Ir para conteúdo

Folha: 90% Aprovam Internação Involuntária


Granjaman

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

90% aprovam internação involuntária

Datafolha mostra que, para maioria, viciados em crack devem ser internados para tratamento mesmo que não queiram

Conselho Federal de Psicologia é contra a medida, mas alguns a defendem para casos agudos de vício

VAGUINALDO MARINHEIRO

DE SÃO PAULO

É quase uma unanimidade: 9 em cada 10 brasileiros acham que os viciados em crack devem ser internados para tratamento mesmo que não queiram. É o que mostra pesquisa nacional do Datafolha feita na semana passada.

Questionados se um adulto dependente de crack deveria ser internado para tratar seu vício mesmo contra a vontade, 90% dos entrevistados disseram que sim.

A concordância é praticamente a mesma entre homens e mulheres e em todas as faixas etárias. Cai um pouco entre os moradores do Sul (86%), os que têm ensino superior (84%) ou renda acima de dez mínimos (79%).

A chamada internação involuntária (feita à revelia do paciente/viciado) é prevista na lei 10.216, de 2001, que trata de doentes mentais.

Ela exige a recomendação de um médico e que seja comunicado o Ministério Público em até 72 horas, para que se evitem abusos.

O tema voltou a criar polêmica com o lançamento, em dezembro, do plano federal de combate ao crack e com a ação da PM na cracolândia, iniciada no dia 3 pelo governo do Estado de São Paulo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a internação involuntária dos craqueiros. Ganhou o apoio de alguns psiquiatras e o repúdio de psicólogos.

O psiquiatra Marcelo Ribeiro, professor na Unifesp e um dos organizadores do livro "O Tratamento do Usuário do Crack", diz que a internação involuntária deve ser considerada para os que estão numa fase aguda do vício, quando o drogado perde a capacidade de escolher se deixa ou não o consumo do crack, e é o primeiro passo para que o viciado recupere a condição de analisar a própria vida.

"[A medida] Deve durar de duas a quatro semanas. Aí ela recebe alta e é encaminhada para um tratamento de longa duração, que será conduzido se o viciado concordar."

Já o Conselho Federal de Psicologia é contra.

O presidente do órgão, Humberto Verona, diz que a internação involuntária não pode ser vista como sinônimo de tratamento.

"O que querem fazer é apenas uma limpeza das ruas. Essas internações são, muitas vezes, pura privação da liberdade ou uma forma de aplacar a culpa das famílias dos viciados", afirma.

Para Verona, a maioria da população apoia a medida por ter a ilusão de que, feita a internação, o problema do drogado está resolvido.

DIREITOS

Outro argumento dos que discordam da internação sem o consentimento dos doentes é que os direitos deles estariam sendo violados.

Cid Vieira de Souza Filho, da Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB-SP rebate. Para ele, o que se vê nas cracolândias são pessoas que atentam contra a própria vida e a dos outros.

"Nesses casos, o Estado deve agir de forma enérgica para garantir a vida."

Apesar de divergências, todos concordam num ponto: a adesão voluntária a um tratamento de longo prazo é essencial para que o viciado ao menos retome uma vida familiar e profissional.

O Datafolha ouviu 2.575 pessoas em 159 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/22009-90-aprovam-internacao-involuntaria.shtml (somente para assinantes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

godbud é seu trabalho mudar essa mentalidade retrógrada desse povo, e só através de lógica e argumentação você pode fazer isso, a não ser que eles sejam religiosos fundamentalistas ou muito caretas mesmo, daí só uma paulada na cabeça não tem jeito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Grandeçiçima merda...Perguntar pra população um procedimento tecnico medico não tem cabimento. Eh um assunto para especialistas e não pra palpiteiros. Sera que se na pesquisa fosse informado antes da pergunta os indices de recuperacao da internacao compulsoria X voluntaria o resultado era esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mas aí também existem os erros, eu num vi no jornal ainda os dados com mais razão

Mas é na realidade, eu acho inclusive ser possivel isso. em casa, meu irmão (que consome mais ganja que eu) é a favor da internação compulsória, e também da ação na cracolandia, é opnião dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

pior que o pensamento de varios crackeiros e crakeiras era de que aceitariam serem levados a força para tratamento

isso mostra que no fundo eles tem conciencia do seu estado optando na ultima instancia pela sua vida

triste pra caralho

mais triste ainda é a competencia dessa "ultima instancia"

o homem é mau

small-logo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...