Ir para conteúdo

Indonésia Anuncia Que Irá Fuzilar Brasileiro Condenado Por Tráfico

mr-hemp

Recommended Posts

• Usuário Growroom

O governo da Indonésia decidiu que o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 50, condenado à morte por tráfico internacional de drogas em 2004, será executado nas próximas semanas.

A decisão foi anunciada anteontem pelo procurador Andi Konggoasa ao "The Jakarta Post", o principal jornal em língua inglesa do país. Procurado, o Itamaraty informou que está ciente da situação e que está adotando medidas sobre o caso.

Marco será o primeiro brasileiro a ser executado em outro país -e o primeiro ocidental a ser morto na Indonésia. O país mantém cerca de 30 estrangeiros, entre eles outro brasileiro, no corredor da morte --a maioria por tráfico.

A execução se dá por fuzilamento. Além dele, outros dois estrangeiros morrerão, segundo o procurador. A Indonésia não executa ninguém desde 2008.

Segundo o jornal, Marco já fez até o último pedido: uma garrafa de Chivas Label.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que está no Brasil participando da Rio+20, recusou o último pedido de clemência feito em 2008. Foi a segunda recusa: a primeira ocorrera em 2006. Não há mais possibilidade de recursos na Justiça.

Nascido no Rio de Janeiro e instrutor de asa-delta, Marco foi preso em 2003 ao tentar entrar com 13,4 quilos de cocaína no aeroporto de Jacarta, ainda hoje uma das maiores apreensões de droga no país. A condenação veio em 2004: pena de morte.

Segundo ele, a venda da droga serviria para pagar uma dívida contraída com um hospital em Cingapura.

Em 1997, Marco sofreu uma queda de um parapente em Bali e teve que ser transferido para o país vizinho.

Não conseguiu pagar todo o tratamento e era constantemente cobrado.

Foi então que, segundo ele, viajou para o Peru para comprar a droga e tentar entrar na Indonésia para vendê-la.

A pena de morte para tráfico de drogas foi instituída no país em 1997, a exemplo do que ocorre em outros países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Malásia, Cingapura e Filipinas.

ARREPENDIMENTO

O brasileiro está preso em Nusakambangan, um complexo de prisões a 430 km de Jacarta. A Folha esteve com ele em 2010. Na época, Marco disse que estava arrependido do que fez e que sonhava em voltar ao Brasil.

Ele não é casado nem tem filhos. A sua mãe morreu em 2010 e ele tem duas tias. Uma delas, que está mais envolvida com o caso, ficou bastante abalada. A embaixada da Indonésia ficou de enviar um pedido de desculpas a ela.

OUTRO BRASILEIRO

Além de Archer, outro brasileiro também está preso por tráfico de drogas na Indonésia.

O surfista Rodrigo Gularte, 39, foi detido em 2004 portando 6 kg de cocaína e condenado à morte no país no ano seguinte.

Ele e Archer são os únicos brasileiros condenados à execução no mundo.

Gularte, que levava a droga em uma prancha de surf, perdeu todos os recursos possíveis na Justiça --o último, em 2011-- e sua única chance de evitar ser fuzilado é obter o perdão do presidente indonésio.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1108651-indonesia-anuncia-que-ira-fuzilar-brasileiro-condenado-por-trafico.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

O governo da Indonésia decidiu que o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 50, condenado à morte por tráfico internacional de drogas em 2004, será executado nas próximas semanas.

A decisão foi anunciada anteontem pelo procurador Andi Konggoasa ao "The Jakarta Post", o principal jornal em língua inglesa do país. Procurado, o Itamaraty informou que está ciente da situação e que está adotando medidas sobre o caso.

Marco será o primeiro brasileiro a ser executado em outro país -e o primeiro ocidental a ser morto na Indonésia. O país mantém cerca de 30 estrangeiros, entre eles outro brasileiro, no corredor da morte --a maioria por tráfico.

A execução se dá por fuzilamento. Além dele, outros dois estrangeiros morrerão, segundo o procurador. A Indonésia não executa ninguém desde 2008.

Segundo o jornal, Marco já fez até o último pedido: uma garrafa de Chivas Label.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que está no Brasil participando da Rio+20, recusou o último pedido de clemência feito em 2008. Foi a segunda recusa: a primeira ocorrera em 2006. Não há mais possibilidade de recursos na Justiça. Beawiharta - 8.jun.04/Reuters 121731317.jpeg O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira em cela na Indonésia após ser condenado por tráfico de drogas

Nascido no Rio de Janeiro e instrutor de asa-delta, Marco foi preso em 2003 ao tentar entrar com 13,4 quilos de cocaína no aeroporto de Jacarta, ainda hoje uma das maiores apreensões de droga no país. A condenação veio em 2004: pena de morte.

Segundo ele, a venda da droga serviria para pagar uma dívida contraída com um hospital em Cingapura.

Em 1997, Marco sofreu uma queda de um parapente em Bali e teve que ser transferido para o país vizinho.

Não conseguiu pagar todo o tratamento e era constantemente cobrado.

Foi então que, segundo ele, viajou para o Peru para comprar a droga e tentar entrar na Indonésia para vendê-la.

A pena de morte para tráfico de drogas foi instituída no país em 1997, a exemplo do que ocorre em outros países do Sudeste Asiático, como Tailândia, Malásia, Cingapura e Filipinas.

ARREPENDIMENTO

O brasileiro está preso em Nusakambangan, um complexo de prisões a 430 km de Jacarta. A Folha esteve com ele em 2010. Na época, Marco disse que estava arrependido do que fez e que sonhava em voltar ao Brasil.

Ele não é casado nem tem filhos. A sua mãe morreu em 2010 e ele tem duas tias. Uma delas, que está mais envolvida com o caso, ficou bastante abalada. A embaixada da Indonésia ficou de enviar um pedido de desculpas a ela.

OUTRO BRASILEIRO

Além de Archer, outro brasileiro também está preso por tráfico de drogas na Indonésia.

O surfista Rodrigo Gularte, 39, foi detido em 2004 portando 6 kg de cocaína e condenado à morte no país no ano seguinte.

Ele e Archer são os únicos brasileiros condenados à execução no mundo.

Gularte, que levava a droga em uma prancha de surf, perdeu todos os recursos possíveis na Justiça --o último, em 2011-- e sua única chance de evitar ser fuzilado é obter o perdão do presidente indonésio.

Vi no: Coletivo Dar

Fonte: http://folha.com/no1108651

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que está no Brasil participando da Rio+20, recusou o último pedido de clemência feito em 2008. Foi a segunda recusa: a primeira ocorrera em 2006. Não há mais possibilidade de recursos na Justiça.

Fonte e noticia completa: Link

Link para o comentário

Absurdo, mostra onde pode chegar a brutalidade estatal com essa maldita lei global de proibição, a China faz isso também com alguns traficantes, a embaixada brasileira precisa usar de todos dispositivos existentes pra evitar que isso aconteça, eles estão matando um brasileiro, não me importa se ele vendeu um quilo de cocaína, cinquenta de crack, heroína, isso é um absurdo o estado não tem o direito de tirar uma vida assim.

Espero que ocorra um grande conflito diplomático pra que mais uma vez a falta de humanidade da proibição das drogas seja desmascarada para mais e mais gente.

• Like 7
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É foda né...enquanto isso, o mercado do sudoeste asiático é a menina dos olhas da indústria tabagista, é o mercado q ela mais investe, com foco nas crianças e adolescentes (lembram daquela criança de 2 anos q fumava 30 cigarros por dia? é lá da Indonésia), não há leis anti-tabagistas naquele país.....a Phillip Morris lucra bilhões e a Indonésia toma na tarraqueta com seus milhões de doentes causados pelo fumo.

Link para o comentário

Desde quando um traficante é bandido, ele vende um produto para outras pessoas que querem comprar esse produto...po acho que ali no ativismo tinha de ter um tutorial ideológico anti-proibicionista, cansei de convencer os novatos dessas questões usando sempre os mesmos argumentos...que a gente tá certo a gente sabe, mas a mídia é tão venenosa na mente da população que o posicionamento padrão do cidadão é ser proibicionista. É muito fácil destilar ódio, inventar inimigos fantasiosos e criar preconceitos, e a mídia faz isso com maestria.

edit: tem todo aquele papo de crime sem vítima em um Estado de direito, da proibição ser política, ter interesses por trás disso, dessa política não funcionar, e eu acredito que o mesmo que se aplica à maconha também se aplica à cocaína, ao ópio, LSD, ecstasy, etc. Pra mim traficante não é criminoso, ele é um comerciante, eu pessoalmente já fiquei amigo de muitos traficantes, até porque eles me forneciam as drogas que eu consumia né, se um dia você virar um viciado em cocaína também vai passar a gostar mais de comerciantes dessa droga hahaha

• Like 10
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ninguem tem direito de tirar a vida de ninguem a não ser pela segurança da sua propria. Jamais ficaria feliz vendo um irmão de patria morrer na mão de gringo por causa de pó, ainda mais sabendo que ele queria pagar divida de saude que o estado deveria ser responsavel, afffff, quem sou eu ou vc pra dizer oque é certo ou errado???? quem sou eu ou vc pra dizer quem tem que viver ou morrer??? absurdo isso ae.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Descordo dankai

Se as leis fossem assim no brasil e tivesse pena de morte, não existiria tanto bandido por ai, como diz o velho ditado..

BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO !

Pena de morte no Brasil? aperta o k: KKKKKKKKKKK.

O extermínio seria maior do que no nazismo e não ia pegar nenhum responsável pelo tráfico. Escadinha, Beira-mar e Nem representaram mesmo um troféu pra sociedade cega aplaudir né?(não que não devessem ter sido presos) Aliás o escadinha foi fuzilado nas ruas do Rio quando cumpria semi-aberto, e aí? serviu de exemplo? enquanto houver esse lucro exorbitante dos bandidos que não suam de terno e gravata lá no congresso, o tráfico continuará sendo o melhor negócio do Brasil e vai ter sempre uma fila enorme de vagabundo miserável pra ser o "comandante" da vez nos morros.

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Descordo dankai

Se as leis fossem assim no brasil e tivesse pena de morte, não existiria tanto bandido por ai, como diz o velho ditado..

affffffffff

é o tipo de discurso facista e autoritario....

vai dizer que vc nao acredita que se tivesse igualdade para todos nao existiria ou pelo menos diminuiria drasticamente a criminalidade no mundo?? e tu acha que resolve ainda na bala??? matando???

lol ....

se enterra pq tu ta morto por dentro

• Like 6
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Descordo dankai

tem muitos paises que nao tem pena de morte e a criminalidade eh muito menor que o brasil

um exemplo de que a pena de morte nao funciona?

os EUA, um dos paises com maior numero de homicidio e lá em alguns lugares tem pena de morte

um dia desses eu tava pensando nesse negocio de pena de morte, se existe algum crime a meu ver que devesse receber pena de morte, e consegui pensar em apenas um

corrupcao por parte de agentes publicos

E oq os indonesios fizeram no Timor Leste entao...

poorra jahba! nem me fale nisso

li o livro de uma mulher que relata o primeiro reporter que conseguiu entrar no timor

e como ele foi perseguido, torturado e mesmo assim conseguiu trazer as fotos de volta para o mundo ocidental!

muito foda! os estados unidos armaram o exercito da indonesia e nao tavam nem ai se eles tavam matando civil, assim como acontece em muitos outros lugares!

recomendo o livro a todos!

CORRUPCAO À AMERICANA

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Descordo dankai

se tu conhece hoje maconha, nao foi pq vc achou na rua....traficante meu irmao so vende pq tem quem compra....nao força ninguem...eu mesmo uso cocada boa, e cannabis, ninguem veio me oferecer.....usei pq eu quis....por curiosidade ! agora eu vou pozar de bom menino e dizer pra matarem todos os traficantes?

hauahauahauaha esse cara foi errado...mais dai matar o cara por isso?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Calma la, não precisava se aprofundar tanto na questão, só disse a minha opinião e nada mais !

Não disse que pena de morte ia resolver tudo ou todos traficantes merece esse fim, ate por que no brasil como são as leis por aqui, só ia morrer mais gente inocente do que bandido..

compra quem quer, vende quem quer emfim ..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Existem traficantes e traficantes, tem aquele cara violento que mata todos que ficam em seu caminho, tem aquele que só quer levantar uma grana rapidinho (alguns por necessidade, outros por vaidade, e outros por falta de opção), no caso deste brasileiro não acredito que seja um cara violento, já fui 2x pra indonésia, e posso dizer que se o Brasil, é 3º mundo, lá é o 5º... ou 6º... Um país com uma beleza natural e ondas de sonho, mas a falta de respeito com a natureza, a corrupção, falta de higiene (limpam o rabo com a mão), transito desorganizado, lixo em todo lugar, e por ai vai... Então no meu ponto de vista esta decisão, é um erro grave, e não acredito que nossos diplomatas (que são muito bem remunerados por sinal) vão fazer muita coisa por este cara, se fosse um americano, como o irmão já falou ai em cima, eles não fariam isto. "Felizmente" a mãe dele já não está mais aqui, pois com certeza seria a pessoa que mais iria sofrer com isto.

Pra nós fica a lição de não tentar nada parecido.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

ow louco Shampoo, e se voce cultivasse pra se livrar de contato com traficas e a escória em geral e fosse interpretado como um, um dia?a Ia querer uma azeitona na pizza ou na testa ? Sai daí, pena de morte no braza ia destruir muitas vidas inocentes

• Like 1
Link para o comentário