Ir para conteúdo

Maconha Favorece A Cognição Em Pacientes Com Bipolaridade, Aponta Estudo

playmogil

Recommended Posts

Maconha favorece a cognição em pacientes com bipolaridade, aponta estudo

weedbrain.png?w=249&h=120

Segundo estudo, pacientes bipolares que usaram maconha tiveram melhor desempenho em testes de atenção, velocidade e memória do que os demais.

Mais uma excelente notícia para destruir mitos e justificar o uso medicinal da maconha! Resultados de um estudo norte-americano inédito apontam que pacientes bipolares com histórico de uso de canábis apresentam melhor função cognitiva do que aqueles que nunca consumiram a erva.

Conduzida pela equipe do Hospital Hillside Zucker em Glen Oaks, Nova Iorque, a pesquisa demonstrou que portadores de transtorno bipolar I que utilizaram maconha obtiveram melhor desempenho em testes de atenção, velocidade de processamento e memória do que os demais, segundo relatório divulgado pela revista Medical News.

“Isso sugere que o consumo de canábis pode ter um efeito benéfico sobre o funcionamento cognitivo em pacientes com transtornos psiquiátricos graves”, disse Raphael Braga, um dos coordenadores do estudo. “No entanto, também é possível que estes resultados sejam devido à exigência de um certo nível de função cognitiva e habilidades sociais para a aquisição de substâncias ilícitas”, completou o pesquisador.

Foram avaliados 200 pacientes com transtorno bipolar I, sendo que 50 utilizaram cannabis – o que, na linguagem médica dos gringos, é chamado de “Cannabis Use Disorder” (CUD), ou seja, “transtorno por uso de canábis”. Todos foram submetidos a avaliações clínicas e completaram uma bateria de testes para medição do funcionamento neurocognitivo.

Não houve diferenças significativas entre os pacientes que fumaram maconha e aqueles que não o fizeram, relataram os pesquisadores à revista Psychiatry Research. Contudo, os pacientes com “Transtorno por Uso de Canábis” eram mais propensos a ter um histórico de psicose do que os não-usuários, na proporção de 82% versus 67,3%.

Mas, seja como for, o fato é que os pacientes que fumaram maconha apresentaram melhor atenção, velocidade de processamento e memória de trabalho do que os caretas, colocando em xeque velhos estereótipos de maconheiros “burros” e “lerdos”.

“Esperamos que os resultados desse estudo ajudem a orientar e incentivar futuros trabalhos na área, elucidando o possível impacto do uso de maconha no transtorno bipolar”, declararam os pesquisadores.

**com informações do site Medical News.

Fonte: http://blogdamaryjua...-aponta-estudo/

http://cannabismedicinal.org/

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabemos que maconha tem muitos efeitos beneficos, como tem seus efeitos colaterais

nós, na nossa maioria usamos a cannabis pq somos viciados e usamos para recreaçao

achamos que ela pra nós que nao temos nenhuma doença tratavel com cannabis, achamos que ela pra nos é medicinal, pq nos abre o apetite, nos da sono, nos deixa atentos ou dispersos etc...

mas a verdade é que isso tudo é sindrome amotivacional ja discutida em um tpc estes dias pra tras

acredito que nao temos ficamos ansiosos , com um mau humor, sem fome, parece nao ter sono

qdo adiquirimos, ficamos euforicos so de pensar que vamos fumar, que aquela sençaçao prazerosa nos vai habitar por algumas horas

qdo o paciente tem DIAGNOSTICADO uma doença que tem como ser tratada com cannabis, ai fica mais facil de vc converncer e de ver realmante seus usos medicinais,

todos nos dizemos que usamos o medicamento cannabis

quero ver qto de nós tem exames comprovando doenças trataveis com cannabis

somos recreadores querendo e lutando por doentes

agora no caso do irmao ai que quer tratar cancer na boca com cannabis

é brincadeira né

cancer na boca

cannabis

fumaça

vapor

srrsrs

vai matar o velho

a questao dele nao se alimentar direito com a boca nao quer dizer que ele nao tenha fome

ai nestes casos irmao, so mais dá um biotonico fontora que abre o apetite e mantem o velho vivo

paz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Minha sogra fez um tratamento contra uma doença de pele recentemente...e a cannabis ajudava ela a se livrar dos remédios químicos que ela usava "só" para tirar os efeitos coláterais dos outros remédios usados no tratamento....

Os químicos debilitavam mto...e quando ela experimentou..já reconheceu como remédio...santo remédio!!!

é assim q a gente vai chegar lá....mudando o pensamento de um em um..pq cada um q a gente muda..vai mudar tbm mais uns...e esses mais uns..e assim vai...rs

Paz... :335968164-hippy2:

Link para o comentário

Minha sogra fez um tratamento contra uma doença de pele recentemente...e a cannabis ajudava ela a se livrar dos remédios químicos que ela usava "só" para tirar os efeitos coláterais dos outros remédios usados no tratamento....

Os químicos debilitavam mto...e quando ela experimentou..já reconheceu como remédio...santo remédio!!!

é assim q a gente vai chegar lá....mudando o pensamento de um em um..pq cada um q a gente muda..vai mudar tbm mais uns...e esses mais uns..e assim vai...rs

Paz... :335968164-hippy2:

no caso uma doença tratavel com cannabis

era comprovado

e eficaz no combate de efeitos colaterais, conheco historias de maconha substituir a morfina , pra tirar a dor intensa

nao podemos generalizar e confundir

larica com falta de apetite

ou entao seriedade com depressao

ou noitadas mau durmidas com insonia

na nossa maioria é recreaçao

apoio e reafirmo que cannabis é otima para muitos problemas, mas em alguns nao tem como né

o cara com cancer de laringe faringe, pulmao. sei la

algo assim

vai comer

50g de maconha por dia pra dar uma brisa e nao resolver nada

do mesmo jeito que ninguem toma remedio se nao estiver doente

só que a nossa diferença é que sempre estamos meio ruisn das cadeiras

rsrsrsrspaz

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sempre é bom ver estudos assim, mas tem alguns itens que não intendi muito bem, se alguém puder me explicar:

“Isso sugere que o consumo de canábis pode ter um efeito benéfico sobre o funcionamento cognitivo em pacientes com transtornos psiquiátricos graves”, disse Raphael Braga, um dos coordenadores do estudo. “No entanto, também é possível que estes resultados sejam devido à exigência de um certo nível de função cognitiva e habilidades sociais para a aquisição de substâncias ilícitas”, completou o pesquisador.

Sério que o cara quis dizer que é possível que este efeito benéfico pode ser somente pela pessoa ter facilidade em encontrar a maconha e por isso tem uma função cognitiva e habilidade social melhor??

Foram avaliados 200 pacientes com transtorno bipolar I, sendo que 50 utilizaram cannabis – o que, na linguagem médica dos gringos, é chamado de “Cannabis Use Disorder” (CUD), ou seja, “transtorno por uso de canábis”. Todos foram submetidos a avaliações clínicas e completaram uma bateria de testes para medição do funcionamento neurocognitivo.

Não entendi também este trecho, pegaram 50 pessoas que usam cannabis e tem transtorno bipolar e falam que estas pessoas tem “transtorno por uso de canábis” (Cannabis Use Disorder (CUD)) ??

Não houve diferenças significativas entre os pacientes que fumaram maconha e aqueles que não o fizeram, relataram os pesquisadores à revista Psychiatry Research. Contudo, os pacientes com “Transtorno por Uso de Canábis” eram mais propensos a ter um histórico de psicose do que os não-usuários, na proporção de 82% versus 67,3%.

Primeiro dizem que não houve diferença significativa entre os usuários e não usuários, mas o estudo é justamente sobre essa diferença...

Vejam bem, não estou criticando... Só não entendi mesmo.......

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah meu deus só cego não vê, cannabis medicinal já!

Meu sogro teve um cancer na mandibula, perdeu ela inteira, come só por sonda e já perdeu mais de 10 kg ta só pele e osso! Queria muito ajuda-lo mas o preconceito da cannabis medicinal me impede.

É um crime negar tratamento a um doente!

Nem me fale, mesmo barco com o meu coroa !

Ele tem artrite reumatoide a mais de 15 anos e sofre muito, remédios já não adianta mais !

Quero muito ajudar MUITO, mas como você disse o preconceito da cannabis medicinal me impede. :(

Link para o comentário

e a anvisa ainda considera um produto malefico pra saude

né!!! e tantas doenças que a planta ajuda....

po, eu tenho que me virar pq é essencial pro meu caso de EM pra alem de diminuir as varias sensações ruins, me da um pouco mais de segurança de diminuir a intensidade e periodicidade dos surtos, ninguém fala isso, mas tem estudos, basta ler http://www.cannabism...iple-sclerosis/

e mesmo com tudo isso eu não acho um medico neurologista só pra falar o que ja se sabe, pra poder entrar com uma ação pra poder comprar o remedio.

Estamos na idade média? isso é pra eliminar as pessoas doentes? melhorar a espécie né!! RIDICULO!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu tb nao entendi....

no texto fala que nao houve diferenca significante, mais no titulo e no final diz q os que fumam foram melhores...... ah e os que fumam tb tiveram um pouco mais de psicoses ( provavelmente pessoas geneticamente predispostas )

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ae agora ficou mais claro peguei lah do link :

Nevertheless, patients with CUD had significantly better attention, processing speed/set-shifting, and working memory than those without, as indicated by scores on the Digits forward test (7.00 vs 6.25), the Trails B test (93.32 vs 120.77 seconds), and the Digits Backward test (4.93 vs 4.23), respectively.

Braga and team conclude: "These analyses indicate an interesting pattern suggesting superior neurocognitive performance among bipolar patients with comorbid CUD when compared to bipolar patients without a history of cannabis use.

"Moreover, this cognitive advantage is noted in spite of evidence of a more severe clinical course."

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse estudo pode virar um marco na psiquiatria! Entrem no link original que dá pra entender o estudo.

http://www.news-medical.net/news/20120720/Cannabis-use-linked-to-cognitive-performance-in-bipolar-patients.aspx

Minha conclusão da leitura:

O que o estudo pretende é ajudar a estabelecer, em pesquisas futuras, qual seria o momento em que o uso da Maconha pode ser uma DROGA PREJUDICIAL ou um REMÉDIO para pessoas que sofrem com o transtorno Bipolar.

Nesse caso em específico, o que o estudo demonstrou é que pessoas que sofrem de transtorno Bipolar e que tinham histórico de uso regular de maconha, mesmo sendo mais propensas a psicoses devido ao uso/abuso, ainda assim apresentaram desempenho cognitivo superior quando comparadas a outro grupo de bipolares que nunca usaram maconha.

Isso é um avanço em pesquisas! O que os pesquisadores esperam é que esse estudo incentive, oriente e ajude novas pesquisas a elucidar, no futuro, as associações do impacto do uso de maconha no transtorno bipolar.

A ciência quer a liberação para estudar a maconha e conseguir determinar qual o momento em que uma dose de maconha pode ser segura até mesmo para pessoas que sofrem de distúrbios psiquiátricos, já que mesmo sendo propensas a psicose e se expondo ao uso indiscriminado, elas ainda assim obtém um benefício cognitivo. E isso pôde ser comprovado nesse estudo.

Porra! o que está faltando pra legalizar a maconha??? NÃO EXISTE NADA MAIS SEGURO NA MEDICINA DO QUE A CANABIS PODE OFERECER!!

Editado por saporo
  • Like 3
Link para o comentário

• 2 months later...
  • Usuário Growroom

eu tb nao entendi....

no texto fala que nao houve diferenca significante, mais no titulo e no final diz q os que fumam foram melhores...... ah e os que fumam tb tiveram um pouco mais de psicoses ( provavelmente pessoas geneticamente predispostas )

Primeiro dizem que não houve diferença significativa entre os usuários e não usuários, mas o estudo é justamente sobre essa diferença...

Vejam bem, não estou criticando... Só não entendi mesmo.......

A Tradução está incorreta, foi cortado um pedaço do texto segue tradução livre do original:

Results from a US study suggest that bipolar I disorder (BD I) patients with a history of cannabis use have better neurocognitive function than those who have not used cannabis.

The team found that BD I patients with cannabis use disorder (CUD) performed better on measures of attention, processing speed, and working memory than other BD I patients, despite being more likely to have a history of psychosis, indicating a more severe disease course.

"These data could be interpreted to suggest that cannabis use may have a beneficial effect on cognitive functioning in patients with severe psychiatric disorders," comment Raphael Braga (The Zucker Hillside Hospital, Glen Oaks, New York) and team.

"However, it is also possible that these findings may be due to the requirement for a certain level of cognitive function and related social skills in the acquisition of illicit drugs."

The results come from a study of 200 BD I patients, of whom 50 had CUD.

All of the participants underwent clinical assessments and completed a neurocognitive test battery.

There were no significant differences between patients with and without CUD regarding age, racial background, or highest education level achieved, the researchers note in Psychiatry Research.

However, patients with CUD were more likely to have a history of psychosis than those without, at 82.0% versus 67.3%.N

Nevertheless, patients with CUD had significantly better attention, processing speed/set-shifting, and working memory than those without, as indicated by scores on the Digits forward test (7.00 vs 6.25), the Trails B test (93.32 vs 120.77 seconds), and the Digits Backward test (4.93 vs 4.23), respectively.

Braga and team conclude: "These analyses indicate an interesting pattern suggesting superior neurocognitive performance among bipolar patients with comorbid CUD when compared to bipolar patients without a history of cannabis use.

"Moreover, this cognitive advantage is noted in spite of evidence of a more severe clinical course."

They add: "We hope that the results from our study will help guide and encourage future large studies and help further elucidate the multifaceted associations and possible impact of cannabis use in bipolar disorder."

Resultados de um estudo dos estados unidos sugerem que pacientes com transtorno bipolar tipo 1 ("TBP I") que possuem um histórico de uso de cannabis possuem um funcionamento neurocognitivo melhor que os que não possuem histórico de uso.

O time descobriu que pacientes com "TBP I" obtiveram melhores resultados no que tange a atenção , velocidade de raciocionio e memoria funcional que outros pacientes de "TBP I" , apesar de serem mais propensos a ter um histórico de psicose, indicando um quadro clínico mais grave.

"Esses dados podem ser intepretados para sugerir que a cannabis tenha efeito benéfico no funcionamento cognitivo em pacientes com doenças psiquiatricas graves" comentou Raphael Bragra (The Zucker Hillside Hospital, Glen Oaks, New York) e seu time.

"No entanto é possivel que esses achados sejam em decorrencia da necessidade de certo nivel de função cognitiva e de habilidades sociais relacionadas à aquisição de drogas ilicitas".

Os resultados são provenientes de um estudo com 200 pacientes de Bipolaridade tipo 1 dos quais 50 possuiam "Cannabis Use Disorder" [1]

Todos os participantes foram submetidos a testes clinicos e completaram uma bateria de testes neurocognitivos.

Não haviam diferenças significantes entre os pacientes com ou sem "CUD" no que tange a idade , contexto racial e maior nivel de educação atingido, comentam os pesquisadores na publicação Psychiatry Research.

No entanto , pacientes com "CUD" eram (sic) mais propensos a ter um histórico de psicose do que estes sem, a proporção era de 82.0% contra 67.3%.

Todavia, os pacientes com "CUD" demostraram uma atenção significantemente melhor , velocidade de raciocínio e contextualização [2] e memoria funcional do que os que não possuiam "CUD", como foi indicado pelas notas nos testes Digits forward test (7.00 vs 6.25), Trails B test (93.32 vs 120.77 segundos), e o Digits Backward test (4.93 vs 4.23) respectivamente.

Braga e equipe concluiram: "Estas analises indicam um padrão interesantes sugerindo performance neurocognitiva superior entre os pacientes bipolares que possuem CUD quando comparados aos pacientes sem histórico de uso de cannabis. Alem disso, essa vantagem cognitiva é notada apesar de evidencias sugerirem um agravamento do quadro clínico."

Ele adicionam ainda: "Nós esperamos que os resultados do nosso estudo ajudem a guiar e encorajar futuros estudos maiores e ajude a elucidar a multifacetada associação e impacto do uso da cannabis no transtorno bipolar"

Espero que esteja legal , to mei chapado :P

ps.: esqueci de falar , o artigo original encontra-se aqui: http://www.psy-journ...0300-9/abstract mas é pago :( só dá pra ler o abstrato sem pagar.

[1] N.T. Cannabis Use Disorder (CUD) é o termo médico para os efeitos pós-uso da cannabis sejam eles de curto , medio ou longo prazo , basicamente um jeito chique de falar "aquele que usa maconha..."

[2] N.T. set-shifiting no original, significa capacidade de manter mais de uma linha de raciocionio ao mesmo tempo e trocar entre elas , como quando conversando sobre 2 assuntos ao mesmo tempo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O paciente portador de bipolaridade não segue regra geral, para meu amigo bipolar depois de um cigarro ele fica umas duas semanas em crise de mania, tem alucinação, mania de perseguição, acha que lê mente. Para ele aconselho evitar. . Tudo depende de como seu organismo vai reagir e da erva que usa, se tem mais THC ou CBD, lembrando que estimulantes não são indicados para bipolares e tem umas ervas que possuem mais CBD. Eu acho que no caso de bipolares deve se usar aquelas que tem mais CBD.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com certeza , não sou médico e só tenho conhecimento no assunto como paciente psiquiatrico e nerd curioso... e até onde sei é conhecido(como o THC) que estimulantes podem causar casos de mania nos pacientes que sofrem de bipolaridade , já o CDB que tem propriedades anti-epilepticas até onde sei deve ajudar a dar uma estabilizada (soube de anticonvulsionantes sendo utilizados como regulares de humor em casos menos severos) , mas não acho uma boa ideia fumar maconha in natura se for bipolar afinal o sistema endocannabinoíde cuida de muitas funções.

Então acho que se for utilizar e tiver essa condição é melhor saber muito bem o que você está fazendo para não ter problemas.

Sendo mais direto é uma ótima descoberta e que ajuda o movimento pela legalização e a produção de medicamentos porem não é uma bandeira verde muito menos um incentivo ao uso da cannabis in natura para casos de bipolaridade principalmente nos quadros instaveis onde o risco de mania é alto, os estudos acerca do uso de maconha para tratar bipolaridade ainda são inconclusivos(tem uns positivos , uns negativos... vale a pena esperar mais pesquisas).

Lembre-se maconha pelo ponto de vista medicinal é remédio e todo remédio tem seus riscos e quando se avalia o uso de um medicamento se avalia o problema a ser tratado e os efeitos que a medicação pode te causar, ninguem dá morfina para um paciente que teve escoriações leves porque os riscos não valem a pena e considerando que ainda não foi completamente estudado o efeito da maconha em pacientes com transtorno bipolar vale o alerta.

não posso esquecer de lembrar que os medicamentos para bipolaridade tambem podem ter efeitos colaterais severos.

Link para o comentário