Ir para conteúdo

Metade Dos Dependentes Químicos Têm Doenças Psíquicas Associadas


STFnosajudeplantar

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Metade dos pacientes com dependência química tem doenças psíquicas associadas, aponta estudo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Foram analisados os perfis de 1,3 mil pacientes tratados nos últimos três anos na Unidade Estadual de Álcool e Drogas do Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Entre as mulheres, o percentual é ainda maior, 56% apresentaram doenças como depressão, bipolaridade e transtorno obsessivo-compulsivo. Entre os homens o índice foi 50,1%.

De acordo com Sérgio Tamai, coordenador da área de saúde mental da secretaria, a pesquisa confirma estudos internacionais sobre o mesmo tema e aponta para a necessidade de desenvolver uma assistência especializada para esses pacientes. “Não é um perfil de população desprezível. É necessário um ambiente mais protegido e profissionais que tenham especialização em droga dependência, mas também têm que estar familiarizados com o atendimento de pacientes com esses outros transtornos psiquiátricos”, disse.

O coordenador destacou a necessidade de um ambiente adequado, tendo em vista que pacientes depressivos com associação ao uso de drogas, por exemplo, são mais propensos ao suicídio. “Um indivíduo, internado em um hospital geral, pode tentar se matar saltando pela janela, e não faz parte da rotina desses hospitais ter esse tipo de preocupação. É preciso ter pessoal especializado”, declarou.

Tamai destacou ainda a importância de cuidados específicos com pacientes esquizofrênicos. “Os estudos mostram que metade desses pacientes tem uma droga dependência associada. Nesse caso, a droga em si modifica o padrão da doença. O indivíduo esquizofrênico que não é violento pode se tornar [violento] a partir do uso de cocaína, por exemplo. É um dado que precisa ser levado em consideração também”, explicou.

As especificidades no tratamento de dependentes químicos com associação a doenças psíquicas ocorrem também no tempo de internação dos pacientes, informou o coordenador. “Essa população tem um tratamento um pouco mais complicado. Mais do que triplica o tempo necessário de internação”. Segundo Tamai, o indivíduo que tem droga dependência isoladamente demora de uma semana a dez dias internado. Os pacientes com doença psíquica associada ficam internados de cinco a seis semanas.

A relação entre a dependência química e as doenças psíquicas ocorre quando a pessoa consome entorpecentes ou álcool em excesso e desenvolve, posteriormente, transtornos mentais. “O indivíduo que tem um transtorno mental está mais vulnerável a uma droga dependência”, declarou. Ele usou, como exemplo, o caso de um indivíduo com transtorno de ansiedade que consome bebida alcoólica para relaxar. O uso, no entanto, piora o quadro de ansiedade e cria um círculo vicioso, fazendo com que seja ingerida uma quantidade cada vez maior. “É a gênese do quadro de dependência”, destacou.

Segundo ele, o contrário também ocorre, quando o uso de entorpecentes leva à doenças psíquicas. O coordenador cita estudos internacionais que relacionam o uso de maconha à esquizofrenia, por exemplo. “Usuários que utilizam pelo menos uma vez por semana, dobram a chance de ter a doença nos cinco anos subsequentes”, disse. Ele destacou que esse risco é ainda maior se a pessoa tem histórico familiar de esquizofrenia.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,metade-dos-dependentes-quimicos-tem-doencas-psiquicas-associadas,920224,0.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

acho que é questão da amostra, não da população, como disse o black label

"Foram analisados os perfis de 1,3 mil pacientes tratados nos últimos três anos na Unidade Estadual de Álcool e Drogas do Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo"

esse Tamai não é socio do laranjeira? por que se for é da mesma laia do mentiroso e arregão dignissimo laranjeiras, que arrega no debate mas manda ver no super pop...

" O coordenador cita estudos internacionais que relacionam o uso de maconha à esquizofrenia, por exemplo. “Usuários que utilizam pelo menos uma vez por semana, dobram a chance de ter a doença nos cinco anos subsequentes”, "

falar ate papagaio sabe! e os estudos que indicam o contrario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

o segredo esta nos detalhes! basta esquecer de menciona-los!

topico do ∆-9-THC

topico do ∆-9-THC

Uso medicinal da maconha: mito ou verdade?

(...)

Apesar de todos os benefícios da utilização da maconha como adjuvante, alguns trabalhos já relataram seus efeitos negativos como o desencadeamento de psicoses e neuroses em indivíduos com pré-disposição à esquizofrenia. Além disso, dois trabalhos (este e este outro) mostram que o consumo excessivo de canabis pode causar danos cognitivos graves. Os autores terminam o artigo de forma convincente concluindo que existem sim inúmeras evidências de que a maconha pode – e deve – ser utilizada para fins medicinais.

(...)

brasil é pais de tolos mesmo, sobe um qualquer de jaleco e fala " eu to certo, tenho diploma porra " poucos questionam o basico, alem do diploma o senhor é associado a alguma clinica particular?

alguem me esclarece uma duvida: a ciencia é trabalho de pesquisa imparcial ou uma forma de politicagem? É pra pesquisar ou lucrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

o segredo esta nos detalhes! basta esquecer de menciona-los!

topico do ∆-9-THC

brasil é pais de tolos mesmo, sobe um qualquer de jaleco e fala " eu to certo, tenho diploma porra " poucos questionam o basico, alem do diploma o senhor é associado a alguma clinica particular?

alguem me esclarece uma duvida: a ciencia é trabalho de pesquisa imparcial ou uma forma de politicagem? É pra pesquisar ou lucrar?

Deveria ser imparcial, mas sempre existe a maldita intencionalidade por trás das pesquisas.

Como o que o Laranjola fez com a pesquisa da Unesp, que era pra ser uma pesquisa bacana, um capital investido, e por conta de um cordenador do estudo com uma intencionalidade tudo é jogado na lata do lixo.

A ciência é uma obra prima, o que estraga são os cientistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O jornalistinha que escreveu a matéria ou é burro ou mal intencionado.

O cientista disse:

“O indivíduo que tem um transtorno mental está mais vulnerável a uma droga dependência”. Ele usou, como exemplo, o caso de um indivíduo com transtorno de ansiedade que consome bebida alcoólica para relaxar.

Mas o jornalistinha burro ou mal intencionado entendeu:

"A relação entre a dependência química e as doenças psíquicas ocorre quando a pessoa consome entorpecentes ou álcool em excesso e desenvolve, posteriormente, transtornos mentais."

QUAL É SEU PROBLEMA CARACOLES!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Então......mas tem um estudo que foi feito por amostras de pessoas também e utilizaram estatísticas. No final disseram que a maconha pode desencadear esquizofrenia devido a porcentagem de pessoas que fumavam e desencadearam (+ ou - isso).....Agora este estudo mostra uma série de dependentes químicos (ou seja, várias outras substâncias ilícia e lícitas) dentre eles com porcentagens altas de doenças psíquicas associadas. Isso não mostra que a pessoa que tem uma doença psíquica é propensa a abusar de certas substâncias e devido a isso, o abuso, servir como gatilho e não a substância em si?

desculpem se eu to viajando na idéia, mas é justamente porque to chapado....rsrsrs

Férias é muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A psiquiatria é um sucesso! Em 150 anos de história já inventou mais de 10.000 de doenças novas!

Tá dada a letra.

Profissonais sérios existem, mas infelizmente nessa casse médica encontrei vários TRAFICANTES DE JALECO que

administram medicamentos altamente viciantes e nocivos a esmo, praticamente todo mundo que entra em consultório de

psiquiatra com alguma queixa costuma sair com pelo menos um remedinho, geralmente um veneno benzodiazepinico altamente viciante,

e o paciente não é orientado quanto aos riscos associados ao tratamento.

Boa parte da classe médica é comprada por laboratórios, que dão presentinhos, pagam viagens, realizam congressos com tudo pago,

e induzem os médicos a receitarem sempre os seus produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um grande amigo neurociêntista que diz que a Psiquiatria beira o charlatanismo!

É mais ou menos a história de Marx e Freud, Marx queria criar um Estado onde a exploração do indivíduo fosse mínima, em seu nome criaram uma instituição monstruosa autoritária que perseguia hereges e dissidentes, Freud queria criar um sistema para analisar neuroses e minimizar problemas mentais e seu impacto no indivíduo e na sociedade como um todo, em seu nome criaram uma doutrina monstruosa autoritária que persegue hereges e dissidentes. É a famosa lei de ferro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um estudo feito pelo instituto vão se ferrar proibicionistas que diz que a miseria e a falta de oportunidade,a e o salario minimo que é o reflexo da miseria e falta de oportunidade fazem pessoas que são sanas em pessoas insanas pelo menos 100% a mais que a maconha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...