Ir para conteúdo

Senadores Chilenos Apresentam Projeto Para Legalizar Maconha


Percoff

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Senadores chilenos apresentam projeto para legalizar maconha

Santiago do Chile, 8 ago (EFE).- Dois senadores chilenos apresentaram nesta quarta-feira um projeto que legaliza o cultivo de maconha para consumo pessoal e com fins terapêuticos, além de descriminalizar o porte de pequenas quantidades da droga para uso individual.

Trata-se do senador socialista Fulvio Rossi, que recentemente admitiu ser consumidor ocasional de maconha, e de Ricardo Lagos Weber, filho do ex-presidente chileno Ricardo Lagos e integrante Partido pela Democracia (PPD).

"Do ponto de vista científico e de saúde não existem argumentos para dizer porquê há drogas consideradas lícitas, como o tabaco e o álcool, e drogas ilícitas, como a maconha", argumentou Rossi, que é médico de profissão.

"Nenhuma droga é segura, o que não justifica que uma tenha status diferente da outra", disse o senador, que acha que "o enfoque proibicionista, que criminaliza o consumidor responsável, adulto, possibilita a existência do mercado negro, do tráfico".

Lagos Weber, por sua vez, afirmou que quando se permite o cultivo para consumo pessoal "se elimina a compra ilegal, o narcotráfico, e se reduz o negócio dos narcotraficantes".

O projeto não especifica a quantidade que uma pessoa poderia cultivar para seu consumo ou para fins terapêuticos, o que segundo Lagos Weber deve ser discutido durante a tramitação legislativa.

A proposta afirma que "estará isento de responsabilidade penal a pessoa que cultive em seu domicílio espécies do gênero cannabis sativa, sempre que seja para seu consumo pessoal e/ou uso terapêutico".

"Do mesmo modo estarão isentos de responsabilidade penal quem transportar uma quantidade definida de cannabis sativa. Um regulamento determinará essa quantidade", acrescentou.

O senador democrata-cristão Jorge Pizarro quer discutir o projeto "sem preconceitos de nenhum tipo", mas alertou que seria complexo definir os limites das quantidades permitidas, concordando que "a proibição produz hoje um negócio altamente rentável" e que poderia ser combatido.

"É bom revisar o que estamos fazendo em toda a política de controle de drogas, tráfico e consumo", acrescentou Pizarro, para quem "este é um debate do qual não se deve fugir e que vai ser interessante".

Na direita governista, o senador Jaime Orpis, da União Democrata Independente (UDI), condenou a iniciativa, que segundo ele "promove o consumo de maconha".

"Se a grande tarefa do Chile é reduzir o consumo, é uma contradição apresentar uma iniciativa que vai aumentá-lo", defendeu, manifestando a esperança de que o projeto seja rejeitado "de forma categórica".

Para Silvio Rossi, neste tema "há muito preconceito, e também uma espécie de autoritarismo moral, onde um grupo da sociedade pretende se firmar como autoridade moral e impor suas crenças, sua visão de mundo e muitas vezes seus próprios temores". EFE

http://br.noticias.yahoo.com/senadores-chilenos-apresentam-projeto-legalizar-maconha-234605652.html

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Po la deve ser lindo cara..... eu mesmo gostaria velho se agt arrumasse uns contatos por la..... morar la uns tempos.... o pais eh mto bonito, tem altas ondas, tem montanhas, parques nacionais lindos, cordilheiras, snow board.... e tem uma situaçao social mto boa, uma divisao d renda e cultura mto boa. tenho mta vontade d conhecer o Chile.

Soh um ponto negativo, as mulheres saum feias pra kcete !!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Ótimo os argumentos da rapazeada.

Mulheres feias se combate com boas cervejas ... hahahahaha

Eu iria tranquilo pra lá também heym ... o Brasil como sempre vai ficando pra trás, esperando pelos Estados Unidos ... hahahha

País de merda mesmo !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não sei se o Chile é esse paraíso todo,não que aqui seja bom, mas olhem os protestos dos alunos de lá. A Educação chilena parece a brasileira elitizada, cara,dominada por universidades que só querem dinheiro...igual aqui. Também conheci chilenos que diziam que a Saúde pública de lá é uma droga . Mas o próprio IDH mostra que lá tá bem melhor. Só faço votos que esse projeto seja aprovado,se que apesar de tudo o Chile tem uma veia bem conservadora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...