Ir para conteúdo

Doentes Graves Da Alemanha Poderão Cultivar Maconha Para Fins Medicinais


∆-9-THC

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Doentes graves da Alemanha poderão cultivar maconha para fins medicinais

Decisão de tribunal abre caminho para que pacientes gravemente enfermos cultivem a cânabis com fins medicinais. Possibilidade já existe em outros países, mas na Alemanha falta vontade política para tal, explica médico.

Há 20 anos Michael F. sofre de esclerose múltipla, tem convulsões e dificuldade de falar. O consumo de maconha proporciona alívio ao pedreiro ladrilhador da cidade de Mannheim. Embora o efeito medicinal da erva seja notório, é difícil para pacientes como ele conseguirem uma terapia com cânabis que seja legal e financeiramente acessível.

Cultivo privado como solução emergencial

0,,15668064_402,00.jpgJustiça deu ganho de causa a paciente, mas veredicto ainda não entrou em vigor

É o próprio Michael F. quem planta a maconha para a sua terapia, no banheiro de sua casa. Ele se sente compelido a tal pela atual legislação. A obtenção da chamada cânabis medicinal através de uma farmácia também seria possível. No entanto, ela está sujeita a condições rigorosas, e em geral os custos não são cobertos pelo seguro de saúde ou outras instâncias. O chamado autocultivo é o que resta a pacientes com pouco dinheiro.

Foi isso o que constatou o Supremo Tribunal Administrativo de Münster, no veredicto proferido em 7 de dezembro de 2012. Assim, abriu-se o caminho para que pacientes gravemente enfermos cultivem sua própria maconha. No entanto, o problema ainda não está resolvido.

"Para os pacientes, o mais agradável seria simplesmente poder ir a uma farmácia, mostrar uma receita médica ou um documento, e receber então a sua maconha", comentou o médico Franjo Grotenhermen à Deutsche Welle. Afinal de contas, isso também é possível em outros países, nessa ou em forma similar. Na Alemanha, no entanto, não há vontade política para tal, explica.

Segurança jurídica em outros países

Em Israel, na Holanda, no Canadá e em algumas partes dos EUA, dispositivos legais permitem a pacientes com doenças graves o acesso legal à marijuana. Também o autocultivo é em parte sancionado, mas nem todos os afetados têm condições físicas para realizá-lo.

Na Alemanha, o Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BfArM), em Bonn, deverá futuramente emitir licenças para o cultivo privado de cânabis - ou seja, a mesma autoridade que representou a parte litigante no julgamento em Münster, em nome da República Federal da Alemanha.

Ainda não se tem a menor ideia de como esse procedimento funcionará em detalhe, ou quais requisitos de segurança estão associados a ele. Indagado pela Deutsche Welle, o BfArM não quis se pronunciar sobre o veredicto, já que este ainda não entrou legalmente em

vigor.

Medicamentos como alternativa?

0,,961179_4,00.jpgNa Holanda, maconha pode ser adquirida com receita médica

Acima de tudo, pelo menos de início a decisão não terá nenhum efeito sobre a situação pessoal de Michael F., pois o direito de plantar maconha legalmente lhe continuará vedado.

No caso específico do portador de esclerose múltipla, o tribunal considerou o tratamento com o remédio Dronabinol, produzido à base de cânabis, como uma alternativa válida. A caixa de saúde de Michael F., a AOK, que até então havia rejeitado cobrir os custos do medicamento, concordou agora em assumi-los, a pedido do tribunal.

Para Oliver Tolmein, advogado de Michael F., a luta ainda não terminou. "No nosso cliente, o Dronabinol atua apenas como um complemento, que faz com que ele precise de menos cânabis." O jurista tentará agora sedimentar essa alegação com argumentos médicos: só então o caminho do autocultivo estará aberto para o seu cliente.

Autor: Marcus Lütticke (ca)

Revisão: Augusto Valente

http://www.dw.de/doe...nais/a-16481475

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

ah tadinho, ta morrendo deixa eles cultivarem...

é oq querem que vc pense, cada dia mais tenho mais nojo do sistema...

entao um cara que ta morrendo pode se livrar do ciclo violento do trafico, mas quem é jovem, cheio de vida, ideias e ideais nao tem o mesmo direito??

é um passo? sim, mas nao vejo nada perto disso por aqui, a guerra aqui é lucrativa pra Russia, U.S.A, etc...

vcs percebem quais fuzis os traficantes usam?? ak47 russo, ar15 americano, g3 alemão, e o parafal, que é uma imitaçao do G3 que o proprio brasil produz por meio particular, inclusive a muniçao da policia brasileira é produzida e comercializada por empresa privada.

é muita grana de todo lado, esquece legalizaçao no brasil nos proximos 50 anos, nao to falando que nao temos que lutar, mas temos que ter pé no chão!

hoje, mais do que nunca, existe uma mafia blindada no nosso governo, NADA ACONTECE PRA QUEM TEM GRANA, vcs nao veem ai, o cachoeira, condenado a 40 anos de prisao, ja ta solto em lua de mel na bahia, ai eu me pergunto, ninguem confiscou os bens desse filho da puta?? o brasil é uma piada, é legal ter esperança, mas eu acho que o brasil ja era, os exemplos que vem de cima confirmam isso, quando punem alguem com grana é quase uma vitoria, ou entao porque nao faz parte dessa mafia...

sinistro

  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...