Ir para conteúdo

Cientistas Criam Métodos Para 'Turbinar' Fotossíntese


∆-9-THC

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Há milhões de anos, plantas, algas e algumas bactérias fazem uso da fotossíntese para transformar luz em energia. Cientistas agora se apressam a dizer: elas têm feito isso errado. Ou melhor, de um jeito ineficiente, que aproveita só 5% do que poderia.

Três dos principais nomes da área protagonizaram ontem uma das palestras que mais despertaram a atenção do público presente na reunião anual da AAAS (Sociedade Americana para o Progresso da Ciência), em Vancouver, no Canadá.

"Essa história toda de otimizar a fotossíntese pode parecer maluquice, mas eu garanto que não é. Afinal, eu não teria sido chamada para falar em um evento tão importante se a minha pesquisa não fizesse sentido", disse Anna Jones, da Universidade do Estado do Arizona.

Ela e outros pesquisadores querem otimizar o processo de transformação da energia recebida do Sol. Atingir esse objetivo permitirá melhorar culturas de alimentos e produzir combustíveis renováveis de um jeito sustentável e em grandes quantidades.

"Na natureza, a enzima que acelera a fotossíntese, a rubisco, acaba saturada após algum tempo de exposição à luz e o processo fica lento. Ou seja, os organismos têm uma ampla oferta de luz, mas não a capacidade de transformar essa energia em um combustível armazenável", diz Jones.

Para dar uma forcinha à natureza, os cientistas estão tentando vários métodos. Uma das principais apostas é pensar o processo da fotossíntese como se fosse a geração de energia numa bateria.

Em sua pesquisa, Jones quer gerar mais energia ao separar as duas etapas do processo: a captação e a produção da energia. Cada uma seria feita em uma estrutura. As duas seriam ligadas por um fio biológico, que transmitiria a energia gerada com alta eficiência. Esses nanocabos podem ser produzidos por bactérias, como a Shewanella oneidensis, cultivadas em condições especiais.

"Esse material consegue alta taxas de condutividade. Comporta-se quase como alguns condutores de metal", afirma Jones.

O trabalho de Richard Cogdell, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, também aposta nos nanofios para otimizar a fotossíntese. Batizada de folha artificial, sua ideia é criar um jeito de simplificar o processo.

"A natureza tem várias maneiras de fixar carbono. Estamos incentivando as mais eficientes", diz o cientista.

O grupo de Cogdell é um dos mais bem-sucedidos. Além de ser a estrela de um recente programa na rede BBC, o cientista deve conseguir a patente de um combustível gerado por essa fotossíntese turbinada.

Ele afirma não poder dar muitos detalhes. Mas o campo é promissor. Além de várias empresas se interessarem em patrocinar estudos nesse campo, fundações distribuíram mais de US$ 10 milhões em verbas para as pesquisas.

12049235.jpeg

Cientistas querem melhorar produção de energia no processo da fotossíntese

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

:smokeweedab0:

Assim, curti muito a pesquisa e tenho noção do impacto positivo que a mesma terá para a sociedade!!

Basta observar as consequência que isto pode gerar no produto final, por exemplo, uma laranja... terá a mesma quantidade de vitamina C? Em comparação com as que realizam a fotossíntese sem a interferência deste processo.

Imagina aplicada numa cultivar de cannabis... :love-weed:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nunca testei, mas saca só:

Dutch Master Liquid Light

Maximize your grow room with Liquid Light, the revolutionary new foliar additive from Dutch Master. Designed to dramatically increase the amount of light your plants can process by over 60%. Using a select blend of amino acids, carbohydrates and metabolites, Liquid Light accelerates your plants photosynthesis - instantly! (Get 600 watt performance from a 400 watt system.) When combined with Saturator, Dutch Masters industry leading foliar delivery agent, this product is the most powerful foliar spray on the market.E

Esse eu já usei. Olha o que diz no site do fabricante:

Fish Fértil Classic® é um fertilizante orgânico de aplicação foliar oriundo de um processo natural de fermentação enzimática de pescados marinhos. Atua como um regulador natural do equilíbrio nutricional das plantas, promovendo o aumento da fotossíntese e a máxima exploração do seu potencial biológico e fisiológico, graças à presença de um complexo de aminoácidos biologicamente ativos. Indicações de Uso: Fish Fértil Classic® é recomendado em adubações foliares de todas as culturas comerciais como fonte de nutrientes e aminoácidos.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...