Ir para conteúdo

O Brasil Caminha Para Uma “Lei Seca” Total? Os Políticos Evangélicos E A Sucessiva Demonização Da Cerveja


trancepense

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

não é só com a maconha que eles querem acabar.

O ponto que vem alcançando maior polêmica no recente debate da Lei Geral da Copa é a questão que reside na permissão ou não a venda de cerveja nos estádios durante a competição. Hoje, é praticamente impossível conseguir-se ficar bêbado dentro de um estádio e, entre os países com tradição na prática do futebol, somente a Argentina tem regras restritivas iguais às nossas.

Na minha opinião e na de diversos especialistas a avaliação é de que esta proibição tem o propósito de “desviar o foco” para o que realmente ocorre: a convivência promíscua de dirigentes e eventualmente políticos com elementos mais radicais de torcidas organizadas, estes sim focos de violência nos estádios. Muitos destes extremistas são financiados por dirigentes de clubes e acabam manchando a imagem não somente da esmagadora maioria dos membros das torcidas como do próprio torcedor comum.Não vou discutir hoje, entretanto, a questão da venda nos estádios ou a questão das torcidas organizadas, e sim chamar atenção para um fato muito mais grave que esta queda de braço em torno da bebida na Copa está revelando: a tentativa de setores mais conservadores da sociedade, em especial representantes das igrejas evangélicas — por meio de sua bancada no Congresso –, de impor algum tipo de “Lei Seca” geral à sociedade a médio prazo.

Até agora, ao menos na questão da cerveja, tal pressão tem obtido sucesso, tanto que o Governo Federal já pensa em retirar este item da Lei Geral da Copa. Contudo, lembro ao leitor que o país quando quis ser sede da Copa assumiu alguns compromissos com a Fifa, e este é um deles. Parece-me um caso claro onde o interesse de alguns está se sobrepondo ao geral.O leitor deve estar se perguntando: e o que isto tem a ver com uma “Lei Seca” geral? Explico.

Obscurantismo religioso e imposição da fé

Está em tramitação na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto de lei (767/2011) de autoria do deputado (evangélico) Campos Machado que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ao ar livre, bem como restringe o porte e o transporte de tais produtos ainda que para consumo doméstico. A proposta está pronta para ser votada e, caso aprovada, seguirá para sanção do governador Geraldo Alckmin.

Caso aprovada, a proposta impedirá o consumo de bebidas fora das residências e de recintos fechados, nestes últimos desde que não haja nenhum agente público envolvido. Na prática, quaisquer eventos em que haja o mínimo envolvimento de órgãos ligados à administração pública não poderão ter venda ou consumo. Ou seja, o consumo somente seria permitido em bares e restaurantes, que não podem ter mesas ou cadeiras fora do espaço fechado. Torna-se crime, também, levar o seu isopor com cerveja para consumir na praia ou em parques.

O transporte passaria a ser permitido apenas de forma a não aparecer qualquer indício de que haja bebida alcoólica, também sob tipificação penal. Na prática o projeto de lei impõe uma “Lei Seca” parcial, de acordo com os cânones da doutrina evangélica e pentecostal. Trechos da justificativa do projeto deixam claro isso:

“Entretanto, diferentemente do consumo de cigarros, os quais trazem malefícios para quem fuma e para quem convive com fumantes, em ambientes fechados, o malefício da bebida alcoólica foge dos limites de problema de saúde para se tornar um problema comportamental.

O elevado consumo de bebida alcoólica, todos os dias assistimos nos telejornais e na imprensa em geral, gera os mais terríveis acidentes automobilísticos, assim como as barbáries de crimes violentos. Seus efeitos não são só nocivos para quem os usa. Seus efeitos se tornam uma verdadeira arma letal nos organismos dos jovens.

E é nesse prisma que apresentamos o presente projeto de lei, pretendendo que o Estado (…) dê o exemplo para que os locais de uso público, sob responsabilidade dos Órgãos governamentais, não disponibilize, sob qualquer forma, a bebida alcoólica para seus frequentadores. Esta prática, supostamente inocente sem sombra de dúvida, incentiva as pessoas à ingestão do álcool.

Não se pode ser permissivo quando se trata de bebida alcoólica. O limite é zero. Não cabe proibir só determinada graduação etílica.”

Este tipo de argumentação é familiar ao leitor, correto? Qualquer um que tenha parentes evangélicos já ouviu perorações nesta linha. Como escrevi em dois artigos ainda nos primórdios deste blog, para os evangélicos pentecostais não basta professar a fé: é obrigatório impor os costumes aos outros.

Menos imposição e mais educação!

Não se pode vir com o pretexto de que “estamos combatendo os excessos”: o objetivo puro e simples é impor a sua doutrina. Excessos se combatem com campanhas educativas e restrições à publicidade em determinados horários, não com a proibição total. Note-se que a carga tributária já é extremamente alta justamente para desestimular o consumo.

O leitor sabe que sou adepto e divulgador da cultura cervejeira, ainda se fortalecendo aqui no Brasil. Pois um dos lemas máximos é exatamente “beba menos, beba melhor”. Menor quantidade, enfatizando o prazer e não o “ficar bêbado”. E a experiência da Lei Seca norte americana no Século XX mostrou que a proibição não acaba com o consumo.

Claramente a minha avaliação é de que este tipo de iniciativa em São Paulo é um “balão de ensaio” para a médio prazo se propor algo a nível nacional. Observe o amigo que as restrições ao transporte de certa forma irão inibir o consumo também nas residências, haja visto que não se conseguirá transportar da forma exigida pela proposição de lei pouco mais que seis long necks ou doze latinhas.

Ressalte-se que, hoje, quem bebe um chope e eventualmente dirige é tratado com um rigor maior que o de um assassino em série. Beber e dirigir é errado? É. Mas a minha avaliação é de que está havendo um claro exagero nesta questão – a lei anterior, de 0,6 decigrama, já era uma das mais rigorosas do mundo.

Bafômetros nos bares

O estado de São Paulo também tem outro projeto de lei em processo final que determina que bares e restaurantes tenham bafômetros em suas dependências de forma obrigatória. Em um segundo momento a impressão que eu tenho é de que irá se buscar restringir ou proibir a venda e o consumo em bares e restaurantes.

Noves-fora a questão do álcool, isso tudo demonstra uma interferência indevida da religião em um Estado laico. E afirmo isso com muito conforto, pois sou uma pessoa religiosa e acho inadequadas quaisquer tentativas de se impor a sua fé a outros. Contudo, quando há a utilização do aparato de Estado para tornar fé hegemônica, é algo muito perigoso e de consequências absolutamente imprevisíveis.

A questão primordial deste artigo não é a de defender ou estimular o consumo de bebidas alcoólicas, e sim alertar para esta interferência indevida da religião no Estado e na sociedade. O Estado brasileiro é laico e assim deve permanecer.

P.S. – Vale lembrar que nem Jesus Cristo poderia ser membro de uma Igreja Evangélica Pentecostal hoje aqui no Brasil. Afinal de contas, ele transformou água em vinho…

fonte: site brejas

http://www.brejas.com.br/blog/28-03-2012/brasil-caminha-para-lei-seca-total-11877/

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Estados não podem legislar sobre tipos penais, a competência é exclusiva da União. Já as questões administrativas, podem proceder.

De minha parte, concordo em alguns pontos. Álcool é droga pesada, que causa muito mais danos que a maconha, desestrutura famílias, causa milhares de mortes e a maneira como está hoje me assusta, é uma baderna.

Legalizada, com certeza, mas é preciso restrições, seja em propagandas, seja na autorização para venda, aos locais de consumo e outros itens.

E o mais importante, no mínimo igual tratamento para a erva, substância muito mais leve e infinitamente menos danosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho ótimo isso de não poder consumir em local público, acabaria com essa ostentação que há na rua, todo dia passo na frente dos botecos e os tiozinhos chapadassos lá, virando vários gorós...

Em vários países é assim, ora eu não quero fumar maconha na cara dos outros, porque tem de ser assim com o álcool? E olha a fonte...brejas.com, ah meu dá um tempo, foda-se a indústria da bebida, sinceramente, eles são os maiores lobistas da manutenção da proibição das drogas no Brasil, outra que essa é uma péssima droga, super-tóxica, só é aceita na nossa sociedade por fazer parte da liturgia cristã, outra que esse PS citando o personagem mitológico Jesus Cristo me deixou puto, é Shiva também sentou debaixo da planta de maconha, mas não estou beneficiando uma religião sobre a outra.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ahahha sempre tem esses tiozinhos, sempre sozinhos no buteco com sua garrafinha marrom, chegam de manha e só saem de noite, dá uma pena...

http://blogdojuca.uo...o-faz-de-conta/

País do faz de conta

Enquanto a Câmara dos Deputados aprovava a Lei Geral da Copa, e deixava aos governos estaduais a decisão sobre a venda de cerveja nos estádios, o Superior Tribunal de Justiça livrava de prisão quem recusar o bafômetro, praticamente sepultando a Lei Seca.

Serão nossos nobres deputados mais rigorosos que nossos magistrados?

Mas não se preocupe:cada um dos 11 estados, além do Distrito Federal, que querem receber a Copa, permitirá o copo nos estádios.

Porque, cada um por si e o álcool por todos, ninguém se arriscará a ser vetado pela Fifa.

E, no limite, o próprio governo federal editará uma Medida Provisória quando a Copa estiver se aproximando.

E cumprirá o que prometeu ao se candidatar a recebê-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O cristianismo como sempre querendo enfiar sua fé guela abaixo dos outros. Eles não querem beber e nem fumar, até aí tudo bem, mas querer PROIBIR OS OUTROS, aí não dá né!

Quanto a personagens mitológicos, eu concordo com o DanKai, Jesus é só mais um assim como Shiva, Zeus, Marte, Saturno, Poseidon... etc, etc, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest crazyfool*

axo q n tem problema o cara ir a um bar e tomar um goró, o problema eh q certas pessoas n tem limites e acabam fazendo besteira, então acho muito valido nao permitirem o consumo de bebidas alcoolicas aos motoristas, e tbm acho valido multar quem entorta o caneco na rua e incomoda geral, faz arruaça, briga, pratica vandalismo...

qualquer substancia q altere a percepçao, eh designada a adultos RESPONSAVEIS...entao, tendo responsabilidade, acredito q qqer substancia possa ser usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Estados não podem legislar sobre tipos penais, a competência é exclusiva da União. Já as questões administrativas, podem proceder.

De minha parte, concordo em alguns pontos. Álcool é droga pesada, que causa muito mais danos que a maconha, desestrutura famílias, causa milhares de mortes e a maneira como está hoje me assusta, é uma baderna.

Legalizada, com certeza, mas é preciso restrições, seja em propagandas, seja na autorização para venda, aos locais de consumo e outros itens.

E o mais importante, no mínimo igual tratamento para a erva, substância muito mais leve e infinitamente menos danosa.

Falou e disse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Acho ótimo isso de não poder consumir em local público, acabaria com essa ostentação que há na rua, todo dia passo na frente dos botecos e os tiozinhos chapadassos lá, virando vários gorós...

Em vários países é assim, ora eu não quero fumar maconha na cara dos outros, porque tem de ser assim com o álcool? E olha a fonte...brejas.com, ah meu dá um tempo, foda-se a indústria da bebida, sinceramente, eles são os maiores lobistas da manutenção da proibição das drogas no Brasil, outra que essa é uma péssima droga, super-tóxica, só é aceita na nossa sociedade por fazer parte da liturgia cristã, outra que esse PS citando o personagem mitológico Jesus Cristo me deixou puto, é Shiva também sentou debaixo da planta de maconha, mas não estou beneficiando uma religião sobre a outra.

Falou e disse! [2]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eles so tao de olho no lobby da Ambev, ainda nao foram agraciados.

uns querendo proibir , outros liberar

e os crentes além da isenção absurda tão sempre querendo uma teta a mais pra mamar... e depois que a Dilma liberou o gospel captar recursos

óia aí, acabei de ver:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003533635838

#escândalododia (DOU de 28 de março)

Proselitismo com dinheiro público.

Quando o Congresso alterou em janeiro deste ano a Lei Rouanet de forma a incluir a música gospel, ele sancionou o uso do dinheiro público para arrebanhar fiéis para igrejas católicas e evangélicas.

Hoje foi concedido R$ 1,7 milhão para a banda Megafone, cujo objetivo declarado no site da banda é “amplificar o nome de Jesus”. O valor é superior ao que foi gasto pela Lei Rouanet no segmento “cultura afro-brasileira” em todo o ano de 2011.

--

‎12 0207 - Megafone Cinco anos

MEGAFONE MUSIC LTDA

CNPJ/CPF: 12.156.885/0001-00

Processo: 01400.000211/20-12

PR - Curitiba

Valor do Apoio R$: 1.725.700,00

Prazo de Captação: 28/03/2012 a 31/12/2012

Resumo do Projeto:

Esse projeto consiste na Produção iconográfica de trabalho autoral da banda MEGAFONE, dividido em quatro produtos culturais: gravação de DVD/ Blue Ray e Cd, Apresentação Musical e Documentário audiovisual. Com distribuição gratuita de 2.000 CDs e DVDs, 2.500 documentáros e 3.000 ingressos para a apresentação musical e realização de 4 shows em escolas da rede pública para jovens e adolescentes, centrados em valores e principios de vida.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já mandando um off-topic, olha os merdas que receberam 1.7 mi do contribuinte, negócio desses é INACREDITÁVEL!

To começando a ficar doido de verdade, to perdendo o controle, o que diabos esses crentes desgraçados querem? Existe uma tendência clara caminhando o país p/ a teocracia, e quando esse inferno aqui virar um Irã, essa putada vai chorar, mas será tarde demais, MASSA DE MANOBRA FILHA DA PUTA! MORRE DIABO!

380164_306658032707921_100000911815432_920039_2102540769_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O maior problema são os evangélicos querendo cuidar da vida dos outros, querem "moralizar" a sociedade como se vivessem uma vida sem pecados e como se fossem donos da verdade. Religião X Política não deveriam se misturar. Quando um bosta desses é eleito, todos ficamos a merce das ideologias e crenças desse povo, e isso é phoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu não concordo com td essa restriçao em relação ao alcool, acho que isso ai é mais uma manobra pra atrapalhar a legalização da maconha, passando a mensagem para o povo que a tolerancia em relaçao as drogas é zero, "até mesmo as drogas leves, que são legalizadas, drogas pesadas, jamais". e o povao vai na onda, principalmente os fiés. mas e isso vai fzer alguem parar de beber? eu só consegui qdo começei fumar maconha, até entao bebia muito, resumindo, cannabis contra o alcoolismo! essa é a lei que precisa mudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

não acho problema ver neguinho tomando goró por aí, muito menos fumando baseado

acho problema sim o moralismo, porque achar que uma pessoa bebe porque v6e outra bebendo é o mesmo que dizer que uma pessoa vá matar porque jogou video game violento.

deixa usar o sapato que quero e o Estado Evangélico que se f^&^%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandino, acho que o maior problema é a própria ostentação, o caboclo tem orgulho de mostrar que está bebendo, e uma criança altamente influenciável vê aquilo e pensa "ah, aquilo é um valor positivo, beber é positivo", some isso às propagandas de álcool em horário nobre, e temos o Brasil que temos...

O pior é essa PUTARIA de evangélicos tomando poder, o Brasil está indo para o buraco e ninguém está nem aí, todo mundo indiferente, eu sumo desse país antes de virar uma teocracia, nem que eu tenha que morar no Zaire mas eu sumo dessa joça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

mas aí se o sujeito sai pra beber escondido porque é considerado socialmente um ato repugnante aí criamos novamente um novo problema... o ato de fumar cigarro ou tomar um vinhozinho passar a ser perseguido intolerantemente esse é meu medo. e uma criança ou adolescente pode muito bem se influenciar pelo "o que é proibido é mais gostoso". aí ela toma um gole de cerveja e ve que não é nada disso, então vai pensar que pode encher a cara aí acaba tendo uma overdose de whiskey e morrendo... dramático! heuheuhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sinceramente? NAO VAI PASSAR!

Poxa gente, até parece que voces nao conhecem o sistema, acha mesmo que a Ambev vai deixar assim?

Fico pensando aqui se um laboratório entrasse na briga pela maconha (o que eu espero que nunca aconteça), em questão de meses a maconha seria legalizada e comercializada!

Espero que isso nunca aconteca, nao queremos laboratório fuçando na nossa maconha!

Mas voltando ao assunto, se o país começar a ceder a bancada evangélica, só revolução armada vai resolver! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

esses evangelicos sao uns nojentos, so pq nao seguimos a religiao nem as ideologias deles, eles acham que todos estao errados e eles os corretos por doar a merda do salario minimo pra um pastor raxar o rabo de ganhar grana

cada dia mais me sinto no mundo do simpsons, esses flanders da vida me enojam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

MEU DEUS QUE LIXO Hahahaha bateu até uma inspiração com 1,7 milhao na conta eles nao vao ligar pra uma zoadinha

http://www.youtube.com/watch?v=jyW7MJ16K6k

nosso som é uma bosta

banda de merda infeliz

niguem gosta da gente

foi deus assim que quis

nos somos creeente

pastor encanta os fieis

mas na surdina conta outra

me mantém retardado

agora só cago pela boca

nos somos creeeente

debaixo daquela saia

excremento de urubu

enquanto espero pra casar

arrombo o meu c...

nos somos creeente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...