Ir para conteúdo

Maconheiro De Carteirinha

Percoff

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Maconheiro de carteirinha

Legalizar a maconha não é uma boa ideia. Mas pode levar a uma situação menos ruim que a atual. Os usuários continuariam aí – e, necessitando de cuidados –, mas os traficantes perderiam o mercado e, pois, o dinheiro com o qual ganham a guerra, assassinando desde adversários até usuários inadimplentes, intimidando e corrompendo policiais, juízes, governantes em geral, políticos, jornalistas. O Estado economizaria bilhões hoje torrados em batalhas perdidas, recursos que poderiam ter uso muito melhor na saúde, por exemplo.

E por que legalizar só a maconha? Porque é a menos prejudicial das drogas e porque forma a maior parte do mercado. Essa tese, elaborada há algum tempo, foi atualizada na América Latina por um grupo formado por ex-presidentes, incluindo Fernando Henrique Cardoso. E o governo do Uruguai, do presidente esquerdista José Pepe Mujica, acaba de anunciar sua adesão. É curioso, pois se trata de uma proposta mais para o lado liberal.

Talvez por isso, e por ser uma decisão polêmica, o governo uruguaio tenta dar à ideia uma aparência de política pública de esquerda. Quer sair das sombras do tráfico para o controle total do Estado. Acreditem: Mujica pretende instalar fazendas de maconha, fábricas para produzir o cigarro e uma rede comercial, tudo estatal.

Os consumidores também seriam estatizados. Para comprar os cigarros, a pessoa, maior de 18 anos, precisaria se cadastrar em um órgão governamental. Receberia assim uma carteirinha de maconheiro, com a qual poderia comprar até 40 cigarros por mês. Se comprasse mais que isso – como? –, seria obrigada a se registrar em um centro, estatal, claro, de tratamento.

Vamos reparar, pessoal: trata-se de uma das melhores ideias de jerico já produzidas pela esquerda latino-americana. Olhe que essa turma já produziu desastres dos grandes, como inflação e calotes da dívida, mas estatizar o barato é uma proeza. Admitamos que a maconha estatizada seja melhor que um mercado dominado pelo tráfico. Só que a estatizada vai cair nas mãos dos traficantes e gerar os mesmos problemas de corrupção e violência.

Começa pelo usuário que precisa se registrar. Digamos que uma minoria de militantes da droga tope isso, para marcar posição. Mas o maconheiro, digamos, normal, não vai querer manchar seu nome. Não é por que terá sido legalizada que a maconha ganhará aprovação social e absolvição médica. Todos sabem que a droga é nociva, vicia e prejudica o desempenho das pessoas. Assim, empresas e escolas vão exigir certidão negativa de maconheiro. Faz sentido. Companhias aéreas, empresas de ônibus, fábricas com instrumentos de precisão teriam um bom argumento para recusar os maconheiros oficiais.

Mas isso certamente criaria uma questão jurídica. Se a maconha é legal, como a empresa pode discriminar o usuário? O sujeito poderia garantir na Justiça o direito de não apresentar a certidão. Não adiantaria. Poderia até ganhar, mas ficaria marcado. Por outro lado, admitindo que tudo esteja montado, forma-se um baita mercado. Cada maconheiro oficial tem direito a 40 cigarros/mês. Alguma dúvida sobre a consequência? Os traficantes vão mobilizar exércitos de jovens que ganharão um bom dinheiro sem trabalhar – apenas se registrando como maconheiros.

Além disso, o governo uruguaio diz que os cigarros estatais terão o preço tabelado, para não explorar o povo. O que abre enorme margem de lucro para o tráfico. Lógico, os cigarros "públicos" terão valor de mercado muito maior do que os "privados" que, eventualmente, continuem chegando do Paraguai ou da Bolívia. Terão controle de qualidade do Ministério da Saúde, produção em laboratórios limpos e equipados, não em cozinhas de fundo de quintal.

Assim, a produção estatal vai dispensar o tráfico de boa parte do plantio, produção e distribuição. Além do mais, alguém duvida de que os traficantes se infiltrarão nas fábricas estatais para desviar cigarros? Se os caras hoje compram até juízes, não conseguirão seduzir um chefe de depósito? E os caminhões com a preciosa carga? Finalmente, todo o complexo estatal da maconha será um grande negócio. Ou seja, muitos cargos para serem disputados pelos políticos. Já pensaram no Brasil? O PT não abre mão da presidência da Maconhabrás... O PMDB quer a diretoria financeira. O diretor de distribuição seria cargo excelente para arranjar votos com a distribuição dos cigarros da quota da diretoria.

Tudo isso sem falar dos direitos do consumidor. Este pode processar o governo se entender que o cigarro oficial não gera o barato, digamos, suficiente. Lideranças que defendem a legalização da maconha reconhecem que a maior dificuldade é justamente o processo, o modo de fazer isso. O objetivo é tirar o mercado do tráfico e, assim, asfixiar o traficante, mas sem estimular o usuário. A estatização à Uruguai é a pior proposta. Aqui, como em muitas outras coisas, é preciso deixar as coisas por conta do indivíduo, livre para escolher, e do mercado, também livre. O Estado regula e presta serviços.

Asa-delta, perigo!

A Força Aérea decidiu fechar o espaço aéreo do Rio nos dias da Rio+20. Não podia voar nem asa-delta. Devem achar que um terrorista, armado com metralhadoras e bombas, poderia decolar da Pedra da Gávea, voar até o Riocentro, aterrissar lá e executar algumas autoridades.

É uma confissão de incompetência. Estão nos dizendo que não conseguiriam interceptar um maluco que tentasse aquela proeza. Logo, fica tudo proibido. Todo mês de setembro tem a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, para onde se dirigem mais de 100 chefes de Estado. Sabem o que acontece com o tráfego aéreo? Nada.

Site: www.sardenberg.com.br

E-mail: sardenberg@cbn.com.br

fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economa%20brasl,maconheiro-de-carteirinha,117059,0.htm

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maconheiro precisa de cuidados? Que tipos de cuidados? Se quebrar a perna precisa engessar, aí sim concordo...outra, no texto ele diz que os baseados públicos vão ser muito caros, uma ova, dá pra ser baratinho, só precisa de laboratório pra separar, curar, secar, de resto é tudo no out, produção agrícola mesmo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

uma coisa é certa, se cadastrar parece furada, agora o estigma de "drogado" tem carteirinha com foto, nome, cpf...

um baita erro não permitir o cultivo caseiro, isso sim vai dar merda

controle absoluto do estado é assustador, mas um mercado livre... completamente livre como o que esmaga a concorrencia e não nos deixa escolhas tambem é assustador

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse cara é um idiota, mais um mediocre da Globonewscorp, mais um futurologo do apocalipse, nenhuma previsao desse idiota resiste a seis meses. Chega a ser um talento a habilidade desse cara de errar previsoes de mercado. Mais um jornalista economico que nao é formado em economia. Se esse plano exatamente igual fosse proposto pela Angela Merkel na alemanha ele ia achar genial.

• Like 6
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa de por a produção nas mãos do Governo e dar cartirinha para os usuários é ridículo,

Eu tb não vou deixar de cultivar minha erva pra comprar uma ganja feita por um bando de cu-de-frango...

O governo até pode produzir, mais tem que liberar o auto cultivo tb, e dai se o grower quer fazer um troco alem do seu auto sustento,

ai sim ele faria um cadastro e poderia fornecer (X) gramas mensais para uma coperativa do Governo.

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Que previsão imbecil. Uma grama do Estado poderia ser vendida a um real que ainda daria lucro pra Estatal, é exatamente ao contrário do que o guru da bola de cristal está dizendo. E esse negócio de colocar maconheiro como doente,um zé mané que não sabe nem se limpar e precisa ser fichado é só uma maneira proibicionista de humilhar e menosprezar a inteligência de uma pessoa que faz uma escolha de qual droga usar. Eu sou muito mais consciente e também nunca passei vergonha ou dei vexame consumindo maconha, do que esses moralistas "sabedores do bem e do mal", os uísqueiros e cachaceiros oficiais, como o doutor do texto.

E tem outra, fiscalizar caminhão carregado que foi desviado, funcionários que são chefes de depósitos e tentam fazer mercado paralelo é 100 vezes mais fácil pra Receita e Polícia Federal do que guerrear com traficante de fuzil na favela.

Esses caras preferem mais do mesmo, a mesma corrupção que não chega na vista de ninguém, do que o jogo com regras dizendo como a coisa deve funcionar.

Não tem volta amigão, quando a idéia vingar no Brasil será muuiiiiito maior! cooperativas pipocando pra tudo que é lado!

** Quando o Governo sacar qtas pessoas estão prontas pra entrar numa cooperativa com seu plantio doméstico, não vai ter discurso pra proibicionista nenhum, eles vão ter que engolir o SAPO! kkkkk

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

até hoje fico,pensando muitas pessoas acham que maconha é ruim é prejudicial a porra toda,conheço gente que tem 60 anos cherando cocaina,pessoas com mais de 50 anos na vida do crack,tem crackero que vive muito mais na rua do que gente saudavel por ai,fala ai da pra intende?

eu penso assim,com tanto que vc não me incomode foda-se,oke vc faz com a sua vida.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu discordo com a maior parte do texto... O cara viajou legal, e provavelmente vão legalizar o cultivo caseiro sim, se não me engano há propostas correndo la no plenário deles.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Que cabeça dura esse sandenberg. Ele faz toda essa elocubração sobre o que poderia acontecer de errado, com tantos "e se", e se?" e se esquece dos absurdos que acontecem hoje - o número absurdo de prisões, a violência e corrupção - como se isso não fosse intolerável e motivo bastante para mudarmos esse sistema de enxugar gelo.

E ele quase chega lá, não cita, mas seus argumentos apontam inevitavelmente para o autocultivo como solução. Ele não teve peito de falar que, segundo sua própria lógica liberal, plantar maconha em casa ou em pequenos núcleos locais é a alternativa de produção mais sensata.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu é que não faria uma carteira de maconheiro.

Ao meu ver isso fere com os direitos do cidadão de escolher o que quer.

Agora vai ter que ter carteirinha pra tudo ?Vamo fazer carterinha pra viado,negro, judeu e cachaçero tambem...

E se o cara resolver parar de fumar , faz o que com a carteira ?

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu é que não faria uma carteira de maconheiro.

Ao meu ver isso fere com os direitos do cidadão de escolher o que quer.

Agora vai ter que ter carteirinha pra tudo ?Vamo fazer carterinha pra viado,negro, judeu e cachaçero tambem...

E se o cara resolver parar de fumar , faz o que com a carteira ?

Quem falou esse cenário caótico de carteirinha foi esse Senhor proibicionista, justamente pra jogar um medo nos usuários, menosprezando-os, tentando nos controlar como bichos e não como cidadãos. Quando essa nuvem chegar no Braza eu faria, mas é besteira a gente ficar tentando advinhar como seria esse modelo brazuca. Acho que tem muito mais chance de ser no lance de associação, aí vc vai ver um monte de gente fazendo carteirinha pra clube canábico. Porque só eles podem ter clube do uísque?

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom
Cada maconheiro oficial tem direito a 40 cigarros/mês. Alguma dúvida sobre a consequência? Os traficantes vão mobilizar exércitos de jovens que ganharão um bom dinheiro sem trabalhar – apenas se registrando como maconheiros.

que isso velhinho? que isso?

fiquei imaginando o novo trafico de cigarros de maconha estatal é o creeeeeme

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Dignissimo jornalista é bondade da galera, prefiro chamar de "esse merda", "esse imbecil", "proibicionista babaca", "vendido cuzão".

Só podia ser de onde?

Será que é amiguinho do Pimentel-borra-farda?

A parte da carteirinha é o de menos, se aqui em terras tupiniquins sem nenhuma regulamentação eu já não penso duas vezes em falar que fumo, imagine então num cenário legalizado?!?! suashuhasuhs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tô fora de carteirinha, de comprar fumo, seja lá de que tipo de bandido for,

e tô junto com o Thiabo, o sistema é capitalista, deixa na mão da inciativa privada

que aí quem tiver o interesse fuma e ainda ganha algum fornecendo para cooperativas

e o governo???? o governo já arrecada muito e com o que vai parar de gastar não se justifica o aumento da receita pois a medida vai gerar diminuição das despesas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hoje pela manhã, estava ouvindo um "ilustre" jornalista (Alexandre Gracia), numa rádio baiana, metendo o malho na proposta descriminalização da canabis, dizendo que a comissão de juristas foi boazinha com o "viciado" (tenho 46, fumo desde 14, e NÃO SOU VICIADO, SOU MESMO É APAIXONADO POR ELA) que o pais vem de uma -segundo ele - EXITOSA CAMPANHA contra o tabaco. Encontra-se o bom rapaz de férias em Londres.

Me pergunto se este senhor, que foi porta voz de um ditador, que chupava o saco do general Golbery e depilava as costas de João Figueiredo, (aquele do PRENDO E ARREBENTO) tem ALGUMA MORAL para ditar doutrina acerca do tema. Este filho de camela manca tem de ser boicotado. Todos eles tem algum podre no seu passado. Certamente este esses senhores ( o que gerou o tópico e o que eu citei) devem ter alguma telha de vidro, mais sensivel a algum suave choque mecanico (de um paralepído de calçamento de rua, por exemplo). Acho que deveriamos acionar a equipe de jornalistas do Growroom para dar uma resposta a estes rapazes, deve haver algum mecanismo que os desmacare. A verdade é que, enquanto estes filhos de rapariga destilam veneno pra mostrar cara de bonzinho sendo "hipócritamente corretos", estou montando meu primeiro Grow e logo, logo, vai ter mais um diário de cultivo aqui no forum. Deus, tende piedade dos hipocritas, pois deles será o reino da vergonha páblica, quando as mentiras cairem por terra. Desculpem pela extensão deste meu primeiro comentário, mas ainda não fumei nada hoje, e fica dificil engoliar sapo revestido com arame farpado.

• Like 1
Link para o comentário