Ir para conteúdo

Israel Is World Leader In Medical Marijuana Use

Percoff

Recommended Posts

• Usuário Growroom

É isso aí!! :thumb:

Segue um texto para enriquecer a discussão:

O judeu é mais inteligente?

Em entrevista à Folha, o cientista político norte-americano Charles Murray disse que a genética seria uma das explicações para a suposta inteligência superior dos judeus. Será?

Na condição de judeu, não acredito nessa influência genética. Não é só porque, para mim, superioridade genética e barbárie se confundem na história. Mas, como alguém que trabalha com educação, acredito que exista uma cultura específica que ajude na projeção de um povo que, apesar de ter apenas 12 milhões de pessoas, tem 25% dos ganhadores do Prêmio Nobel.

O que existe entre judeus (e não só entre eles) é uma reverência obsessiva pelo conhecimento, que vem de gerações. É o chamado povo do livro. O rabino, a pessoa mais importante da comunidade religiosa, não tem força por ser um intermediário com D'us, mas por ser um intérprete das leis, ou seja, um intelectual. Livros sagrados são feitos de perguntas.

O ritual iniciatório do judeu não é matar um guerreiro ou passar por privações. Mas é ler um livro (a Torá). Ou seja, se quiser virar adulto terá de saber ler em pelo menos uma língua. O analfabetismo sempre foi muito baixo entre os judeus, o que assegurou uma rede de escolas.

A educação não é vista como uma responsabilidade apenas da escola. Mas, em primeiro lugar, da família e, depois, da comunidade. Educa-se em casa, na sinagoga e também na escola. Aprende-se, portanto, todo o tempo e em todos os lugares.

Como o judeu é o povo por mais tempo perseguido da história da humanidade, desenvolveu-se a sensação do desafio permanente. Isso se traduz na idéia de que o estudo é a melhor defesa, e também a coisa mais segura para ser carregada.

Nessa junção dos capitais humano e social, tem-se a receita não do desempenho intelectual de um povo, mas da força divina da educação, replicável por qualquer agrupamento humano.

Gilberto Dimenstein

Peço desculpas se estou estendendo este assunto em um tópico inadequado (de notícias) para isto, mas me interesso pelo tema e acho importante compartilhar com vocês.

Se você pega um Einstein, Freud ou Marx bota para trabalhar em uma mina de carvão, não cuida com responsabilidade da educação eles nunca se tornariam o que são!

Todos temos as mesmas capacidade em princípio, o que muda é como exercitamos nosso intelecto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo isso que você citou peratoss, se resume ao secularismo em Israel, separação entre religião e Estado é vital para a manutenção de direitos individuais, pois a moral adquirida através de reflexão e da compaixão natural do ser humano é muito superior à moral advinda de escrituras divinas, ou seja, Israel possui leis de um Estado moderno liberal; Enquanto os países ao redor de Israel são em grande parte teocracias islâmicas cuja lei vigente é a Sharia, que permite apedrejamento e assassinato de mulheres por traição ou escolha de parceiro sem permissão do pai, morte por ser homossexual, por uso de drogas, por não respeitar o puritanismo local, mulheres chegam a ser estupradas em mortas por multidões fanáticas por não utilizar aquele véu cobrindo os cabelos...isso que o Alcorão em nenhum momento comanda que as mulheres islâmicas usem um véu, mas os grupos políticos teocratas utilizam isso para controle comportamental (uma fábula tribal se tornou lei seguida e utilizada para matar até hoje, isso é religião), e funciona assim mesmo, controle como o povo age, que no futuro você os controlará.

E sei que está offtopic essa discussão, mas só pra ilustrar meu post, notícia que saiu ontem:

90 estudantes iraquianos são apedrejados até a morte por terem cabelos diferentes no mês passado no Iraque http://www.dailymail...ht-clothes.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Dankai, Israel não é, nem pode ser um país teocrata.

O país de Israel é diferente da Terra de Israel, não possui as delimitações geográficas prescritas na Torá, e, segundo a religião judaica, esta terra só será re-estabelecida quando Mashiach se erguer.

O pais de Israel foi estabelecido, por questões do exílio judaico pós-segunda guerra, isto provavelmente você sabe, o problema foi que a população palestina da região ficou sem terra.

Na verdade, o problema do exílio judaico foi resolvido, é possível um judeu se estabelecer lá, sem que precise se agarrar as tradições, seria algo mais próximo a uma identidade judaica, do que uma religião judaica, creio que o Serelepe citou isso acima.

Quanto a questão da religião, perceba que curioso, com todo esse avanço geral que ocorre em Israel, ocorre paralelamente um movimento de re-nascimento da religião entre os judeus, há algum tempo atrás diriam que a religião não sobreviveria à modernidade, que após a segunda guerra, em meio as cinzas, os sobreviventes estariam prontos para a assimilação, mas veja, há um re-surgimento da crença e ninguém pode dizer aonde isto vai levar.

Link para o comentário

Ressurgimento de crenças religiosas nunca nos levará a lugares melhores do que o secularismo...e acredito que o secularismo é a única chance de Israel um dia ver a paz, e não só de seu pr´prio país, como eles precisarão cultivar esses valores de laicismo através do Oriente Médio, ou nada mudará, e veremos a continuidade de guerras com motivação religiosa.

Sobre a questão da Palestina, gostaria de ver o povo da Palestina livre, mas com ataques de todos os lados do modo como Israel tem sofrido, acho difícil acabarem as ocupações internas de terras palestinas, infelizmente essa é uma questão complicada mesmo, aí é onde eles mais pecam em direitos humanos, etc, no tratamento ao povo palestino que vive como que em quarentena.

Link para o comentário

Os EUA são o primeiro país do mundo que tornaram inconstitucional o favorecimento do Estado a uma religião específica, ou visão religiosa do mundo, mas hoje em dia com uma maioria religiosa esmagadora essa separação entre religião e Estado fica cada vez mais tênue, muitos soldados não religiosos já processaram o Exército dos EUA por praticar doutrinamento religioso, e por interpretar a Guerra ao Terror como uma nova Cruzada, com o intuito de destruir a vida e estabilidade do Islã.

Agora "tirar a crença" é algo que eu me iludia muito anos atrás, hoje em dia não sei se é possível acabar ou diminuir os vastos números da religião, mas dá sim para reforçar os valores morais seculares, e impedir que populações se tornem muito fanatizadas como se faz com o cristianismo, também acredito no que o Christopher Hitchens defendia quando vivo, que o Islão ainda está na insegurança da juventude, e por isso precisa se afirmar como monoteísmo principal do mundo, então acredito que ainda derramarão muito sangue até os ânimos dos líderes daquela religião se acalmarem.

Sobre sermos todos livres, muita gente já nasce num contexto de escravidão mental e física, são arregimentados desde a infância para uma doutrina, seja ela religiosa ou política (alguém questiona se o fanatismo de um coreano do norte apaixonado pelo regime não é tão fervente quando de um soldado Mujahideen afegão, ou homem-bomba da Al Qaeda?), essa quem sabe seja uma visão muito otimista dessa nossa situação, mas dá pra dizer que com o avanço dos anos, décadas, séculos, as sociedades humanas tem se tornado cada vez mais justas, menos violentas, em grande parte graças ao poder da mente humana, de nossa criatividade, e de nossa vigilância e revolta diante de injustiças com nossos semelhantes, então acredito sim que se seguirmos essa tendência de questionamento e quebra de barreiras e dogmas pré-concebidos, sim um dia quem sabe seremos todos livres, porém isso só acontecerá se soubermos defender nossos interesses como um todo, e esquecermos sectarismos.

Link para o comentário

Falam que muito da população etíope tem sangue judeu, dos judeus exilados lá. Mas falar que penso isso também viu, ainda mais quando morava lá em SP e passava em Higienópolis toda hora, os judeus lá não se misturam, aliás, é assim no mundo inteiro, judeus que se identificam como tal dificilmente andam em grupos de pessoas não judias. O preconceito contra eles também veio daí, só que muito mais da questão religiosa, segundo os cristãos mais antigos os judeus que tinham matado Jesus, e até alguns judeus ortodoxos defendiam essa mesma posição, para o terror dos moderados que acabaram tendo que pagar o preço do fanatismo de alguns com a própria vida no Holocausto.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

porra a discussao por aqui ta de alto nivel! a galera cabeca nesse growroom! :)

.

.

.

.

Cara mesmo eu tendo um poco de judeu no sangue la atras no meus avos paternos, eu graças a Jah nao sou circuncidado nem minha mae eh judia rssssss

nao eh foda, eu sei q eh preconceito isso, mas cara os judeus foram esculachados claro e isso tdo, eles tb foram personalidades importantes ao longo da historia, po mas sao um grupinho metido a besta endinheirado mao de vaca, preconceituoso e chato pra caceta kkkkk

desculpem mas n tem como mano kkkkkk eh tmo escroto

tenta casar com uma judia e o pai e a mae dela vao querer cortar fora teu prepucio e te fazer rezar em cima das tabuas de moises em hebraico kkkkk se tu for preto entao kkkk

qq um pode se converter ao judaismo pelo que eu sei, mas eu nunca vi um judeu preto rssss eu nunca vi neh, pode ser q exista.

tenho mtos amigos judeus ein nao vao me acusdar de anti semitismo rssss

toda generalizacao eh cagada...

esse papo de q judeu nao se mistura, VAO SE FUDE

se vc conhece os judeus que ficam fechados na comunidade judaica, ai sim vc esta certo

agora se vc conhece um judeu que vive normalmente como qualquer outra brasileiro, ai vc esta errado

na minha cidade a maior parte dos judeus 'se mistura' sim

eh claro q tem alguns pais que nao gostariam que seus filhos casassem com nao judeus, mas isso eh uma parcela pequena entre os judeus laicos

Link para o comentário

Legal essa discussão, pra te falar a verdade eu não sei se Jesus existiu, o da bíblia eu sei que não existiu, porém, se um Jesus histórico existiu, ele deve ter sido um agitador político muito sábio, que soube utilizar a crendice da população para ascender socialmente, mas isso é só especulação, e é interessante saber falando sobre Jesus, que as lendas metafísicas de ressureição após três dias, e outras coincidem com deuses egípcios (Osiris se não me engano) além de outros deuses de outras culturas, então é muito incerto se falar desse personagem, seria como especular sobre a vida de Sócrates, que se existiu, morreu centenas de anos antes do nascimento de Jesus, e que se tem poucos registros históricos além das lendas, fábulas e escritos sobre sua vida e pensamento...

Link para o comentário

Foi culpa de um Judeu, ele mesmo...se é que ele existiu, como eu já tinha dito, isso é só especulação, sobre um personagem que não sei nem se existiu, imagine qual a precisão que eu teria ao falar sobre a morte de uma pessoa que sequer sei se existiu.

Link para o comentário

Esse é um dos textos mais presunçosos e repulsivos que tentei ler na minha vida: "D’us promete que os judeus serão um povo eterno, então, as leis da natureza simplesmente terão que cooperar para isto."

Se bem que essa arrogância não é exclusiva só do povo judeu não, todos religiosos acreditam ser da religião "certa", todos acreditam serem os "escolhidos", então não me espanta esse tipo de fábula. Mas toda vez que eu vejo alguém dizendo como conhece a vontade de deus, seja um texto avulso ou uma pessoa afirmando saber o que é melhor para os outros porque deus quer assim, me tira do sério viu...

E peratoss, você veio aqui só pra falar do judaísmo?

Link para o comentário

Eu conheço a vontade de deus, é que todos esvaziem suas contas bancárias e enviem todo dinheiro para a minha que é Itaú CC 5436-6 quem não enviar vai pro inferno...

Não é culpa minha gente, foi Deus quem disse, DEUS UUUUH que medo!!! ahahahah

Papel aceita tudo como diria meu avô.

Link para o comentário