Ir para conteúdo

‘Queremos Evitar O Narcoturismo’, Diz Membro Do Governo Do Uruguai

Percoff

Recommended Posts

• Usuário Growroom

‘Queremos evitar o narcoturismo’, diz membro do governo do Uruguai

julio_calzada.jpg

Julio Calzada, secretário-geral da Secretaria Nacional de Drogas do UruguaiDIVULGAÇÃO

RIO — O comércio legal de maconha no Uruguai, anunciado na quarta-feira pelo governo, será apenas para quem mora no país. “Queremos evitar qualquer alternativa, qualquer tipo de narcoturismo”, diz ao GLOBO o secretário-geral da Secretaria Nacional de Drogas uruguaia, Julio Calzada. Com 75 mil usuários mensais da droga, é um mercado “perfeitamente administrável”, afirma na entrevista em que detalha outros pontos do projeto — inédito no mundo.

O GLOBO: O que já foi definido no que toca à maneira como será feita a venda?

CALZADA: (Avaliamos) o modelo de estanco (lojas exclusivas) para tabaco na Espanha, mas não vai ser um modelo de gestão estatal, é muito complexo e custoso em princípio. O Estado deteria a execução da produção e da distribuição, e a execução do varejo ficaria a cargo do comércio (privado). Pode ser um modelo de lugares especiais de venda que não sejam de gestão estatal ou pode ser um modelo de utilizar pontos de venda que já existem no campo dos produtos da saúde (como farmácias).

Na produção seriam utilizados terras privadas ou públicas?

CALZADA: Provavelmente será feita em terras públicas, mas isso pode ser ajustado. O certo é que a produção será controlada pelo Estado

Houve alguma polêmica sobre o cadastro de compradores. Haverá cadastro ou não?

CALZADA: Isto é uma proposta que temos bastante avançada. A existência de um cadastro está vinculada a dois aspectos fundamentais. Primeiro, evitar o desvio da produção para o mercado negro. Além disso, (a legalização do comércio da maconha) é uma medida que está sendo adotada em um só país. Não está sendo adotada nos países vizinhos. Temos que garantir que a produção não seja desviada para o mercado negro, principalmente do Brasil e da Argentina. É certo que é polêmico mas é a forma que temos de garantir que não vamos criar desvios.

O cadastro seria exclusivo para os habitantes de Uruguai ou estrangeiros também poderiam comprar a droga?

CALZADA: Em princípio será para os nacionais. Queremos evitar qualquer desvio, qualquer alternativa para o narcoturismo. Para isso também (serve) o cadastro. Não seria para estrangeiros.

E se estudam criar lugares específicos para o consumo da droga?

CALZADA: Pensamos mais na lógica de ponto de venda. Temos de ter em conta, por exemplo, que temos uma regulamentação muito estrita para uso do tabaco, que vale para todo produto fumígeno. Não se poderia fumar em lugares fechados.

Qual é o mercado hoje de usuários de maconha?

CALZADA: Trabalhamos com o número de 75 mil usuários mensais. Calculamos que esse grupo consumirá cerca de 30g mensais (que seriam suficientes para dois cigarros por dia), o que nos permite dizer qual é o volume de produção que seria necessário para abastecer o mercado interno e não facilitar a ida destas substâncias para o mercado negro. Entendemos que é um mercado perfeitamente controlável, que podemos ter uma produção perfeitamente controlável nesse sentido.

Quando o senhor espera que a proposta esteja aprovada?

CALZADA: Estamos na fase de elaboração e ajustes de diferentes detalhes. Esperamos que tenha um rápido trâmite parlamentar, mas de qualquer maneira a regulamentação de algo desse tipo não é para amanhã. A produção de maconha está associada à existência de possibilidade de um cultivo anual. Terá seu tempo de implantação.

Como o senhor avalia a reação que houve à apresentação dessa proposta? O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, criticou-a.

CALZADA: Nós tomamos conhecimento do posicionamento do presidente Santos. Ele foi muito claro. Neste momento, a realidade da Colômbia não é a realidade do Uruguai. Esperamos que progressivamente esta iniciativa seja pelo menos posta em debate no marco da Unasul (União dos Países Sul-Americanos) e dos mecanismos regionais. Nós, com este desenho, queremos dar garantia ao conjunto dos países de que a produção que se faça será estritamente para o consumo interno.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/queremos-evitar-narcoturismo-diz-membro-do-governo-do-uruguai-5282701#ixzz1yWzNH5Tv

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

produção de maconha está associada à existência de possibilidade de um cultivo anual.

Sera que ja tem umas plantações começando?Pois se só vao cultivar out quero ver suprir a demanda pro ano todo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Só não entendo o por que de evitar o tal no NARCOTURISMO , ia ser bom pro Uruguai , eu iria pra lá gasta uma grana e fumar um do green em um feriado se pudesse ,,, não entendi uma coisa tbm ,, não vai poder plantar ? só beque do governo ? aí é foda ,, continuará na ilegalidade

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sera que ja tem umas plantações começando?Pois se só vao cultivar out quero ver suprir a demanda pro ano todo

O que acho estranho é esse controle todo estatal da produção. Vão legalizar mas não vão te deixar plantar, é isso mesmo?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na minha visão aqui estão meio que descriminalizando o uso recreativo em troca do controle tanto da produção da erva quanto dos cidadãos que a consomem...

40g mensais não é suficiente pra ser efetiva em uso medicinal, uso medicinal aliaz que deve ser focando no Hemp Oil e não em fumar erva.

Eles querem um jeito de enxer o rabo de dinheiro sem atrapalhar a indústria Famacêutica, e a solução é essa ai apresentada hehe...

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na minha visão aqui estão meio que descriminalizando o uso recreativo em troca do controle tanto da produção da erva quanto dos cidadãos que a consomem...

40g mensais não é suficiente pra ser efetiva em uso medicinal, uso medicinal aliaz que deve ser focando no Hemp Oil e não em fumar erva.

Eles querem um jeito de enxer o rabo de dinheiro sem atrapalhar a indústria Famacêutica, e a solução é essa ai apresentada hehe...

Faz bastante sendido isso que vc falou ThiaBo....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

40 g para cada uma das 75 mil pessoas são 3.000 kilos por mês, no ano são 36.000 kilos (36 toneladas)....chutando q em out dê 500 g seco por planta, são 72.000 pés de maconha....se cada um ocupar 1,5 m², são 108.000 m² ou 10,8 hectares de área de cultivo, isso considerando só plantas fêmeas....

mas como vai ser, q tipo de cannabis o governo irá plantar??? só sativa???

claro q é um grande passo esse do uruguai, mas seria mais fácil liberar o auto cultivo também né.....o governo vai ter essa preocupação toda sobre strains, maturação dos tricomas e tudo mais....acho meio difícil.....

mas vai q vai uruguai!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

40 g para cada uma das 75 mil pessoas são 3.000 kilos por mês, no ano são 36.000 kilos (36 toneladas)....chutando q em out dê 500 g seco por planta, são 72.000 pés de maconha....se cada um ocupar 1,5 m², são 108.000 m² ou 10,8 hectares de área de cultivo, isso considerando só plantas fêmeas....

mas como vai ser, q tipo de cannabis o governo irá plantar??? só sativa???

claro q é um grande passo esse do uruguai, mas seria mais fácil liberar o auto cultivo também né.....o governo vai ter essa preocupação toda sobre strains, maturação dos tricomas e tudo mais....acho meio difícil.....

mas vai q vai uruguai!!!

Eh bem por ai mesmo...

Vou colar aqui oq postei em outro topico...

Oq eu quero ver eh se vai haver variedade de strains (potencia, sabores, com mais ou menos thc ou cbd e etc...) eu gosto de indicas mais meu amigo prefere sativas, meu vizinho curte uma que tenha um sabor mais citrico e o outro curte com sabor mais adocicado...

E ai??? Vao haver variedades como num cofee shop ou vou ter que fumar o fumo que eles escolherem pra mim??

Ai chega um idiota qualquer e diz que uma strain segura eh uma que tenha 10% de thc enquanto se sabe que existem outras mais potentes...

Isso que eu quero ver....

Jah estou ateh vendo... E ai vamos fumar um?? Vamos sim mais eh a paia do governo??? to a fim nao nao aguento mais fumar esse ai, jah estou curtido fumo 10 e nao da onda...... rsrsrsrs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra mim isso ai não é liberar... Eles estão é querendo roubar o mercado do trafico pra eles. (BEM LUCRATIVO NAO ? )

Faça o mesmo cadastro e controle, só que para cultivo caseiro... Nao quero comprar erva, nem ganhar, QUERO FAZER A MINHA ERVA da forma e especie que eu bem escolher...

ESPERTINHOSSSSS

Link para o comentário

Pra mim melhor assim danewba do que no Brasil onde o governo só sabe monopolizar jogo de azar, isso não salva vida de ninguém, já monopolizar estatalmente o mercado de drogas tem potencial para salvar muitas vidas.

Concordo que ficar um monopólio estatal não fica bacana, precisava descriminalizar o cultivo, isso pra mim é essencial, o mais importante pra liberdade do usuário de maconha, só queremos plantar nossa erva né não.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Monopólio estatal já é muito melhor do que monopólio do tráfico, ou de empresas privadas.

O lance do autocultivo é uma limitação mesmo, mas eles já disseram que tais limitações seriam retiradas quando o panorama mundial mudar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hoje assisti um programa de radio vindo trabalhar que me deixou triste. Um bando de babacas lunaticos falando sobre a descriminação, tirando sarra com a cara da gente.

Ao meu ver muita ESTORIA ainda vai rolar antes de isso tornar realidade...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eh bem por ai mesmo...

Vou colar aqui oq postei em outro topico...

Da Lata, on 22 June 2012 - 11:05 AM, said:

Oq eu quero ver eh se vai haver variedade de strains (potencia, sabores, com mais ou menos thc ou cbd e etc...) eu gosto de indicas mais meu amigo prefere sativas, meu vizinho curte uma que tenha um sabor mais citrico e o outro curte com sabor mais adocicado...

E ai??? Vao haver variedades como num cofee shop ou vou ter que fumar o fumo que eles escolherem pra mim??

Ai chega um idiota qualquer e diz que uma strain segura eh uma que tenha 10% de thc enquanto se sabe que existem outras mais potentes...

Isso que eu quero ver....

Jah estou ateh vendo... E ai vamos fumar um?? Vamos sim mais eh a paia do governo??? to a fim nao nao aguento mais fumar esse ai, jah estou curtido fumo 10 e nao da onda...... rsrsrsrs

Eu fico pensando, se pros proíbas já é difícil fazer entender o quão errado é a política atual de drogas, imagina para eles entenderem q “plantar maconha” é um assunto ainda mais complexo, eles não tem a noção do que é o “Mundo de Maconha” (com aquela entonação da propaganda da marlboro) que a parada é complexa como o vinho....são muitas as variantes.

Será q vão querer estabelecer um “nível médio seguro” de THC e ter plantas padronizadas, ou será q criarão uma empresa estatal que poderá explorar todas as possibilidades da maconha???

Será q o Uruguai, daqui poucos anos, vai querer explorar o lado industrial....vai virar um “tiagre asiático” da América do Sul.

Como já disse, é uma situação muito melhor do que a nossa atual e é ótimo para provar q a regulamentação não criará uma caos no sistema de saúde público, que não haverá “epidemias de esquizofrenia” como pensa o nosso saudoso Laranjevers....

Vai ser ótimo para provar isso e mto mais coisas para apagar de vez todas as mentiras e falácias sobre a cannabis.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom
Só não entendo o por que de evitar o tal no NARCOTURISMO , ia ser bom pro Uruguai , eu iria pra lá gasta uma grana e fumar um do green em um feriado se pudesse ,,, não entendi uma coisa tbm ,, não vai poder plantar ? só beque do governo ? aí é foda ,, continuará na ilegalidade
O que acho estranho é esse controle todo estatal da produção. Vão legalizar mas não vão te deixar plantar, é isso mesmo?
E o cultivo caseiro????????????????????????????????????

Já escrevi em outro tópico que há 2 projetos no Parlamento uruguaio, um da oposição pra descriminalizar o cultivo caseiro como já é feito no Brasil ( que merda) e outro - do governo- pra legalizar o plantio de até 8 pés de maconha,como direito de todo o cidadão.Toda a discussão começou por causa duma ativista argentina e idosa que morou por muitos anos no Rio grande do Sul. Ela foi presa por ter alguns pés, mas até escreveu um livro da cadeia. Que eu saiba autoridades do governo uruguaio disseram que o projeto do congresso e o seu de legalização são complementares.

querem evitar o narcoturismo... sei... esse cara é bem espertinho... sabe falar oq a comunidade internacional quer ouvir...

Um projeto desse tem que ter cuidado mesmo, ainda mais sendo um país tão pequeno como o Uruguai. Se o Pedro Abramovay tivesse tomado mais cuidado talvez ainda fosse o secretário de políticas antidrogas do Ministério da Justiça e estaríamos com alguém do nosso lado num momento tão importante. Enfim,às vezes é necessário ter cuidado e ser diplomático, para se alcançar os objetivos.

Link para o comentário