Ir para conteúdo

Descriminalização Das Drogas No Novo Código Penal Divide Opiniões

playmogil

Recommended Posts

A proposta é deixar de ser crime comprar, guardar ou plantar drogas em quantidade para consumo pessoal.

(entrem no link original e veja o video que foi ao ar ontem na globo, não consegui anexar) http://glo.bo/N3JKV6

Aconteceu no Rio de Janeiro, em uma sala que já foi do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a aprovação do Código Penal que ainda está em vigor no Brasil. Foi em 1940. Já naquela época, houve muita discussão até se chegar ao texto considerado adequado para o país. Sete décadas depois, nossos congressistas têm mais uma vez o desafio de definir o que é e o que não é crime nos dias de hoje. Para isso, vão precisar enfrentar temas polêmicos.

Um deles é o consumo de entorpecentes. A proposta é deixar de ser crime comprar, guardar ou plantar drogas em quantidade para consumo pessoal. É o que o estudante Thiago Tomazine defende. Ele foi detido três vezes. Mesmo assim, não parou de usar maconha. O rapaz diz que tem o controle sobre a droga.

“Você sabe dos riscos que você corre. Você é um ser humano maior de idade, você sabe muito bem o que você bota pra dentro do seu corpo e isso não é crime”, avalia.

saiba mais

Diferentes interpretações de leis atrasam julgamentos no Brasil

Grupo de juristas propõe alterações para modernizar Código Penal

O estudante Carlos Henrique Sales Rosa também fumou maconha, mas no caso dele foi o início de um pesadelo. Passou pela cocaína, chegou ao crack e virou dependente químico. Hoje, livre do vício, lidera um projeto para ajudar outros dependentes a deixar as drogas.

“A linha que separa o usuário do dependente é uma coisa muito difícil de você tratar, de você traçar. Então a liberação vai ser prejudicial em certo ponto para aqueles usuários em potencial que podem desenvolver a doença, a dependência química”, diz.

Mesmo antes de começar a ser votada, a proposta já causou reações: juízes e promotores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal divulgaram uma carta em protesto contra a descriminalização do uso de drogas.

“É como se o estado dissesse: nós não conseguimos controlar o consumo de drogas, portanto vamos descriminalizar”, opina o juiz Paulo Rogério Santos Jordano. “Colocou essa questão como se fosse um comportamento socialmente aceitável, o consumo de drogas, e não é. A partir do momento que se considera um comportamento socialmente aceitável, a tendência é uma explosão do consumo e, consequentemente, da violência.

O sociólogo Ignácio Cano, da UERJ, que estuda a violência, tem outra opinião:

“Eu acho que a descriminalização do consumo certamente é um avanço”, diz. “Tudo que tem uma demanda social forte vai continuar a acontecer sendo crime ou não. A diferença é que se for crime nós temos corrupção dos agentes que recebem dinheiro para permitir, e nós temos violência nesses circuitos que não podem recorrer à via legal para diminuir seus conflitos. É muito mais vantajoso para a sociedade, por exemplo, ter os banqueiros do jogo do bicho financiando o estado, as escolas hospitais via imposto, do que financiando campanha de político ou escola de carnaval.”

Mas no caso do jogo do bicho, a proposta é a de transformar o que hoje é contravenção em crime, com pena de até dois anos de cadeia. O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, é um dos defensores da mudança.

“Nós precisamos punir de maneira exemplar. E quem tem que sofrer a força e o ônus da lei são as pessoas que mantêm sob o seu comando, sob o seu poder, essas organizações criminosas”, afirma Beltrame.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/07/descriminalizacao-das-drogas-no-novo-codigo-penal-divide-opinioes.html

ou: http://glo.bo/N3JKV6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

“É como se o estado dissesse: nós não conseguimos controlar o consumo de drogas, portanto vamos descriminalizar”, opina o juiz Paulo Rogério Santos Jordano.

Sr. Paulo Rogério, acho que está mais que claro que o Estado não conseguiu mesmo controlar o consumo de drogas, depois de 70 anos....

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

O estudante Carlos Henrique Sales Rosa também fumou maconha, mas no caso dele foi o início de um pesadelo. Passou pela cocaína, chegou ao crack e virou dependente químico. Hoje, livre do vício, lidera um projeto para ajudar outros dependentes a deixar as drogas.

“A linha que separa o usuário do dependente é uma coisa muito difícil de você tratar, de você traçar. Então a liberação vai ser prejudicial em certo ponto para aqueles usuários em potencial que podem desenvolver a doença, a dependência química”, diz.

Quem pode desenvolver a dependência, pode desenvolve-la de qualquer maneira. Independente da regulamentação!

E oque você me diz sobre aqueles sem antecedentes criminais e que não eram envolvidos com o tráfico, mas foram presos e tiveram sua via arruinada por uma lei absurda? Isso não é prejudicial?

Não sei em números, mas acredito que existam muito mais pessoas nessa situação!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

No video aos 2:20 o juiz Paulo Rogério Santos Jordano, proibicionista que deu 7 anos de cana ao irmão SATIVALOVER.

Quanta hipocresia ser julgado por um cara que é contra a maconha ser liberada em qualquer nivel.

Link para o comentário

o negocio e que as drogas em contexot, como o crack cocaina heroina a nova oxi, entao ,estas drogas nao so mexem com o comportamento fisico , como o scial, levando a devastaçao por completo de valores, caracter e ideias

acredito que a descriminalizaçao das drogas nao seja o caminho

existira o grande demanda para o crack e cocaina, uma vez que mesmo que bem complicados, podem tbm ser produzidos em casa

penso que devido aos beneficios naturais , medicinais, gastronomicos, economico e geral, que a cannabis tem, nao se enquadra neste conceito de DSD(DROGAS SOCIALMENTE DESTRUTIVAS), A CANNABIS entra na classificaçao de remedio natural, como um boldo, um hortela

penso que o que temos que concientizar a populaçao do que sao DSD(drogas socialmente destrutivas) do que sao remedios

este é o ponto do xeque mate, estamos batendo cabeça em regulamentar ou descriminalizar as drogas, o consumo, e plantio das drogas

A,cannabis, comprovada cientificamente e exautivamente efeitos beneficos e medicinais, alem de introduzir a pessoa que faz seu comsumo em qualquer sociedade

a exemplo do cigarro que é uma droga que tbm te prejudica, mas nao te impoe limites, socias, nao te faz perder a vida por um maço, ou entao te tira da escola, faz vc largar tudo e ir pra rua por um maço de cigarro

a incognita é que as vezes, estamos remando pelo lado nao muito certo

como apreciador de cannabis e um paciente que ultilizou de vontade propria, se educando e tratando

posso dizer que a cannabis me ajudou em 40 a 50%, qdo eu estava me reabilitando do crack

no modo grosseiro

me dava vontade de fumar crack e sair e roubar e fazer cagada, entao fumava cannabs que tinha de muito que comprava tbm(nao faltava), ai entao encanava de ficar em casa me ocupando enao sair

vou ser sincero, nos primeiros 2 anos eu fumava de 100 a 150 g de fumo prensado que comprava por nao ter ainda esta base que tenho

depois, me envolvi com os estudos e entao terminei o supletivo galera e fui pra facul cursar bio

entao galera , acredito que a discriminilizaçao do porte consumo e plantio, deve ser UNICO,EXCLUSIVAMENTE A CANNABIS

paz

Link para o comentário

é, também achei o testo ruim, mas passou um maconheiro arrumadinho na globo, e pela primeira vez não foi só pejorativo as frases a este respeito.

Achei, por pior que seja, a globo falow bem de 1 maconheiro.. rsrsrs este Thiago Tomazine é da qui? queria parabenizar ele!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é, também achei o testo ruim, mas passou um maconheiro arrumadinho na globo, e pela primeira vez não foi só pejorativo as frases a este respeito.

Achei, por pior que seja, a globo falow bem de 1 maconheiro.. rsrsrs este Thiago Tomazine é da qui? queria parabenizar ele!!

o tomazine tem um canal no youtube muito bom e ele tira muitas duvidas da galerinha noiada do brasil ... ja esse papo de controlar o consumo de drogas rsrs acho meio inocente essa ideia...ninguem nunca conssegiu controlar o consumo de drogas em nenhum pais e isso eh fato. o melhor a se fazer é educar e educar e educar.
  • Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

“É como se o estado dissesse: nós não conseguimos controlar o consumo de drogas, portanto vamos descriminalizar”, opina o juiz Paulo Rogério Santos Jordano. “Colocou essa questão como se fosse um comportamento socialmente aceitável, o consumo de drogas, e não é. A partir do momento que se considera um comportamento socialmente aceitável, a tendência é uma explosão do consumo e, consequentemente, da violência.

Quanta merda esse cara falou, hein? Realmente o estado NÃO consegue controlar consumo de drogas e portanto por isso a descriminalização é um necessidade.

E porque o uso de drogas não é um comportamento socialmente aceitavél? Todas as civilizações humanas usaram suas drogas. Ele mesmo deve usar alguma droga e não se liga nisso. Milhões de pessoas tomam cafeina, tabacco, álcool todos os dias. Vamos proibi-las de fazer isso também?

Maconha é cultivada e usada a pelo menos 10 mil anos e o cara quer falar que não é algo aceitável. Que autoridade ele tem para falar isso?

Além disso, qual evidência ele tem para sustentar que o consumo e violência aumentariam com a descriminalização? As experiências de países como Portugual e Holanda mostraram o inverso.

E um cara desse ainda é juíz, podendo decidir o destino dos outros....como fez com o inocente SL.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

"

“É como se o estado dissesse: nós não conseguimos controlar o consumo de drogas, portanto vamos descriminalizar”, opina o juiz Paulo Rogério Santos Jordano. “Colocou essa questão como se fosse um comportamento socialmente aceitável, o consumo de drogas, e não é.

Primeiramente sim, o Estado não consegue e nunca vai conseguir controlar o consumo de drogas simplesmente "declarando guerra" à ela e se utilizando de uma estratégia política falida. E em segundo a humanidade sempre foi acompanhada pelo uso de drogas, portanto usar drogas sempre foi e sempre será um comportamento socialmente aceitável... matar e roubar dinheiro do povo não!!!

Apesar de eu amar minha casa, minha família, meus amigos, minha região eu fico triste em ter nascido em um país com uma cultura tão "fútil", injusta, oportunista... se bem que melhor aqui do que ter nascido um bebê passando fome nos paises da África.

Mas a única coisa que me conforta é que há vida além dessa "matrix"... o que resta mesmo é lutar com todas as forças e superar diariamente a decepção de ser julgado por uma escolha individual e inofensiva.

Link para o comentário