Ir para conteúdo

Growroom 11 Anos: De “Site De Maconheiro” A Aliado Da Verdade.


growroom

Recommended Posts


Growroom 11 anos: de “site de maconheiro” a aliado da verdade

"É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela Lei”. Henry Thoreau.

Por Cassady e Sano

RIO BABILÔNIA – O maior cultivo canábico brasileiro não se encontra em nenhum quarto de empregada, muito menos em algum quintal ou selva guerrilhada. Fica em um espaço virtual, que, há 11 anos, se tornou real na vida de milhares de pessoas por divulgar verdades ainda anônimas sobre a maconha em nosso país. O Growroom, que comemorou nesta semana o início de sua puberdade, é isso: um cultivador de cultivadores, um provocador das provocações, um disseminador de ideias que acabaram reverberando e contribuindo positivamente para a transformação da nossa sociedade.

O número de cultivadores que lutam contra o crime organizado cresce absurdamente a cada ano que se passa. Vasos, lâmpadas, substratos e fertilizantes passaram a ser o cotidiano de muitos usuários da erva que, antes, só tinham as bocas de fumo como fonte de seu medicamento. Este crescimento pode ser comprovado com o aumento de cadastros no Growroom neste período – atualmente, contamos com 51 mil inscritos, que geram cerca de 15 mil acessos por dia. Isso prova que a legalização da maconha, aos poucos, está se tornando algo palpável no Brasil, pois os benefícios desta política podem sim transformar a nossa sociedade, não só quanto à violência urbana, mas também em nossa economia – como a produção de cânhamo, um dos tecidos mais antigos e valorizados do mundo, que poderá ser feita em nosso solo caso a canábis seja legalizada.

A certeza de que este caminho tortuoso se transformará em uma reta asfaltada e sem semáforos levou o Growroom a elaborar uma proposta de projeto de lei para regulamentar a canábis no país, algo inédito em toda a história marofada brasileira.

Verdades e mudanças

Nesta década+1, os argumentos beligerantes e inconsistentes dos proibicionistas foram rebatidos paulatinamente pelo Growroom com os dados científicos que calçam nossa luta pela descriminalização e legalização da canábis. Por incrível que pareça, é uma tarefa árdua (e muito arriscada) explicar que a mesma ciência que criou as vacinas, nos levou à lua e descobriu o DNA e o Bóson de Higgs, afirma veementemente que a maconha é significativamente menos prejudicial à saúde que o álcool e o tabaco, vendidos livremente no Brasil. São estas verdades contemporâneas que provocaram na última década a legalização da erva em dezenas de países, mas, no Brasil, ainda encontram barreiras sociais e governamentais que as impedem de serem ouvidas e assimiladas por todos.

No entanto, é inegável a mudança de contexto nestes 11 anos. De provocador de impotência e deturpador de personalidades, a erva começou a ser vista pelas mentes verde-amarelas como medicamento eficaz no tratamento de diversas patologias, entre elas AIDS e câncer, artrites e tendinites, e até depressão e esclerose múltipla. Os cultivadores, vistos antes como traficantes e homicidas em potencial, começaram a ser interpretados como aliados da paz e da verdade.

Neste período, um ex-presidente declarou apoio à legalização, e outros políticos também abraçaram a causa, bem como artistas e músicos. E o Growroom esteve presente em cada momento desta luta, o que o tornou a principal referência no debate sobre a ganja no país.

Perdemos a vergonha

Para aqueles que, em 2002, ainda se lamentavam por não terem assistido a um show do Planet Hemp devido à censura que ressurgiu no final da década de 1990, pensar em uma marcha civil pública que defendesse a legalização da maconha em plena luz do dia era algo inconcebível. Mas aconteceu, e o Growroom estava lá, desde o início, mobilizando e conscientizando a sociedade civil a botar a cara à tapa nas ruas de várias capitais brasileiras em nome da verdade.

Quando a marcha foi proibida e a questão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), o GR também estava lá, pedindo celeridade no julgamento e se colocando como adversário declarado de qualquer proibicionista acéfalo de plantão até que os ministros decidissem positivamente sobre a questão, o que felizmente ocorreu.

Perdemos a vergonha também, e, nestes 11 anos, realizamos a primeira Copa GR, que, a exemplo da Copa de La Plata e HTCC, revelou fenos e talentos nacionais no cultivo da canábis. Além disso, participamos diretamente de outros campeonatos e eventos canábicos em todo o país. Documentários (“Cortina de Fumaça”) e livros (como “Cannabis Medicinal”) também receberam o apoio do Growroom na sua divulgação.

Orientações jurídicas

Infelizmente, estes 11 anos não foram marcados só pelas vitórias. A legislação brasileira não acompanhou a mudança de prisma da sociedade, o que gerou eventos lastimáveis neste período. Muitos irmãos cultivadores de flores foram erroneamente indiciados pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas por terem cinco, dez, quinze sementes apreendidas pela Receita Federal. Vários growers queridos do GR, como Sativa Lover, foram presos por tráfico também por plantar maconha em suas residências. A prisão de Ras Geraldinho, líder da primeira Igreja Rastafari do Brasil, também foi algo que entristeceu o coração dos cultivadores de todo o país.

Mas as derrotas fazem parte da guerra, e o saldo até o momento é muito mais que positivo. O número de cultivadores cresceu e a defesa dos seus direitos também, principalmente, e sem falsa modéstia, pela criação de uma Consultoria Jurídica no Growroom, que, numa atitude de vanguarda na história da Justiça brasileira, agrupou advogados competentes e corajosos para orientar os cultivadores e usuários sobre seus direitos e, inclusive, acompanhar os indiciados em delegacias, juizados e tribunais, de forma totalmente gratuita. Um ativismo que tem feito a diferença para muitos growers, evitando que a ignorância destrua com mais vidas por causa de uma simples planta. E em nenhum momento o Growroom acobertou os “possíveis” malefícios do uso da maconha. Estes e outros pontos foram amplamente discutidos em vários tópicos, fato registrado nos boards do site, basta procurar. Esconder a verdade nunca foi e nunca será a nossa vocação.

O Growroom acredita que sempre trilhou o caminho certo. Foi esta certeza que fez um simples fórum de cultivadores se transformar em uma das maiores referências da história da canábis no Brasil. Nossa bandeira é a verdade, sem a vaidade que impede os proibicionistas de admitir que as nossas leis estão defasadas. Esta evolução ocorreu graças ao respeito e gratidão de todos os nossos usuários, que contribuem diariamente com ideias e experiências no site. Então, podemos dizer que este aniversário também é seu, e de cada um que nos observa com os olhos nus, despidos de qualquer “pré-conceito”, pois, só assim, a verdade se faz ser vista e ouvida.

Parabéns para nós! E keep high!

Growroom: 11 anos plantando a paz por mais flores e menos guerra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, o growroom é dos sites mais importantes do Brasil, e encabeça o movimento de legalização da Maconha.

Muita gente pensa que somos um monte de maconheiros querendo fumar um baseado sem ser importunados, não conseguem enxergar que essa luta beneficia muito mais a sociedade como um todo (que teria menos dinheiro na mão de traficante) do que os próprios maconheiros, que plantam e fumam independente da lei.

Vida eterna ao GR, apesar de ser das antigas (to aqui desde 2005, e já plantava com a lei antiga..)quero agradecer ao pessoal que comprou essa briga e conseguiu manter esse site no ar. Meu esforço não se compara ao de vcs, que realmente fizeram a parada acontecer.

Grande abs a todos

EDIT - Belo texto dos colegas, esqueci disso pq são 4:17 e to com a cabeça em outras coisas, hehehe

  • Like 13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Como eu tenho ORGULHO de fazer parte dessa casa, me enche o peito de esperança em ler um texto desse, e sabendo que toda virgula contida no mesmo, condiz com a verdade!

Quem dera alguns dos nossos parlamentares, terem a metade da lucidez que vejo em alguns camaradas aqui!

Sou maconheiro, sou Growroom com muito Orgulho.

  • Like 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso sim, Cassady e Sano, porra mano, belo texto, lindo!

o GR é foda, uma coisa viva Gigante com muita gente que pensa e raciocina, com muito mais neoronios que a media, rsrsrs .

prontos a analisar a fundo tudo que passa por ele....

é a verdade.....

O GR pra mim foi onde achei como lutar com o avanço de minha doença.

e até agora eu to ganhando.....,

ponto pro GR!!!

  • Like 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Uhhou!!!! em setembro farão 11 anos que acesso nossa comunidade!!! praticamente todos os dias!!!!!

Parabéns a todos que fazem desse, o nosso porto seguro de informações sobre cultivo!!!

Depois da 1a colheita me bateu um cagasso, e resolvi dar um tempo... mas os armários continuam a toda! so que com Pimentas de todos os tipos (na terra, no coco, em hidro, etc.), orquidea, e rosas do deserto! a melhor terapia que tem, na minha opinião!

Espero sinceramente "sair do armário" esse ano! (no sentido da palavra mesmo! - nada contra o sentido pejorativo da frase.)

Sou louco para ter uma jardineira na janela com lindas plantas pra todos verem!

Eu sempre quis ir à marcha, mas nunca fui por medo da exposição, mas esse ano é O ANO!!! tenho um forte pressentimento que assim como eu, muitos também irão!!

Mais uma vez, obrigado a TODOS!!! (membros e adm)

Vida eterna ao GrowRoom!!!

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Belas palavras do texto!

Não é exagero eu falar que desde que o Growroom entrou na minha vida em 2007,me vi mais inserido como cidadão na sociedade. Aqui, quem fuma maconha não aprende somente a plantar sua própria erva, como passa a questionar de maneira inteligente todo o sistema que a lei proibicionista gerou ao redor do seu consumo.

Parabéns Growroom, 11 anos!! :weed-sign::335968164-hippy2::ativismo::love-weed:

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Foi aqui nessa porra que eu aprendi o que era maconha!

Graças ao GR mantive o sonho por anos até ter minha oportunidade de cultivar meu pé de beck!

Parabéns à todos que fazem isso acontecer!

Parabéns ao Sano, ao Cassady pelo excelente texto e pq não à todos os cultivadores que fazem esse site girar!

Obrigado GR por tanto conhecimento adquirido. Vida Longa! Um brinde trago na mais bela flor em sua homenagem!

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São poucas palavras que são capazes de definir o quão prazeroso foi toda essa caminhada do GR.

Ainda nos anos dourados do inicio da minha fase adulta tive contato com site.

De primeira estranhei, e como muitos tinha medo de me expor, acompanhei sempre de longe mas com um grande carinho...

Tempo passou e por fim a vontade foi maior e vim dar a cara a tapa.
Não sou nenhum revolucionario cannabico, mas do pouco que sei consegui e ajudei muitos growers, como tambem os bons veteranos sempre se mostraram presente e atenciosos, principalmente os pacientes hehehehehe....

Fica o agradecimento pela ideologia criada por nos todos, parabens aos que estão na cabeça segurando pressão e se dedicando ao conhecimento e em espalhar o mesmo, e o mais importante de GRAÇA.

Grande abraços para os Moderadores, Consultores, e não menos importante todos os usuarios literalmente hehehehehe

Vlw Grow :emoticon-0137-clapping:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

esse é o melhor site do mundo !!!!!!

muito orgulho de ter feito parte dele espero que dure infinatemente!!!

sempre acompanhando toda vez que ele cai acho que nunca mais vou ve lo e eis que ele aparece de novo!!! E SEMPRE A ESPERANÇA SE RENOVA !!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...