Ir para conteúdo

Operação Flagra Plantações De Maconha Irrigadas Com Água Roubada Do Sertão Do Pe


Green Flavor

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

15/06/201213h20

Operação flagra plantações de maconha irrigadas com água roubada do sertão do PE

1

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

Comunicar erro Imprimir

Uma operação da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) flagrou oito plantações de maconha que são irrigadas com água desviada da adutora do sertão, em Cabrobó (527 km de Recife). O sistema é responsável pelo abastecimento de cinco cidades que estão em situação de emergência por conta da seca, no semiárido pernambucano.

Segundo a Compesa, um sobrevoo com helicóptero flagrou as irregularidades na sexta-feira (8). Por conta do risco de uma ação de técnicos da Compesa na região, conhecida como polígono da maconha, a Polícia Militar foi acionada para erradicar as plantações e só após a destruição dos pés de maconha é que as equipes vão ao local.

“Das oito roças, cinco já foram retiradas. A Polícia Militar nos informou que até quarta feira está nos liberando a área completa para fazermos a fiscalização dos trechos desses terrenos, tanto para fechar as ligações irregulares, como para ver se existem outras irregularidades com outros fins”, disse ao UOL o diretor da Regional do Sertão da Compesa, Fernando Lobo.

Leia Mais

O diretor da Compesa explicou ainda que os sobrevoos sobre a adutora flagraram 22 processos suspeitos. Desses, 12 já foram visitados e os outros 10 (entre eles os oito com plantações de maconha) devem ser visitados nos próximos dias.

“Depois que iniciamos a ação nessa adutora, reduzimos em mais de 50% o índice de perdas. Antes, nós tínhamos um desvio de 80 litros por segundo (suficiente para atender uma cidade com 40 mil habitantes) e agora registramos uma queda para 38 litros”, afirmou Lobo, citando que a adutora do Sertão abastece às cidades de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova, Serrita e Verdejante.

Outras adutoras

Segundo as Compesa, a operação que fiscalizou a o desvio da água da adutora do oeste, em maio, foi encerrada com 45 ações que cortaram ligações clandestinas. “Nessa primeira adutora, encontramos abastecimento de carros-pipa para venda, o que é um procedimento totalmente irregular, além de um criatório de peixe com água desviada”, contou Fernando Lobo.

Assim que concluir as ações na adutora do Sertão, será a vez da fiscalização chegar à adutora de Dormentes. “Vamos fazer buscas nas três grandes adutoras, pois estamos tendo dificuldade em abastecer as cidades. Temos a necessidade de realizar essas fiscalizações, pois os açudes estão secando, e a população usa de todos os artifícios para se abastecer. E temos que dar prioridade aos centos urbanos, pois teríamos uma dificuldade bem maior que abastecer com carros-pipa os que moram na zona rural”, finalizou Lobo.

Segundo último boletim da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, 109 municípios da zona da mata, agreste e do sertão do Estado já decretaram situação de emergência pela estiagem prolongada. Ao todo, 1,1 milhão de pessoas estão sendo afetadas diretamente pela seca.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/15/operacao-flagra-plantacoes-de-maconha-irrigadas-com-agua-roubada-do-sertao-do-pe.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest HINDUKUSH

Roubo de água é sacanagem, deveriam fazer como na época do pres. João Figueiredo, "Plante que o João garante", que eles tinham recursos do BB para plantar mandioca, mais só queriam plantar maconha, pô era o que gerava divi$a$, pelo jeito mudou pra pior em 30 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

li essa reportagem para algumas pessoas aqui no meu trabalho e pra variar sempre tem algum que faz q nem escuta. Mas a semente foi plantada na mente, eté pq não conheço ser algum q consiga fazer o ouvido para de escutar voluntariamente.

Vai ver tinha algum técnico desse da COMPESA que lamentou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O Cervantes mostra num vídeo seu no You tube que muitos cultivadores estão desviando curso de rios para molhar a erva,levando à seca de muitos deles!! Ou,então,contaminado a água do rio com agrotóxicos! Vejam ao quê leva a proibição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O assunto é outro.

É sobre ao que à ocupação urbana do país diz respeito.

se a situação do nordeste se agravar pela seca de forma irreversível e isso pode ocorrer, não se precisa deixar quem tá lá morrer.

A Dilma precisa orientar uma política de remanejamento dessas massas que a cada ano vão ser mais

castigadas pelo aquecimento global. O país é grande e possui uma capacidade ímpar para medidas desse tipo,

mas sem uma política humanitária para esse fim a galera vai continuar a chegar em sua maioria nas capitais que já não aguentam nem um alfinete.

O furto de água da empresa de abastecimento é apenas o sintoma do problema.

Não tem nada a ver com maconha esse assunto. A própria reportagem aduz que outras atividades são desenvolvidas com o furto de água.

Só que a maconha dá ibope p caralho, assim como tudo qué é mitificado.

Que caia o mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Estudos demonstram que agricultura e criação de peixes são atividades que consomem demasiada quantidade de água, e inclusive são atividades que poderiam ser consorciadas para uma otimização dos custos em relação ao resultado. Pois bem.

Veja o caso do criador de peixes que foi pego na mesma situação de furto de água essa atividade consome tanto ou mais água que o cultivo da maria certamente, mas a enfase é na planta pq ela é proibida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É muita hipocrisia e cara de pau... puta que pariu! Todo ano é esse mesmo sensacionalismo com a mesma coisa! A mesma notícia de merda falando de plantacoes regadas com agua desviada e tal...

imprensa medíocre, sensacionalista de nosso país, isso vai mudar um dia?

olha to falando de tudo que acontece tenha ou não relação com a cannabis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...