Ir para conteúdo

Marcha Da Maconha Sp - Globo.Com


O Sem Nome

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Ativistas participam de manifestação pró-maconha no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, no ano passado (Foto: G1)

Programada para começar às 13h deste sábado (19), a Marcha da Maconha vai ocorrer pela primeira vez sem uma decisão judicial que a impeça em São Paulo. Nos quatro anos em que foi realizada, a manifestação enfrentou liminares e ações na Justiça, segundo os organizadores.

O medo de confronto com a Polícia Militar ainda existe, afirma Gabriela Moncau. Ela participa da organização da marcha desde 2009. "Qualquer manifestação social que faz crítica às leis e à ordem estabelecida está sujeita à repressão", diz ela. "Mas a gente está indo com tranquilidade, principalmente por conta da liberação do STF [supremo Tribunal Federal]."

Em novembro de 2011, o STF determinou que manifestações pró-maconha não são crime no Brasil. Na época, os ministros do Supremo decidiram, por unanimidade, que esse tipo de protesto não pode ser enquadrado na Lei de Tóxicos, que considera crime induzir ou instigar alguém ao uso de drogas.

O relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, entendeu que o direito à liberdade de expressão deve prevalecer. Qualquer manifestação pode ocorrer no país "desde que de forma pacífica", disse ele à época.

Manifestantes entram em confronto com a polícia,

no ano passado, durante a Marcha da Maconha

(Foto: Daniel Teixeira/AE)

Procurado pelo G1, o promotor criminal Marcelo Barone disse que a decisão de permitir a Marcha da Maconha é de uma instância superior, e que, por isso, não iria entrar com uma ação judicial neste ano. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou não haver processos em andamento contra a marcha.

A Polícia Militar afirma estar ciente da realização da marcha e garante que vai haver policiamento durante todo o trajeto. A corporação, no entanto, não soube informar ao G1 quantos PMs acompanharão o ato e se houve combinação sobre bloqueio de trânsito com a organização dos manifestantes.

Trajeto

A previsão dos organizadores do ato é começar com uma concentração no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, no início da tarde e sair por volta das 16h em direção à Rua Augusta. Os manifestantes devem descer pela via até a Rua Antônia de Queiroz e entrar na Rua da Consolação rumo à Praça da República, no Centro.

Na concentração, está prevista uma aula pública com o professor de História da USP Henrique Carneiro, com o juiz José Henrique Torres, presidente da Associação de Juízes para a Democracia, e com o jornalista Denis Russo, de acordo com Gabriela. Também haverá a gravação de um clipe de rap do músico Sandrão, do grupo RZO.

A previsão dos organizadores é reunir pelo menos 5 mil pessoas, mesmo público estimado no protesto de 2011. A organização orienta os manifestantes a não fumarem maconha na marcha para não causar problemas com a polícia. "Queremos fazer um debate sério, para acabar com o estigma. Alguém que acende um baseado no protesto, que pode fazer o mesmo em casa uma hora depois, pode acabar com o funcionamento da marcha", diz Gabriela.

Um ofício foi protocolado junto à PM informando quantas pistas vão ser ocupadas da Avenida Paulista e qual será o trajeto, afirmam os organizadores. "A Polícia Militar pediu uma reunião, mas foi muito em cima da hora. Não pudemos comparecer", afirma a manifestante. Gabriela diz, no entanto, que os organizadores da marcha estão "à disposição para sentar com os policiais um pouco antes da marcha". "Nós queremos diálogo, respondemos todas as solicitações da PM no ofício", afirma. Ela diz também ter enviado um ofício à Prefeitura informando do ato e pedindo atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nos bloqueios da Paulista.

Arrecadação

A organização da marcha arrecadou R$ 15,7 mil em um site de financiamento coletivo, o Catarse. Com o dinheiro foram compradas flores para serem distribuídas no ato, sinalizadores de fumaça e uma grande bandeira.

"Também conseguimos comprar um microfone e rádios walkie-talkie para que os membros da organização possam se comunicar. Vai ter uma bateria também na marcha", afirma Gabriela.

Durante o ato será lançada uma revista especializada na droga, a "SemSemente". Segundo os editores, trata-se da primeira publicação do tipo no Brasil. Em outros países, revistas de “cultura canábica” já existem há pelo menos 35 anos.

A “SemSemente” tem 64 páginas coloridas que tratam da maconha sob os mais variados pontos de vista. Os temas abordados incluem a história de um doente de câncer que se beneficiou da planta para fins terapêuticos, uma entrevista com um integrante da banda Cypress Hill, além dos 10 anos da Marcha da Maconha no Brasil.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/marcha-da-maconha-e-liberada-pela-justica-e-ocorre-neste-sabado-em-sp.html

Vamos bombar os comentários, bando de proibicionistas ignorantes comentando.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
  • Usuário Growroom

é, o saco da glogo nem passou no jornal sobre a marcha.... assisti só na rede tv

no SPTV passou sim... sai da marcha e enconstei num lojinha de conveniencia (larica?) ahahahahaha e tava passando o SPTV eles comentaram sobre a marcha e falaram até num tom legal... disseram que florimos a avenida paulista! STYLE!

grande abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Desculpe se estou ofendendo alguém, mas discutir com cristão/religioso é perca de tempo. Eles não querem SABER, ele querem ACREDITAR. Uma coisa é oposta da outra.

Não adianta você provar por A+B que a maconha não faz tanto mal quanto o sangue de Gezuis (vinho, álcool), ele seguem o que ELES QUEREM SEGUIR, e não a realidade. A realidade não importa muito para os cristãos, já que pra eles a realidade está toda dentro de um livro escrito sei lá por quem há uns 2000 anos atrás onde era totalmente comum vender sua filha como escrava.

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no SPTV passou sim... sai da marcha e enconstei num lojinha de conveniencia (larica?) ahahahahaha e tava passando o SPTV eles comentaram sobre a marcha e falaram até num tom legal... disseram que florimos a avenida paulista! STYLE!

grande abraço.

da hora, inda bem, nem vi!!! valew!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...