Ir para conteúdo

Maconha: Quanto Custa O “Barato” Para O Meio Ambiente?


sano

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Maconha: quanto custa o “barato” para o meio ambiente?

Nos EUA, produção da erva no interior de casas e apartamentos consome 1% da eletricidade do país e gera emissões de CO2 equivalentes ao de três milhões de carros, diz estudo

size_590_maconha.jpg?1346111024

Da perspectiva do usuário, um cigarro de maconha representa dois quilos de emissões de CO2 - o mesmo que deixar uma lâmpada de 100 watts acesa por 25 horas

São Paulo – Depois da cidade espanhola de Rasquera, na Catalunha, resolver plantar maconha para fugir da crise, três estados americanos, Washignton, Oregon e Colorado, vão levar à votação, em novembro, junto com as eleições presidenciais, uma proposta de legalização da cannabis sativa para uso recreativo. Mais do que abraçar argumentos médicos ou científicos, eles defendem que a venda da maconha (liberada em 14 estados do país para uso medicinal) poderá gerar aos cofres públicos alguns bilhões de dólares em tributos.

Mas há uma questão específica que é praticamente esquecida: o impacto ambiental da produção da maconha no país, como destaca o site Huffington Post. A reportagem sobre a pegada de carbono da erva cita um estudo independente divulgado ano passado que mostra que a maconha cultivada nos EUA tem um custo ao meio ambiente.

A análise feita pelo pesquisador Evan Mills, especializado em energia e mudanças climáticas, revela que a produção da erva no interior de casas e apartamentos, que funcionam como estufas (o chamado cultivo indoor), consome pelo menos 1% de toda a eletricidade do país. Essa demanda de energia custa cerca de 6 bilhões de dólares.

Da perspectiva dos consumidores individuais, um único cigarro de cannabis representa 2 quilos de emissões de CO2, um montante igual a deixar uma lâmpada de 100 watts acesa por 25 horas. Somando a energia consumida mais o transporte da droga, a produção anual da erva nesse formato geraria emissões de CO2 equivalentes ao emitido por três milhões de carros.

Segundo o relatório, o cultivo indoor demanda um sistema intensivo de “iluminação, técnicas específicas de desumidificação para remover o vapor de água, aquecimento especial durante períodos frios e nublados”. Por isso, há quem defenda que a legalização da erva permitiria uma maior produção ao ar livre, o que reduziria a pegada de carbono da droga.

Multiuso

Não há dúvidas de que o debate sobre liberar ou não a droga vai levantar discussões acaloradas nos próximos meses. Principalmente se as discussões abordarem não apenas a vocação terapêutica e medicamentosa da canabis sativa, mas também sua aplicação em carrocerias de carro e até mesmo a capacidade de produzir energia. Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, descobriram que a fibra da Cannabis sativa, conhecida como o cânhamo industrial, tem propriedades que a tornam viável e atraente como matéria-prima para a produção de biodiesel.

http://exame.abril.c...o-meio-ambiente

  • Like 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

LegalizaAaa....

A cannabis tem a capacidade de resolver muuuito dos problemas dos dias de hoje...

Mais a proibição só está cada vez complicando tudo e gerando problemas maiores até para o planeta como citado aí..

É foda...

E sinistro os números...

Abraço

:420:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

e as emissões do gado? vamo proibir a carne? e a destruição do oceano? nos corais se renova mais oxigenio do que nas florestas

cara, parece que eles tão apelando... ainda soltam a letra: por não poder plantar na rua é que se gasta isso ae

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E se

Um título muito mais adequado para o artigo seria:

"A proibição da maconha gerando enormes prejuízos, inclusive para o meio ambiente"

E acredito que o impacto causado pelo indoor deva ser menor, do que pode ser, uma redução devido a diversificação de nossas matrizes energéticas tendo a nossa querida maconha como alternativa para nossas demandas.... pelo que já conhecemos e dominamos é fato a sua viabilidade para aplicação imediata em nossa industria e pela facilidade de se obter esta matéria assim como a sua composição rica e diversificada abre uma imensa gama de utilização o que facilita a adqueção de nosso parque fabril a um custo muito mais baixo se comparado a um "pré-sal da vida", esta nova mas velha conhecida Maconha esta aí pronta para ser usada...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O "problema" ambiental do cultivo vem de duas fontes: i) proibição, a qual força as pessoas a se esconder e usar energia elétrica e ii) matrizes energéticas baseadas em combustíveis fósseis.

A cannabis per se, tadinha, não tem culpa nenhuma. Mais motivos pra legalizar...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

e as emissões do gado? vamo proibir a carne? e a destruição do oceano? nos corais se renova mais oxigenio do que nas florestas

cara, parece que eles tão apelando... ainda soltam a letra: por não poder plantar na rua é que se gasta isso ae

Bem lembrado!

Pra se produzir 1 kg de carne, emitimos o equivalente rodar 230 km de carro.

Duvido que produção de cannabis cause mais danos que a produção de carne!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sano, com todo respeito, mas esse estudo aí é bem questionável e segue bem o modelo de qualquer estudo que está atualmente na moda e que converte qualquer coisa em equivalente de CO2 e tenta imprimir culpa em quem lê, como se fosse um grande problema. É a ideia pré-concebida que o CO2 é um grande vilão e assassino. Aposto que sequer foi considerado no balanço o fato de que a própria produção de cannabis consome grandes quantidades de CO2.

Qualquer coisa que se fale sobre CO2, antes devemos ter em mente alguns fatos:

- O CO2 é um gás sem cor nem cheiro e representa 0,037% da atmosfera. Desses 0,037% apenas 1/20 é de responsabilidade do homem, o que é desprezível, pra não dizer ridículo. Se você for separar a fatia da maconha nesse bolo, isso é zero.

- Nunca foi provado nada sobre a relação de causa e efeito entre mudanças climáticas, que ocorrem há 4.5 bilhões de anos na terra, e o CO2

- O vapor d´agua, é 25 vezes mais abundante que o CO2 e tem tanto ou mais poder de reter/absorver calor que CO2 e nem por isso as pessoas estão preocupadas com a chaleira no bule.

Então segue a minha resposta para a pergunta "Quanto custa o barato para o meio ambiente?"

- Do ponto de vista de prejudicar o meio ambiente, nada.

PS: Devo ser linchado, podem me apedrejar. :emoticon-0102-bigsmile:

Abs,

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

só quem não é consumidor que não sabe que só se põe na lampada porque no sol sai um cheirinho gostoso que vai longe ...........................kkkkkkkkkkkk Apior coisa em um debate , é você dialogar com quem desconhece completante o assunto , como vemos no tópico acima . Mais alguém tem dúvidas !? Obrigado e boa noite aos debatedores que acreditam em tudo que leem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...