Ir para conteúdo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá galera.

Recentemente comecei a traduzir parte de um texto que fala sobre a Matrix social em que vivemos. Recomendo a leitura.

ps: (Este texto é exclusivo galera, foi traduzido da DeepWeb e não havia até então tradução para o Português, leia as notas ao fim do texto)

O que é a Matrix?

MORPHEUS: Deixe me contar porque você está aqui. Você está aqui porque você sabe algo. Algo que não consegue explicar, mas que você sente e sentiu durante toda sua vida.

Há algo de errado com o mundo. Você não sabe o que é, mas está lá, como um fragmento na sua mente, que te enrraivece. Este sentimento foi o que o trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?

NEO: A Matrix?

MORPHEUS: Você quer saber o que é a Matrix?

Neo faz que sim com a cabeça.

MORPHEUS: A matrix está em todo lugar. Está ao nosso redor, até mesmo neste quarto que estamos. Você pode enxergá-la ao olhar pela sua janela, ou ao ligar a TV.

Você pode senti-lá quando vai para o trabalho, para a igreja, ao pagar suas contas. É o mundo que se impõe diante de seus olhos para lhe esconder a verdade.

NEO: Que verdade?

MORPHEUS: De que você é um escravo, Neo. Como todos os outros, você nasceu na escravidão, dentro de uma prisão na qual você não pode cheirar, tocar ou sentir. Uma prisão mental.

O que é a Matrix

Na minha opinião, o filme Matrix ilustra da melhor maneira o porque da desgraça organizada e da opressão serem permitidos. Então usarei o filme para exemplificar. Enquanto minha interpretação não é a única possível, acredito que ela é válida, compreensivél e ilustra da melhor maneira o que quero passar.

Vamos começar discutindo o que a Matrix NÃO É. A Matrix não é o mundo físico. Até onde sei, o mundo físico realmente existe e é governado incessantemente pelas leis da física. Por outro lado, a Matrix também não é a internet, apesar de muitos acreditarem nisso. A Matrix transcede estes dois mundos. Ela existe desde os primórdios da civilização, e continuará existindo até o fim do mundo. (particularmente discordo do autor do texto original, acredito que a Matrix cairá um dia)

Então, o que é a Matrix? Bem, é complicado. Bem como no filme, é quase impossível demonstrar o tamanho e o calibre da Matrix para alguém que não a enxergou pelo que ela é. Entretanto, diferente do filme, eu acredito existir um imperativo ético para tentar explicá-la em um senso literal, até mesmo para aqueles tão dependentes dela, que lutariam para proteje-lá. No fim das contas, o pior que pode acontecer é eles não acreditarem ou não compreendenrem, continuando com suas vidas. Dito isto, acredito que Cypher estava correto em se chatear com Morpheus pelo que ele fez, pois Morpheus se pos recrutar e tapear pessoas livres (ainda que estivessem na Matrix)

A matrix é então, a estrutura social que sobordina a humanidade em sua própria vontade. É a máquina social que existe exclusivamente para a perpetuar a si mesma, sua influência, e seu poder, independente de qualquer necessidade humana. Ela nos isola um dos outros e de nós mesmos através da enganação, e essencialmente nos transforma em servos do poder político e econômico. As máquinas que vivem deste poder são instituições: grandes corporações, governos, escolas, instituições religiosas, e até mesmo organizações sem fins lucrativos. Toda instituição atinge um ponto em sua existência onde sua função primária torna-se a auto-preservação e perpetuação em vez de servir as necessidades humanas.

Neste ponto, elas tornam-se máquinas da Matrix. Por exemplo, quando elas se tornam máquinas, os governos param de servir as pessoas e passam a tentar expandir seu poder sobre elas; corporações priorizam o aumento de suas ações deixando em segundo plano aquele que deveria ser seu objetivo primário,que é fabricar produtos de qualidades ou oferecer bons serviços ás pessoas; escolas passam a enxergar seus alunos como meios para lucrar, negligenciando o que de fato importa para sua educação; organizações religiosas equacionam seus membros com “salvação” (e ativamente se opôem a outros ensinamentos e até mesmo a prática independente); e mesmo as ditas organizações sem fins lucrativos investem mais esforços em atividades de levantamento de fundos, deixando de lado seu suposto objetivo. Inevitavelmente todas as grandes instituições se tornam máquinas. Elas se tornam grandes demais para a humanidade.

Além destas organizações independentes que assinam a maioria dos nossos holerites, existem as diversas máquinas principais que se subsidiam destas e contribuem diretamente para a estrutura da Matrix. Estas máquinas são:

O complexo industrial militar; O complexo industrial político; O complexo industrial de carcerário; O complexo industrial de vigilância; O complexo industrial midiático; O complexo industrial acadêmico; O complexo industrial agricultor; O complexo industrial médico e as grandes organizações religiosas

(Não confunda com a religião em si, fato é que muitas organizações religiosas abandonaram seus princípios religiosos que dizem seguir). Todas as máquinas nestes grupos ou oprimem ativamente a humanidade, ou permitem que a opressão continue. É através de seus esforços organizados que a Matrix gera algumas de suas mais desagradáveis características…

Resistência

2. Resistência

Resistência é um estado mental. A matrix é desenhada à tornar fácil para que você aceite as coisas que lhe são ditas, e a tornar díficil o discernimento entre a verdade e mentira. Resistir a Matrix requer um entendimento sobre seus príncipios operacionais e balelas, rejeitá-los, e ajudar os outros a fazerem o mesmo.

A Matrix é fascista, enganadora e lotada de burocracia. A Matrix é essencialmente o domínio da instituição sobre o índividuo, e desta forma, os direitos do indíviduo são subordinados aos direitos da instituição.

As pessoas precisam então, acreditar (ou ao menos não se oporem ativamente à idéia) de que as grandes empresas possuem o direito de imunidade para com as leis à nível individual. As pessoas precisam acreditar que a conduta das empresas é algo justo, moral, e aparentemente racional. Ou seja, eles precisam sentirem que não são afetados pelas leis em um nível individual. Eles precisam aceitar o programa, estarem satisfeitos com as recompensas que lhe são dadas por o fazerem. Precisam fazer seu trabalho, pagar suas contas e estarem contentes com seus salários (Pelo menos até o ponto onde seus salários e sua estabilidade, detenham o risco deles sairem da Matrix). Rejeitar estas crenças é o primeiro passo para resistir a Matrix.

Além disso, as pessoas precisam serem isoladas de seus processos criativos. Eles precisam esquecer de que são capazes de fabricarem seus próprios produtos independentes das grandes corporações, e precisam sentir-se inteiramente dependentes do sistema para prover o que precisam. É violando este princípio que muitos que trabalham com computadores acabam se libertando, ou ao menos conseguem enxergar a Matrix pelo que ela é. Embora sejam produtos da Matrix (a maior parte), computadores e a internet possibilitam que humanos criem seus trabalhos individuais em escala global: Mídia Independente, Publicações, Software Open-Source, Música Computadorizada, Arte Virtual e Gráfica, etc…

Computadores também permitem pessoas independentes para comunicarem-se e construirem estruturas sociais para servir a humanidade fora da Matrix.

Mas, note que computadores não são a única forma de se conseguir isso, e esta não é a primeira vez na história. Em 1960 por exemplo, alguns grupos se desvincularam da Matrix, e criaram independentemente, arte, cultura e música, majoritariamente catalizadas por drogas psicodélicas. Infelizmente, muitas destas estruturas se desmancharam por diversas razões, principalmente por terem sido construidas ás pressas, de forma inconsequente e insustentável, além de enfrentarem uma posterior oposição legal-institucional.

Milagrosamente, todavia, muitas das idéias persistiram, e sua proliferação é em grande parte a razão que eu tenho o conhecimento que me permite escrever este documento hoje. E parece que o atual catalisador hoje continua sendo uma combinação da internet e novamente, drogas psicodélicas. Ambos estes fenômenos proporcionam uma maneira de se desconnectar de si mesmo e da realidade programada pela Matrix e perceber as coisas por si próprio. Por favor, note, entretanto, que muitas (senão a maioria) das drogas psicodélicas causam vicio, danos mentais e corporais, etc… Outra coisa para se notar é que se a realidade é para ser tomada como absoluta (Não-relativa), a “realidade” criada pelos psicodélicos é provavelmente muito mais distante da realidade absoluta do que a realidade “relativa” criada pela Matrix.

Para persistir, a Matrix precisa controlar, e em uma sociedade democrática ela mantem seu controle filtrando a “visão de realidade” das pessoas através da mídia massiva pertencente as grandes corporações e através da televisão. Em essência, a Matrix precisa de uma forma de controle mental, mas não no sentido de ficção científica. Em vez disso, ela consegue um método efetivo o suficiente de controle, através da manufatura de consenso. A grande maioria do publico precisa de “adequar”. Eles precisam acreditar que o noticiário e a mídia lhes dão uma visão correta do mundo. E em grande escala, eles acreditam nisso. Tudo que o grande público conhece do mundo, eles conhecem através da Matrix. Os símbolos e imagens que a Matrix os apresentam acabam se tornando mais reais do que a própria realidade. Eis a popularidade da abominação demoníaca que são os Reality Shows.

Note que enquanto algumas mídias promovem ativamente a agenda política de dominação e controle, no geral, ela não funciona através de grandes conspirações (ou qualquer outro processo da Matrix). É apenas a maneira que ela é organizada. A mídia massiva é uma máquina que existe como forma de maximização de lucro, onde as notícias mais lucrativas (e mais baratas de serem produzidas) são materias recicladas e press releases das corporações e do governo. Além disso, no interesse de preservar seus métodos de transmissão, noticiários não podem permitir que o público sustente qualquer opinião que possa ferir a autoridade e a política de governo ou a lucratividade de seus patrocinadores, que são, por sua vez, máquinas da Matrix e estão quase sempre diretamente envolvidos no esquema de dominação e controle. E ainda, a mídia precisa perpetuar seu status quo. Nenhuma notícia é boa notícia.

Compreender esta prejudicialidade causada pela mídia é a chave para desfazer os filtros que ela aplica. Considere quem são os anunciantes e patrocinadores. Atente para press releases disfarçados de reportagem investigativa. Quando possivel, confirme as idéias, as corporações produziram histórias com a cobertura de lugares como IndyMedia (local), WikiNews, GNN, Politech, Free Speech TV, Democracy Now , Free Speech Radio News e FAIR,. Muitas vezes estas fontes cobrem coisas surpreendentes, de fazer saltar os olhos, que por alguma razão não recebem sequer atenção dos noticiários midiáticos corporativos.

Por fim, mas certamente não enfim, a Matrix busca identificar e conhecer seus membros o tempo todo, no esforço de manter o controle, ela demanda a rendição total de sua privacidade para funcionar.

Certamente, a forma ultimata de resistência é se desconnectar completamente de quaisqueir e todas as dependências e vínculos para com o governo e instituições; remover-se completamente da estrutura de poder da Matrix, e contribuir economicamente com a economia conflitante. Está é a forma de resistência que encara a mais violenta oposição da Matrix, pois da forma como ela enxerga, a função primária da humanidade é prover este poder econômico.

Infelizmente para muitos esta forma de resistência é simplesmente impossível devido a família e laços sociais, especialmente diante de seu primeiro entendimento do tamanho e calibre da Matrix. Porém, é possível se libertar de forma gradual, e não instantânea como no filme, e em alguns casos esta maneira prova-se mais fácil do que tentar se soltar de tudo de uma vez. Comece desconectando-se. Elimine completamente a TV da sua vida, especialmente noticiários e reality shows. Você deve se tornar capaz de adquirir toda sua informação e entretenimento da internet, ou da vida real (ou filmes ocasionalmente). Evite grandes redes de lojas se possível, especialmente para comprar comida. Comprar de pequenos (especialmente os auto-sustentáveis) estabelecimentos, ajudam a manter vivo o espírito empreendedor independente. Evitar compras a débito (e débito em geral, especialmente débito sem equidade, como compra de automóveis, que depreciam de valor) é crucial, pois débito é o mecanismo primário utilizado pela Matrix para assegurar a sua obediência. Além disso, se você é um trabalhador assalariado, trabalhar 40 (ou 35 horas) por semana pode ser um grande começo para se ver livre da máquina corporativa que o pressiona para ser um escravo diligente. Isso também liberta uma enorme quantidade de energia mental, a qual poderá ser usada para resistência.

O documento original (escrito por várias pessoas e publicado na HiddenWiki, Deepweb) é muito maior que este simples fragmento de texto, mas contém idéias que não podem simplesmente serem traduzidas e jogadas na surface. Pois são muito mais radicais e atingem um nível outlaw em algum ponto. Mas acredito que esta parte da uma boa idéia do que é a sociedade em que vivemos e como somos diariamente dominados pelo complexo econômico.

Se tudo isto faz sentido para você, não deixe de assistir o documentário a seguir:

[YT]http://www.youtube.com/watch?v=r8Plg4OHV0Y[/YT]

A terceira parte "Enfraquecendo a Matrix" e também informações de como acessar o documento original na DeepWeb:

http://www.refusethe...x.wordpress.com

http://www.refusethe...x.wordpress.com

Abraço.

Lembrando que este texto é LIVRE pra ser espalhado e o incentivo para que se faça o mesmo é importante.

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

e a maconha?? CADE?

[...]E parece que o atual catalisador hoje continua sendo uma combinação da internet e novamente, drogas psicodélicas. Ambos estes fenômenos proporcionam uma maneira de se desconnectar de si mesmo e da realidade programada pela Matrix e perceber as coisas por si próprio.[...]

eu achei adequado o texto, é uma analogia a matrix do filme matrix explicando o comportamento da sociedade ahaha

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito bom o texto.

Isso de frear o consumismo, ou ao menos escolher bem os produtos de quem vai comprar, é a maneira para diminuir o poder das grandes corporações

essa imagem mostra que a maioria das coisas que nós consumimos vem de 10 empresas diferentes...

infografico_10_marcas_controlam_consumo_big.jpg

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito bom o texto.

Isso de frear o consumismo, ou ao menos escolher bem os produtos de quem vai comprar, é a maneira para diminuir o poder das grandes corporações

essa imagem mostra que a maioria das coisas que nós consumimos vem de 10 empresas diferentes...

Po, que massa essa imagem, aleluia... Pode soar meio conspiracionista, mas eu realmente acredito que todas as nossas ações e pensamentos são influenciados ( pra não dizer controlados ) por grandes empresas... Outra coisa que não deixa de vir a minha cabeça é que há alguma organização ( ou alguém ) por tras dessas empresas...Enfim, eu não gosto de ficar pensando muito nisso, se não vo surtar hhahahahah

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sim. Separem algumas horas pra assistir o documentário.

Pois embora o começo seja meio boring.

Ele disseca tudo o que está por trás da conduta corporativa.

Características como total desrepeito a lei, exploração de (pessoas, inclusive crianças) de países sub-desenvolvidos. Investimento de 14 milhões (Ou bilhões, não me lembro ao certo) em pesquisa e desenvolvimento de marketing voltado para crianças. (As companias carregam a idéia de que, se você consegue pegá-los cedo, eles serão para sempre seus - palavras da própria psicóloga responsável por um projeto ligado a essa idéia).

Quem assistiu o filme "Clube da Luta" deve se lembrar da equação simples aplicada sobre os aspectos "legais-operacionais". Pois bem. Isto é uma realidade corporativa.

Se o custo de quebrar a lei for menor que a lucratividade que está quebra proporciona. Então está OK fazê-lo.

"Quando a injustiça se torna lei, revolução se torna um dever"

--- Eu não quis entrar nos aspectos de vigilância. Embora eles sejam presentes, reais e de escalas gigantes. Porque são um outro assunto.

Mas fato é que a privacidade é coisa inexistênte no dia de hoje. Para os mais radicais, vou adiantar que este texto é parte de um documento completo de como se desconnectar completamente de vínculos com o sistema, "desaparecer", literalmente.

Enfim, sou um lobo solitário com idéias revolucionárias disseminando informações sobre esses filhos da puta, em busca de feedback. Pois de certa forma me sentia meio "maluco" ao encontrar tanto sentido nessas informações...

Abraço --

-- Acrescentando @Elephant

De certa forma, as idéias e pensamentos são de fato controlados. A tríplice dinheiro -- status -- sexo domina a ação humana na maioria dos lugares regidos pela corporação.

Mas quanto mais se pesquisa sobre o assunto, mas estas coisas passam a perder o sentido (a príncipio pode parecer radical esta idéia).

E uma vez livre das metodologias de dominação, você começa a se questionar..

- Porque trabalho para comprar aquilo que eu mesmo produzo?

- Porque existe fome no mundo, se o homem pode por um foguete na lua e isto a tantos anos atrás?

- Porque fumar maconha é ilegal e beber é incentivado? (Hehe, por isso escolhi justamente este fórum)

Vcs sabem que as leis são uma piada, eu mesmo não ajudei a escrever nenhuma delas, entretanto, estou sujeito à ela.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mano lute pela legalização da maconha e depois tudo se resolve !

fica tudo mais claro

A legalização da maconha é uma consequência né amigo. Sabemos o absurdo que é a maconha ser proibida. Vivo num país onde fumar umzinho pode te levar a 7 anos de jaula.

Mas além da proibição da maconha, existem muitos outros absurdos. Que só serão resolvidos com uma unificação revolucionária disposta a persistir até quando for necessário...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

E a tal da Teoria da Conspiração Iluminatti, o que é?

Eai parceiro?

Não sei nada sobre Os Illuminati mas até onde pesquisei sobre o corporativismo, não encontrei nenhuma citação sobre eles.

-- aguarde ai que tenho um link interessante sobre um estudioso de sociedades secretas. Vou verificar se o site ainda está no ar.

Talvez você deve até conhecer

http://www.jordanmaxwell.com/

Não conheço o site, achei por acaso. Não sei até onde é Bullshit ou informação de boa qualidade.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

lol né não... e eu nunca vou parar de comprar minhas lacoste polo... PQP

ja falei aqui, sempre quis ser playboy...

E TB NUNCA VOU PARAR DE TOMAR MINHAS BLOODY CAESARS!!!!

clamatto (suco de moluscos com tomate) + vodka e raiz forte, molho ingles, sal de acelga e tabasco... com 3 azeitona com alho.

ui... ta 35 grau aqui... acho que vou la tomar um...

BloodyCaesarsWithSnowCrabLegs-2.jpg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

leiam....vão gostar!

Se os tubarões fossem homens

Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais.

Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias, cabíveis se por exemplo um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim que não morressem antes do tempo.

Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres tem gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a guela dos tubarões.

Eles aprenderiam, por exemplo a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos.

Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos.

Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência.

Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista e denunciaria imediatamente aos tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre sí a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros.

As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que entre eles os peixinhos de outros tubarões existem gigantescas diferenças, eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro.

Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos

Da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nos quais se poderia brincar magnificamente.

Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.

A música seria tão bela, tão bela que os peixinhos sob seus acordes, a orquestra na frente entrariam em massa para as guelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos .

Também haveria uma religião ali.

Se os tubarões fossem homens, ela ensinaria essa religião e só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida.

Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros.

Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar e os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiro da construção de caixas e assim por diante.

Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

Sobre o(a) autor(a):

Bertold Brecht (1898-1956), nascido em Augsburgo. Escritor e dramaturgo alemão, além de grande teórico teatral. Desde menino escrevia poesias de forte conteúdo social. Foi perseguido pelos nazistas pelo seu comunismo militante.

"Sempre o vento sopra mais forte pra quem não está acostumado com o frio daqui"

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Duro de achar clamatto por aqui...Eu criei um drink que chamo de "maria menstruada"; Suco de tomate, pimenta do reino, sal, limao, tabasco e uma cachacinha envelhecida, copo com gelo ate a boca! O café da manha dos campeoes! heheheheheheh

Edith; faltou a alma da receita; molho worcerstershire mais conhecido como ingles....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

leiam....vão gostar!

Se os tubarões fossem homens

Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais....

Ótimo.

Fato é que muita gente já disse, avisou, tentou explicar, através de literatura, música, etc...E a massa parece nem sequer perceber (Ou percebe e finge que não é com ela). Aê galera, estou sim generalizando mas acho que vcs ententeram quando me refiro a "massa" né?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mano lute pela legalização da maconha e depois tudo se resolve !

fica tudo mais claro

Quisera eu fosse tão simples assim...

A legalização da maconha é uma consequência né amigo. Sabemos o absurdo que é a maconha ser proibida. Vivo num país onde fumar umzinho pode te levar a 7 anos de jaula.

Mas além da proibição da maconha, existem muitos outros absurdos. Que só serão resolvidos com uma unificação revolucionária disposta a persistir até quando for necessário...

De que país você é?

lol né não... e eu nunca vou parar de comprar minhas lacoste polo... PQP

ja falei aqui, sempre quis ser playboy...

E TB NUNCA VOU PARAR DE TOMAR MINHAS BLOODY CAESARS!!!!

clamatto (suco de moluscos com tomate) + vodka e raiz forte, molho ingles, sal de acelga e tabasco... com 3 azeitona com alho.

ui... ta 35 grau aqui... acho que vou la tomar um...

BloodyCaesarsWithSnowCrabLegs-2.jpg

Que bom que nem todos temos a mentalidade capitalista norte americana...

Muito bom o texto.

Concordo com a idéia , mas acho que o organograma tá errado, porque a L'Oreal , por exemplo, não é da Nestlé. A herdeira é a quarta maior fortuna da França e tá envolvida num escândalo de evasão de divisas, até um ex-ministro tá no meio. Rico é foda....

http://www.bbc.co.uk/news/10470723

http://www.guardian....tax-eric-woerth

Legal o tópico, mas acho que deveria ser transferido pra parte de viagens/brisas, não a de comportamento.Pode ver que não tem muito a ver com comportamento,é mais com Economia etc...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu pra mim se o cara consegue se divertir mesmo com que o capitalismo tem a oferecer, mas vá pela sombra, entre nessa viagem, gaste seu dinheiro, beba drinks, cheire, fume cigarro, compre roupa com estampa cara, td legalize, só não vá reclamar quando o trombadinha riscar a porta do seu carro no sinal ou te apontar uma arma na cabeça, pq querendo ou não, vc se torna culpado pela desgraça financeira alheia

tem muita gente que acha que o mundo é quadrado, que ele nunca dá voltas, eu pensava assim até o dia que me apontaram uma arma pra cabeça pra roubar meu celular, ai eu começei a pensar toda vez q eu pegava a carteira na mão pra comprar alguma coisa, hj em dia sou super humilde, gasto só com carne, cerveja e gasolina(essencial), mas bom mesmo é maconha, sexo, e boa musica, coisas que o estado não vende pra gente xD

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

@Hervagaox

Sou do Brasil mesmo mas moro no Japão. País onde a alienação domina cada indivíduo e parece não existir exceções.

Eu sei que há uma revista canábica no Japão,uma dekassegui me disse que o fumo aí é caríssimo.Apesar das proibições dá pra arranjar um contato e pegar com uma certa regularidade? E plantar? Ou qualquer semente é pega pela Alfândega? É uma coisa que aparece no noticiário, pelo menos o criminal? Ou nem sabem o quê é isso?

Link para o comentário