Ir para conteúdo

Reflexões Sobre A Pena De Morte A Brasileiros Por Tráfico

Jardineiroc

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Por Milton Corrêa da Costa

O que no Brasil seria enredo de filme de sucesso -vide “Meu nome não é Johnny” - na Indonésia histórias reais nem sempre vão para as telas. O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, um carioca de Ipanema, instrutor de voo, hoje com 50 anos, aguarda para ser fuzilado naquele país, por sentença de pena de morte decretada em 2004. O último pedido de clemência -até aqui todos foram negados- foi entregue por amigos e parentes do brasileiro na última quinta-feira (21/06), no Riocentro, durante a Conferência RIO+20, diretamente ao presidente da Indonésia Susilo Bambang Yudhoyono.

Marco Archer foi detido após tentar adentrar, pelo Aeroporto de Jacarta, em agosto de 2003, com 13,4 quilos de cocaína camuflada em sua asa delta e trazida do Peru. Foi a maior apreensão até hoje feita em território indonésio. Fugiu do flagrante mas foi preso 16 dias após. A execução da sentença está marcada para os primeiros dias de julho. 0 ritual prevê que seja feita por 12 soldados perfilados, armados com rifles, onde só duas armas são carregadas. Cada soldado atira uma vez no peito do condenado. Se ele sobreviver, leva mais um tiro de misericórdia na cabeça.

Dura e triste realidade a ser encarada por nós brasileiros -pais e parentes nem se fala- num país onde somos adeptos da criminologia da compaixão e do direito penal mínimo, que concede a criminosos, a torto e a direito, reduções de penas e progressões de regimes carcerários e onde as penas alternativas são a tônica principal do discurso de criminólogos e ativistas humanitários. Marcos Archer aguarda que, pelo menos, a justiça da Indonésia converta a pena em prisão perpétua. Um outro brasileiro -há 2.500 brasileiros presos por tráfico de drogas no exterior- também foi condenado na Indonésia. Rodrigo Muxfeldt Gulart (39 anos) , um paranaense de classe alta, foi flagrado em 2004, no aerporto, com 6 quilos de cocaína escondidos em suas pranchas de surfe.

Certamente que se a pena capital – no Brasil a constituição só prevê a pena de morte em caso de guerra- fosse aqui adotada, também em tempos de paz, muitos traficantes, não só os dos morros e favelas, estariam fritos. Dos 400 mil presos no país, sobrariam poucos. A Indonésia, diferente de nós, considera o crime de tráfico de drogas uma gravíssima afronta aos direitos humanos. Ou seja, para a justiça da Indonésia quem trafica drogas é assassino em potencial. Contribui diretamente para destruir seres humanos (usuários e dependentes) e seus familiares. Outro ensinamento tirado daquele país: uma lei penal deve ter por escopo intimidar e desestimular a prática criminosa pelo seu rigor, No Brasil, ao contrário, as leis parecem beneficiar e estimular criminosos.

Marco Archer e e Rodrigo Gularte, talvez pensassem duas vezes agora antes de cometer o ato impensado. Na iminência do provável extermínio de suas vidas -como cristão lhes concedo o perdão- (o bem mais precioso é a vida), provavelmente estão hoje arrependidos. Descobriram, talvez tarde demais, que o crime e a vida fácil e endinheirada não são o melhor caminho para alcançar a felicidade humana. Que tais tristes episódios façam com que os que ainda envolvidos com crimes e drogas a entender a insensatez. O grande problema do arrependimento é que ele vem depois. Que estes relatos sirvam de reflexão para os que insistem em propor a descriminalização e legalização de drogas no Brasil. Drogas não produzem histórias de felicidade, só enredos de tristes filmes.

Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/reflexoes-sobre-a-pena-de-morte-a-brasileiros-por-trafico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Ou seja, para a justiça da Indonésia quem trafica drogas é assassino em potencial. Contribui diretamente para destruir seres humanos (usuários e dependentes) e seus familiares."

Já para a minha consciência quem escreve textos proibicionistas é assassino. Contribui diretamente para destruir seres humanos (usuários e dependentes) e seus familiares. Eu li o título, achei que alguém tava propondo um debate sobre esse caso absurdo na Indonésia, quem sabe tocasse algumas pessoas, mas não, antes de qualquer pessoa sentir uma dor na consciência já aparece o milico com seu discurso de ódio pró-guerra.

edit: Outro cristão, homem de bem, da família e dos bons costumes, proibicionista até o âmago infeliz dessa criatura das profundezas do inferno, quantos mais cristãos proibicionistas pró-guerra às drogas vamos ter de ver aqui antes de alguém além de mim fazer uma ligação entre esses dois pensamentos?! Nego aprende moral através da bíblia e depois a gente fica se perguntando porque tem gente a favor de nos prender por fumar maconha, ora não é óbvio será?! A religião organizada e a proibição se completam.

• Like 3
Link para o comentário

O próprio governo indonésio é sabidamente acusado de ter fornecido a torto e direito meta-anfetaminas para as guerrilhas paramilitares que esquartejavam todo mundo a facão na época da luta pela independência do Timor-Leste... Essa Indonésia não merece meu respeito tecnológico... :P

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pela noticia, dizia q ele ia vender a cocaina pra pagar uma divida com um hospital da região... se era isso mesmo, podia ter escolhido um país sem pena de morte pra trafico de drogas.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso só me deixa mal a saber que um adulto vai morrer por ter vendido alguma coisa pra outro adulto que queria comprar, ate quando o mundo vai viver nessa ignorância? Ate quando essa inquisição vai durar?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Segue oq esse coronel disse e legaliza a pena de morte no Brasil, começa julgando a policia e vamos ver quantos sobram, todo mundo sabe que a policia é cheia de bandido.

Se pena de morte fosse legal seriam grandes as chances desse coronel tar na fila.

• Like 2
Link para o comentário

É, foi a exemplar nação da Indonésia que matou mais de 1/3 da população do Timor-Leste numa guerra relâmpago sem provocação, onde eles utilizaram seu exército de última geração para executar camponeses indefesos e desorganizados, isso devido o modo de produção do pobre país, que não se adequava ao capitalismo global de Estado ou democrático praticado na maior parte dos países.

Militares fascistas com armas de última geração fornecidas pelos EUA assassinando pobres e descamisados...lembra algo?

280310_favela.jpg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ja tive um amigo que foi pra Indonésia, lá eles são muito rigidos no quesito drogas. La tem que passar uma fita na mala pra não ter perigo de colocarem drogas e te denunciarem.

Única vantagem de lá é a beleza, só isso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que é conversa fiada essa de dívida,se ele simplesmente voltasse para o Brasil teria sido mesmo cobrado? Se foi preso 16 dias depois deve ter sido porque ainda tava com a mercadoria tentando vender.Mas lamento pela condenação, é o fim abrupto de uma vida por causa de um sistema que não funciona - proibicionismo-foda...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que é conversa fiada essa de dívida,se ele simplesmente voltasse para o Brasil teria sido mesmo cobrado? Se foi preso 16 dias depois deve ter sido porque ainda tava com a mercadoria tentando vender.Mas lamento pela condenação, é o fim abrupto de uma vida por causa de um sistema que não funciona - proibicionismo-foda...

Sei lah brow vou dar um chute...

A asa delta ele nao pega na esteira de bagagem neh (?), provavelmente ela vai por transportadora ou sei lah oq...

Ele chegou primeiro e 16 dias depois quando foi pegar a asa nego enquadrou ele, ou percebeu que deu merda tentou picar a mula de lah mais nego enquadrou ele 16 dias depois de encontrar a parada na asa, mais vai saber neh...

Maior merda isso!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sei lah brow vou dar um chute...

A asa delta ele nao pega na esteira de bagagem neh (?), provavelmente ela vai por transportadora ou sei lah oq...

Ele chegou primeiro e 16 dias depois quando foi pegar a asa nego enquadrou ele, ou percebeu que deu merda tentou picar a mula de lah mais nego enquadrou ele 16 dias depois de encontrar a parada na asa, mais vai saber neh...

Maior merda isso!!!

concordo soh pra levar uma asa delta desmontada ja preçisa de uma caminhonete ^^

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pela noticia, dizia q ele ia vender a cocaina pra pagar uma divida com um hospital da região... se era isso mesmo, podia ter escolhido um país sem pena de morte pra trafico de drogas.

eu ja nao acho... o cara pra vender num pais com pena de morte tem que estar precisando muito de dinheiro cara... muito risco... sepá o bixo tava ateh sendo acusado de morte... vai saber? as vezes o risco pelo que tu vai ganhar em outro pais nao compensa não...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mas aê,

sou totalmente contra proibição, contra pena de morte, violência de um modo geral, nem como carne....

mas pensem só, a lei da indonésia É ASSIM, JÀ ERA ASSIM, e o cara optou por levar quilos de cocaína para lá exatamente por isso (quem acha que uma grama de coca custa o mesmo no perú e na noite de Bali?). Se ele aceitou o risco de se expor dessa forma e se fez isso pela grana mesmo (tráfico por opção a meu ver) e agora que rodou certamente está arrependido..... Por mim não haveria tráfico, nem proibição, nem pena de morte, mas isso tudo já existia, existe e ele não estava fazendo nenhum protesto contra as leis do país....

Bom, na minha opinião, não cabe ficar enviando recursos às autoridades Indonésias, mas aceitar as regras deles lá, obedecer e respeitar suas leis quando estivermos lá ou não ir pra Indonésia.... Se fosse pra fazer um protesto pela mudança nas leis daquele país, me chamam que tô dentro! Infelizmente acho que o cara vai ser fuzilado e acho que ele já sabia disso (ou pelo menos do risco que correria) desde o dia que pensou em levar a coca pra lá. :'(

boas ondas!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu ja nao acho... o cara pra vender num pais com pena de morte tem que estar precisando muito de dinheiro cara... muito risco... sepá o bixo tava ateh sendo acusado de morte... vai saber? as vezes o risco pelo que tu vai ganhar em outro pais nao compensa não...

galerinha tem que pensar mais em ;x

Ainda me pergunto porque ele não voltou pro Brasil,duvido que seria cobrado. E mesmo que a Asa delta tenha chegado 16 dias depois ( O quê é estranho, porque a pessoa deve se programar para pegar sua carga pelo menos o mais próximo possível da sua chegada), ele não vacilou sendo pego depois com a droga? Provavelmente não quis se livrar do flagrante de jeito nenhum por causa do dinheiro que ganharia, só lamento por ele.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A Falta de Gudang Garam

O exótico cigarro Gudang Garam está com os seus dias contados nos dedos do pé de um leproso. Seus raros degustadores já sentem o gostinho de como é agir na ilegalidade adquirindo o cigarro nos poucos locais que ainda possuem o produto, que por serem proibidos de expor o Gudang obriga os seus consumidores a conseguirem alguns poucos cigarros a varejo apenas com aquele ‘jornaleiro amigo’ que olha para os dois lados antes de sacar um maço de trás do balcão e te alertar:

-Só tem o de cravo. Mas se você estiver disposto a pagar um pouco mais, eu posso dar uns telefonemas e tentar conseguir um de menta pra você.

6bkxrgz+%25281%2529.jpg

fonte : Dito pelo maldito , a falta de gudan garang.

eu acho eh pouco proibirem essa merda aqui, quem sabe assim os caretas se toquem que nao adianta tampar o sol com a peneira...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sobre o cigarrinho balines...

Sou de Niterói, terra que mais se fuma gudang fora da indonésia! Em 1990 vendia na lojinha de surf em frente ao colégio, comprei 2, levei pra casa e mostrei pro meu pai que fumava, ele acendeu, disse que era forte e enjoativo, o outro fumei e gostei, o sabor de cravo e canela enganava o fedor do tabaco.

Nunca cheguei a ser fumante habitual, mas comprei alguns maços na vida, e parei de fumar quando mudou o filtro de algodão para sintético.

Por enquanto ainda vende em banca, mas em breve, graças a ANVISA, será mais um produto do mercado negro!

• Like 1
Link para o comentário