Ir para conteúdo

Drogas: Dilma Seguirá O Exemplo De Mujica?


Mr Stoned

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Drogas: Dilma seguirá o exemplo de Mujica?

Presidente do Uruguai vai ao rádio defender regulamentação da maconha e argumenta: precisamos combater o narcotráfico

No Rede Brasil Atual

Diante da má impressão que causou em parte significativa da sociedade uruguaia a intenção do governo de regulamentar a venda de maconha no país, o presidente José Mujica fez um pronunciamento em que alertou seus compatriotas sobre a importância de elaborar novas maneiras para combater o narcotráfico.

“Apenas com repressão policial, será impossível”, resumiu. De acordo com o jornal argentino Página 12, as primeiras pesquisas de opinião realizadas no Uruguai depois que o governo anunciou que estava preparando um projeto de lei sobre o tema indicaram que aproximadamente 60% das pessoas entrevistadas receberam mal a ideia.

O passo que está prestes a ser dado pelos uruguaios rumo à legalização da maconha também chamou a atenção das Nações Unidas, que pediu autorização a Montevidéu para enviar uma comissão da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) que acompanhasse as discussões. O chefe da JIFE, Raymond Yans, não acredita que as propostas do governo uruguaio possam servir de alternativa à mera repressão.

Mas o presidente discorda. No rádio, José Mujica fez questão de analisar o problema a partir da lógica comercial. “Muito mais grave que os males causados pela droga na saúde humana é o resultado que o narcotráfico acarreta na sociedade”, pontuou. “O vício sempre existiu na história da humanidade. Vejamos o álcool e o tabaco, a cocaína nossos avós compravam na farmácia. Mas o comércio de drogas é um assunto contemporâneo, é uma atividade capitalista de mercado que se reproduz e tende a crescer como um câncer no corpo social.”

Detenções e demandas

Mujica lembrou que a polícia uruguaia tem sido eficaz no combate ao tráfico e que, por isso, um terço dos presos nas cadeias do país tem relação com o comércio de drogas. “Há uma enorme eficiência, mas às vezes dá a sensação de estarmos enxugando gelo”, pontuou. São cerca de 3 mil presidiários por ligação com as drogas numa população carcerária de 9 mil detentos, disse o presidente, que desenhou um universo de aproximadamente 200 mil consumidores de narcóticos no Uruguai. O país tem cerca de 1,5 milhão de habitantes. Ainda segundo Mujica, a venda de droga movimenta US$ 50 milhões ao ano dentro das fronteiras uruguaias.

“A demanda existe, e enquanto houver gente que compre, estão criadas as condições para que haja oferta. Assim se movimenta a economia”, ressaltou o presidente. Mujica acredita que o vício dos usuários se traduz num interesse interminável pela droga, que acaba alimentando constantemente a venda de substâncias ilegais. Como se trata de um mercado repleto de riscos para os traficantes, que estão sujeitos a prisão e violência, os lucros obtidos com a operação costumam ser exorbitantes.

“O valor acumulado internacionalmente com narcotráfico e lavagem de dinheiro assegura recursos financeiros para corromper governos, comprar generais, subornar juízes, impor candidaturas eleitorais e nomear parlamentares, como acontece no México”, enumera Mujica. “Mas o pior de tudo é que o tráfico de drogas tende a espalhar violência pelas sociedades. Como se trata de um mercado clandestino, suas leis sempre apelam à violência. Quando existe dívida, não se procura um advogado: se recorre automaticamente ao ajuste de contas.”

Por isso, o presidente do Uruguai propõe a combinação de três fatores para combater o problema. Primeiro, disputar o mercado de drogas. Segundo, oferecer tratamento para quem esteja viciado. E, apenas em terceiro lugar, reprimir. Mujica pondera que talvez não seja a melhor maneira de acabar com o narcotráfico e que possivelmente existam ideias mais eficazes, mas afirma que os uruguaios não podem seguir fingindo que o problema não existe.

Vanguardismo

“A boa história do Uruguai nos mostra alguns caminhos, atitudes e receitas que em seu momento pareceram extravagâncias, como a legalização da prostituição e as lojas estatais de venda de álcool”, recordou. “Assim o país teve a audácia de ser vanguardista na forma de tratar os males inevitáveis da sociedade com a grandeza de colocá-lo à luz do dia, estabelecer regras e assumindo os custos que significavam.”

O secretário da Presidência do Uruguai, Diego Cánepa, afirmou ao Página 12 que o governo deverá enviar ao parlamento um projeto de lei para regulamentar a venda de maconha dentro dos próximos 15 dias. Em resumo, o texto vai propor que o Estado assuma o cultivo e a venda da substância, que passará inclusive por controle de qualidade.

Para comprar, os usuários deverão registrar-se. Também haverá limite para o consumo diário, e quem ultrapassá-lo poderá ser alvo de tratamento compulsório no sistema de saúde pública. O governo ainda não sabe se inclui no projeto a plantação de maconha para uso próprio.

Um dos maiores objetivos de Mujica ao patrocinar o projeto é afastar a juventude da pasta base de cocaína, uma droga bastante agressiva ao organismo, facilitando seu acesso à maconha. “Não estamos dizendo que a maconha é boa, não temos autoridade para dizê-lo. O que dizemos é que, diante do veneno que é a pasta base, a maconha é uma droga relativamente benigna”, classificou.

http://ponto.outraspalavras.net/2012/07/25/dilma-seguira-exemplo-de-mujica/

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Detenções e demandas

Mujica lembrou que a polícia uruguaia tem sido eficaz no combate ao tráfico e que, por isso, um terço dos presos nas cadeias do país tem relação com o comércio de drogas. “Há uma enorme eficiência, mas às vezes dá a sensação de estarmos enxugando gelo”, pontuou.

Enxugando gelo ... excelente !!

Por mais eficaz que você seja, nunca vai secar !!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O título dá a entender outra coisa. Embora foi apenas um comentário, não acho que a Dilma tenha qualquer inclinação ou mesmo coragem para defender nossa causa. Já o Mujica dá orgulho de ver: E mais uma vez vamos ficando pra trás... Ê Brasil!!

Fé em Jah! :335968164-hippy2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O título dá a entender outra coisa. Embora foi apenas um comentário, não acho que a Dilma tenha qualquer inclinação ou mesmo coragem para defender nossa causa. Já o Mujica dá orgulho de ver: E mais uma vez vamos ficando pra trás... Ê Brasil!!

Fé em Jah! :335968164-hippy2:

Eu mesmo votei nela, mas num voto na próxima eleição. Da mesma forma que os evangélicos em sua grande maioria só vota se o candidato for evangélico eu vou seguir o mesmo pensamento em parte, o candidato tem que ter vida política ativa, ser maconheiro(a). Caso não seja usuário q pelo menos ja tenha defendido causas de gosto popular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sabe o que acho foda -

é que nenhum Jornal , rádio ou tele - jornal , fala sobre esse assunto.

nós sabemos o que se passa na Síria, no Afeganistão, até em Marte, mas aqui do lado, ninguém sabe de nada, ou fala sobre !!!

:127472813-scratchhead4wijz2: - estranho ...

Eles não querem que a população Brasileira tenha contato e apoie essa causa.

_________________________________________________________________________

Meu único medo é que a ONU boicote os produtos uruguaios ou até tenha uma intervenção militar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí já sabe, vai ser ONU vs uruguaios, maconheiros, ativistas e livres-pensadores do mundo inteiro. Se continuarem ameaçando o Estado uruguaio já vou começar a fazer ginastiquinha aqui, que essa eu não perco por nada.

0katpage3.jpg

Mas o mais provável é que o Uruguai vai se retirar da convenção única de drogas da ONU (1961) como fez a Bolívia há um ano e um mês atrás: http://www.humanrightsanddrugs.org/2011/07/bolivia-withdraws-from-the-un-single-convention-on-narcotic-drugs/

Isso seria lindo de ver, um exemplo a ser seguido por outros estadistas, presidentes de verdade que trabalham em favor do bem-comum, e não de interesses escusos de grupos que não foram eleitos democraticamente.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não estamos dizendo que a maconha é boa, não temos autoridade para dizê-lo. O que dizemos é que, diante do veneno que é a pasta base [EDIT: o álcool e o tabaco] , a maconha é uma droga relativamente benigna

Chega de mentiras!

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Por isso que é bom entrar no GR antes de ir trabalhar.

A gente sempre sai com idéias boas na cabeça, sacou.

Bom dia galera, que a nossa vibe nesse dia fique bastante positiva, mas como disse o Bial ontem se tiver triste curte isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...