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Ativismo: Surf Na Remada!


ricco y locco

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  • Usuário Growroom

opa!

aí, no domingão, deu aquele metrão esporádico e friaca,

as valas estavam desertas, por causa do final da copa, o outside parecia um mosteiro

e o Netinho, o Cacau, e o Guto fizeram a festa na fiolagem, em silencio, na maior PAZ!

..mais uma ondinha boa pra voltar a ativa!

fim de semana tem mais!

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fica ligeiro, porque

A COBRA VAI FUMAR!!!

BOAS ONDAS PRA GERAL!!!

ow, WAVES, dá licença ai

que este registro do skimboarder em Puerto é HISTÓRICO!!!

direto do site WAVES, em

http://waves.terra.com.br/waves/videos/clips/onda-historica

só tenho uma coisa a dizer..

YABBA-DABBA-DOO!!!

tirou onda esse aí.. o tal dia 5 de julho de 2014.. histórico!

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  • Usuário Growroom
SEXTA-FEIRA, 18 de JULHO
O swell começou a dar o ar de sua graça, mas o vento sul com rajadas de garoa fina gelada ainda não são os ingredientes no "prato violento da casa", parafraseando meu amigo Marcelo Fachada A.K.A. Baratinha shaper das legendárias INSIDE SURFBOARDS. Um salve aew, Baratinha!
Já tem gente remando e um povo esquentando os jets pra amanhã..! Vou esperar o solzão, que tenho certeza aparece amanhã, tido como a dia de ÁPICE deste swell..
SÁBADO, 19 de JULHO
Nada como acordar, cumprir com todas as obrigações na terra firme, e após o surgimento do sol total, dia azul posto, ser pego de surpresa pela melodia que o vento terral intermitentemente começa a entoar ao passar pelas árvores descendo as montanhas pela floresta.. é um barulho denso, forte, que vai ficando cada vez mais alto ao se aproximar das árvores de onde resido. Confesso que este som, aliado à certeza de mais um dia com ondas grandes ainda hoje faz meu coração bater mais alto! É o chamado da Mãe Natureza, confirmando que não é necessário mais nada, é chegada a hora de ir pra praia pra agradecer e surfar! Caraca, até digitar isso ainda me traz a sensação de felicidade extrema! Além deste som ser a CERTEZA de quadrificar uma das duas gunzeiras que costumo usar neste tipo de situação. Taca parafusar as quilhas no mustangão e bora pra 20 com a cachorrada! kkk
Tava grande, heim, two..
Solzão, céu azul, recém semana tempestuosa, fim de semana com a galera local e turistas extasiados com o show dos jet skis, em transe, e eu com mais uma vez aquela sensação de que morri e fui pro céu, dada a quantidade de mulheres bonitas na areia.. No oceano, ondas bem grandes e tubulares, alguns jets, pois ainda não era o ponto certo da maré e terral, muita gente prudentemente aguardando o momento certo pra colocar os jets na água.
Passei pelo Japa, que portava um verdélis pronto pra ser degustado, comentando que não se esperasse uma formação muito perfeita, em decorrência da lua minguante (nas luas crescente-cheia costuma ser AINDA MAIS LEGAL, pra quem já acostumou com o creme..!) e deixei o cara em paz pra degustar a praia antes de surfar as ondas na entrada 12, já formando aquelas "pistas de corrida" muito perfeitas.
Daí passei pelo Bam Bam que aguardava com o parceiro no tow-in a possivel hora certa que todo mundo ansiava naquele momento..
Daí estava na 20. e foi hora de calçar o leash, abraçar os dogs que já estão acostumados com estes dias de big surf.. e ir pra água!
Devagarinho, fui atravessando a arrebentação, sem muito perrengue.
No meio da travessia, e na hora mais intensa, avançando pro outside em pleno "bombardeio", passa o Pudi pilotando um jet em dupla com o Boca, e comentei, meio que na base da brincadeira, que se algo acontecesse comigo, eu aceitaria ajuda dele, e quando eu vi, mesmo muito distante, já tinha atravessado, e estava muito feliz!
Ainda assim surgiram dois surfistas que conseguiram atravessar a arrebentação na remada, um vindo pela entrada 19 e o outro instalado rente as pedras no canto do Moreira, sussa..
Tava longe, viu! Bem longe..
Encontrava-me na "CHOCADEIRA". A Chocadeira, nada mais é que um lugar um pouco antes da XXL AREA, bem em frente a ela, já no 2º e ultimo setor de demolição antes chegar nela, e um pouco mais afastado, na paralela ao outside da entrada 20, que nesta hora era o inside kkk
Muitos já passaram pela Chocadeira. É o lugar mais seguro para se decolar numa bomba de responsa. Como se fosse o inicio da pista de um grande porta-aviões. O Silvio, o Jorge, o Haroldo, a turma do Mescalina Day, todos já estiveram lá, e ás vezes passam por aquele lugar. Ultimamente tem sido o pit-spot (spot mesmo) do povo no jet, igual o OUTSIDE-OUTSIDE BAR-DO-MEIO..
Lá você pode optar, com segurança, ao ter a sorte de avistar uma bomba no horizonte, de remar sentido XXL AREA (se for o caso, um pouco mais pro outside e decolar em segurança), ou remar de volta pro OUTSIDE da entrada 20, quase em frente a casa do Masullo, e decolar em segurança), CASO ESTEJA REALMENTE MOTIVADO E SEGURO PRA DECOLAR EM ALGUMA BOMBA DESTA NATUREZA..
Encontrava-me mais longe que a linha de ação dos jets naquela hora, ligeiro pra me posicionar pra onda das trocas de maré, que duas horas depois tornou a aparecer na minha frente.
No meio do oceano apareceu o Mota e me cumprimentou. Estava rebocando um brother desde o bar do meio, estilingando o sortudo nas bem esporádicas ondas que apareciam nas proximidades, naquele momento.
Pra mim, o dia já estava mais que ganho, só pelo fato de atravessar a arrebentação e estar lá, agradecendo e de volta ao surf..
Foi o suficiente pra ter a consciencia que já estava desposicionado o suficiente pra naquele momento de visão treinada, ver a série da troca de maré chegar, remar até um ponto seguro pra atravessar ela atravessando muito próximo à explosão do lip, por o leash a prova, que não negou fogo e segurou a situação. Hora de voltar amarradão e já em segurança pra areia, depois tem mais!
DOMINGO, 20 de JULHO DE 2014
O mar abaixou bastante, mas ainda assim 5-6 pés ocasionais com período de vaga com 11-12 segundos nestas condições é o paraíso pra qualquer mortal.. (só pra você imaginar como estava ontem as coisa aqui no bairro)
Muita gente espalhada pelas valas, mas como aqui o sol no inverno acaba às 5 da tarde, muita gente sai da água depois desse por do sol precoce, pela friaca intensa que se instala junto com o vento terral. Nos ultimos 5 minutos de luz, ou seja, no melhor surf do dia, não fica crowd.. Ainda assim meio pesado pra atravessar até o outside, mas mais uma vez atravessar as bombas tomando cuidado pra não machucar o ombro, mantendo um ritmo tranquilo pra remar e absorver o impacto das séries. Lá chegando, amarradão e retornando pela correnteza até o drop, que naquela hora estava mais pro inside, consegui achar um dropão e surfar minha primeira onda numa prancha com setup de quilhas diferente. Num mar gelado, pesado e bem tubular, quase close-out, a prancha não deixou na mão..!
Daí surgiu o Cacau, o Marcelo e mais um povo, era hora de compartilhar, pra mim já estava mais que bom, afinal voltar pro surf ainda está sendo motivo de muita felicidade, obrigado, SENHOR! Retornei pra areia amarradão, pra não forçar o ombro naquela friaca inicio de noite. Hora de retornar pra casa com os dogs, que fazem a festa de tanto que se divertem na hora do surf, enquanto me esperam na saída do mar, felizes. Não dá pra parar com o surfe.. percebeu?
SEGUNDA-FEIRA, 21 de JULHO DE 2014
O terral não foi tão intenso na madrugada, mas o mar abaixou, ou seja, o Hawaii que se configurou no sábado, foi só no sábado. Praia com a galera local e que estão de férias curtindo a vida adoidado! O Mar traz ondas com um metro muito bom, resolvi surfar pela segunda vez na vida com uma 6'9" filé QUADRIFICADA.. e não me arrependi.
Sendo esta a minha segunda surfada após curar a lesão no ombro, e amarradão por estar de volta principalmente após a travessia executada ontem, Achei duas ondas, uma direita e uma esquerda. Nas duas situações o drop foram os despencos mais macios que já surfei! Na realidade, só tinha surfado uma de quadriquilha na adolescência, uma K&K 5'6" no Munduba. Na época achei que parecia estar surfando com botas ortopédicas pra correção de pés de crianças, um surf muito "quadrado", certinho.. Esta sensação foi redescoberta por um simples motivo: quadriquilhas exponenciam seu poder de acordo com o tamanho e a "suculência" de ondas tubulares! Daí virou brinquedo de criança! Se eu tivesse essa percepção desde aquela época, só teria usado quadriquilhas desde então.. Mas isso só foi percebido devido ao tamanho e `necessidade de "sobrevivencia" nas ondas aqui no bairro.. Deu certo, embora que tardiamente.
Pra se ter uma idéia, peço licença ao KJ e ao WAVES
Apareceu no waves um documentário dele em Desert Point,
surfando de quadri até onde pôde, e depois com triquilha, vejam a diferença
olha o KJ estreando aqui no growroom! kkk
veja matéria completa no waves
TERÇA-FEIRA, 22 de JULHO DE 2014
Hoje as típicas rajadas de forte terral que normalmente abaixam o tamanho das ondas e que sopram pela madrugada não foram tão intensas, e o swell se manteve em relação a ontem. a diferença é que, segundo informações, haveria uma drástica variação no periodo de vaga, que iniciaria com 12 segundos, que já é alto o suficiente pra deixar a gunzeira pronta pra uso, mas que passaria pelos 14 SEGUNDOS e, se não me falha a lucidez, CHEGARIA A 18 SEGUNDOS às seis da tarde.
Pelo menos essa era a informação que me passaram ontem. Não tenho computador, e pra mim é essencial uma visão mais abrangente no comportamento de uma ondulação que está prestes a nos bombardear.
O tamanho das vagas pela previsão indicava 1.2-1.4 e seguia até 1.7.. COM 18 SEGUNDOS!
Após ponderar a respeito, e não observando o fato de que ondulações de sul com um dia inteiro moldados nos 15 segundos de vaga trazem as famosas ondas de "um metrão gigante" (espera aí, onde eu já ouvi essa expressão? aqui mesmo, explico)

NOTA DO EDITOR:
como já descrevi aqui, essa convergência de fatores em condições ideais traz ondas pesadas no inside, chegando a UM METRO. Quando em lua crescente pra cheia, em diante, até o inicio da minguante, essa configuração faz com que ocorram ápices de ondulação bem demorados, com intervalos de 15-20 minutos mas que apresentam bombas sólidas, na maioria das vezes ULTRAPASSANDO os 6 pés.. sólidos e desabando bombas rasas, tornando o surf uma unica questão de se estar no tempo e lugar certo, no meio do oceano, numa forte e ininterrupta correnteza.
Num dia que nem hoje, com uma variação não apenas no periodo de vaga, mas com o próprio tamanho das ondas, variando entre 1.2 finalizando com 1.7 metros na bóia, e quicando com 12 segundos e chegando até os 18.. o que mais "berra" nesta hora é a correnteza potencalizada pelas amplitudes e a variação no tempo de espera de um novo SET de bombas, quero dizer que COM 18 SEGUNDOS AS BOMBAS DEMORAM MAIS, ALGO EM TORNO DE 25-30 MINUTOS, REMANDO MUITO PRA FICAR NUM LUGAR DITO SEGURO NA CORRENTEZA SILENCIOSA, MAS MUITO FORTE, CRESCENTEMENTE FORTE..
a merda, é que aqui o sol de põe ás 5 da tarde,
devido a montanha, por do sol mesmo só em Boissucanga essa época do ano.
É hora de forte vento terral e FRIACA EXTREMA, e surf sem a luz do sol..
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O que num fim de tarde normal é um jogo se leitura de sombras no outside, pelo menos no verão, com o sol se pondo no mar e sensação térmica ultra agradável, no inverno, apesar deste clima de VERANICO (que é um pequeno "verão" ocorrendo no inverno), quando o sol se põe pelos lados de Boissucanga, a sensação térmica desaba, e o surf vai ficando cada vez mais desconfortável.. O detalhe é que, nessa convergencia de amplitudes, com ápice de swell com 1.7m a 18 segundos.. sem luz nenhuma, sabia que chegaria uma determinda hora que as temíveis BOMBAS NEGRAS apareceriam..

O povo quer saber:
O que são as temíveis BOMBAS NEGRAS?
São as ondas aberrantes que aparecem alimentadas pela forte CORRENTEZA de refluxo que se instala num quadrante não tão favoravel, quanto o sudeste e forte vento terral + ausencia de luz e periodo de vaga incrivelmente alto, neste caso, com 18 segundos.
O problema real é você -quase- materializar o indesejado "estar na hora e lugar errado". É tentar buscar um lugar "dropável", quase anoitecendo, numa friaca muito braba, um terral muito forte e não ter nem a "leitura das sombras" das ondas no outside, pra saber em qual onda remar pra sair ileso numa situação que a cada segundo só piora..
daí, vem uma série massiva com ondas que mais lembram cilindros maciços de ferro escuro, congelado, literalmente Black Iron (feliz a escolha do nome dos caras pra marca de roupas de borracha) movida pela correnteza da troca da maré.. a cor dessas ondas? BOMBAS NEGRAS.
Passei a tarde amarradão por estar voltando ao surf e ter surfado ontem ondas muito ingremes, e ver que o sistema quadriquilha torno aqueles drops muito dificeis em situações confortáveis e seguras, pois a prancha não nega confiança.
Ao passar pela entrada 11 com a cachorrada deparei com 3 sujeitos que se divertiam pilotando um DRONE (um pequeno helicóptero controlado por controle remoto com uma videocamera acoplada), e quando o brinquedo passou num rasante perto de mim coube até aquela saudação:
"- ..Obi-Wan Cannabis!"
Por motivos óbvios, a galera rachou o bico!
..a praia está recheada de gatas, desfrutando de mais este solzão!
Chegando na 20, após ter varado uma arrebentação de 13-14 segundos exatamente numa das rasas trocas de maré com bombas explodindo quase na minha frente e ter varado em segurança já foi motivo de felicidade. Consegui até achar um drop-caverna naquela correnteza toda, com o sol já pelos lados de Boissucanga..
Teve uma hora queu remei com tanta vontade numa dessas bombas, que senti o ombro como se estivesse criando novas terminações nervosas (fibromas). Aí achei melhor parar por aqui, pra não forçar o ombro e voltar pra estaca zero novamente.
Aí a correnteza tratou de aproximar todo mundo numa mesma área não muito próxima das pedras.
..aí o que posso dizer que o que vi foi ESPETÁCULO DE SURF!
O drop estava NA NEGATIVA E RASO, quase sem parede e o que se prosseguia
era a formação de um QUADRADO MAÇIÇO de água, jogando um LIP MUITO GROSSO e PESADO.
O Guto, que sempre está na area nessas horas, e que é um sujeito extremamente habilidoso a arte de surfar nestas condições teve a manha de despencar numa bomba que virou um QUADRADO muito RASO, com o lip virando guilhotina d´água numa fração de segundos.. foi impressionante de ver..
Na série seguinte, com as condições ficando cada vez mais grotescas, foi a vez da molecada.
De onde estava, observava a nova geração de surfistas do bairro, uma molecada que até pouco tempo já surfava, mas brincava de policia e ladrão na praça do surf, ao lado da pista de skate, causavam pra caralho, os cavalões kkk..
não me pergunte nomes, mas são os mesmos de sempre, a turma dos amigos do "Da Freaky Kid" e do Miguel Pupo, que já é de casa.. Adolescentes e pré-adolescentes com surf sólido de gente adulta, como se isto fosse a coisa mais natural do mundo!
Vi o Kagya tirar um tubão ao meu lado, e mais uma molecada que sempre está na area..
Costumo ficar apenas observando, pois além da zona de drop próxima ao canto já estivesse crowd e com uma mega correnteza, a molecada já vinha QUENTE.. na real o que vi foi a atualização em tempo real da abordagem da nova geração de surfistas num canto do Moreira "meio" comum, mas totalmente fora do comum em comparação às outras praias no Brasil..
Vi essa galera completar DROPS insanos e sair VOANDO das BOMBAS QUADRADAS SUPER TUBULARES e RASAS que aquela hora o canto do Moreira vinha proporcionando.. Que tamanho estou falando.. talvez um metro e meio, talvez mais? bem mais, talvez..?
Mesmo remando ininterruptamente a friaca e o bom censo começaram a solicitar uma saideira, mas o que aconteceu é que o tão temido EXPRESSO DAS BOMBAS NEGRAS já dava sinais de sua passagem..
Daí apareceu o Miguel (Masullo) e o Rogerião pro final de tarde. Sujeitos que estudam estas condições desde sempre e que sempre estão na hora certa, por razões óbvias..
O Miguel, extremamente lúcido a bordo de sua 6'3" NO PÉ e achou uma bomba intermediaria da série e dropou na minha frente, conseguindo surfar uma boa saideira!
Daí o Cauê (ou seria o Cauã? Nunca acerto o nomo dos gemeos) recém chegado da Indo conversou um pouco tentando se desvencilhar da correnteza, achando uma boa saideira também..
Já estava quase escuro,
quando o EXPRESSO DAS BOMBAS NEGRAS começou a dar o ar de sua graça (!)
Eu, que já estava indo pro inside, quase na NOTURNA, numa distancia "MAIS OU MENOS SEGURA" do lip destas ondas aberrantes, maciças e traiçoeiras, iniciei a passagem delas pelos diversos joelhinhos (duck-diving) que fui obrigado a executar.. cada vez mais CABREIRO, pois as ondas começaram a aumentar rapidamente..
deu tempo de ver o Rogerião, a bordo da GUN 7'10" que costuma portar nestas horas e ver ele remando cada vez mais pro fundo pra tentar atravessar em segurança as séries. Mas teve uma onda que não deu pra ele passar, ou dropar.. não sei se tentou passar ou se tentou dropar num ultimo átimo de segundo, já não tinha tanta visibilidade, mas sabia que a mesmo sendo as unicas duas opções mais equilibradas na tentativa de sair da situação de risco iminente não resolveriam naquela condição.. A bomba começou a dobrar e o que se sucedeu, dissipada a espuma da explosão d´água foi a visão da prancha dele perdida no oceano.. O leash ou desamarrou ou se rompeu, foi a maior onda deste sistema aberrante com 18 segundos de periodo de vaga, hoje. Graças a Deus, pois PODERIA SER que a situação ficasse totalmente fora de controle..
o que se viu foi algo mais ou menos parecido como ser pego no inside teahupoo,
na lagoa, sendo tragado pra debaixo das bombas, oceano adentro, pela forte correnteza.. na NOTURNA.
Passei a bomba já detonada, no joelhinho, e naquela situação, me vi obrigado a voltar pro outside pra ajudar o Rogerião, que estava à deriva depois do impacto da bomba, pelo menos pra estar perto e ajudá-lo a voltar pra areia, se caso a correnteza tentasse jogar ele próximo das pedras, o que graças a Deus não aconteceu..
Ainda bem que eu sei que o cara está preparado pra se safar numa situação dessas, e ele com certeza sabe como se safar disso, pois é o "arroz-e-feijão" da casa, pra quem quer surfar estas ondas na remada pro resto da vida, e essa vibe o Rogerião soube manter.
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INSERT - 16 de setembro de 2014 - 54 DIAS APÓS O OCORRIDO
na realidade, o que eu presenciei, demorei até hoje para discernir o que aconteceu
ele passou algumas ondas bem grandes em direção ao outside, já se encontrando longe, e de repente apareceu uma onda que além de parecer ter o DOBRO do tamanho das outras ondas, me pareceu que ela ATROPELOU A ONDA ANTERIOR QUE JÁ VINHA DESPEJANDO TONELADAS DE ÁGUA, COMO SE FOSSE UM ENORME BACK WASH, OU ONDA DE REFLUXO!..
A cena mais parecia um vagalhão atropelando um transatlantico no meio do oceano.. O Rogério ainda tentou atravessá-la e num átimo de segundo virou para o drop, OVER THE FALLS..! Apesar da violência dantesca que a cena apresentava, o cenário era pujante e espetacular, e isso com certeza é muito relaxante, talvez pela periculosidade do momento o corpo libere endorfinas que dopam e nos permite avaliar uma situação extrema com mais discernimento e tranquilidade, nos postando num estado de total relaxamento.
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..mas remar de volta pra dentro de uma situação a qual já estava ficando fora de controle não era o que eu pretendia, mas não tive tempo nem outra alternativa pra escolher, e assim tentei remar pra resgatar a prancha e entregar de volta pra que saísse em segurança, mas outra bomba arrastou a prancha de volta pra praia. Graças a Deus, por sorte, e pelo preparo que o Rogerião tem, conseguiu se desvencilhar no setor de demolição e sair nadando próximo de onde estava, e quando aproximou-se, comentei:
"- Cara, a gente tem que sair daqui o mais rápido possível,
o mar está começando a virar com amplitude de 18 segundos de vaga!"
e, observando que o Rogerião nadava em segurança, retornamos a praia sãos e salvos!
Por sorte, não estamos mais em periodo de lua cheia, se estivéssemos, a história poderia ter sido MAIS CABULOSA!
só pra constar, teve um inverno há uns 10 anos, queu vivi DUAS situações semelhantes a esta, entre as entradas 19 e 20.. Nas duas vezes que perdi a prancha quase no breu e mar ficando gigante, a Silvia e 3 amigos surfistas que até hoje não lembro o nome, que eram o crowd na hora, fizeram a mesma coisa, me acompanharam enquanto eu nadava de costas pra voltar pra praia. Até hoje sou muito grato a ela e ao povo que me acompanhou, NO BREU! Na época, e nessas duas situações, eu me perguntei, por total desconhecimento: "-Caraca..! Quem é essa mina que REMA PRA CARALHO!?! kkk O timing de remada dela é tão perfeito, que chegava a irritar, pois invariavelmente, no jogo de posicionamento "gentil" dentro da água, pra um não perturbar o outro, acabei me postando bem debaixo da guilhotina, no 1º setor de demolição da XXL AREA, as DUAS VEZES kkk.. Aí foi aliviar o joelhinho pra prancha correr solta pra aliviar o pancadão debaixo d´água, sentir a perna leve pela ausencia de prancha atada ao leash, que nesta altura já estava a confortavelmente caminho da praia, sendo levada pela espuma pelo impacto da bomba. Aí foi iniciar a remada de costas à praia noite adentro, escoltado pelo povo.
valeu!
só pra constar: hoje, na pilha de testar o setup quadriquilha na 6'9" errei a prancha, deveria ter ido com o mustangão ou com a 7'4", com certeza..

O povo quer saber:
RyL, existe algo pior do que ser pego pelas bombas negras no canto do Moreira?
Sim
ser pego de surpresa por bombas negras
com MAIOR TAMANHO DE ONDULAÇÃO e PERIODO DE VAGA, NA LUA CRESCENTE OU CHEIA, NA NOTURNA.
Me dá arrepios só de pensar, viu, povo..
Principalmente quando o canto do Moreira assume a sinistra vocação pra encarnar o GRANDE RALO SUBMERSO, puxando tudo o que estiver pela frente pra debaixo das pedras próximas à costeira..
Quer uma trilha sonora pra tentar imaginar o que significa isso?
amanhã tem mais surf
depois flateia, e depois mais surf de novo!
obrigado, Senhor!
QUARTA-FEIRA, 23 de JULHO de 2014
O dia prosseguiu ensolarado, com boas ondas na maioria das valas,
aproveitei o dia pra tratar de algumas responsabilidades e não deu tempo de ir pra praia..
e o que temos pros próximos 7 dias
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boas ondas a todos!
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  • Usuário Growroom

Tópico maneiro bro! Me fez lembrar os gibis do Agster, por um momento, valeu! E pó de crer, essa vibe da Mãe Natureza chamando os seus filhos (filhas) para retribuirem a gratidão pela vida é realmente um dos melhores e primordiais convites que podemos receber.

Agradecer pelo tópico e hora outra, assim que der, tamo descendo de novo...

Abraço!

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  • Usuário Growroom

opa!

valeu a vibe, join!

tenho certeza que valeu a descida!

ontem o swell continou firme, mas a chuva e a friaca não animaram nem olhar o mar..

hoje, 29 de JULHO de 2014, a previsão trazia boas condições, 1.7 com 10-11 segundos,

fui pro surf meio que fora do horario, perdendo a preciosa janela de sol, mas valeu a pena

na 20, a água estava cheio de peixinhos e peixinhas,

essa novíssima geração de surfistas, filhos e filhas da galera mais antiga

encontrei o Dr. Alfredo com a prole, e foi maneiro ver o Renzo entubando com a mesma linha do pai..!

caraca, o guri ainda nem tem cabelo no saco e já tem surf de adulto!!! kkk um salve aew, Alfredo!

pra semana, o que temos..

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boa semana e boas ondas pra geral!

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  • Usuário Growroom

o meio da semana está ABSURDAMENTE FANTÁSTICO, como vocês verão a seguir!

mas antes disso,

BORA DAR UMA GERMINADINHA, pois está aberta a

JANELA EXCELENTE DE GERMINAÇÃO DE AGOSTO DE 2014, que HOJE!!!

http://www.growroom.net/board/topic/38755-janela-de-germinacao-excelente/#entry1164687

TERÇA-FEIRA. 5 DE AGOSTO DE 2014

O swell já está na area, apesar da friaca, chuva intermitente e muito vento sul..

..mas ainda assim a formação não favorece o surf, o mar está completamente rebosteado e ninguém na area

amanhã com certeza será um bom dia pro surf, todo mundo aguardando o que acontecerá nesta lua crescente indo pra cheia!

QUARTA-FEIRA. 6 DE AGOSTO DE 2014

na realidade, ontem eu até queria deixar postado aqui as previsões de hoje..

tenho certeza que já tinha uma galera antenada e com planos traçados pra viver o dia de HOJE aqui na Maresias..!

mãs.. a preguiça e a friaca me impediram de passar na lanhouse e postar.

mesmo assim, o swell apareceu logo cedo.

Solzão, ondas grandes e pesadas, um vento terral muito forte e a matutina na base dos 1.7m com 12 SEGUNDOS!

acordei cedo pra concluir minhas missões terrestres cedo

e ter o dia todo pra poder estar na cena e surfar! que dia maravilhoso, viu!

a cena é sempre a mesma, alimento os bichos, coloco as quilhas na gunzeira e bora pra 20 com a cachorrada!

lá pelas onze horas da manhã, iniciei a caminhada até a praia.

ao chegar na travessa 8, já deu pra ver que o dia estaria dividido em 2 atividades culturais bastante INSÓLITAS..

de manhã, PAGODE no outside com o Grupo SÓBOMBA kkk!

o mar trazia séries INTERMITENTES E BOMBÁSTICAS com eventuais 10 pés..

passando pela entrada 10, tive a oportunidade de ver o Bahia estilingar um sortudo no TIMING CERTO,

e a corrida que se sucedeu rumo ao tubo foi uma das coisas mais legais queu vi nestas sessões de tow-in..

o sortudo iniciou a descida da bomba que sinalizava se transformar numa verdadeira pista de corrida,

e com muita humildade e determinação, o cara pisou mais adiante na prancha, acelerou e arqueou o corpo,

meio que aguardando o BARREL. O que se sucedeu foi ver, meio que em transe, o desabar do LIP no inside,

e por uns 3 ou 4 segundos o que se viu

foi o sujeito entocado na sombra do tubo, confortavelmente A MILHÃO..!

enquanto a onda desabava toneladas de água numa explosão vertiginosa do lip,

e como costuma acontecer vez ou outra, nestas circunstancias, foi ver o cabobra

sair SECO, SÃO E SALVO duma craca absurdamente mal humorada, cheia de más intenções..

..e eu apenas estava caminhando rumo ao canto direito! foi o suficiente pro coração acelerar e bater mais forte!

sabia que atravessar a arrebentação do canto do moreira nestas circunstancias

denotava muita coragem e concentração.. tava muito fácil de se machucar, se algo não desse certo na metade do caminho..

Mas o mais interessante foi ver que HAVIA MUITA GENTE surfando na REMADA, EM TODAS AS VALAS!

Hoje foi um dia onde todo mundo se divertiu junto, tanto o povo da remada, quanto o povo no tow-in, tava bem legal!

caraminholas à parte, foi a hora de abraçar a cachorrada

e aguardar na areia o momento certo pra atravessar a arrebentação!

não tenho o costume de parar pra olhar,

consigo varar meio que na teimosia, vez ou outra sendo cuspido pra areia, e tentando de novo.. e de novo..

..mas o queu estava presenciando da areia eram SÉRIES INTERMITENTES COM 10 ONDAS!

Todas elas extremamente mal-humoradas, explodindo num close-out muito forte, com o lip explodindo em sua totalidade!

apesar disso,

tinha um crowd de surfistas na remada entre a entrada 19 e 20, mas não pros lados do Moreira.. por razões óbvias!

..

confesso que é foda inicar uma travessia nestas circunstancias..!

principalmente, quando o evento cultural que se descortinava no outside era o filme "NOS TEMPOS DA GUILHOTINA"!

pois era assim que as coisas estavam acontecendo naquele momento. Muitos fotógrafos e cinegrafistas na areia, mulheres

muito charmosas e receptivas e eu feliz da vida, compassado a não forçar o ombro e atravessar a arrebentação sem traumas..

a galera de grommets e novos profissionais da hang loose estava lá, aprendendo a parte PESADA da profissão, e tirando onda!

logo ao chegar, vi um sujeito tentar dropar uma morranca e

chegar na base OVER THE FALLS, vaqueando na tentativa de domar a besta

na areia, observei que as séries comportavam 10 bombas por vez. 6, 8 e esporadicamente 10 pés de força bruta.

Da 3ª ou 4ª bomba, o que se seguiam eram as tais guilhotinhas, muito grandes, postas pra acabar com o dia de qualquer um..

depois rolava uma calmaria, que permanecia por alguns minutos, e tudo voltava a acontecer

daí vi o Biro pegando uma intermediaria pra sair,

e era o que todo mundo que conseguia dropar estava fazendo pois a friaca estava absurda, apesar do solzão

QUE QUARTA-FEIRA ESPETACULAR!!!

após traçar um plano, que seria iniciar a remada a partir da explosão da segunda ou terceira onda,

varando no joelhinho o REBOSTEIO da explosão das cracas ao invés de ter que me deparar com elas frente-a-frente.

meio cabreiro,

mas totalmente confiante no que estava fazendo,

fui atravessando devagarinho e.. ATRAVESSEI! kkk

OBRIGADO, SENHOR!

fui direto pra chocadeira,

apesar de saber que a partir daquele horario o mar diminuiria bastante,

mesmo assim as ondas pareciam verdadeiros trens de carga, não dava pra vacilar

ainda assim, naquela friaca siberiana, ondas de 6-8 pés ocorriam na praia toda, apesar da forte correnteza!

confesso que não me sinto confortável na friaca extrema,

talvez seja a hora de adquirir um long-john 4-3mm ou 5-4mm, parece exagero mas o que mais se

deseja nestas horas e manter a concentração e driblar a hipotermia e as caimbras que aparecem nas piores horas

o que graças a Deus não aconteceu!

tinham 2 surfistas no outside (ou seria no inside?) que passei cumprimentando

daí a ondulação deu uma reduzida na força e no tamanho,

se mantendo bem tubular, com a troca da maré que ocorria no momento

Daí em diante, apareceu o Guto, amarradão e sempre na hora certa,

e toda a equipe de novos profissionais da Hang Loose dominaram a area,

como pode ser vosto neste registro do Claudio Rojas, que saiu no WAVES esta semana.

Dá licença, Waves!

Dá licença, Claudio!

http://waves.terra.com.br/waves/videos/clips/territorio/minado

TERRITÓRIO MINADO

Dia de tubos em Maresias (SP)

Por Redação Waves em 08/08/14

Clipe "Território minado", de Claudio Rojas, mostra swell alucinante dessa semana em Maresias, São Sebastião (SP).

Nesta última quarta-feira (6), o cinegrafista e editor Claudio Rojas foi para Maresias, São Sebastião (SP). O dia estava perfeito, muito sol, vento terral, sem crowd, e ondas perfeitas rodando pela praia toda. O clipe "Território minado" traz surfistas botando para dentro nos cilindros do "North Shore" Paulista. Profissionais como Sidney Andrade, Victor Bernardo, Flávio Nakagima, e Edgard Groggia. Os freesurfers também fizeram a cabeça e se jogaram nas bombas de Maresias como o bodysurfer Caju entre outros surfistas que estavam no pico.

A música Território Minado fica por conta da dupla Veiga & Salazar.

O Gustavo Veiga, além de ter feito a trilha sonora,

é campeão de snowboard e já escutou muita música boa na época queu tive a loja kkk

A parte diferente deste dia foi a presença do CAJU, eu até passei por ele, desconfiei que fosse,

pois naquelas condições e friaca, o unico doido que curte o canto do Moreira naquelas condições é ele kkk

Nem estava na vibe de atrapalhar o trabalho dos caras,

e com o swell não diminuido pra 1.4-1.2m com 10 segundos, prosseguindo com 1.7m a 12 segundos,

preferi ficar mais pro outside aguardando alguma serie traiçoeira, o que graças a Deus não se sucedeu.

Ainda assim, vi a galera pescando bons tubos naquela friaca e correnteza muito forte

a hipotermia e algumas caimbras

já queriam dar sinal de vida, e por bem resolvi sair, amarradão com o dia de hoje!

na areia, já voltando pra casa com a cachorrada,

passei pela galera, fotógrafos e cinegrafistas, perguntando:

-Se você tivesse que dar o nome de um filme ao dia de hoje, que nome você daria?

As respostas variavam. De "TUBO SEM FIM", "SEPTEMBER SESSION",

até "MOMENTUM", parafraseando o excelente filme de Taylor Steele que fez o

maior sucesso no inicio dos anos noventa. Mas chegando às valas gigantes do bar do meio,

a constatação foi imediata, pois de uma tentativa de sair de um super-barrel numa das ondas da série,

o Koxa acabou partindo sua prancha em dois pedaços, sendo a rabeta atralada a uma camera GOPRO o primeiro pedaço a chegar na areia. Tava na cara que o nome mais convincente do filme, nessa hora seria "NOS TEMPOS DA GUILHOTINA". E não foi a unica prancha que partiu em dois pedaços neste dia. No retorno pra casa, vi vários pedaços de prancha partidos nas lixeiras da orla. O dia foi bombástico, muita friaca, onda grande e correnteza, apesa do solzão!

voltei pra casa pra deixar os dogs e ainda deu tempo de pegar o skatinho

que é o meu metrô nessas horas e fazer um dawn patrol pela orla pra ver o fim de tarde:

PRÓXIMA ESTAÇÃO, CANTO DO MOREIRA!

eita metrozão véio de guerra! kkk bora pra 20, só pra ver o fim de tarde!

valeu o dia!

amanhã tem mais, e depois, e depois.. kkk

final de inverno durante a semana na Maresias..!

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obrigado, Senhor!

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fala, haujob!

ainda não vi a previsão,

mas passa no site da waves

http://waves.terra.com.br/surf/ondas/condicao/santa-catarina

que lá eles trazem uma boa panoramica pra você curtir a ilha!

sugestão: pelo continente mesmo, vai até o municipio de Paulo Lopes, num lugar chamado Palhoça..

procura praia da Guarda do Embaú, tenta fazer o surf 5 minutos antes do sol se por, com ondulação certa..

vais surfar o melhor tubo da sua vida! mas isso é segredo, não espalha! kkk

boa sorte e boa ondas!

SEXTA-FEIRA, 8 de AGOSTO de 2014
BOISSUCANGA - CIDADE DAS FLORES
dá licença preu usar umas fotinhos tuas Munir! obrigado, irmãozão!
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gosto de Boissucanga.
gosto tanto que já morei lá. É uma praia entre Maresias e Camburi, com jeitão de fazenda, cidade do interior,
pois existe muita cordialidade entre moradores e povo de outros lugares. Em Boissucanga, não importa quem é ou de onde você veio, todo mundo se comprimenta, e é convergência nas rotinas sociais. Bancos, cartórios, supermercados, delegacias, subprefeiura, centros comerciais, tudo isso se concentra na capital da costa sul de São Sebastião, além de ser um lugar que é via de passagem para todos os bairros.
A concentração de mulheres bonitas
vindas de todos os bairros, de todas as classes e crenças
é impressionante, e não raro você acaba se apaixonando umas 7 ou 8 vezes, POR DIA..!
lugar abençoado é Boissucanga..
..e você ouvindo isso de um morador de MARESIAS! kkk
hoje foi um dia que aproveitei pra eliminar responsabilidades por aquelas bandas,
bom passar por um local que sempre me acolheu que nem mãe, nos tempos que lá morei.
Aproveitei pra passar na loja do Tinguinha e dizer que o Canto do Moreira anda perguntando sobre o paradeiro dele:
- Ryl, fazem bem uns 12 anos que eu não vou para o Canto do Moreira..
- Essa é a boa noticia! A Natureza está voltando a lhe chamar..!
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..e como o mundo não para..

AQUI MAL SE TEM TEMPO PRA RESPIRAR!!!

gallery_1198_4499_1925.jpg HIGH SURF ADVISORY

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aqui e lá nas ilhas, enviado pelo Taiu, via FACEBOOK

20 h ·

Hawaii com hurricanes!

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  • Usuário Growroom

DOMINGO, 10 de AGOSTO de 2014

O sol meio que ensaiou aparecer e brindar o swell que manteve-se perfeito, com boas ondas que

as vezes chegavam aos dois metros esporadicamente. Muita correnteza e friaca, o detalhe é que o BODYSURF,

o famoso jacaré parece estar voltando a fazer a cabeça de alguns mais doutrinados. Quem soube valorizar o pouco sol pegou boas ondas..

a expectativa converge pra ressaca que acontece no próximo fim de semana!

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pela previsão anterior, a ressaca apareceria na sexta, mantendo a expectativa..

boas ondas a todos

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  • Usuário Growroom

SEXTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2014

Ainda não seria a hora de estar escrevendo algo,

mas o panorama SURREAL que está se descortinando diante dos meus olhos,

me obrigou a vir até a lanhouse e tentar trazer detalhes do que se inicia a acontecer nos próximos momentos

ontem,

QUINTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2014,

o oceano começou a dar sinais de uma ressaca MASSUDA e GELADA.

Ventos frios girando o tempo todo,

vindos no quadrante sul (o famoso vento sul furacônico descrito em crônicas pelo Sidão),

oscilando pra rajadas rápidas de vento leste/nordeste vindos das montanhas. Muita chuva e uma

sensação hipotérmica miseravelmente incomoda ainda não me convenceram a entrar no mar close-out ao extremo.

Rampas íngremes com até 10 pés

(quando você observar da entrada da praia, no inicio da areia, as ondas arrebentando

e elas "tamparem" a linha do horizonte, tenha certeza que tem mais que oito pés, na hora você perceberá)

que desabavam em sua totalidade, faziam da orla um SETOR DE DEMOLIÇÃO CONTÍNUO, embora já existam

dois ou três entusiastas na arte de surfar ondas desse porte NA REMADA pros lados da pracinha e da barra,

no canto esquerdo da praia. Um ou outro jet ski, talvez esquentando os motores, pois o que está vindo por aí..

Bom

hoje, sexta-feira,

esporádicas MONTANHAS DE ÁGUA..!

já tive oportunidade de checar a hora certa duas vezes.

Alguns jets pros lados do canto direito, mar com muita correnteza e storm,

EMBORA A FORMAÇÃO já indique que o SÁBADO SERÁ UM DIA DE BIG SURF

o dia está completamente cinza, algum sol que ainda não apareceu,

o vento terral está vertendo da montanha de forma muito forte, demasiadamente forte,

meio que confirmando o tipo de situação de surf que vai acontecer por aqui nas próximas horas..

muito tarde (deveria ter deixado tudo pronto na madruga.. deu nisso!) tipo umas 4:20 da tarde, era hora de degustar, mas já passava da hora de ir surfar, pois sair de casa no inverno pra surfar significa neste horario, ou seja, PASSADO DA HORA, chegar no outside ANOITECENDO..

mesmo assim, fui de skate até a 20,

meio que sentindo que estava fazendo a coisa certa..

lá chegando, observei sets com ondas com 5-6 pés,

muita correnteza num dia ainda sem sol, e algum crowd de corajosos na friaca

na chocadeira, alguns jets aguardavam os ápices de ondulação, que demoravam uns 20 minutos para

explodir na rasa bancada de areia, nessas trocas de maré.. daí apareceu um doido e entrou no pelo, e

desceu a primeira onda de uma série com 3 ou 4 bombas, 6 ou 8 ondas no total, intervalado..

via facebook do Boca, dá licença aew, Flavio..!

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isso quer dizer que, ainda não eram 18:00

que seria um preview do dia de amanhã sábado,

pois se iniciará o extenso periodo com ondulação de SUL

com 2.0 metros PLUS e 13 SEGUNDOS, previstos para amanhã.. na totalidade do dia!

Ou seja,

com solzão e deste jeito o dia todo..

PODE LEVANTAR AS MÃOS PRO CÉU, FIO!

daí o Edu saiu da água com uma 6'9" Biro, junto com o Marcelo, e concenso geral é que

AMANHÃ VAI ESTAR MELHOR! ainda bem queu senti que ainda não era a hora..!

se você estiver na pilha de se jogar

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AMANHÃ SERÁ UM DIA COM ALTAS ONDAS!!!

RIP JAY ADAMS

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  • Usuário Growroom

SÁBADO, 16 de AGOSTO de 2014



O forte vento terral que soprou madrugada adentro abaixou um pouco o tamanho das ondas, mas a ondulação não perdeu sua força e hoje próximo ao meio dia, observei 2 sortudos que haviam atravessado os muros d´água entre as entradas 7 e 8. Ambos estavam posicionados no inside, que literalmente "desabava" por completo ondas pesadas chegando aos dois metros. Numa dessas séries, um deles conseguiu dropar meio que atrasado, pois a correnteza estava muito forte, e cavando com precisão na base da onda, conseguiu negociar a entrada do tubo com o lip que já desabava à sua frente, e o que se presenciou foram momentos de puro extase, pois na improbabilidade do cara sair seco do tubo ao que se descortinava, era muito pouco provável que conseguisse sair desta onda, pois ela afunilava-se cada vez mais rumo a areia. A saída do tubo ainda estava lá, e momentos antes da onda explodir por completo, O CARA SAIU SECO! Que tubaço!!!

Ao sair, não comemorou, e remou de volta ao outside, próximo ao parceiro de remada, quando outra onda veio, um pouco menor, e a mesma situação: MAIS UM DROP, E MAIS UM TUBÃO!!! Caraca, que cara sortudo! Será que além de mim, outra pessoa viu?

Daí apareceu o Bruno (estavamos assisitindo na entrada 8), comentando sobre os mesmos tubos, pois naquele momento ele estava observando o mar da entrada 7. Também não estava animado com a friaca, disse que esteve na entrada 20 ontem, quando fui checar o surf e a friaca de skate, ontem. Encontrava-se gripado, e como merecidamente após um ano de trabalho duro estará embarcando pro Chile pra curtir snowboard na semana que vem, achou mais prudente se curar e aguardar.

Estava na mesma vibe, o sol ainda era incerto, e apesar das coisas la pelo canto direito estarem absurdas (ondas grandes e pesadas, e a turma do tow-in se esbaldando em crowd na chocadeira) resolvi aguardar o sol. Daí apareceu o Grilo, comentando que de manhã fizera uma sessão de tow-in no canto direito, e do jeito que o Grilo está sintonizado com este tipo de situação, percebi que tinha surfado ALTAS ONDAS, o que normalmente acontece quando ele esta no SUP (stand-up).

Daí fui pra casa fumar uns baseadinhos, aguardado a melhor hora pra entrar na água. Acabei caindo no sono e perdi o horario kkk! Quero dizer, não foi bem ter perdido o horário, o SOL acabou não aparecendo, e mesmo o mar estando forte e pujante com ondas grandes, poderosas e tubulares, a sensação de friaca braba não me convenceu a ir surfar, além de ter sido bem mais prudente ter dado assistencia pros bichos que protejo.

Aí é que o tal "espírito de Hunter Thompson" apareceu preu continuar o relato assim:

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"- Ricco y Locco, você é um cara tão bem informado
que nem sabia que iria rolar uma etapa do Circuito Paulista Profissional de Surf no bairro.. tsk tsk tsk.."

..GRAÇAS A DEUS!
não sabia, não fui surfar
e evitei aquela muvuca perigosa de gente surfando perigosamente,
haja vista o crowd de jets surfando em outras valas pra evitar a area do campeonato..!

caraca! rolou um baita campeonato de surf e eu nem fiquei sabendo! kkk

pra ver que realmente eu nem me ligo muito,
haja vista os ultimos red nose tow in, chegando na praia
pra remar sem saber que tinha campeonato no bairro.. é sempre assim kkk

..mas pra não deixar a geral na mão
e sacar o TEOR do que está sendo testemunhado, aí vai:

Dá licença aew, WAVES!
Dá licença, aew, Munir!

recém saído do forno,
com fotos de Munir El Hage

acompanhe em:

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/profissional/confira-as-fotos-do-sabado

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/profissional/jesse/descola/20



NOTA DO EDITOR:

como já lhe foi dito,


"(quando você observar da entrada da praia, no inicio da areia, as ondas arrebentando
e elas "tamparem" a linha do horizonte, tenha certeza que tem mais que oito pés, na hora você perceberá)"

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a foto acima é uma boa foto
pra você ter a verdadeira noção de quanto realmente você irá precisar da sua prancha...


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por alguma coincidencia, a foto acima também kkk

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Leandro Bastos Maresia Paulista Profissional 2014, Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Munir El Hage

Bem no final da tarde, já noite posta, tive a oportunidade de ir ver o mar na entrada 8, e no exato momento 2 ondas com mais de 2 metros "DESABAVAM" por completo no inside seus lips, fazendo um barulho muito parecido com trovôes, aquelas guilhotinas líquidas. Pareciam que tentavam dizer: "-Olha o que você perdeu no dia de hoje, trouxa..!". É bem verdade, isso, perder um dia de surf como estes dói na alma, como já descreveu em verso e prosa o Adrian..

..mas nem tudo está perdido! embora o mar diminua manhã,
a previsão nos mostra uma semana BEM AGITADA aqui no bairro:

DOMINGO, 18 de AGOSTO de 2014

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FACEBOOK by KLAUS MITTELDORF

hoje o mar baixou bastante,
um minimo sol de manhã, friaca, chuva e vento sul, só pra pagar castigo de não ter ido surfar ontem!

Na finaleira dos pódiuns,
já tinha saído da água e escutei o locutor
cumprimentado o Igor Moraes aqui da praia, 3º lugar e pódium..!

nessa semana tem mais!

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  • Usuário Growroom

QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2014

O swell recomeçou aqui no bairro, depois de uma semana chuvosa com ventos frios na madrugada..

Ainda não é o momento pra cair na água, o sol aparece amanhã, junto com um reforço no periodo de vaga..

SEXTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2014

Hoje as ondas deram as caras, muitas duplas no tow in e pouca gente na remada..

O sol apareceu, mas a ondulação massiva e ainda close-out ainda não eram o prato da casa, haja vista a lua, já minguando

Fui até a 20 pra remar um pouco, treinar o joelhinho em séries intermináveis. Logo na estrada a portaria dizia "hoje não" da maneira mais sutil, a troca das marés prum raso vazante e bombas com mais de 6 pés desabavam em fúria na intermediária pro outside. E daí cessava um pouco, o bombardeio, e dava pra passar e pegar carona numa dessas bombas close-out..

..mas ás vezes,

a melhor parte de ir surfar

é voltar pra casa no por do sol pela areia,

e ser surpreendido por alguma boa surpresa, num desses fins de tarde.. Já valeu a ida!

e como o mundo não para:

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esse fim de semana tem

ETAPA DO SEBASTIANENSE aqui na Maresias

EXTRA!

aew, Gabriel, não dava pra deixar passar em branco..! TUBAÇO!

e.. Gabriel, ainda dá pra escolher quem vai pra final com você, o John John ou o Slater..!

(caraca, olha o queu acabei de escrever..! kkk)

(repara o GRIP da quadriquilha do Kelly em ação dentro do salão.. impressionante!)

e pra abrir o fim de semana com CHAVE DE OURO:

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boas ondas a todos!

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  • Usuário Growroom

DOMINGO, 24 DE AGOSTO DE 2014

dia ensolarado, ondas de qualidade por todas as valas,

final de etapa do Sebastianense de surf, amanhã tem mais

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE AGOSTO DE 2014

o sol continuou, o mar abaixou um pouco, mas encontra-se muito perfeito, apesar da correnteza..

poucas coisas são mais legais do que poder estar no bairro aos dias de semana ;)

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  • Usuário Growroom

fala, Cabelo!

https://www.youtube.com/watch?v=aMWzYip6R30

você viu isso?!?

se partisse de mim essa vibe

o povo iria pensar que era coisa do ricco y locco mesmo kkk

caraca..!

o cara escovou o careca em TEAHUPOO!!!

ARREBENTOU, GABRIEL!

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(eita! de brinde tem o Charlão de caddie do Gabriel no canal, aos 2:28 kkk!)

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das pessoas que se transformaram na "familia" do Gabriel,

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Gabriel, Johnny e Charles..

A.K.A. 901 FAMILY MARESIAS

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trabalho com um amigo que é shaper aqui no bairro que teve a oportunidade

de "embalar o berço" do Gabriel, antes que o Beto Santos o patrocinasse e antes

da "adoção" feita pelo Johnny Cabianca, que é um dos responsáveis diretos pelo sucesso.

Além de shaper, o cara é técnico de surf e juiz da federação,

e contou muito emocionado a vitória dele. Realmente um feito histórico!

pra você ter uma idéia,

primeiro ele escovou o famoso John John Florence,

que é tido como o especialista nº 1 em ondas assim e o atual Rei de Pipeline..

aí depois veio a final com o Kelly, até o fim tava pau a pau, os dois com 9,98 cravados!

O Careca ainda precisava virar com 9,33 mas conseguiu um ótimo barrel de backside mas obteve 9,30..

pra você ter uma idéia,

o nervosismo da geral aqui foi pior do que disputa de penalti em final de campeonato.!

3 CENTÉSIMOS DE PONTO

CONFIRMARAM A HEGEMONIA DO GABRIEL MEDINA EM CIMA DO KELLY SLATER EM TEAHUPOO

putaqueupariu, olha o que eu acabei de escrever..! kkk

caramba, vivi o dia em que foi possivel digitar isso em alto e bom som, pro mundo escutar!

valeu a visita, cabelo, tá ligado que apesar das tretas engraçadas você é da familia growroom tb!

e pra quem tá chegando agora..

Veja o que o WAVES nos diz sobre o dia de hoje:

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/wct/billabong/pro/tahiti/2014/noticias/slater/exalta/medina

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/wct/medina/campanha/brilhante/especial

http://waves.terra.com.br/waves/variedades/novidade/atencao/aos/fas

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/wct/billabong/pro/tahiti/2014/videos/highlights/das/finais

http://waves.terra.com.br/waves/competicao/wct/billabong/pro/tahiti/2014/noticias/finais/teahupoo

pelo FACEBOOK

"Today, it’s about those minute differences,” Kelly Slater said early this morning, as a lazy rain fell over Teahupo’o and another 12-foot set turned the gray horizon a deep purple. “It’s only a matter of two, three feet between a six and a ten."

Prophecy must come naturally when you’ve surfed a thousand WCT heats and won 75 percent of them, but not even Slater could have expected that he would become the victim of his own presaging by losing to Medina by 0.03.

Some six hours later and with a minute on the clock, in a final against a competitor who had yet to be spat from the womb when Slater won his first world title in 1992, Gabriel Medina gifted Kelly the wave he needed to win one of the most glorious events of his glorious career.

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Gabriel Medina vence em Teahupoo e faz história!

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GABRIEL MEDINA WINS BILLABONG PRO TAHITI

Gabriel Medina just beat Kelly Slater to close

a historic day of competition at the‪#‎BillabongProTahiti‬.

Full story coming soon on Surfline.com presented by Salt Life

Photo: ASP World Tour Surfing/Kirsten

e pra comemorar, de brinde, mais um bom registro do Bahia, via bairro:

CARLOS BAHIA

Swell irado em Marecas

Por Redação Waves em 26/08/14

Carlos Bahia e amigos pegam altas ondas no último swell

que atingiu a praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Confira o vídeo.

Com boa previsão para o último swell, o surfista Carlos Bahia pegou boas ondas e tubos no quintal de casa junto aos amigos Paulo César Caveirinha, Igor Moraes, Alemão de Maresias, Márcio Grillo, entre outros. Confira o vídeo.

e pra aproveitar queu estou na lanhouse, a semana segue assim:

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Obrigado, Senhor.. aqui não para nunca!

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parabéns pros dois locais MAIS CARETAS de Maresias..!

pra quem não sabe o Kelly adora o bairro,

mas essa já é história pra outra hora.. aliás, deixa pra lá porque isso é assunto dele.

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  • Usuário Growroom

opa!

isso é THE WEDGE, haujob!

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um backwash sinistro lá na Califa,

tem uns videos bem loucos no youtube desse pico, mas é 4fun..

ontem,

28 de AGOSTO de 2014,

o mar começou a reagir, mas o vento sul e a friaca ainda não estão ajudando muito..

tinha um sujeito de stand up, acho que era o Grilo, pegou uma boa onda das que abriam e saiu pro almoço..

já tem um povo de jet, naturalmente de olho no que esse começo de fim de semana poderá proporcionar pra geral aqui no bairro..

29 DE AGOSTO de 2014

o vento sul deu uma trégua, o sol apareceu de manhã, mas infelizmente tive que trabalhar lá no canto direito mesmo..

babando na hora do almoço, pois as ondas e o sol encaixaram bem, e já tinha um povo surfando altas ondas no jet mesmo..

daí consegui sair pro surf tarde demais, tinha uns dois sujeitos na remada lá na 20,

mas a perspectiva de chegar no outside NA NOTURNA me fez ficar vendo as duplas de tow in que surfaram ALTAS ONDAS!

amanhã eu não trampo por nada nesse mundo e as ondas continuam!

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massa ricco. sempre acompanho os seus posts acho massa essas noticias de surf...

quando passar por seu pico ai com a kombi a gente tromba...valeu irmao!!!!!!

mas ai ricco, o cara nao machuca nessa pegada de jacare ai??? olhando o video parece que o cara cai bem no raso...a onda joga fudido mesmo ne?? se bobiar ate machuca mano...peguei uns jacares no campeche em floripa ralei tudo huheuheueh

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  • Usuário Growroom

valeu a vibe, haujob, pode passar com a kombosa que será bemvindo

com certeza o cabobra encarna o aqualoco e se joga em the wedge

sabe que está na base do tudo ou nada ou do nada ou nada, é mais pra tirar uma onda de doido mesmo..

tem lá seus dias perfeitos, mas é tipo um Sunungão, conhece a praia da Sununga em Ubatuba?

https://www.facebook.com/video.php?v=715558255190189

esse aí tirou onda, falaí..?

Não é que nem The Wedge, mas é uma onda de quebra coco perfeita pra skimboard, ou qualquer outro tipo de insanidade..

e como o mundo não para..

SÁBADO, 30 DE AGOSTO DE 2014

Hoje tudo encaixou, tratei de alimentar os bichos cedo e consegui chegar ao meio dia na praia,

pra poder aproveitar o sol que ensaiava querer passar o dia inteiro pra deleite da geral, e que dia..!

Dia de etapa de circuito universitário de surf. Altas ondas em todas as valas, grande, pesado e tubular e..

..praia lotada de gatas maravilhosas pra prestigiar os universitários em mais um dia com ondas grandes!

na 12 cruzei o Duda que aguardava o momento certo pra surfar

todas as valas traziam ondas grandes e perfeitas.

um péssimo sinal, pois quando a sulzeira se configura dessa forma,

toda a agua que corre em sentido da praia tem que retornar ao oceano de alguma forma..

e de que forma?

na forma de correntezas absurdas bem no canto do moreira..!

é é o que se tinha pra hoje, antes do mar abaixar e alinhar pra cacete, de tarde

sei que consegui varar uma arrebentação beem cascuda, daí passou o Xan rebocando o Geo e cumprimentou

enquanto eu tentava me posicionar mais pro outside, porque naquela hora tinha ondas imensas pelos arredores..

meu tempo dentro da água durou até umas duas horas depois que sol voltou a se esconder entre as nuvens..

daí foi a hora do barba, um destemido bodysufer roubar a cena e dropar altos tubos dropando bem debaixo do pico!

daí apareceu algum universitário que atravessou a arrebentação

daí apareceu o Cacau, cumprimentou e foi se encaminhando mais defronte a 20, e pegou boas ondas

não estava filé.. filé ficou depois queu saí pra almoçar, até o sol voltou a brilhar..

mas pra mim já estava bom! a friaca tava insana e amanhã tem mais! até voltei de skate pra ver o mar de tarde,

e o mar encontrava-se EXCELENTE. Todo mundo que se arriscou conseguiu achar seu próprio bom momento no surf. Mais uma vez o barba roubou o show surfando só com o corpo!

e pra amanhã..

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boas ondas pra geral!

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Gabriel Medina vence em Teahupoo e faz história!

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Mano, desculpa voltar nisso, mas tava revendo a vitória do Medina, maluco, imagina a vibe, tá surfando um dos picos mais fodas e paradisiacos do mundo, fazendo uma final com o Slater, ganhando e se mantendo na ponta do campeonato..caraca!!! Sem contar que tinha acabado de ganhar em Fiji!!! Isso com 20, 21 anos...e pensar q o moleque saiu aqui do teu quintal em Ricco!

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Mano, desculpa voltar nisso, mas tava revendo a vitória do Medina, maluco, imagina a vibe, tá surfando um dos picos mais fodas e paradisiacos do mundo, fazendo uma final com o Slater, ganhando e se mantendo na ponta do campeonato..caraca!!! Sem contar que tinha acabado de ganhar em Fiji!!! Isso com 20, 21 anos...e pensar q o moleque saiu aqui do teu quintal em Ricco!

você acertou na mosca, OveRal!

aqui no bairro tá todo mundo muito feliz, pois fazer o que o cabobra vem fazendo é muito dificil

não é a toa que apesar da pouca idade, o Gabriel tem toda a pegada pra galgar a famosa "escada dos onze degraus"..

(uma referência aos onze titulos mundiais conquistados pelo Kelly, no decorrer destes anos de circuito mundial).

Percebe o tamanho da responsa..?

Ainda bem que ele está muito bem acessorado pelo Charles,

que nunca escondeu a vibe e a responsa de trazer o caneco pro Brasa..

muita gente boa já passou pela guarida do Charles: Alemão de Maresias, Flavio "Caixa D´água" Tavares, Gilmar Pulga..

tenho certeza que muita coisa boa vai acontecer vinda dessa turma, amigos do bairro..

por enquanto só são onze degraus, mas o "dono da escada" ainda não pensa em se aposentar..!

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