Ir para conteúdo

Em Israel, A Maconha É Coisa Séria


playmogil

Recommended Posts

Kibbutz Na'an, Israel, 20/12/2012, (IPS) - Com as mãos tremendo, o octogenário Moshe Roth apenas consegue colocar o pó verde dentro de seu cachimbo. Sentado em uma cadeira de rodas, murmura com voz trêmula: "até o arome é rico".

Roth sobreviveu ao Holocausto e a uma apoplexia, há dois anos, que quase lhe custou a mobilidade das mãos, e no ano passado perdeu sua mulher. Mas a vida é um pouco mais fácil agora, graças à maconha.

"Sofrer a perda de um ser querido é mais tolerável com um bom cachimbo nos lábios", sorri. "Mudou minha vida. imagino que caminhamos de mãos dadas. Oh, minha sempre jovem e amada beleza", diz este israelense que em seus momentos livres é escritor e pintor, em um emotivo elogio diante da foto em preto e branco de sua mulher. Depois de uma cachimbada, Moshe consegue pintar ou escrever com sua inspirada e segura mão. Ele é um dos dez mil pacientes que fumam legal e livremente maconha em Israel.

Na casa para idosos Hadarim, a maconha faz parte do tratamento médico. De fato 19 dos 36 pacientes que abriga consomem cannabis por prescrição médica. "Sabemos como prolongar a vida, mas a dor é enorme. Em geriatria, o futuro já não importa. O que importa é o agora, como agregar qualidade de vida à longevidade", explica a encarregada de enfermaria Inbal Sikorin, enquanto abre bolsas com pó e flores.

Extraída com uma seringa e dissolvida em iogurte três vezes ao dia em doses de meio grama, a maconha diminui drasticamente a necessidade de remédios, afirmam médicos, enfermeiras e pacientes. "Por que usar calmantes? Me sinto muito bem com cannabis", disse Rivka Haloup, de 85 anos, com artrite severa.

Pacientes com Parkinson inalam a fumaça em um vaporizador seis vezes por dia, ajudados por uma enfermeira que usa uma máscara. Mas o efeito mais potente é obtido fumando um baseado. "A maconha não muda a realidade, mas faz com que seja aceita mais facilmente", disse Sikorin. "Na sua idade é uma benção", acrescenta a enfermeira. A "benção" procede da localidade de Birya, nas montanhas da Galileia.

Enquanto cerca de 200 milhões de pessoas consomem maconha de forma ilegal no mundo, para Israel a coisa é séria. A produção e o uso medicinal são legais neste país. um forte setor de pesquisa supervisionado pelo governo faz deste país um dos mais afins à maconha no mundo.

A indústria local floresce. Em pouco mais de um hectare a plantação de Tikkum Olam é a maior dos oito viveiros autorizados pelo Ministério da Saúde para cultivar maconha. Centenas de quilos são produzidos por ano legalmente. "Tikkum Olam" significa "acertando o mundo", com um preparado de maconha médica. "Distribuímos cannabis a pacientes através de nossa rede de lojas", explicou o responsável por pesquisa e desenvolvimento, Zack Klein.

A empresa tem sede na avenida Ibn Gvirol, em Tel Aviv. Um guarda e câmeras de circuito-fechado de televisão garantem a segurança do lugar. Não há cartazes na porta e a persiana de metal está baixada. Mas, uma vez dentro, surge um mundo verde. O arborizado logotipo da empresa menciona o salmo 118:23: "Isto é obra do Senhor, maravilhoso aos nossos olhos".

Os pacientes com neuralgia crônica dizem que a maconha é o único medicamento cujos efeitos secundários são bem-vindos. "Lidei todos os analgésicos, sedativos e outros não opiáceos", diz um deles. "Isto é o que realmente me ajuda", garante. Mas Tel Aviv não é Amsterdã, onde se tolera a maconha. A erva vem em diversas formas, desde chocolate e torta passando por chicle, caramelo, até mel e unguento. Na balcão os clientes recebem assessoramento sobre como obter melhor rendimento.

Menachem Barabi teve quatro apoplexias. Ele compra 60 gramas de maconha por mês por cerca de US$ 100. "Tinha muita dor, não podia dormir. Felizmente passei a tomar cannabis", afirmou. Guy Bar-Yosef conta que "perdi o apetite e emagreci 10 quilos. Comecei a fumar e logo voltei a comer. É sã, uma panaceia, uma poção mágica", acrescenta.

As 12 cepas desenvolvidas pelos agrônomos da companhia costumam levar nomes de pacientes. O porta-voz da Tikkum Olam, Shay Amir, aponta para as amostras expostas nas prateleiras.

"Este é nosso principal produto, 'Erez", um grande analgésico, além de estimulante do apetite e do sono. Você toma e trabalha sem perder os sentidos. Este outro, o 'fim dos tempos', é excelente para esclerose múltipla ou osteoporose, diz Amir. Este outro, 'Raphael', leva o nome de Raphael Mecolulam, professor de química médica da Universidade Hebreia de Jerusalém, 'o avo da cannabis', como o chamam. É um excelente medicamento para certas coisas. Nada é excelente para todos, segundo Mechoulam", acrescenta.

O composto psicoativo tetrahidrocannabinol (THC), ou seja, o principal elemento ativo da maconha, foi isolado pela primeira vez por Mechoulam em 1964. Este ano, uma nova cepa contém cannabidiol (CBD) como composto ativo, e não THC, que foi desenvolvido para consumo de alguns pacientes, como crianças com câncer. Há estudos mostrando que o CBD alivia inflamações, convulsões, ansiedade, depressão, desordem por estresse pós-traumático, esquizofrenia e náuseas. Atualmente é utilizada por 500 dos dois mil clientes da Tikkum Olam.

Israel lidera as pesquisas sobre o uso médico da cannabis, segundo Mechoulam. "As autoridades veem os resultados e não podem dizer não", acrescenta. Aqui, como na maioria dos países, o uso recreativo da maconha é proibido. Mas, às vezes, o limite entre o uso médico e o recreativo se torna obscuro.

"As pessoas enfermas estão decaídas", disse Klein, responsável de pesquisa e desenvolvimento da Tikkun Olam. "quando com somem THC, parecem normal", acrescentou.

Agora, pesquisadores e produtores se preparam para um novo passo. O governo estuda sua distribuição através de farmácias a partir do ano que vem, "como qualquer outro medicamento", disse Mechoulam. "Israel pode ser um exemplo, pois oferece alternativas ao tratamento convencional. A cannabis é uma delas", explicou a diretora da Tikkun Olam, Ma'ayan Weisberg. "E é orgânica", acrescentou. Envolverde/IPS (FIN/2012).

Fonte: http://ips.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=9036

  • Like 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Обратите внимание https://mypsyhealth.ru/наркология/2021/01/26/narkohelp Мы проводим пилотное тестирование формы онлайн-записи , которая позволит быстро и удобно записываться на консультацию к психологу https://mypsyhealth.ru/services/okazaniye-psikhologicheskikh-uslug-v-moskve Состав Городского координационного Совета Методического объединения психологов Департамента труда и социальной защиты населения города Москвы https://mypsyhealth.ru/психотерапия/2024/01/14/breakdown +7 (800) 300-11-00 https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/10/25/Alz-blood ул https://mypsyhealth.ru/blog/page23/ Вилиса Лациса, д https://mypsyhealth.ru/неврология/2021/12/24/starost-vnimatelnost 1, корп https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2021/05/10/BAR 1 https://mypsyhealth.ru/shop/substances/pantothenic-acid Музыкотерапия — мягкая и эффективная методика коррекции психоэмоционального состояния с помощью игры на музыкальных инструментах, пения и прослушивания музыки по специальной методике https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/05/02/symptoms-depression-pregnancy
    • Нижний Новгород, экстренная психологическая помощь: Россия Москва Санкт-Петербург Другие города Онлайн https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/08/13/who-is-autistic Тема , функционировать в мире, взаимодействовать с окружающими, достигать успехов и развиваться ему станет гораздо легче и интереснее https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/12/07/panic-attacks МАК могут служить проводником и помощником в этом процессе, активизировать интерес людей к самоисследованию и саморазвитию https://mypsyhealth.ru/blog/page48/ Свои проблемы и непростые жизненные ситуации можно также обсудить с психологом по телефону неотложной психологической помощи https://mypsyhealth.ru/психология/2022/03/26/systemic-overeating Для этого нужно набрать простой трёхзначный номер 051 https://mypsyhealth.ru/психотерапия/2019/03/21/strahi Его легко запомнить и набрать с городского телефона https://mypsyhealth.ru/services/anonimnyye-konsultatsii-s-psikhologom-onlayn/ Чтобы позвонить с мобильного телефона, то нужно добавить к номеру код города 8 (495) 051 https://mypsyhealth.ru/психиатрия/2022/05/02/symptoms-depression-pregnancy Услуги психолога будут оказаны абсолютно бесплатно, однако помните, что оператор связи будет взимать плату за звонок https://mypsyhealth.ru/терапия/2022/02/15/cheerfulness-and-vigor +7 (473) 207-06-27 https://mypsyhealth.ru/наркология/2022/07/18/drug-and-alcohol-treatment 21 https://mypsyhealth.ru/shop/substances/beta-glucan Основаниями для отказа в приеме или прекращения оказания пси­хологической помощи являются:
×
×
  • Criar Novo...