Usuário Growroom ∆-9-THC Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Para Yuka, O Rappa 'é a maior banda cover de si mesma do país' Certa vez, o poeta Waly Salomão (1943-2003) disse ao compositor Marcelo Yuka, 47, que ele deveria "aprender a seguir o caminho das setas". No dia 9 de novembro de 2000, as "setas" apontaram outros caminhos para Yuka. Diretora de filme sobre Marcelo Yuka tentou escapar do sensacionalismo Ele levou nove tiros de assaltantes no Rio, ficou paraplégico e até hoje luta contra fortes dores em seu corpo. Ele deixou a banda O Rappa por brigas por direitos autorais. Sua vida foi filmada pela diretora Daniela Broitman em "Marcelo Yuka - No Caminho das Setas", que estreia hoje nos cinemas. Veja os principais trechos da entrevista concedida por Yuka à Folha. Folha - No documentário, você diz desejar que ninguém apareça chorando no filme. Você se preocupa em não ser retratado como vítima? Marcelo Yuka - Não queria ser célebre pela vitimização e muito menos vestir essa capa do herói, que a mídia me deu de uma maneira que é difícil eu tirar. É uma queda de braço dia a dia. Por mais que eu diga que eu não fui salvar ninguém, se eu for atravessar a rua agora, vai ter alguém que vai dizer "esse é o cara que foi salvar a menina", entendeu? Dizem que você tentou atropelar os assaltantes... Chegou ao ponto de a própria menina me encontrar uma vez e falar: "Você não me reconhece?". Eu respondi que não. Ela: "Sou a menina que você salvou". Então eu disse: "Minha senhora, não salvei ninguém". Mas ela tem um pensamento, acho que é de cunho religioso, dogmático, que tenho que respeitar também, de que o destino [de ser baleada] estava pra ela, mas eu acabei absorvendo. Não tenho essa crença, então não posso compactuar com essa verdade. Você acha que o filme fez um retrato fiel do que é sua vida? Acho que o filme foi muito gentil comigo. Devia ter mais gente falando mal. Esse não é um filme meu, é um filme dela [a diretora Daniela Broitman], e ela tem o direito de fazer o recorte que quiser. Também tem a coisa de condensar a vida inteira de uma pessoa em 70 minutos. Você diz: "Eu não sou só isso". A sua saída da banda O Rappa foi bem retratada no filme? Foi bem honesta. Tudo o que eles [integrantes d'O Rappa] alegam endossa o meu ponto de vista. Escrevi "Ninguém Regula a América" no hospital. Você vê no vídeo que eu tenho dificuldade para falar. Você querer naquele momento que a pessoa fique horas trabalhando é desgastante. Eu acho que O Rappa é a maior banda cover de si mesma do país. Ficam tentando emular o que já foram no passado. Como são bons músicos, conseguem. Você hoje, quase 12 anos após ter recebido nove tiros, ainda sente dores no corpo? Muita. Até o último dia vai ter essa briga. Nunca fui usuário de droga, mas meu médico me sugeriu. Há pesquisas interessantes sobre a maconha em relação à dor do câncer. Daí descobri o uso medicinal da maconha. Não gosto de ficar chapado, mas ela funciona para [diminuir] a dor. É uma pena que a cidade já me obrigue a urinar na ilegalidade. Mijo dentro do carro porque não existem banheiros acessíveis. E ter que curar minha dor na ilegalidade é extremamente ingrato. Atualmente, há mais ou menos violência no Rio de Janeiro em relação à época em que ocorreu a tragédia com você? A mudança mais emblemática é que o número de armas de fogo na mão dos traficantes diminuiu, mas o tráfico de drogas, não. Me dou o direito de não querer viver perto de arma. Arma de fogo não protege. Chamo essa pacificação [via unidades policiais em favelas] de simbólica. Não acredito em pacificação por arma de fogo. Há outros interesses por trás, existe um êxodo urbano que há muito não se via. *Você tem intenção de se candidatar a um cargo político? * Nunca tive pretensão política. O [candidato à Prefeitura do Rio neste ano Marcelo] Freixo é meu amigo, ele pediu para ser seu vice. Realmente acredito nele, que a gente está diante não de um político, mas de um estadista, de alguém que transcende até mesmo a coisa partidária. E seus projetos? Você ainda está gravando seu novo disco? Sim. Eu já fiz vários, só que não saíram. Quero que o trabalho que eu faço me soe como novo, como uma coisa que eu não tenha feito antes. Produzi várias pessoas, compus para outras, estou fazendo uma coletânea. Para o ano que vem, a história vai ser artes plásticas, tô amarradão. Você acaba de lançar seu primeiro livro de poesia, "Astronautas Daqui" (Leya, 336 págs., R$ 45,90), em que aborda problemas sociais. É um tema recorrente em seus projetos... Minhas letras são voltadas para esses temas, mas não é só isso. Escrever poesia serve para dar vazão. Aprendi uma coisa com a cadeira de rodas: o amor como ferramenta é um objeto contundente. É como se eu tivesse esse amor como um colete salva-vidas, mas nunca soubesse inflá-lo. A cadeira de rodas me deu isso. http://www1.folha.uo...a-do-pais.shtml 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom BomConheiroX Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Mexeu no dinheiro a galera pira né? sempre nessas partiçoes de banda os melhores amigos se tornam os melhores inimigos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Sativa. Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Foda demais , sem palavras para o Yuka . O cara é muito firmeza . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom matsegredo Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Parabens pro Yuka! Nao sabia dessa noticia dele, sobre ter salvo a menina e etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom rsfan Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Muito maneira a entrevista. Mas acho que é a primeira pessoa que conheço que fuma maconha e não gosta de ficar chapado. Obs: Será que ele já teve contato com o cultivo caseiro? Nenhum usuário medicinal deve ser sujeito a esses lixos vendidos por ai... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom cucaMole Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Leiam a SemSemente#02 para maiores informações. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom mrpapitomato Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Dinheiro e a verdadeira droga nescessaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom Hervagaox Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 Absurdo um cara com o problema dele não poder fumar um... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom sóamangarosa Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 interessante ele dizer q não gosta dos efeitos do thc, o ideal pra ele seria aquela variedade medicinal sem o principio ativo, eu também queria ter acesso a essa variedade, principalmente durante a semana que fica complicado o cara chapadão no meio da correria, po e o que ele falou sobre o som do rappa é fato, os dois primeiros albuns são fodelões, depois eles vão fazendo covers de si mesmos e trabalhando mais na plasticidade e arranjo do som... e pelo que eu vejo do falcão atual vocalista, inclusive pelas letras, ele gosta mais que lasanha hahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Usuário Growroom PPerverso Postado November 30, 2012 Usuário Growroom Denunciar Share Postado November 30, 2012 O Yuka de fato nunca curtiu muito a onda da cannabis, e só a usa atualmente para tirar o foco da dor neural que ele sente em função de uma cirurgia mal realizada nele. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Recommended Posts