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Ativismo: Surf Na Remada!


ricco y locco

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  • Usuário Growroom

na moral, é por causa dessa palhaçada que o bodyboard ja trouxe 6 titulos mundiais pro brasil e o surf nao trouxe nenhum....

vai pra pipeline, e nao respeita um bodyboarder black trunk pra ver oq te acontece meu amigo hehehehehe

essa palhaçada de surf x bodyboarder so poderia ser coisa de brasileiro, principalmente aqueles domesticados na zona sul do rio, que acham que o arpoador é o melhor pico da zs, fala ai cabelinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tirar onda pra cima de mim??

:335968164-hippy2:

quero ver em pipeline os blacktrunck de prancha surfando , quando é que um body boader black trunck desce a onda?NUNCA

sai dai com esse "chicletinho de baleia", hahahahahaha trouxe campeonato internacional , pq os brazuca quebra mesmo no "morei", porem descer deitadinho de bundinha pra cima é coisa de quem nao encara a vida de pé...hahahaha

agora a sensação de descer a onda deitado dá impressao de que a onda é maior né? e quem quizer que pense que é facil surfar de "morei bug"...hahahahaha

ahaha brincadeirinha, alma surf de remada seja "morei bug" ou seja surfboard...a remada que é a vibe....reeemaaaaaaa

eu vou em pé.. e vcs?

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  • Usuário Growroom

Em Jaguaruna-Sc a 6km da costa tem a laje de jagua com ondas de até 7 mts quebrando a 50 cm do fundo.

Essa não tem o punch da ilha dos lobos...Mas tivemos de optar em função da proibição e da fiscalização do surf na ilha.

Como eu não gosto de Jet Skis em função do barulho e do óleo que solta na água, fui apenas uma vez...

Nos lobos a gente dava uma micharia para os pescadores e eles as x nos largavam lá.

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  • Usuário Growroom

quero ver em pipeline os blacktrunck de prancha surfando , quando é que um body boader black trunck desce a onda?NUNCA

sai dai com esse "chicletinho de baleia", hahahahahaha trouxe campeonato internacional , pq os brazuca quebra mesmo no "morei", porem descer deitadinho de bundinha pra cima é coisa de quem nao encara a vida de pé...hahahaha

agora a sensação de descer a onda deitado dá impressao de que a onda é maior né? e quem quizer que pense que é facil surfar de "morei bug"...hahahahaha

ahaha brincadeirinha, alma surf de remada seja "morei bug" ou seja surfboard...a remada que é a vibe....reeemaaaaaaa

eu vou em pé.. e vcs?

1m2 de água, tem uma tonelada de peso...Não importa o jeito que o cara vai...Tem que ter culhões quando passa de 8 pés...

Aqui no Brasil tem a Joaquina, O montão do Trigo, A ilha dos Lobos, A laje de Jaguaruna, O cantão da Silveira, A laje do Sheraton, Itacoatiara, A cacimba do Padre, A praia do Cardoso...e muitos outros. Dá pra morrer legal durante a temporada de ondas no inverno Brasileiro...De Prancha ou Bodyboard.

Quando fica grande, os machões ficam do lado de fora.

E lá dentro ninguém rabeia ninguém, um deixa pro outro....huahuauhhau

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  • Usuário Growroom

quando fui a floripa cai no Campeche, e na Joaquina,, no campeche tinha boas ondas 1,5m no pico da cruz.. tinha até cameras de filmar na areia no dia, e na joaquina o mar tava menor meio metrinho , porem foi um fds de boas ondas....

na sexta quebrou no campeche e segunda na joaquina ja nao tinha tantas, mas peguei....surf gostoso(ondas com formação legal), vibe massa, muita natureza, porem agua muuuuito gelada...isso me deixou meio desconfortavel mas superavel...

pretendo voltar ai em 2013 pra surfar em outros picos...matadeiros...imbituba....mole...

aloha

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  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

Existe uma onda no Brasil que é igual ou pior que Teahupoo...Tchêahupoo...Apenas 2.5 km na remada ...

Morei em frente a ela por 2 anos...Descolei a retina nos 2 olhos por causa dela.

Caraca, LostSKUIX!

O oceano já me pregou algumas peças, vez ou outra..!

Já tive que costurar a palpebra

por causa dum californiano fdp lá na guarda, há uns 25 anos..

10 pés de onda rodando da costeira.. o paga-pau berrou preu ir,

e na ultima fração de segundo me desconcentrou berrando NO!!!

o resultado foi o Tureka e o Carneiro me levando pro hospital universitário de Floripa pra me costurarem o olho! rs

outra vez, quinze anos depois no moreira mesmo

tava remando pro outside, um metro e meio bom, fácil, jogando uns tubaços,

aí veio uma primeira onda.. um tubo

aí veio a segunda onda.. outro tubo, e eu tentando atravessar até o outside..

aí veio uma terceira e uma quarta ondas, e não foi diferente.. a merda foi que eu pensei que estava podendo e

numa quinta onda num lapso de distração vaqueei e acabei rasgando a palma da mão com uma das quilhas..!

o resultado foi o Carneiro me levando pro pronto socorro de Boissucanga pra me costurarem a palma da mão! rs

agora essa tua história de descolar as duas retinas em Lobos eu fiquei de cara!

como aconteceram estes eventos?

1m2 de água, tem uma tonelada de peso...Não importa o jeito que o cara vai...Tem que ter culhões quando passa de 8 pés...

Aqui no Brasil tem a Joaquina, O montão do Trigo, A ilha dos Lobos, A laje de Jaguaruna, O cantão da Silveira, A laje do Sheraton, Itacoatiara, A cacimba do Padre, A praia do Cardoso...e muitos outros. Dá pra morrer legal durante a temporada de ondas no inverno Brasileiro...De Prancha ou Bodyboard.

Quando fica grande, os machões ficam do lado de fora.

E lá dentro ninguém rabeia ninguém, um deixa pro outro....huahuauhhau

Poi zé, galera!

estou muito contente com a repercussão deste post, feliz em saber que exitem surfstas de alma aqui no GR..

pra todo mundo que eu mostrei, toda galera adorou esta leitura da história do surf em Maresias..

e como o mundo não para..

DIÁRIO de BORDO

sábado, 29 de dezembro de 2012 - THUNDER STORMS -

hoje foi um dia quase completo, em matéria de passeio em trem fantasma aqui no bairro..

tudo aconteceu..!

ou quase tudo..!

um dia antes fui trocar um leash com o Charles, uretano 15mm com 8 pés, especial pra ondas grandes, e na hora o que tinha era um 7 pés uretano 7mm, fino e curto, perigoso ao extremo em situações extremas, tipo ter que abandonar a prancha na entrada do primeiro setor de demolição da área XXL (são 2), mais próximo ao inside..

"..tudo corria perfeitamente bem, pois TODAS as responsas extremas em terra tinham sido sanadas, a cabeça estava leve, sem preocupação, apenas a tipica praia LOTADA de começo de verão. O que havia de diferente, era o tamanho do SWELL, que nesse dia trazia bombas ocasionais com até 10 pés de força bruta. Pra variar, ninguém no mar, a não ser o povo do jet, e o mar vazio, com ALTAS ONDAS BOMBANDO O DIA TODO!

logo ao chegar na praia, percebi que a 6'9" estava pequena pra surfar neste mar, calculei mal que o dia proveria ondas com até 6 pés bem tubulares, água quente e fundo de areia..a novidade era a trilha sonora do começo da sessão: raios cruzavam o mar iluminando com clarões e trovões espetacularmente poderosos, tipicos das rápidas tempestades de verão que acontecem nesta época.. o que é o suficiente pra "lapidar" uma ondulação de peso e fazer acontecer SALÕES CRISTALINOS e PESADOS!

a cordinha foi a sucessão de escolhas erradas.. ter trazido equipamento pra dia "pequeno" pra praia foi o suficiente!

na praia, a VIBE sempre é a mesma,

o pessoal quando vê alguem com prancha debaixo do braço indo surfar nestes dias até assusta!

pra não assustar o povo tento ser o mais discreto possível, até chegar ao canto direito..

lá, parti pra primeira tentativa de atravessar a arrebentação.. era de manhã e o mar estava meio pesado,

fazendo a alegria das dezenas (pasmem!) de mini-riders em suas motos aquaticas.. Quase passando, o fio de amarrar a bermuda começou a pedir arrego e eu tive que voltar pra areia, sendo jogado pela correnteza quase nas pedras, o que trouxe um gosto extra de adrenalina..

com a bermuda já devidamente amarrada, parti pra segunda tentativa e varei

permaneci um bom tempo aguardando o que leva muito tempo e muita paciencia pra acontecer..

mas não o suficiente.

instigado em surfar qualquer coisa pra "esquentar" de vez,

mas ao invés de aguardar, me deposicionei e momentos depois o arependimento seria imediato..

uma série com 4 ou 5 guilhotinas líquidas viriam a explodir exatamente onde me encontrava..

tentei mergulhar não tão profundo, pois o leash era curto e poderia danificar a prancha no rebosteio,

mas não adiantou muita coisa.. o lip estava desabando violentamente onde me encontava, e só deu tempo de me enrolar que nem caracol e sentir aquela pressão rápida e absurdamente forte da passada da pressão do lip debaixo d´àgua.. não existia mais em cima, embaixo.. foi punk, mas era o previsto numa situação destas..

ao subir do impacto da primeira guilhotina, só deu tempo de puxa mais ar e ver que onde havia uma prancha de surf conectada ao leash agora só havia um fragmento de rabeta cheia de fiapos de tecido de

fibra de vidro.. era a hora de desconectar-se de tudo e ficar por mim mesmo..

vieram o segundo, o terceiro o quarto e o quinto impacto, a cada impacto do lip pra megulhar e tentar se safar da violencia da agua nesse estagio, a impressão que passa é que, se fosse um videogame, você começa com 110% de energia, e a cada "impacto" ou mergulho forçado o "nivel de energia" cai pra 70%, 30%, 15%, 10% até, DEUS ME LIVRE! ficar à mercê no oceano..

já muito cansado, mas beem chapado e tranquilo, comecei a nadar de costas até a praia, e juntar os cacos de prancha, 4 pra ser mais exato. O impacto foi tão violento que quebrou a rabeta da prancha em 4 pedaços, até no sentido das canaletas o tecido se arriou, foi muito forte!

gallery_1198_4499_23960.jpg

na areia, as pessoas observavam incrédulas o que nem eu estava raciocinando na hora..

apareceu um casal me oferecendo agua e cerveja, o que coube até aquela piadinha:

"- ..não, muito obrigado, já bebi bastante agua hoje!"

kkk!

foi punk mas estou aqui, Graças a Deus!

voltei pra casa. a camisa de lycra mais parecia um saco de blocos de poliuretano quebrados, foi surreal..

toda a praia assistindo aquela cena e eu envergonhado, pagando aquele micolê..

..ainda bem que não foi na mão dos guarda vidas, com todo respeito ao trabalho dos caras

(o Cabelo, aqui do growroom ADORA dar trabalho pra guarda vida.. questão de opção) kkk!

isso de manhã..

de tarde, fui munido com a prancha correta e o leash idem, mas o mar já havia diminuido..

deu pra passar sussa, todo mundo gostou,

a galera local veio confraternizar junto ao canto direito, a bordo de jet skis

foi style ver todos os amigos solidários e se divertindo à vera, nesse começo de fim de ano..

gallery_1198_4499_2948.jpg

destaque pro ROGERIÃO,

que foi o unico que no meio da tarde apareceu remando a bordo de uma gunzeira 7'10"

e fez o certo também.. atravessou a arrebentação amarradão, conversou um pouco e tratou de

dropar a onda que aparecesse e sair do mar, apenas pra bater cartão, o que faz há muito tempo tb..

e vocês, como foram nesse fim de ano que não acabou?

ah!

um salve pro Cabelo também..

o cara tem se demonstrado tão babaca a ponto de tentar me irritar, mas lendo as asneiras que ele

profissionalmente vem se esmerando a escrever, que eu leio tudo e racho de rir!! nada pessoal, cabelo, mas tu é O COMÉDIA, fica a vonts pra falar as merdas que lhe convém, tá engraçado!

alias, em se tratando de cabelo, eu to achando que pela coragem em se esconder atras de um teclado e escrever coisas que não parecem ser escritas por sujeito homem, tô achando que CABELO deve ser o codinome de alguma mina que se faz de homem pra escrever.. posso estar errado.. mas vamos lá

Cabelo, cabelim..

muita cautela nessas horas, cabelim..

cabelim cabelim

onde cabelim

também cabe um pintim..

fica ligeiro (a)

o sano me garante que cabe um cano..

o ricco y locco não faz por menos e acha que cabe um toco

berra ai, cabelim! fica avonts querida!

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  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

domingo, 30 de dezembro de 2012

o mar ainda não diminuiu.

a esperança das ondas estarem com uma formação melhor que ontem
ainda não é o incentivo pra voltar pra água, pois as ondas vão estar lá de todo jeito <= esse é o maior incentivo!

chegando ao canto direito, as ondas dobravam no inside, na bancada de areia desabando placas pesadas de água, que mais pareciam muros com 100 metros de extensão. Cada onda consistia em 3 placas, 10 pés cada uma, com aproximadamente 100 metros de extensão. Isso que dizer que a travessia estava meio que inegociável, naquele momento, naquele lugar. Mesmo assim, na base da insistencia, acabei por me lançar na água, numa primeira tentativa de atravessar a arrebentação.

Quando estava quase passando as ultimas series do outside, fui bloqueado por uma cãibra muito forte nos pés e na batata da perna. Essa cãibra é normal nas primeiras ondulações de peso, os pés estão recondicionando um sistema muscular que normalmente só é utilizado nestas circunstancias e estas cãibras são o desdobramento natural disso. Mesmo eu tendo comido banana, que pelo potássio é bom pra evitar cãibras, elas apareceram.. na pior da horas, como de costume.

É uma cãibra que te faz sair da água, te deixa sentado na areia com cara de pedinte por mais de 40 minutos e não dá trégua. É uma luta pra tentar esticar as pernas e os pés pra cãibra não dominar a musculatura inteira.. os dedos dos pés parecem não querer obedecer, contraindo-se fortemente, e é uma batalha pra mantê-los esticados..

Aí começou a passar um monte de gente perto pra fotografar e eu, que já estava judiado há mais de 20 minutos brigando com uma cãibra violentíssima comecei a urrar baixinho de dor, e só comentei e mandei pra Deus:

"-.. pô, eu só queria agradecer.. preciso passar por tudo isso? acredito na tua proteção..!"

Hoje, eu sei que as cãibras eram A PROTEÇÃO..

.. levantei, consegui esticar o tornozelo e lentamente a cãibra que durou 40 minutos foi cessando, agradeci. peguei a prancha e rumei pro outside. Tava pesadão!

O refluxo de água da praia fazia ocorrer um RIO de correnteza lambendo a costeira de pedras e fazendo retornar a àgua das ondas pra alto mar, com a FORÇA DE UMA POROROCA, sentido alto-mar. As ondas explodiam rente `a pedra do canto, 5 ondas por série, séries intermitentes..

Primeira tentativa

Fácil foi ter se lançado na correnteza. O que eu tive que aprender na hora e ao vivo foi que essa correnteza de água de retorno (RIP CURRENT) estava transformando a proximidade de todas as pedras e rochedos submersos do canto direito da praia num ENORME RALO SUBMARINO, e as ondas que impossibilitavam a travessia pro outside devido à força da correnteza fazia com que essas ondas extremamente mal humoradas arrebentassem intermitentemente em cima das pedras e rochas..

só consegui perceber isso no local
e tive o BOM CENSO de ME EJETAR da missão aos 45 do segundo tempo..!

nas tentativas de sair à base do jacaré a bordo de uma 7´4" percebi que as ondas explodiam no mesmo lugar e socavam Ricco y Locco & prancha pra debaixo d´água, cada tentativa mais fundo, turbulento e..

PRÓXIMO À BASE DA PEDRA DO CANTO DIREITO!

Naquela fração abençoada de segundo que soube manter a concentração e decidido a voltar pra areia, pelo menos pra tentar atravesar por outro lugar e sair da situação de perigo eminente, fui abalroado por 3 bombas, e lembro nitidamente, que o que ME SALVOU foi a SEX WAX (parafina) passada ao extremo NA TOTALIDADE DAS BORDAS DA PRANCHA. Teve momentos que eu tive a nítida impressão debaixo d´água que o que me dava forças pra manter os pulsos fortes e com as mãos agarradas à borda de um dos lados da prancha foram a MINHA FÉ e a ESPERANÇA DE PERMANECER VIVO!

Subia de um caldo assim, rezando e pensando positivo pra que as mãos segurassem firme..

..tanto é que estou escrevendo este post!

OBRIGADO, SENHOR!

Detalhe: você está lendo tudo isso e eu ainda estava saindo da água. O que estava acontecendo, na real, é que eu estava tentando sair da água, mas o oceano estava me jogando pra debaixo das pedras!!!

milagre eu estar vivo..!

Passado o perrengue próximo às pedras e ao rochedo, 40 minutos de cãibras indefensáveis, decidi retornar ao mar, apenas ressaltando que o tal PLANO B seria entrar em frente à rua 20, onde ontem uma série mal intencionada com 10 pés quebrou minha 6´9" em 4 pedaços..

a sorte foi que a correnteza de refluxo jogava a agua em direção ao canto direito e mesmo tendo enfrentado algumas ondas onde ontem eu fui detonado, acabei varando a arrebentação remando na diagonal da praia e me safando do perjúrio que aquela bancava proporcionava naquela hora..

ainda meio que cabreiro..

..mas desta vez foi diferente!

qual não foi minha felicidade em avistar 2 surfistas que corajosamente tinham se aventurado em atravessar o canto na remada, e conseguiram! Lá estavam o Thiago e o Cassiano, que ao me aproximar e
comprimentar, confidenciaram:

"- Estamos aqui pra surfar uma onda apenas.. a correnteza está muito forte, está muito difícil se posicionar no pico, mas com certeza será uma onda.."

"- Inesquecivel, tipica daquelas pra no futuro contar pros netos!" arrematei

esse é o verdadeiro ESPIRITO DA REMADA!

daí, apareceu algum mini rider
e começou a desrespeitar geral..

por 2 vezes o sujeito que estava se propondo a ser estilingado nas ondas se colocou propositadamente muito próximo dos surfistas de remada, colocando-se em situação de risco iminente..

o mais bizzarro é que o cara estava pagando um mico geral pra todo mundo que assistia da areia pelo desrespeito e ainda voltava rebocado pro outside se gabando, dizendo que ele iria sair bem naquela foto..

..deprimente

..sem noção

bom, desta vez eu saí no lucro mesmo. Estive próximo de pelo menos SEIS situações de risco iminente e
GRAÇAS A DEUS estou aqui, inteiro e com a prancha OK. OBRIGADO, SENHOR!

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  • Usuário Growroom

O Gabriel tem alguns anos pela frente. Tem a técnica, mas não tem a experiência. Precisa experiência em alguns mares difíceis com muita corrente (em um campeonato), PointBreaks e Big Swells. Meu amigo padaratz era uma promessa, mas amarelava nas grandes e virou uma promessa jamais cumprida. Lembro da carta que ele escreveu pedindo desculpas a todos por não poder ir surfar em Teahupoo...O Gabriel tem experiencias no Hawaii e outros picos, mas precisa colocar corpo de homem para poder suportar as bombas do circuito mundial com naturalidade. Eu já passei uma noite no banheiro, com medo, escutando o barulho do mar que eu ia surfar no outro dia...Quem já chegou perto sabe, quando o lip joga na base em um mar grande, o barulho parece um trovão, coloca medo em muito machão por aí...O cara balançar no psicológico é normal, ainda mais em campeonatos.

De outra forma, acho que ninguém precisa "ganhar" nada. Acho isso egoico, em minha opinião o pior mal da sociedade é esta necessidade que temos de sermos melhores que os outros. E um campeonato é isso...para ver quem é o "melhor". Mas esta é só a minha opinião.

OBS: Rico, to te devendo o relato da ilha, mas vou escrever...preciso me inspirar...huahuauhauahauhahu

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  • Usuário Growroom

legal, LostSKUIX!

é exatamente nisso que o Charles vem focando o Gabriel nessa temporada,

vamos ver o que vai acontecer este ano.. sei que quando eles tem a possibilidade de descansar aqui no quintal de casa a galera vibra muito!

exemplo disso é que no primeiro dia deste BIG SWELL o Gabriel se mandou pra Paúba, como é de costume,

e o mais engraçado desta sessão é que ele disse que foi muito legal a sessão, ele entrava nos tubos de esquerda já rodando e a

visão era a costeira de Paúba CHAPADA DE GENTE vibrando muito, tipo virou meio que um maracanã a praia, não cabia mais gente pra ver o cara surfar, deve ter sido engraçado, tipo aquelas coisas do genero, tipo a galera ou turistas aplaudirem o surf, dá a amior pilha boa kkk!

e como o mundo não para,

Bruno Santos é um sério candidato a levar o prêmio de 25 mil reais oferecido pela Greenish pela maior onda essa temporada:

224485_622x415.jpg

acompanhe a matéria exclusiva no site da WAVES

http://waves.terra.c...eta-final/56441

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  • Usuário Growroom

aliás..

se você achar que dá pé

o Teco escrever contar alguma boa história aqui pra gente,

fica a vontade, pode convidar porque mesmo assim o cara é um puta bom exemplo

que escreveu com dignidade muitas das páginas da história do surf brasileiro.. se você achar legal, convida ele

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  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Jaguá no em foco no WAVES nesta semana

http://waves.terra.c...te-grande/56580

É um rampão né irmão...Metade do punch de Itacoa com o mesmo tamanho de onda. Essa começou a ser surfada mais, depois da proibição do surf na Ilha dos Lobos... É muito longe, tem muita corrente, geralmente tá balançado...Não curtia muito este pico. Eu prefiro 1,5m tubular, que uma rampa destas. Sempre acho uma onda mais cheia, mais divertida, e uma com fundo raso, acho muito mais "séria". Dependendo da maré, esta onda fica rasa também mas depois de um drop bem vertical, a onda enche novamente. Diz a lenda que o Zeca foi perguntando para os pescadores, onde haviam partes razas com ondas em mar aberto, nos lugares onde eles pescavam e eles lhe contaram que as vezes as embarcações tinham problemas neste lugar (encalhar, bater, virar)...

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  • Usuário Growroom

..são estas pequenas histórias cotidianas,

tipo as que você nos conta a respeito do Zeca Scheffer,

que infelizmente faleceu há alguns anos que estão trazendo

neste relato as verdadeiras nuancias da história do surf na remada aqui no brasa!

eu particularmente não consigo sair daqui do bairro pra surfar em outra praia.

Acho Jaguá uma onda bacana, mas sou preguiçoso demais pra me envolver numa barca proutro lugar..

..tipo, se for uma trip pro Mexico, tipo Puerto, aí sim, tô embarcando, fora isso.. preguiss..

olha só,

a gente comentou dele no começo desse post,

olha o BLAU fazendo história e elevando o nome do Brasil lá fora! Parabens, cara!

confira materia completa no WAVES

http://waves.terra.c...em-quarto/56581

Mel vence e Blau fica em quarto

Por Redação Waves em 21/01/13 02:33 GMT-03:00

olha o Blau representando o BRASA! =>227182_210x140.jpg

Peter Mel comemora a vitória no Mavericks Invitational,

com Alex Martins ao fundo. Foto: © Lars Howlett / Mavericks Invitational.

Com vitória de Peter Mel, dos EUA, foi realizado no domingo o Mavericks Invitational 2013 na tradicional onda de Half Moon Bay, Califórnia.

Clique aqui para ver as fotos

O pernambucano Alex "Blau" Martins ficou com a quarta colocação.

Ele chegou a ser anunciado vice-campeão. Porém, estranhamente a direção de prova divulgou um novo resultado agora há pouco no Facebook, com Zach Wormhoudt trocando de posição com o brasileiro, ficando em segundo lugar, e Greg Long em terceiro.

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  • 2 weeks later...

Tow In SUCKS!!!

Ilha dos Lobos = Teahupoo Brasileira :D

nao tive coragem de por pra baixo la, mas valeu o visual e show de surfe dos big raiders, a alguns anos atras. (fui de barquinho de pesca ate la hehe, os cascudo vai e voltam remando).

Descanse em paz Zeca Scheffert !!

sente o peso!!

mas proibiram o surfe la :(

ps.: queria por so o link sem esse video ai aparecendo mas nao consegui, mals ai.

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  • Usuário Growroom

Po essa semana deu ALTAS no rio de janeiro... meu irmao que q isso... nao tenho a sua criatividade mano ricco mas me identifiquei mt com suas historias .... puerto escondido no mexico isso sim é onda pesada meu mano... ja fui alguns anos pra la e pqp que onda desafiadora.. Maneiro o topico vou acompanhar ...

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  • Usuário Growroom

Esse tópico me fez perceber que estou completando 20 anos de erva nesse verão!

Lembro de um campeonato de ondas grandes em Itacoá que matei aula pra ir assistir e já fumava há pouco tempo.

Big Wave Clark Foam Classic

Local: Itacoatiara, Niterói (RJ)

Data: 11 e 12 de agosto de 1993

Resultado

1&ordm;. Carlos Burle (PE)

2&ordm;. Eraldo Gueiros (PE)

3&ordm;. Gilmar Castellani (RJ)

4&ordm;. Sérgio Noronha (RJ)

5&ordm;. Alexandre Herdy (RJ)

5&ordm;. Tito Baldaque (RJ)

7&ordm;. Gutemberg Goulart (RJ)

7&ordm;. Rodrigo Jorge (RN)

Informações complementares:

Segundo a reportagem de Zobaran na revista Fluir, foi o primeiro campeonato de ondas grandes disputado no Brasil. O formato foi inspirado no Eddie Aikau Invitational. O período de espera foi de 20 dias e os surfistas eram avisados pela Rádio Fluminense. Alguns swells grandes atingiram a região nos primeiros dias "mas os organizadores queriam apostar alto". No dia 11 de agosto, "quase final do prazo (...) o mar subiu de verdade".

No primeiro dia, as ondas tinham de 6 a 8 pés "no banco de areia no canto esquerdo de Itacoatiara". Houve 31 participantes, "curiosamente nenhum campeão brasileiro". No dia seguinte as ondas atingiram 10 a 12 pés, "a área do campeonato era um liquidificador oceânico movimentado por correntezas violentas". Um dos organizadores do evento era Mano Ziul, diretor da Bit e Baite, que se declarou "preocupado com os atletas (...) a possibilidade de um acidente sério era grande".

Gilmar Castellani protagonizou o pior wipeout do evento, "despencou num buraco cavernoso e foi encoberto por uma explosão de toneladas de água e areia (...) sobreviveu e voltou para o outside atrás de mais adrenalina". Luís Vasconcelos sofreu "uma grave torsão nos ligamentos do joelho que lhe custou 15 dias com a perna engessada".

Segundo o texto, foi "o mar mais cabuloso no Brasil desde o Mormaii 88 (...) número de pranchas partidas ao meio foi certamente recorde nacional". Sérgio Noronha surfou a maior onda do campeonato.

A bateria decisiva teve uma hora de duração. Eraldo Gueiros surfou com uma prancha 7'4 shapeada por Beto Santos e liderava até sete minutos para o término, quando "foi arrastado para a praia (...) Burle precisava de uma boa onda para virar (...) veio uma esquerda cavernosa, ele despencou até a base, virou e foi encoberto pela cacheira que desabava, escapando por muito pouco para correr a parede em direção à praia".

Carlos Burle recebeu US$ 1 mil pela vitória. Segundo Zobaran, "foi a coroação de um dos melhores big riders da história do surf brasileiro (...) pernambucano morador do Rio de Janeiro e veterano de muitas temporadas no Hawaii". Burle surfou com uma 7'2 shapeada por Gustavo Kronig.

O evento teve patrocínio da Clark Foam.

Segundo o texto de Loro Tavares na revista Inside, no primeiro dia "a decisão da comissão técnica de realizar a prova pareceu precipitada (...) o mar não estava enorme como queria o patrocinador". Se não houvesse condições, o evento seria adiado para o ano seguinte e a premiação acumularia. O patrocinador Eduardo Borgeth, da Clark, convenceu-se das condições quando "Rafael Cury ficou 26 segundos debaixo d'água depois de uma vaca, Luís Vasconcelos sofreu uma séria contusão e Sérgio Noronha dropou uma bomba que lhe valeu o troféu pela maior onda surfada: 12 pés".

O primeiro dia teve oito baterias com quatro atletas e duração de 40 minutos. Causou surpresa a desclassificação de Ricardo Tatuí e Amir Ferreira, "favoritos ao título", segundo o texto. No segundo dia, com séries de 10 a 12 pés, os organizadores - Bite e Byte a ASN - "acionaram o corpo marítimo de salvamento com seus guarda-vidas, ambulância e helicóptero". O head judge chamava-se Rubinho e o critério de julgamento exigia "que fossem surfadas as maiores ondas das séries mais pesadas".

O terceiro lugar foi a melhor colocação do surfista amador Gilmar Castelani em um evento profissional até então.

Fonte: matéria de dez páginas na edição n&ordm; 95 da revista Fluir (setembro/1993), com texto de Felipe Zobaran e fotos de Agobar Júnior; matéria de oito páginas na edição n&ordm; 61 da revista Inside (setembro/1993), com texto de Carlos Loro Tavares e fotos de Roberto Price.

1993... 2013... 20 anos depois as ondas grandes continuam!

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  • Usuário Growroom

caraca, Sano, 20 anos de casório! tô acendendo uma vela pra comemorar, parabéns!

marcou a memoria esse campeonato, falaí..

tava reparando, as pranchas do Kronig que levaram o Burle à vitória, isso aqui na terrinha VALE OURO, ainda bem que pouca gente sabe o valor real dessas gunzeiras mágicas.. aqui a gente conta com o Biro, que estica uns foguetes nervosos pro povo que gosta de surfar estas ondas..

olhaí, Almeida!

nesse link da greenish tinha esse video de uma miragem que supostamente teria ocorrido em Imbituba

saca só que brisa!

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  • Usuário Growroom

caraca, Sano, 20 anos de casório! tô acendendo uma vela pra comemorar, parabéns!

marcou a memoria esse campeonato, falaí..

tava reparando, as pranchas do Kronig que levaram o Burle à vitória, isso aqui na terrinha VALE OURO, ainda bem que pouca gente sabe o valor real dessas gunzeiras mágicas.. aqui a gente conta com o Biro, que estica uns foguetes nervosos pro povo que gosta de surfar estas ondas..

olhaí, Almeida!

nesse link da greenish tinha esse video de uma miragem que supostamente teria ocorrido em Imbituba

saca só que brisa!

Que Fita hein?

Tem uma lenda em Torres, que diz que o Zeca subiu em uma baleia em um dia de mar Flat.

Dizem que existe até foto do cara sobre a baleia....Eu nunca ví.

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  • Usuário Growroom

caraca, Sano, 20 anos de casório! tô acendendo uma vela pra comemorar, parabéns!

marcou a memoria esse campeonato, falaí..

tava reparando, as pranchas do Kronig que levaram o Burle à vitória, isso aqui na terrinha VALE OURO, ainda bem que pouca gente sabe o valor real dessas gunzeiras mágicas.. aqui a gente conta com o Biro, que estica uns foguetes nervosos pro povo que gosta de surfar estas ondas..

olhaí, Almeida!

nesse link da greenish tinha esse video de uma miragem que supostamente teria ocorrido em Imbituba

saca só que brisa!

porra loucura isso mano... hahahaha

Esse tópico me fez perceber que estou completando 20 anos de erva nesse verão!

Lembro de um campeonato de ondas grandes em Itacoá que matei aula pra ir assistir e já fumava há pouco tempo.

1993... 2013... 20 anos depois as ondas grandes continuam!

po cara Carlos Burle casca grossa das brabas... sempre representou e nunca abaxou a cabeca nem mesmo qd quebrou a bacia e nem mesmo quando ganhava 1000 dolares por um campeonato o cara faz por que gosta mesmo pq ta no sangue!!

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