Ir para conteúdo

Estudo Mostra Que 1,5 Milhoes De Pessoas Usam Maconha No Mundo

mfr

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Saiu ontem no G1

Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos usam maconha diariamente no Brasil, aponta o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ainda de acordo com o estudo, divulgado nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, mais de 3 milhões de adultos, com idade entre 18 e 59 anos, fumaram maconha no último ano e cerca de 8 mihões de adultos (7% dessa parcela da população) já experimentaram a droga alguma vez. Entre os usuários, o levantamento aponta três vezes mais homens.

Do total, 62% tiveram o primeiro contato com a maconha antes dos 18 anos. Entre os adolescentes de 14 a 18 anos, 470 mil revelaram que fizeram uso no último ano e 600 mil disseram já ter experimentado a droga alguma vez na vida. Além disso, 17% dos consumidores nessa faixa afirmaram que conseguiram a substância dentro da escola.

000_149251746.jpgDe acordo com estudo da Unifesp divulgado nesta quarta-feira (1º), 8 milhões de brasileiros disseram já ter experimentado maconha alguma vez, a maioria antes dos 18 anos (Foto: David McNew/Getty Images/AFP)

Essa é a segunda pesquisa da Unifesp sobre o tema – a primeira foi em 2006 –, mas é a primeira vez que se tem uma amostragem representativa da população brasileira sobre uso e dependência de drogas e sobre a questão da legalização.

Sobre dependência, 1,3 milhão de adolescentes e adultos disseram ter sintomas disso. Entre os usuários adultos, o índice de dependência foi de 37%. Na adolescência, 10%. Foram feitas cinco perguntas, como se a pessoa já tentou parar e não conseguiu e se a maconha tem atrapalhado o dia a dia dela.

Em 2006, havia um adolescente pra cada adulto usuário de maconha. Essa proporção agora é de 1,4 adolescente por adulto. A diferença é que o retrato anterior foi feito apenas nas escolas, entre estudantes.

De janeiro a março, foram ouvidas 4.607 pessoas, com idade mínima de 14 anos, em 149 municípios de todos os estados do país. Como é uma representação do país, a cidade de São Paulo, por exemplo, teve mais participantes.

Cem entrevistadores visitaram as casas das pessoas, que viviam em locais que iam desde favelas até condomínios fechados – estes últimos, os lugares de mais difícil acesso, de acordo com os autores. Foi entregue aos voluntários um questionário com 800 perguntas, que respondiam e entregavam o documento lacrado, mantendo o anonimato e uma maior confiabilidade das respostas.

000_149253074.jpgSobre a legalização da maconha, 75% se disseram contrários (Foto: David McNew/Getty Images/AFP)

As perguntas, segundo os pesquisadores da Unifesp, seguiram metodologias internacionais e também abordaram questões sobre álcool, tabaco e outras drogas ilícitas além da maconha. Em breve, a universidade vai divulgar dados regionais sobre a maconha e informações nacionais sobre o uso de cocaína, crack e oxi.

A pesquisa custou mais de R$ 1 milhão e foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A metodologia ficou por conta do instituto Ipsos.

Legalização

Sobre a legalização da maconha no Brasil, 75% dos entrevistados se disseram contrários à proposta. Outros 11% apoiam a causa, 9% não souberam responder e 5% não responderam.

De acordo com psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, professor da Unifesp e um dos organizadores do levantamento, o estudo está próximo de um "plebiscito" sobre a proposta de descriminalizar o consumo da maconha no país.

País Uso no último ano (% da população adulta) Canadá 14 Nova Zelândia 13 Itália 11 EUA 10 Reino Unido 10 Austrália 9 França 9 Chile 7 Argentina 7 Dinamarca 5 Holanda 5 Alemanha 5 Portugal 4 África do Sul 4 Brasil 3 Suécia 2 Japão 0,2

"Há quase 500 mil adolescentes usando maconha regularmente. Isso dá uma visão do tamanho do problema (...) e há um impacto do ponto de vista de saúde pública, desemprego e suicídio", explica.

Laranjeiras comentou ainda que, desde 2006, com a mudança da lei para despenalizar o uso de drogas, é possível que tenha ocorrido um aumento no consumo de maconha. Para ele, houve uma "frouxidão legislativa", que alterou a figura do usuário e impediu a pena de prisão com novas sanções alternativas.

Os países com menor consumo de maconha, como Suécia e Japão, têm mais rigor e restrições. A solução não é colocar os usuários na prisão, mas nesses lugares há uma certa intolerância com o consumo. Ou vamos por esse caminho ou liberamos e aumentamos o uso. Será que a minoria vai determinar e pautar o que a gente quer como sociedade?", questionou.

De acordo com o pesquisador, um cigarro de maconha no país custa R$ 1. Se houver a liberação, ele acredita que o mercado ficará facilitado e o preço, mais baixo.

Ranking do uso de maconha

Comparativamente com outros países, o Brasil aparece em 17º lugar na lista de países cujas pessoas já experimentaram maconha na vida e em 15º entre os que usaram no último ano. O Canadá lidera a lista, atrás de Nova Zelândia, Itália, EUA e Reino Unido.

"Nos EUA, a maior busca de dependentes químicos por tratamento hoje é de usuários de maconha. Dados da Nova Zelândia apontam que tem crescido o número de pessoas com transtornos psicóticos e esquizofrenia em decorrência do uso da maconha. Nenhuma outra droga causa esquizofrenia, e essa é a pior doença da psiquiatria. Quem vai cuidar dos 10% dos usuários expostos a esse risco? Quem é a favor da legalização deveria responder isso", diz Laranjeiras.

http://g1.globo.com/...te-no-pais.html

Ta mudando ein galera,vamo que vamo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

1,5 mi de fumantes deve ter só na Zona Norte de sampa...

como que se pode levar a sério uma pesquisa sobre consumo de uma substancia ilegal? imagina vc é parado por uma pessoa com crachá que pergunta se vc fuma maconha diariamente, se ja fumou etc...embora eu falasse a verdade, acredito que uma parte dos entrevistados com certeza mentiu (ja fumou ou fuma e fala que nunca provou, por exemplo). e mais, tem alguem que vai no morro saber quanto de maconha chega e quanto de maconha sai? só falta falar que boca de fumo tem ISO 9000 entao dá pra saber o quanto, quando e pra quem foi vendido

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tinha que ser o Chaves de novo!

Porra, o Laranjola já quis transformar essa pesquisa em um peblecito...tomar na peida....e ainda coloca que pode levar ao suicídio!!! Porra!!!! Um declaração dessa é que me faz ter vontade de me matar.....eu fumo maconha e tenho vontade de viver cada vez mais!!!

PS.: Nunca fui e nem nunca conheci ninguém que participe dessas pesquisas, IBGE, qq porra....

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

laranjeira é fragil, vi num debate como ele arrega e se diz acuado, não é capaz de manter sua falacia por que suas fontes são duvidosas e sua motivação não é nada imparcial; ja na revista ele é o senhor da razão

as vezes se encotra um adversario que merce respeito, não é o caso do laranjada

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu tentei em outro tópico alentar a galera pra comprar a nossa pesquisa do ibope, com as nossas perguntas, fui atrás de todas as informações, mas ngm se movimentou, aí quem faz a pesquisa é o laranjadas da vida aí, e a pesquisa fica que nem a cara dele, suja e destorcida, acordem pra realidade, uma pesquisa que mostra 75% contra a regulamentação é um atentado contra a nossa causa, essa pesquisa não leva em conta os danos do tráfico, danos ao usuários, as outras pessoas não usuárias, e muito menos o auto cultivo, putz, aí fica foda, laranjadas movendo os pauzinhos dele

Do total, 62% tiveram o primeiro contato com a maconha antes dos 18 anos. Entre os adolescentes de 14 a 18 anos, 470 mil revelaram que fizeram uso no último ano e 600 mil disseram já ter experimentado a droga alguma vez na vida. Além disso, 17% dos consumidores nessa faixa afirmaram que conseguiram a substância dentro da escola.

çlaskdçaslkdçaslkdsaçl

Sobre dependência, 1,3 milhão de adolescentes e adultos disseram ter sintomas disso. Entre os usuários adultos, o índice de dependência foi de 37%. Na adolescência, 10%. Foram feitas cinco perguntas, como se a pessoa já tentou parar e não conseguiu e se a maconha tem atrapalhado o dia a dia dela.

tomar no cu, eu paro qnd meu beck acaba, não saio de madrugada atrás de flor de cannabis pra fumar, tbm não me faz falta, mas eu acredito que tenha sim um sintoma de abstinencia, eu por exemplo, se fico mt tempo sem fumar, e encontro um "Dr" Ronald Laranjeira na rua, me da uma esquizofrenia muito louca, que eu espanco ele no ato

Ronaldo laranjera: "Há quase 500 mil adolescentes usando maconha regularmente. Isso dá uma visão do tamanho do problema (...) e há um impacto do ponto de vista de saúde pública, desemprego e suicídio", explica.

ahuauhuahua

Laranjeiras comentou ainda que, desde 2006, com a mudança da lei para despenalizar o uso de drogas, é possível que tenha ocorrido um aumento no consumo de maconha. Para ele, houve uma "frouxidão legislativa", que alterou a figura do usuário e impediu a pena de prisão com novas sanções alternativas.

novas sanções alternativas? tipo internar na clinica do cara que organizou a pesquisa?

De acordo com o pesquisador, um cigarro de maconha no país custa R$ 1. Se houver a liberação, ele acredita que o mercado ficará facilitado e o preço, mais baixo.

kkkkkk osaihasiohiasodifasudaskpjçl

"Nos EUA, a maior busca de dependentes químicos por tratamento hoje é de usuários de maconha. Dados da Nova Zelândia apontam que tem crescido o número de pessoas com transtornos psicóticos e esquizofrenia em decorrência do uso da maconha. Nenhuma outra droga causa esquizofrenia, e essa é a pior doença da psiquiatria. Quem vai cuidar dos 10% dos usuários expostos a esse risco? Quem é a favor da legalização deveria responder isso", diz Laranjeiras.

pra vc continuar fazendo essa pergunta provavelmente não aprendeu nada no debate sobre a maconha promovido pela folha de são paulo, eu não vou nem falar nada, pq o Doutor Sidarta Ribeiro (esse é doutor de verdade) já respondeu faz tempo essa tua pergunta, aliás, esquizofrenia tem você por permanecer nessa ignorância

não adianta, pro laranjeiras essa pesquisa são 1,5 milhões de possiveis clientes pro circo dele

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu tentei em outro tópico alentar a galera pra comprar a nossa pesquisa do ibope, com as nossas perguntas, fui atrás de todas as informações, mas ngm se movimentou, aí quem faz a pesquisa é o laranjadas da vida aí, e a pesquisa fica que nem a cara dele, suja e destorcida, acordem pra realidade, uma pesquisa que mostra 75% contra a regulamentação é um atentado contra a nossa causa, essa pesquisa não leva em conta os danos do tráfico, danos ao usuários, as outras pessoas não usuárias, e muito menos o auto cultivo, putz, aí fica foda, laranjadas movendo os pauzinhos dele

já ouvi falar que os brasileiros sao acomodados?

pois é..... por isso tua ideia nao foi pra frente, pq a gnt tem que colocar a mao na massa

eu pessoalmente sou um grande preguicoso!!! nao faço nem as coisas que tenho que fazer... estudar, trabalhar....etc

afinal, se eu tenho dinheiro e lazer, oq mais posso querer????

• Like 1
Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Logo mais o Laranjada vai dizer que a maconha causa dependência em 37% dos usuários.

EDIT: A partir da premissa (totalmente enviesada) de que quem fuma todo dia é viciado, dependente.

EDIT 2: Existem procedimentos técnicos para aduzir uma eventual dependência e que por certo são conhecidos pelo Laranjada.

EDIT 3: Li outro dia um estudo (salvo engano retirado do observatório nacional de drogas), que levantava suspeita sobre a aplicabilidade do procedimento padrão para diagnóstico de dependência em usuários de maconha.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Drogas: Cresce o vício em maconha em todo o país

Estudo revela 1,3 milhão de viciados em maconha

Segundo pesquisa, 3,4 milhões de pessoas fumaram o entorpecente no Brasil em 2011. Desse total, 37%, ou cerca de 1,3 milhão, ficaram dependentes.

Segundo pesquisa, das pessoas que consumiram a substância em 2011, 37% se tornaram dependentes. Destes usuários, 470 mil eram adolescentes. Médico responsável se preocupa com impacto na rede pública de saúde

No último ano, 3,4 milhões de adultos e adolescentes usaram maconha no Brasil. Destes, 1,5 milhão consumiram a substância ilícita diariamente e 1,3 milhão — ou 37% de quem fez uso frequente — foram identificadas como dependentes. Os dados integram o II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad), vinculado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa questionou o padrão de uso da maconha para 4.607 indivíduos de 14 anos ou mais, em 149 municípios brasileiros. O Brasil encontra-se em 17º lugar em relação a outras nações. O Canadá teve o registro de maior consumo em 2011, com 14% da população, contra 3% de brasileiros. Para o diretor do Inpad, médico com PhD em psiquiatria Ronaldo Laranjeira, a pesquisa trouxe resultados inesperados. "Não imaginava uma taxa de dependência tão alta, os dados nos surpreenderam", afirmou.

O alto nível de dependência, especialmente entre adolescentes, pode, inclusive, impactar a rede pública de saúde, aposta Laranjeira. "Nos Estados Unidos, onde o uso é seis vezes maior do que no Brasil, a principal busca de tratamento para a dependência química é a da maconha. Aqui, existe uma demanda reprimida", diz. Segundo o Lenad, mais de 60% dos usuários de maconha experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos. Cerca de 600 mil adolescentes já usaram o entorpecente pelo menos uma vez na vida e um em cada 10 usuários jovens é dependente. Ainda de acordo com o estudo, a comparação entre dados de 2006 e 2012 revela que cresceu o número de usuários adolescentes, em relação a proporção de adultos: em 2006, era um adolescente para cada adulto, índice que subiu para 1,4 em 2012. Apesar do grande número de usuários, a pesquisa revelou que 75% da população não concorda com a legalização da maconha.

Um dos autores do livro Maconha, Cérebro e Saúde, o neurocientista Renato Malcher-Lopes rebateu os resultados da pesquisa, indicando que a dependência fisiológica para a maconha não é reconhecida em estudos. "A maconha não provoca dependência física. Fatores comportamentais não deveriam ser considerados para avaliar a dependência, já que esses mesmos fatores poderiam ser vinculados a qualquer prática que provoque a sensação de prazer", argumenta. No levantamento da Unifesp, foram considerados "aspectos comportamentais comuns da dependência": ansiedade e preocupação por não ter a droga e com o próprio uso, sensação de perda de controle sobre o consumo, ter tentado parar, achar difícil ficar sem a droga. Segundo Laranjeira, os dados comportamentais são equivalentes às medidas fisiológicas. "Em estudos populacionais, não é possível fazer um estudo fisiológico. Assim, criam-se formas indiretas de se medir as alterações fisiológicas".

Efeitos

Apesar de Malcher-Lopes afirmar que a maconha não causa dependência, ele ressalta que o uso em pessoas com idade inferior aos 18 anos pode ser muito prejudicial, já que o cérebro ainda está em formação. "Não existe nenhum estudo que indique efeitos catastróficos, mas é desaconselhável o consumo na adolescência, pelo risco da formação de depressão ou ansiedade. Ainda segundo Malcher-Lopes, o uso contínuo excessivo da substância também pode induzir à perda da libido e inibir a concentração geral.

Números em destaque

» Quase 40% dos adultos usuários de maconha são dependentes

» Um em cada 10 homens adultos já experimentou maconha

» Um em cada 10 adolescentes que usam maconha é dependente

» Mais de 60% dos usuários experimentaram maconha antes dos 18 anos

» Mais de 1% da população masculina brasileira é dependente de maconha

» Entre os usuários, os homens usam três vezes mais que as mulheres

» 75% da população não concordam com a legalização da maconha

Fonte. https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/2/drogas-cresce-o-vicio-em-maconha-em-todo-o-pais

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Há quase 500 mil adolescentes usando maconha regularmente. Isso dá uma visão do tamanho do problema (...) e há um impacto do ponto de vista de saúde pública, desemprego e suicídio", explica.

Esse Laranjeiras eh um MENTIROSO SAFADO E FILHO DA PUTA!!!

Terrorismo midiatico purinho....

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

já ouvi falar que os brasileiros sao acomodados?

pois é..... por isso tua ideia nao foi pra frente, pq a gnt tem que colocar a mao na massa

eu pessoalmente sou um grande preguicoso!!! nao faço nem as coisas que tenho que fazer... estudar, trabalhar....etc

afinal, se eu tenho dinheiro e lazer, oq mais posso querer????

pois é cara, mas eu já acho isso um comportamento leviano, eu percebi que na minha vida quando o cara age na boa fé tudo acontece, e se não acontecer eu quero que se f***, fiz minha parte sou limpinho...

Link para o comentário

Sendo realista mesmo, quantos milhões será que fumam no Brasil? É muito difícil conseguir um número preciso, a gente não tem nem idéia se são 10%, 5%...enquanto for proibido vai ser difícil saber. Eu acho que não chega a 10%, mas afirmar qualquer coisa é fútil, a gente pode no máximo especular e chegar em números que nunca poderão ser confirmados.

Esse cenário de proibição é desencorajador.

Link para o comentário