Ir para conteúdo

Relação Maconha E A Borracha Uma Relação De Analogia Inversa


CanhamoMAN

  

14 votos

  1. 1.

    • Otimo
      5
    • Bom
      7
    • Medio
      2
    • Fraco
      0
    • Ruim
      0
  2. 2.

    • Sim
      12
    • Não
      2


Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A maconha e a borracha.

Fonte Growroom.net

Data 5/1/12

A borracha fez muitas pessoas na época da borracha proveniente da seringueira acumularam fortunas. Houve então “a corrida da borracha” no Amazonas. A borracha natural ficou prevalecendo no mercado e enchendo bolsos de muitos fazendeiros na época.

E em certo momento alguém surgiria como concorrente, como em qualquer negocio, mas o Brasil tinha o clima e um rio que se adentrava selva que inviabilizaria os custos de produção, manufatura e logística de qualquer que fosse o país querendo concorrer com essa cultura. E os fazendeiros sentaram na borracha e faziam seus preços, pois não havia substituto para a borracha, e a ela era uma importante peça de consumo do carro!

As indústrias, de olho de um substituto para matéria prima de pneus, criam a borracha sintética que é até mais resistente...

Com o custo de produção muito baixo e que viabilizaria a produção e substituição, por que no final das contas ninguém quer pagar mais caro de durar menos, não é mesmo.

Logo a produção do Amazonas era caro e inviável, pouquíssimos produtos ficaram na dependência de um produto orgânico.

E nisso da para se comparar numa analogia inversa a Maconha.

A maior parte das pessoas não sabe, mas a maconha, existem espécies que a produção de THC(Substancia ativa) é próximo de nulos e inviabiliza a produção de "droga".(e essa espécie industrial é conhecida como Hemp) Como nos cogumelos há os venenosos ou alucinógenos ou ainda comestíveis

É fato que a maconha tem muitas utilidades, mas existem algumas que eu gostaria de destacar como a produção de celulose e fibras para essa analogia.

Como celulose o dobro da produção na metade do tempo que uma plantação de eucalipto

É... Não precisa pensar muito, é uma boa produção, tem que cuidar menos, e diferente de eucaliptos, que demoram para se cortar, degradam as plantas vizinhas e tem que haver um cuidado com fogo e uso de formicidas. Alias, a primeiro corte é após 5 à 8 anos. E os demais de 2 à 3 anos Logo você como produtor querendo tirar rendimentos só vai ver algum dinheiro entrando após 8 anos e nunca cobre o inicial, começa a ter o pay-back entre 10 e 15 anos. Com a maconha são apenas 9 meses, e qualquer parte ou integrada com qualquer cultura.

E aquelas fazendas enormes de eucaliptos, só vai servir para carvão e madeira e não são o que agregam mais à cultura. Como não era o chiclete que agregava na borracha.

Há um interesse em ser amigo do ambiente e temos outra coisa a favor, falando de tipos de papel. Acho que muita gente já viu os papeis de se confeccionar CIGARRO. há no mercado papeis unbleached, que significa sem alvejantes. O feito de hemp é branco, e o de eucalipto é marrom. Logo suas folhas brancas no eucalipto há um custo no ambiente muito mais caro, dura uns 5 anos depois começa amarelar, e quem paga são nossos filhos. E falando em produtos químicos.

A Maconha também se pode fazer tecido com 600% mais que o algodão e com uma resistência duas vezes superior na resistência a qualquer liga de algodão. Hoje a produção que mais se usa defensivos é a do algodão. Não se consegue algodão de boa produção sem defensivos para proteger a parte que é colhida. No Hemp não é requisito para se produzir.

Essa fibra que vira tecido pode ser um bom aliado para a construção civil, pois tijolos podem receber uma boa quantidade de fibras reduzindo o custo do tijolo e seu peso.

por CanhamoMan 1º matéria.

Revisão versão 1.

para revisão PVTME

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Boa iniciativa irmãozinho.

Não entendo muito de técnicas e estilo jornalísticas e escrevo como vc abusando das reticencias...

Creio que vc possa organizar melhor o texto pontuando, pois fica legal pata expor a idéia, mas como mátéria, fica a dica...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hemp não é maconha? Que eu saiba em...nego anda falando que cânhamo é a versão sem princípio ativo pra mim isso é balela, falaram isso na mídia super bem informada e intencionada. Se a palavra maconha é originada de um anagrama da palavra cânhamo, segue o raciocínio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande CanhamoMAN,

Parabéns pela iniciativa, é disso que precisamos! Mentes pensantes são sempre bem vindas!

No entanto, creio, sem deixar de respeitar e admirar sua dedicação, que o título poderia ser apenas: A maconha e a borracha.

Assim instigaria mais o leitor, com uma chamada simples, para despertar a curiosidade para saber que paralelos você pretende traçar.

No mais, só dar uma revisada e bola para frente.

Escrever é hábito, então não perca tempo e pratique sempre!

Abraço e boa sorte.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Boa a intenção e informações convenientes, mas tem várias partes bem difíceis de se entender. Como logo no início meu cérebro já teve que voltar pra ver se eu tava perdendo alguma coisa quando leu "na época" sem nenhuma época mencionada antes (entenda que "na época" pressupõe que é a época que você está falando ou deveria estar falando sobre) Teve outras partes que eu sinceramente não entendi...

Fora o abuso das reticências. Tem até frase sem ponto final ali.

Dá pra melhorar, amigo!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Ótimo texto trabalhou certo.

Poderia fazer um adenum aqui:

Brother, poderia colocar também que o canhamo tem uma capacidade de filtragem de ar muito maior que o eucalipto, que seu cultivo não degrada o solo como o eucalipto que a cultura em si revigora o solo isso pq sou leigo nunca trabalhei com ela mas imagina isso na mão de um sebrae ai da vida nego ia criar um cruzamento que seria virtualmente resistente a qualquer praga e muitas outra coisas seria interessante ver a pesquisa liberada no brasil

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...