi o texto falando disso. Aprimorar-se talvez seja a melhor palavra.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu acho que a galera confunde

povo (EU tb) escuto estudar, e penso nisso

11826cramming.jpg

EU adoro aprender

E-Learning.jpeg

Eu fui um pessimo aluno... odiava, e odeio estudar, agora aprender eu aprendo coisa diariamente.

discovery, nat geo, TV Cultura é uma otima opurtunidade de se interessar por algo, e se apronfundar com um uma leitura na net.

Outra coisa que a galera esquece de fazer é o questionamento.

tou de ressaca, vou gorfar. HAHAHAHAHAH

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Adoro seus textos tutorialpot. Desculpe, é que tenho dificuldades em me expressar mas com o tempo estou evoluindo,rs

E Jahbaaa, falta isso mesmo, estimular a curiosidade em aprender, não obrigar ninguém a nada, é sim buscar despertar o interesse.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Massa o texto, só alguns pontos que não concordo:

1. Ninguém deve (nem pode) ter ORGULHO de ser MACONHEIRO, acho que só não deve ter VERGONHA, orgulho temos que ter do nossas conquistas alcançadas através de nossos esforços, do nosso carátere. Infelizmente, ou felizmente, fumar maconha não molda o caráter de ninguém, ainda que os efeitos da cannabis no que diz respeito a refletir e divagar sejam muito mais interessantes do que o álcool, na minha opinião. Mas ainda assim é só uma parte de SER, não ? muitas outras coisas definem um indivíduo além de consumir cannabis.

2. Essa atitude de precisamos provar pra eles... é completamente tiro no pé, por algumas razões, antes de qualquer coisa, tentar provar que maconheiro é estudioso, inteligente ou qualquer coisa desse tipo é furada, nem todo maconheiro é estudioso, como nem todo é vagabundo, então isso não é um argumento que sirva nem PRÓ, nem CONTRA, porque a cannabis nesse quesito não é determinante! E não podemos defender o uso da cannabis para pessoas com o QI acima de X.

Acho que é um sentimento natural, querer mostrar que não é o marginal que eles pintam, pelo fato do usuário ter sido marginalizado durante tantos anos, etc... mas não acredito que seja uma obrigação, ou mesmo uma necessidade.

Mas acho tiro no pé tentar mostrar uma coisa que vão existir inúmeros exemplos contrários ao mesmo tempo. O foco da legalização da cannabis deve ser a liberdade individual, a questão de que se não há vítima, não há crime! O uso medicinal e industrial. Mas ninguém vai legalizar a cannabis por que alguns acreditam que é uma droga que traz consciência, senso comunitário, responsabilidade social, árvore da vida...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Massa o texto, só alguns pontos que não concordo:

1. Ninguém deve (nem pode) ter ORGULHO de ser MACONHEIRO, acho que só não deve ter VERGONHA, orgulho temos que ter do nossas conquistas alcançadas através de nossos esforços, do nosso carátere. Infelizmente, ou felizmente, fumar maconha não molda o caráter de ninguém, ainda que os efeitos da cannabis no que diz respeito a refletir e divagar sejam muito mais interessantes do que o álcool, na minha opinião. Mas ainda assim é só uma parte de SER, não ? muitas outras coisas definem um indivíduo além de consumir cannabis.

2. Essa atitude de precisamos provar pra eles... é completamente tiro no pé, por algumas razões, antes de qualquer coisa, tentar provar que maconheiro é estudioso, inteligente ou qualquer coisa desse tipo é furada, nem todo maconheiro é estudioso, como nem todo é vagabundo, então isso não é um argumento que sirva nem PRÓ, nem CONTRA, porque a cannabis nesse quesito não é determinante! E não podemos defender o uso da cannabis para pessoas com o QI acima de X.

Acho que é um sentimento natural, querer mostrar que não é o marginal que eles pintam, pelo fato do usuário ter sido marginalizado durante tantos anos, etc... mas não acredito que seja uma obrigação, ou mesmo uma necessidade.

Mas acho tiro no pé tentar mostrar uma coisa que vão existir inúmeros exemplos contrários ao mesmo tempo. O foco da legalização da cannabis deve ser a liberdade individual, a questão de que se não há vítima, não há crime! O uso medicinal e industrial. Mas ninguém vai legalizar a cannabis por que alguns acreditam que é uma droga que traz consciência, senso comunitário, responsabilidade social, árvore da vida...

Esse discurso do orgulho de ser maconheiro, em um contexto normal, acabo concordando contigo. Ninguém tem que ter "orgulho" de usar qualquer droga. Mas eu acho esse conceito da galera marchando e gritando "maconheiro com muito orgulho e com muito amor" tem um significado político interessante. Acho esse grito de guerra tem uma tensão que desencadeia discussão. Ela está lá justamente para isso. Mas sua observação é bem colocada.

Agora no seu segundo ponto, acho que ninguém precisa provar nada e nem falei que maconha é a droga que traz consciência e senso comunitário. Achei até engraçado oq vc escreveu.

Você não entendeu muito bem o meu ponto. Não quero que ninguém saia gritando: " Hey! Olhe para mim, sou maconheiro e toco piano". Ou "Acabei de estudar ciências, tirei 10 na prova e sou maconheiro". Isso, falando assim fica engraçado, mas não tem nada haver com a minha opinião.

Se você ler atentamente verá que eu não me refiro a esse tipo de estudo. Eu falo de aprimoramento. Manter o sistema nervoso ativo. Estimular os sentidos. Descobrir coisas. O Jahbaa tá certo quando fala da carga que a palabra "estudo" tem para algumas pessoas. Mas tudo é estudo.

Resumindo. Sua primeira observação é correta, ao meu ver. Já a segunda não tenho muito como opinar pois acho que não entendeste muito bem onde eu queria chegar. Eu queria dizer que o cara é muito mais útil para a sociedade quando ele se dedica em aprimorar-se. E isso é inerente a nossa causa. Também disse que caras com mais bagagem tem mais condições de brigar pelos seus direitos. E isso ajuda qualquer forma de ativismo e ainda mais na democracia. Agora não quero, de nenhuma forma, questionar a liberdade de qualquer pessoa. Como o selinho amarelo ali diz: é minha opinião. Não é a lei.

abraço

Link para o comentário