Ir para conteúdo

A Polêmica Dos Efeitos Da Maconha


∆-9-THC

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

24 de abril de 2012

A polêmica dos efeitos da maconha

a_polemica_dos_efeitos_da_maconha_1__2012-04-24104351.jpg

O uso da Cannabis como analgésico e tranquilizante é conhecido há milênios, mas pode levar à dependência psicológica. Como remédio, há benefícios e contradições – apesar das vantagens terapêuticas, o estigma sobre a planta causa controversia

px_branco.gifpx_branco.gif Há mais de um século a droga tem causado grandes discussões. Cientistas em várias partes do mundo defendem que substâncias da erva podem amenizar sintomas do câncer, fobia social e aids. Por outro lado, oposições ao uso recreacional e a negação das propriedades medicinais da maconha aparecem em paralelo à sua disseminação. Agora, pesquisas feitas para entender seus efeitos, em vez de simplesmente demonizá-la ou defendê-la mostram que a verdade, pelo jeito, está em algum lugar desses dois extremos. A planta é frequentemente referida como o primeiro degrau na escalada do consumo de outras drogas, seria a porta que levaria ao uso de substâncias como grande potencial de causar dependência química, como a cocaína ou o crack. Entretanto, um estudo observacional, conduzido pelo psiquiatra Dartiu Xavier, da Universidade de São Paulo (Unifesp), aponta justamente o contrário: a Cannabis pode ser realmente útil para tratar sintomas de abstinência em usuários de crack e, assim, aumentar as chances de recuperação.

O especial Mente e Cérebro nº 31, como as drogas agem no cérebro, analisa os efeitos neurológicos e psíquicos de diversas susbstâncias psicoativas, entre elas a maconha. A edição traz a opinião de especialistas, como os neurocientistas Renato Malcher-Lopes e Sidarta Ribeiro que explicam como a maconha, planta que tem sido alvo de intensas discussões políticas nos últimos anos, tem ajudado pesquisadores a conhecer os mecanismos neurais envolvidos na dor e na consciência. O texto assinado pelo psiquiatra Elisaldo Carlini, aponta, entretanto, que o uso recreativo não demonstra benefício clínico algum, pelo contrário, agrava os riscos à saúde e se usada de maneira intensa pode levar desde a sensação de euforia ou sonolência até a delírios e alucinações. Nas bancas. Confira!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

como tudo na vida tem os dois lados da moeda.. nao existe nada perfeito sem o equilibrio.. isso é obvio, intrínseco

mais um motivo para legalizar e todos tentarem atingir o equilibrio junto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...