Ir para conteúdo

Monografia: A Regulamentação Do Cultivo Da Cannabis Para Propósitos Medicinais No Brasil

Luiswidow

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá pessoal, espero estar postando isto na parte correta do site.

Venho através deste post pedir uma força para o pessoal operadores de direito deste fórum.

Estou no último semestre do curso de direito e em minha monografia pretendo defender o cultivo da cannabis no Brasil.

Já comecei os trabalhos e no momento já tenho 1 capítulo (mínimo 3, ideal menos que 5).

Desde o ano passado estou trabalhando neste tema. Sendo que no primeiro capítulo tratei de contar um pouco da história da cannabis, para que (no mesmo capítulo) pudesse explicar sobre os motivos de sua proibição mundo afora. Não vou entrar em detalhes sobre o primeiro capítulo aqui. Mas o que eu gostaria é de uma luz, que caminhos trilhar e quais considerações levar em conta para os próximos capítulos (2 e 3). A minha ideia até agora para o segundo capítulo é a seguinte: demonstrar os aspectos de redução de danos que uma política diferente (pró-cultivo) sobre o cultivo da cannabis poderia trazer para a sociedade brasileira em geral e mostrar o exemplo californiano de política a respeito da nossa querida erva, afim de "copiarmos" o modelo americano e colocá-lo em prática também no Brasil (umas vez que não posso defender a ideia de apenas liberar o cultivo da cannabis por si só, o que acabaria com meu argumento de redução de danos pois isso acarretaria em uma apologia, coisa que não pode passar pela cabeça dos professores que estarão na banca, mesmo acreditando que este seja o ideal, onde cada usuário pudesse produzir um número x de plantas). Também tenho que demonstrar como isso seria possível, e acredito que através da via do direito administrativo, a possibilidade disto acontecer é muito simples porém seu processo é complexo, que seria o de retirar o THC da lista de substancias proibidas da ANVISA.

Para então no capítulo 3 tratar dos aspectos medicinais

Como a entrega do segundo capítulo está marcada para o dia 19 deste mês (abril), prioridade em sugestões sobre o segundo capítulo pois terei mais tempo de trabalhar no terceiro.

Agradeço desde já pelas sugestões.

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Boa mlk!!!

Eu tenho feito um trabalho mais historiográfico sobre a construção de um discurso socio-historico sobre o uso da cannabis no Brasil, além disso, dentro da pesquisa pretendo realizar um estudo antropológico sobre o tema. Mas ainda é só um pequeno projeto, pois tenho a dissertação para terminar.

Boa sorte ai parceiro!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá pessoal, espero estar postando isto na parte correta do site.

Venho através deste post pedir uma força para o pessoal operadores de direito deste fórum.

Estou no último semestre do curso de direito e em minha monografia pretendo defender o cultivo da cannabis no Brasil.

Já comecei os trabalhos e no momento já tenho 1 capítulo (mínimo 3, ideal menos que 5).

Desde o ano passado estou trabalhando neste tema. Sendo que no primeiro capítulo tratei de contar um pouco da história da cannabis, para que (no mesmo capítulo) pudesse explicar sobre os motivos de sua proibição mundo afora. Não vou entrar em detalhes sobre o primeiro capítulo aqui. Mas o que eu gostaria é de uma luz, que caminhos trilhar e quais considerações levar em conta para os próximos capítulos (2 e 3). A minha ideia até agora para o segundo capítulo é a seguinte: demonstrar os aspectos de redução de danos que uma política diferente (pró-cultivo) sobre o cultivo da cannabis poderia trazer para a sociedade brasileira em geral e mostrar o exemplo californiano de política a respeito da nossa querida erva, afim de "copiarmos" o modelo americano e colocá-lo em prática também no Brasil (umas vez que não posso defender a ideia de apenas liberar o cultivo da cannabis por si só, o que acabaria com meu argumento de redução de danos pois isso acarretaria em uma apologia, coisa que não pode passar pela cabeça dos professores que estarão na banca, mesmo acreditando que este seja o ideal, onde cada usuário pudesse produzir um número x de plantas). Também tenho que demonstrar como isso seria possível, e acredito que através da via do direito administrativo, a possibilidade disto acontecer é muito simples porém seu processo é complexo, que seria o de retirar o THC da lista de substancias proibidas da ANVISA.

Para então no capítulo 3 tratar dos aspectos medicinais

Como a entrega do segundo capítulo está marcada para o dia 19 deste mês (abril), prioridade em sugestões sobre o segundo capítulo pois terei mais tempo de trabalhar no terceiro.

Agradeço desde já pelas sugestões.

cultivo de cannabis para consumo proprio, para fins religiosos e fins recreativos , tambem existem e são tão verdade quanto o cultivo e uso medicinal....

direito a liberdade de escolha por algo que nao afete/interfira na vida de terceiros...isso pra mim é o fundamental....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cultivo de cannabis para consumo proprio, para fins religiosos e fins recreativos , tambem existem e são tão verdade quanto o cultivo e uso medicinal....

direito a liberdade de escolha por algo que nao afete/interfira na vida de terceiros...isso pra mim é o fundamental....

Concordo. Também acredito que o ideal seria que todos pudessem cultivar independente de para que propósitos será utilizado. Porém como se trata de um trabalho acadêmico, no qual será avaliado por um Delegado Federal, um Promotor de Justiça e um Advogado, tenho que ter objetivos bem específicos e que tenham algum fundamento jurídico, uma vez que o Estado tem o interesse e o dever de zelar pelo bem estar das pessoas e da saúde.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo. Também acredito que o ideal seria que todos pudessem cultivar independente de para que propósitos será utilizado. Porém como se trata de um trabalho acadêmico, no qual será avaliado por um Delegado Federal, um Promotor de Justiça e um Advogado, tenho que ter objetivos bem específicos e que tenham algum fundamento jurídico, uma vez que o Estado tem o interesse e o dever de zelar pelo bem estar das pessoas e da saúde.

queria saber o pq , de que um Delegado Federal, ou um Promotor de justiça nao pode ler o que citei????

achei seu comentario sobre meu post , muito borsal...pra quem chegou aqui pedindo , vc é muito mal agradecido

boa sorte

fala pro delegado e pro pomotor que o Ministro do Supremo, Celso de Melo citou a liberdade religiosa como um dos fundamentos de descriminalizar a cannabis para uso religioso , pq a costituição garante o direito a liberdade RELIGIOSA, nao foi discutido isso pq a pauta era liberdade de expressão.no julgamento da liberdade das marchas...

.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Estou lendo um livro muito legal do Francisco Escohotado, Espanha, que trata da história geral das drogas e claro como bom apreciador da planta o autor dedica diversas passagens do livro sobre o uso Terapeutico, espiritual, lúdico e artístico da planta. Se trata de uma história dentro da história. muito interessante e deveria ser consultado por qq monografista de qq tema sobre dogras. O livro tem 1500 páginas e é em espanhol, no final vc pode até sair falando que sabe ler em espanhol.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Excelente atitude! Posso acrescentar os documentários "The Union", "Cortina de Fumaça" e "Quebrando o Tabu". Acredito que vc já deva ter visto, são de praxe pra qualquer ativista. Tem tudo no youtube. No Cortina, tem a feira cannafest que mostra a vasta escala de subprodutos derivados da canábis, seria interessante acrescentar essa ideia de multi-utilidade pra sociedade.

Parabéns e boa sorte!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

queria saber o pq , de que um Delegado Federal, ou um Promotor de justiça nao pode ler o que citei????

achei seu comentario sobre meu post , muito borsal...pra quem chegou aqui pedindo , vc é muito mal agradecido

boa sorte

fala pro delegado e pro pomotor que o Ministro do Supremo, Celso de Melo citou a liberdade religiosa como um dos fundamentos de descriminalizar a cannabis para uso religioso , pq a costituição garante o direito a liberdade RELIGIOSA, nao foi discutido isso pq a pauta era liberdade de expressão.no julgamento da liberdade das marchas...

.

Desculpa se me expressei errado e você se sentiu ofendido com meu comentário, vim até aqui porque sei que muitos aqui compartilham dessa ideia de regulamentar o cultivo da cannabis e achei que poderia encontrar ajuda. O motivo de eu não poder falar qualquer coisa na monografia ou na apresentação é que serei reprovado se algum dos professores pensar que estou fazendo apologia, volto a dizer que concordo com você, porém tenho que ser especifico no assunto e o tempo da apresentação é curto.

Obrigado

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que o Renato Cinco e o Dr André Barros ja escreveram bastante coisa sobre o assunto. Chegou a dar uma pesquisada?

Também penso em fazer meu TCC a respeito da proibição.

Apesar de ter bastante tempo que sou membro deste fórum, apenas agora fiz meu primeiro post. Antigamente eu visitava atras de informações sobre cultivo pois estava me aventurando. Hoje em dia ando muito ocupado e ainda não tive tempo de pesquisar aqui no GR informações para minha monografria. Obrigado pela dica vou pesquisar sobre os posts dos membros que você citou.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tem um livro muito bom do Anthony Henman, antropologo que trabalhou em algumas instituições de ensino superior, dentre elas a unicamp. O livro é o Diamba Sarabamba, que fala sobre o uso e a proibição da cannabis no Brasil. Acho q vale a pena dar uma lida, por mais que vc esteja ligado ao campo juridico... tem muita informação boa ali.

O foda vai ser conseguir a obra, pois ela só teve uma impressão e não se acha em lugar algum. Sociologos, antropologos e historiadores que curtem o tema, normalmente tem essa obra.... se vc tiver conhecido nessas áreas, pergunte sobre o livro.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

bem se o cap 1 trata sobre a historia o cap 2 poderia trazer um panorama do tempo presente, numeros e estatisticas de todo o mal que o proibicionismo esta causando, e o cap 3 uma visão de um futuro possivel e provavel com a cannabis regulamentada trazendo beneficios a sociedade..

espero ter ajudado irmão

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cara, vc tem q ser mais especifico no seu tema, tratar da proibição, onde, no Brasil, no seu estado, no mundo? a proibiçao em que instancia?? cara da pra escrever um ou vários livros sobre este tema.....

é interessante fazer um recorte melhor!! sei la, posso estar meio contaminado tb....

mais aqui, acho q é massa tratar das contradições que se afloram com uma politica de drogas proibicionista, sobretudo no âmbito social....exalta as contradições entre consumo-produção...!!é isso....o cultivo caseiro de cannabis é apenas um dos meios de reduçao de danos, exitem outros...

é isso!!

na boa,

isso é lote pá mais d uma enxada capina...!!

meio doidão é foda!!vo vim aqui careta depois..kkk!!

• Like 1
Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • 8 months later...