Ir para conteúdo

Maconha Legalizada Faria Eua Economizarem Us$ 13,7 Bilhões Por Ano, Dizem Economistas

Percoff

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Maconha legalizada faria EUA economizarem US$ 13,7 bilhões por ano, dizem economistas

maconha.jpg

Se a maconha fosse legalizada nos EUA, haveria uma economia de US$ 13,7 bilhões por ano. Cerca de 300 economistas, incluindo três que ganharam o Prêmio Nobel, assinaram um documento solicitando atenção para um estudo da Universidade de Harvard, o qual sugere que a legalização da maconha, de imediato, traria uma economia de US$ 7,7 bilhões com o fim da repressão. Se taxada como álcool e cigarro, geraria mais US$ 6 bilhões em impostos.

Os economistas não pedem claramente a legalização da maconha no país, afirma o Huffington Post. Porém, pedem um debate “claro e honesto” sobre os benefícios da legalização, principalmente num momento em que o país possui um déficit de US$ 1,5 trilhões, registrado no ano passado.

“No mínimo, este debate forçará os defensores da atual política a mostrar que a proibição traz benefícios suficientes para justificar o custo dos impostos e as inúmeras outras consequências que resultam da proibição da maconha”, dizem os economistas em documento.

http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/maconha-legalizada-faria-eua-economizarem-us-137-bilhoes-por-ano-dizem-economistas/

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Muito bom!

Esses tipo de ações são muito boas para chamar atenção a causa e mudar a opinião de pessoa.

Essas pessoas são pessoas influentes, formadores de opiniões e isso que precisamos na luta a favor a legalização.

As vantagens são diversas!

Link para o comentário

Queria que fizessem estimativas de quanto as indústrias armamentistas, prisionais e de segurança deixariam de ganhar caso a maconha fosse legalizada no mundo. E quanto será que os principais bancos perderiam em dinheiro sujo lavado todos os anos? Isso seria bem informativo também.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

No Brasil acredito que um dia seja legalizado. Mas nos E.U.A. na minha opinião nunca será legalizado lá. Não para uso recreacional pelo menos.

São muitos anos eles sendo uma país anti-drogas e acho que eles não dariam o braço a torcer.

Mas no Brasil a história é outra, acredito que em menos de 3 anos talvez poderemos mafu um livremente.

_\ l /_

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

No Brasil acredito que um dia seja legalizado. Mas nos E.U.A. na minha opinião nunca será legalizado lá. Não para uso recreacional pelo menos.

São muitos anos eles sendo uma país anti-drogas e acho que eles não dariam o braço a torcer.

Mas no Brasil a história é outra, acredito que em menos de 3 anos talvez poderemos mafu um livremente.

_\ l /_

Para efeitos práticos, Califórnia e outros estados americanos já legalizaram. Com pouco mais de 50 dólares, você consulta com um médico que lhe prescreverá o uso medicinal da cannabis. Em posse da documentação, basta ir a um dos centenas de dispensários espalhados pelo estado ou mesmo pedir sua encomenda por delivery, via internet ou telefone. Solicitarão apenas que você apresente seu certificado de paciente registrado e algum documento de identidade.

Para esse ano ainda, junto às eleições presidenciais americanas, dois estados - Washington e Colorado - farão um referendo sobre a legalização da maconha para fins medicinais e recreativos. Nesse último caso, somente para maiores de 21 anos.

Não bastasse isso, recente pesquisa do

Instituto Gallup revelou que 50 % dos norte-americanos são favoráveis à legalização da maconha, seja para que fim for. Medicinal, religioso, recreativo, industrial etc. Percentual que, por sinal, representou um gigantesco avanço em pouco mais de uma década, quando grande parte da população adotava posição bastante conservadora quanto ao tema. Se pegarmos os quatro anos anteriores à pesquisa , que é de 2010, essa tendência é ainda mais evidente. Houve mudança de posição em nada menos do que 10% dos entrevistados o que, estatisticamente falando, significa que mais de 30 milhões de americanos, num espaço de apenas 4 anos, passaram a aceitar a legalização da maconha.

Por esses e outros motivos, acho que uma legalização mais ampla está em vias de se concretizar por lá muito antes do que aqui no Brasil, onde a esmagadora maioria da população ainda é contra a qualquer modificação na política de drogas, quanto mais se essa modificação implicar em legalizar alguma das substâncias "demoníacas". Fato que tende a se agravar, do ponto de vista da "opinião popular", com o avanço do tele-evangelismo e outras formas proselistas do cristianismo, que nos últimos anos se infiltrou até mesmo no Congresso, onde conta com vistosa bancada. Grupo o qual se dedica a modificar o "mundo" de acordo suas próprias idéias de titica.

Está certo que, quanto ao caso dos EUA, a administração Federal do Mr. Obama ainda realiza manobras contra dispensários. Mas hoje, mais do que nunca, estão ficando isolados nessa postura.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Está certo que, quanto ao caso dos EUA, a administração Federal do Mr. Obama ainda realiza manobras contra dispensários. Mas hoje, mais do que nunca, estão ficando isolados nessa postura.

Tem a Califórnia esse ano também.

Vão votar em Novembro, eu acho.

Enquanto os EUA não regulamentarem em âmbito federal não dá pra ter sossego. Fico imaginando se passa o plebiscito em três estados: ainda assim eles teriam as manhas de continuar a repressão neles? Tenso...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se eles deixariam de gastar, é pq alguem vai deixar de receber, esse é um dos porquês q nao regulamenta.

falou tudo..

o estudo nao leva em conta milhares de dolares sujos de lobbistas da industria textil, petroleo, alcool, tabaco e todos esses filhos da puta que atrapalham a harmonia do mundo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Queria que fizessem estimativas de quanto as indústrias armamentistas, prisionais e de segurança deixariam de ganhar caso a maconha fosse legalizada no mundo. E quanto será que os principais bancos perderiam em dinheiro sujo lavado todos os anos? Isso seria bem informativo também.

2x

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eles iam economizar 13 bilhoes ? pra que se eles ganham o dobro com a proibição ou vcs acham que o dinheiro das campanhas vem de onde? inocencia achar que os EUA vão fazer algo, eu mal acredito no brasil imagine lá onde se criou a proibição !

• Like 1
Link para o comentário

eles iam economizar 13 bilhoes ? pra que se eles ganham o dobro com a proibição ou vcs acham que o dinheiro das campanhas vem de onde? inocencia achar que os EUA vão fazer algo, eu mal acredito no brasil imagine lá onde se criou a proibição !

Não subestimemos a tradição Liberal americana. Estão mais de um século a nossa frente, infelizmente.

É uma marcha Inexorável nos EUA. A cada dia a legalização ganha novos defensores. Não há lobby ou governo que resista a isso - as monarquias absolutistas do século XVIII que o digam.

Aliás, faz parte da tradição liberal americana. Fizeram sua revolução iluminista antes dos franceses derrubarem a bastilha e guilhotinarem seu monarca. Quebraram os grilhões que lhes unia à coroa inglesa, que reagiu energicamente com o envio de tropas, derrotadas pelos revolucionários, e escreveram o monumento liberal que é sua Constituição, a qual ainda hoje sobrevive - com algumas poucas emendas necessárias à efetiva implantação do projeto liberal iluminista, resistente no sul escravista americano.

Diferentemente de nós, que, no século XIX, mais de cem anos após os americanos (!!!), trocamos o julgo da monarquia pelo jugo das oligarquias, e esta por duas ditaduras sucessivas. Primeiro a ditadura varguista, pouco tempo depois, a ditadura dos militares. Para só agora, com inicio na década de 1980, começarmos a desfrutar de um pouco de democracia contínua. Mas ainda sobre a opressão do conservadorismo que, pasme, é bem maior do que nos EUA. Como escrevi em outro tópico, pesquisa do Instituto Galupp, de 2010, revela que mais de 50 % doa americanos é favorável à legalização da maconha, enquanto aqui dados do datafolha (2008) afirmam que apenas 20% da população brasileira é favorável à descriminalização.

Veja bem essa diferença. Lá, a maioria é favorável à legalização, enquanto aqui, os poucos gatos pingados defendem apenas a descriminalização.

No que tange à questão financeira, assim que for liberado, as grandes corporações entrarão no negócio e continuarão lucrando, e muito. Esse pessoal não é bobo, sabe ganhar dinheiro. Plantar dá trabalho, exige estudo, tempo, espera, frustração. Num universo de milhões de usuários, apenas uma pequena parcela continuaria seu próprio cultivo, em havendo oferta legal do produto pronto para o consumo.

Assim como poucas pessoas produzem sua própria cerveja, seu próprio vinho, sua própria cachaça ou seu próprio cigarro, no futuro - com a legalização -, poucos serão aqueles que se darão o trabalho de plantar maconha. Isso é fato. É aqui que entra as corporações com seus recursos quase ilimitados, para produzir óleos, cigarros, comidas e o que mais for possível.

Essas estimativas financeiras iniciais dizem respeito apenas ao mercado produtor já existente. Não leva em conta um mercado potencial. Diferentemente do cigarro e do álcool, a cannabis tem centenas, quiça milhares, de aplicações industriais.

Esses 13 Bilhões de dólares é dinheiro de pinga, se comparado ao lucro potencial que adviria da entrada, por exemplo, de uma Philip Morris, de uma Souza Cruz (British American Tobacco), de uma Ambev e outras gigantes no negócio.

Link para o comentário

elgire, a tradição liberal virou história, hoje quem manda não é mais o povo, democracia não existe mais lá.

280216353_3dd507a24d_o.jpg

E tu não pensou no lucro que eles tem com o complexo industrial-militar, sem contar que eles já lucram e muito com produtos advindos do óleo. Sem contar o dinheiro lavado pelos bancos...cocaína proibida é vendida 10 vezes mais caro do que ela descriminalizada, e o melhor, eles podem ter monopólio completo, lucrar mais do que qualquer outro país. Proibição é poder na mão das corporações, tu está iludido elgire.

Olha aqui... Bae Systems foi contratada pelo governo em 2010 por 6,6 bilhões de dólares, no ano de 2010 recebeu 36,69 bilhões...A United Technology contratada em 2010 por 7,7 bilhões, recebeu no ano de 2010 o valor de 54,32 bilhões. A General Dynamics contratada em 2010 por 14,8 bilhões recebeu durante o ano de 2010 32,5 bilhões. A Raytheon, companhia de tecnologia balística recebeu em 2010 40 bilhões de dólares. Northtrop gruman também 40 bilhões. A Boeing recebeu pelo menos 32 bilhões em 2010 só em contratos de defesa. Já a Lockheed Martin recebeu 81,2 bilhões no ano de 2010.

Uma coisa que tu aprende estudando história, mesmo que brevemente, é que lucros muito maiores podem ser feitos durante uma guerra do que na paz, se tu acha que um monte de maconheiro significa mais lucro aos grandes banqueiros do que cartéis monopolistas lavando dinheiro tonelada por tonelada, comprando armas de última geração ao redor do mundo é porque faltou na aula.

Link para o comentário

DanKai,

Não estou negando que os grandes negócios, direta ou indiretamente, influenciem os destinos da política. Sempre foi assim - não só aqui, como lá e em qualquer outro país do mundo.

Mas o fato é que esses interesses estabelecidos, em algum momento, chegam a um ponto de inflexão, momento em que as mudanças são inevitáveis. Bom exemplo disso foram as revoluções liberais do século XVIII/XIX. Acreditava-se impossível derrubar um soberano legitimado por Deus! Era essa ideologia difundida por mais de 1000 anos, por meio da igreja, intelectuais e por toda a máquina de propaganda então existente, potencializada pela inorgânica generalizada.

E mesmo em meio a esse cenário desolador o mundo transformou-se radicalmente. Veja, não estou falando da legalização de uma substância, mas de todo um sistema politico-econômico-ideológico-religioso que veio a baixo.

Agora os interesses são outros, e não há de ser diferente. Até o mais ignorante dos seres humanos em algum momento cansa de ser feito de otário. A história é prova viva disso.

No caso particular dos EUA, já está em marcha a legalização. Olhe a diferença. Mesmo com toda a repressão do governo central, que representa os oligopólios monopolistas, os estados, que lá têm indendência legislativa - diferentemente do nosso sistema - já estão modificando suas leis, fazendo plebiscitos, autorizando o funcionamento de plantações, dispensários, farmácias cannabicas etc.

E aqui, como estão as coisas? No plano legal, não mudou quase nada. Estamos na espera do bom senso do STF para dar apenas uma aliviada nos grilhões proibicionistas.

PS: seu argumento ad hominem, de que eu teria faltado em alguma aula, sabe-se lá de onde, vou deixar de graça.

Link para o comentário

Esse ad hominem foi só uma provocação zé graça, esperava que não levasse a sério. Enfim, dá pra lucrar muito sim com a indústria da cannabis, só que com ela proibida, vendendo arminha a rodo, helicóptero, po só do México eles estão tirando bilhões e bilhões...eu não tenho dúvida nenhuma que guerra dá mais lucro do que paz, e droga proibida dá mais lucro a um monopolista ou grandes corporações do que descriminalizado, ou não teriam justificativa p/ proibir o cultivo caseiro e cada usuário teria sua plantinha em casa, o que não seria nada lucrativo corporativamente falando.

E se houver relaxamento nas leis dos estados americanos, isso não significa que aqui seja legalizado, meu irmão, a Califórnia já é um dos lugares onde se planta mais maconha no mundo, tu pode ter legalmente até 16 plantas normalmente, olha um cultivo legalizado pelo Estado da Califórnia:

Tu viu algo parecido aqui no Brasil?! Mesmo que os cidadãos americanos tenham direito de cultivar sua erva não significa que o brasileiro poderá também, nem que o governo federal americano deixará de pressionar a ONU e os países individualmente para continuar com sua repressão.

Até mais.

Link para o comentário

Enfim, dá pra lucrar muito sim com a indústria da cannabis, só que com ela proibida, vendendo arminha a rodo, helicóptero, po só do México eles estão tirando bilhões e bilhões...eu não tenho dúvida nenhuma que guerra dá mais lucro do que paz, e droga proibida dá mais lucro a um monopolista ou grandes corporações do que descriminalizado, ou não teriam justificativa p/ proibir o cultivo caseiro e cada usuário teria sua plantinha em casa, o que não seria nada lucrativo corporativamente falando.

Acho que temos mais idéias em comum do que divergentes. Concordo com a maior parte das suas colocações presentes nesse quote.

O ponto que defendo aqui é que, não obstante os lucros bilionários proporcionados pela máquina da war on drugs às corporações americanas que aparelham o governo central, estamos chegando em um momento no qual a sociedade não suporta mais os custos sociais desse esquema.

Chegando ao inexorável fim, essas corporações não terão o menor pudor em lucrar com aquilo que ajudavam a combater. Pode até ser que esse novo nicho não seja tão lucrativo, mas sendo o que resta do antigo esquema de poder, não exitarão em dele apropriar-se, minimizando suas eventuais perdas.

Link para o comentário

Então elgire, concordo que chegará um momento que a sociedade não mais suportará o custo social, só não sabemos quando será isso, teremos de torcer p/ a violência e o custo social e humano subir mais e mais, até se tornar insuportável? Ou só assistir da cadeira como espectadores? Eu estou quase sentando na cadeirinha, com a pipoca numa mão e um bong na outra.

Link para o comentário

Então elgire, concordo que chegará um momento que a sociedade não mais suportará o custo social, só não sabemos quando será isso, teremos de torcer p/ a violência e o custo social e humano subir mais e mais, até se tornar insuportável?

Acho que já estamos perto desse ponto - ou talvez eu esteja sendo muito otimista. O fato é que não há semana em que eu abra um jornal, uma revista, um grande portal e não haja um artigo de opinião criticando a atual política de drogas. Fora a enxurra de livros, documentários e tudo o mais, produzidos por pessoas gabaritadas, formadores de opinião.

Isso era impensável até pouto tempo. Uma blasfêmia defender a descriminalização/legalização, um crime contra a família. Enfim, era coisa de maconheiro safado.

Agora o paradigma mudou. Creio que estamos caminhando.

Link para o comentário