Usuário Growroom CanhamoMAN Postado December 29, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 29, 2011 Morales promete descriminalização do uso da coca 26-12-2011 16:44 Bolívia Fonte:http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/11/52/Morales-promete-descriminalizacao-uso-coca,5cff22f2-5f86-4165-a85d-4c71ff677ba0.html La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta segunda-feira que em 2012 intensificará a sua campanha para descriminalizar o uso da folha de coca na Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo deste ano, vários protestos marcaram a campanha do governo em favor do que Morales chama da cultura indígena. As manifestações foram chamadas de pijcheo e acullico, expressões dos idiomas indígenas da Bolívia. "Estou convencido de que no próximo ano vamos ganhar a batalha para o reconhecimento internacional do uso tradicional [da coca] na região Andina e na América Latina", disse Morales. "Esses são passos importantes que tomamos para fazer história", acrescentou. Morales disse ainda que pretende transformar o acto de mastigar a folha de coca, como ocorre entre os povos indígenas da Bolívia, num costume. Ele citou ainda o exemplo da quinoa que era usada basicamente na comida indiana e passou a ser hábito para muitos ocidentais. O presidente boliviano lembrou também que a folha da coca é usada em rituais tradicionais dos povos indígenas. Morales disse ainda que a folha tem valores nutricionais e medicinais. Segundo ele, a coca em seu estado natural não é cocaína. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Coldgold Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 a folha mascada não faz mal, mais quando mete gasolina e acido sulfúrico, e outras paradinhas, que ñ lembro.... dae ja era.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Canadense Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 po... eu tenho aqui em casa mate de coca da colombia e do peru nunca soube que era ilegal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom renatorib Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 paloso bagaraio esse canadense kkkkkkk, mas enfim.. interessante essa "versatilidade" desta planta, será que existe algum texto cientifico falando sobre o tema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Canadense Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 cara... vende em lojas... eu num sei que esse moralles ta falando.... no aeroporto na colombia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom The New Farmer Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 é quem ja foi pros paises andinos sabe que la o povo vende folha de coca na bera das estradas e em tudo quanto é lugar, a questão talvez seja que legalmente ainda seja proibido, porem ninguem respeita pois é cultura ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Canadense Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 meu amigo comprou no aeroporto... lacrado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom bobmarijuana Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 Oque ele quer é que seja descriminalizada pela ONU mundialmente, pq como esta hj em dia se eles liberarem abertamente no mesmo dia os EUA impoem sançoes e fecham o comercio, pra ONU nao existe diferença entre coca e pasta base, ai que ta pegando, a Bolivia nao tem industria quimica logo a produçao de pasta base não é responsabilidade deles pois a pasta base nao tem so a folha de coca como ingrediente, precisa de eter, coisa que na regiao so o Brasil produz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom gica Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 meu amigo comprou no aeroporto... lacrado ih! ja bebi um cha destes... vem num sache que nem cha preto do matte leao!! não dá onda nem nada. é só um chá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom fangorn Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 na época que o Morales ganhou a eleição vi uma reportagem, dizendo que das bandeiras de campanha dele, é a legalização da planta de coca, para se mascar a folha. Na reportagem diziam que existe uma permissão de plantio de alguns mil hectares, mas que grande parte da produção era de propriedade da coca-cola. pelo que me lembro ele dizia que não era justo uma companhia ter direito de plantio enquanto a população indígena não pode. chequem os fatos fangorn abraços PS: Como faz para comprar esse mate? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Herbo Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 Acho que nos países andinos não é ilegal, tanto que produzem o chá industrializado, lembram do caso do Zetti ? que tomou o chá no avião e acusou no anti-dopping ? Mas é ilegal nos outros países, limitando as exportações. Mas no Brasil, por exemplo, é ilegal SIM, ainda que tolerado, em alguns lugares (feiras bolivianas) é possível comprar tanto em caixa nos sachês (industrializado) quanto as folhas soltas. Mas É ILEGAL. Minha esposa usa, é muito bom contra sinusite (dor de cabeça) e cólicas menstruais. Eu considero ainda um absurdo maior a coca ser proíbida, pois é uma planta NATIVA da América do Sul, faz parte do ecosistema e da cultura do lugar, é útil para vários males que são comuns aquela região, nada melhor que mascar coca pra subir a pé Macchu Picchu. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom sandino Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 sem contar o agente laranja e outras merdas que eles aindam jogam de avião pra erradicar a coca... e tudo o mais que for vivo e tiver na área. http://www.amazoniae...sp?Cod=6&Sld=45 "A última de Uribe coincidiu, na essência, com um projeto que tramita no Senado norte-americano, ou seja, a guerra biológica para eliminar a coca. Para liquidar com as folhas e sementes de coca, Uribe acenou em soltar a lagarta Elória noyesi nas áreas de cultivo de coca. Talvez tenha lembrado dela nos desenhos de Walt Disney e sua aparição no filme Alice no País das Maravilhas. " Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Da Lata Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 po... eu tenho aqui em casa mate de coca da colombia e do peru nunca soube que era ilegal É Cannadense o Zetti tbm não sabia.. O Chá do Zetti Ainda hoje é possível encontrar a marca “Chá do Zetti” na Bolívia. O nome diz respeito a um triste episódio protagonizado por Zetti e por Rimba, lateral da Bolívia. Nos dias que antecederam a partida Brasil X Bolívia, pelas eliminatórias da Copa em 93, alguns jogadores das duas seleções consumiram um chá oferecido no hotel. O chá, feito de folhas de coca, é o “cafezinho” dos bolivianos e ajuda o organismo a aplacar os efeitos da altitude de La Paz. Zetti e Rimba foram sorteados para o exame anti-dopping, que deu positivo por causa do chá. Os jogadores foram suspensos durante 4 dias de muita tensão e estresse, até que ficou claro que tanto o goleiro brasileiro quanto o lateral boliviano não tinham consumido nenhum tipo de droga ilícita. Zetti recebeu manifestações de apoio de todo o Brasil. Os dois jogadores foram absolvidos pela FIFA e continuarem a jogar normalmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom AnonimoBH Postado December 30, 2011 Usuário Growroom Denunciar Share Postado December 30, 2011 Eita, se não tem maconha não quero! huahuahua! Fritando mesmo, rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom MarcolaZL Postado January 3, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado January 3, 2012 Se não fosse a Coca talvez todo o povo dos Andes tivesse sido extinto há uns 2000 anos. É muito difícil subir aquelas montanhas sem mascar coca. É uma planta nativa daqui, parece até que foi feita pra isso mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Jahbaa the Hut Postado January 3, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado January 3, 2012 Dale Evo Aymara! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts