Ir para conteúdo

Estudo Preliminar Concluiu Que Maconha Reduz A Dor Crônica


Percoff

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Estudo preliminar concluiu que maconha reduz a dor crônica

Fumar maconha em cachimbo pode reduzir significativamente a dor crônica em pacientes com nervos danificados, revelou um pequeno estudo feito no Canadá.

O experimento, envolvendo 23 participantes, também melhorou o sono e reduziu a ansiedade entre os que fumaram a droga.

Em artigo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal, os cientistas disseram que são necessários mais estudos, em larga escala e com a utilização de inaladores.

Comentando o trabalho, especialistas britânicos disseram que a melhoria na dor foi relativamente pequena, mas acrescentaram que o trabalho pode ter implicações importantes.

Entre 1 e 2% da população sofrem de dor neuropática crônica - dor resultante de problemas de sinalização entre os nervos -, porém há poucos tratamentos disponívels.

Segundo relatos de alguns pacientes que sofrem dessa condição, fumar maconha melhora seus sintomas.

Isso levou pesquisadores a investigar se a ingestão de canabinóides - as substâncias químicas presentes na erva cannabis - em forma de pílula poderia produzir o mesmo efeito.

A equipe da McGill University, em Montreal, disse, no entanto, que faltam estudos clínicos com pacientes fumantes da erva.

Potências

Durante o estudo, foram usadas maconhas com três potências diferentes - contendo 2,5%, 6% e 9,4% do ingrediente ativo tetrahidrocanabinol, THC - e placebos.

Sob supervisão de enfermeiros, usando cachimbos, os participantes inalaram uma dose única, de 25mg de maconha, três vezes ao dia durante cinco dias.

Depois de um intervalo de nove dias, eles repetiram a operação até completar quatro ciclos.

Comparados aos pacientes que ingeriram placebos, os participantes que receberam as maiores doses de THC sentiram menos dor, dormiram melhor e sentiram menos ansiedade, concluíram os autores do estudo.

O líder da equipe, Mark Ware, disse: "Até onde sabemos, este é o primeiro estudo clínico com pacientes não internados usando maconha fumada de que se tem notícia".

Ware disse que estudos de longo prazo, com cannabis mais potentes e usando inaladores especiais que permitem maior controle das dosagens, são necessários para que se obtenha resultados mais precisos e também para que se avalie a segurança do tratamento.

Repercussão

Segundo o médico Tony Dickenson, do University College of London, vários pacientes com dor crônica dizem se beneficiar da cannabis, mas ele alerta que a auto-medicação é perigosa.

Dickenson notou que a redução da dor revelada pelo estudo foi pequena, mas acha que a droga pode fazer diferença para pacientes com dor crônica que sofrem de insônia e depressão por causa de sua condição.

Também valeria a pena investigar se inalar a droga seria mais efetivo do que ingeri-la por via oral, ele acrescentou.

"Talvez seja importante encontrar pacientes que respondam particularmente bem (à cannabis) pois é possível que ela não seja adequada para alguns grupos, como pacientes mais idosos".

"(Os pesquisadores) não conseguiram tantos voluntários quando queriam para os testes e isso demonstra como esse tipo de pesquisa é difícil de realizar", acrescentou.

Outro especialista, o neurocientista Peter Shortland, do St Bartholomew's Hospital e da London School of Medicine and Dentistry, ressaltou o fato de que "fumar a droga não produziu os efeitos mentais comumente associados à cannabis de potência total".

Para ele, o estudo foi um passo importante e precisa ter continuidade.

fonte http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/08/100830_cannabis_dor_mv.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Legal. Mas pra não ser injusto preciso fazer um comentário que sempre faço quando vejo estudos que concluem que cannabis é maléfica: o estudo teve uma baixíssima representatividade (23 pacientes) - é pouco, como os próprios autores reconhecem.

Mas ok, já dá pra contrapor com esses estudinhos tendenciosos que demonizam a cannabis bancados pela indústria farmacêutica e pelos donos de clínica de reabilitação. Afinal, que a erva pode fazer bem estamos carecas de saber, rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Maconha é medicina, tudo é uma questão de dosagem e matéria-prima. Tá na hora do Brasil legalizar o medicinal, nossos Hospitais e Universidades Federais iam dar um banho em pesquisa! falta autorização da ANVISA, enquanto isso mais e mais pessoas estão conhecendo dos benefícios medicinais e estão pedindo por esse direito, o direito de não sofrer.

MACONHA MEDICINAL NO BRASIL, LIBERTEM A CANNABIS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

só pra constar, Percoff, já que o assunto é cura:

por coincidencia estou convocando a galera geral

pra doar as raízes colhidas pros veterinários testarem

http://www.growroom....ta-feira-agora/

já que está faltando gente pra comprovar os estudos,

somos aproximadamente 40.000 cultivadores no Brasil,

se cada um doar suas raizes pra mais 40.000 veterinarios:

TEREMOS UMA BASE DE DADOS E PESQUISA RAZOAVELMENTE BOA, concorda?

precisamos o quanto antes desmistificar a terapeutica da cannabis e tirar essa venda que cega a sociedade

estou em contato com uma médica pesquisadora

que está pesquisando as células endocanabinoides dos cães (só pra constar, assim como nós temos receptores opiáceos, aqueles que "anestesiam" a dor em certas ocasiões, temos também os receptores canabinóides, tanto os seres humanos quanto os animais) e já tem bons resultados no campo da anestesia em animais nas situações de operações e cirurgias..

.. em breve posto a pesquisa dela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Poxa, muito legal isso, apesar de ser um dos motivos pra eu começar a usar. Não tenho cachimbo nem nada até pq meus pais são a moda antiga então ficaria difícil de convencê-los sobre o que é bom ou ruim na maconha. Fumo pelo relaxamento e por me tirar dores, além do pensamento que vem muito mais claro sobre o que devo ou não fazer, pessoal e profissionalmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...