Ir para conteúdo

Apreensão De Drogas Sobe E Polícia Acredita Que Lei Facilita Os Crimes


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Apreensão de drogas sobe e polícia acredita que lei facilita os crimes Em Araraquara, em 2011 foram 1.039 casos e, em 2012, foram 1.179.
Crack é a droga ilícita mais consumida, segundo levantamento do Comad.
2546410.jpg

O número de apreensões de entorpecentes aumentou nos últimos dois anos nas três maiores cidades da região, segundo dados da Polícia Militar. Em Araraquara (SP), por exemplo, em 2011, foram 1.039 casos e, em 2012, foram 1.179 apreensões, um aumento de 13,4%. Para a Polícia Civil, uma lei favorece a ação de criminosos.

A participação do pequeno traficante, que vende algumas porções de droga para sustentar o próprio vício, é um dos motivos para o aumento do número de apreensões. Segundo dados da Polícia Militar, em São Carlos, foram 166 apreensões, em 2011. No ano passado, 222 e, nos três primeiros meses de 2013, foram 72 casos. A expectativa da polícia é que, se continuar nesse ritmo, até o final do ano, este número chegue a 290 apreensões.

Em Rio Claro, foram 105 apreensões, em 2011, e 424 no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o município teve 51 ocorrências. O número de apreensões em Araraquara neste ano já chega a 377.

Lei

Para Edmundo Ferreira Gomes, delegado da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), de São Carlos (SP), a lei aprovada em 2006, que transformou o porte de drogas em crime de menor potencial ofensivo, facilitou a atuação dos traficantes e dificulta a ação da polícia.

“Indiretamente, eu penso que isso favoreceu o microtráfico, que é uma das bases da traficância hoje, ou seja, o grande traficante usa de funcionários, operários do tráfico, para poder expandir o seu comércio ilícito. Hoje tem uma grande incidência em cidade menor”, afirmou o delegado.

Vício
O serralheiro Wagner Lima Bruno é ex-dependente e atua como conselheiro terapêutico em uma clínica de recuperação em Descalvado. Diariamente, ele escuta histórias sobre o vício e acredita que, nos dias de hoje, é mais fácil entrar no mundo das drogas.

“Para você chegar até a droga você tinha que ir até uma pessoa específica ou pedir para uma pessoa mais velha, que tivesse mais conhecimento no caso e pudesse chegar a um traficante. Hoje está muito diferente. A pena de tráfico está mais pesada, então os menores estão agindo”, contou Bruno.

A estudante universitária Ana Luiza Vergílio tem amigos dependentes. Um deles morreu aos 21 anos por conta do vício. “Ele começou do estágio mais baixo e depois foi para o mais alto, que era o crack. Hoje, a família dele está no chão, não acredita que ele faleceu por causa do uso das drogas. Não escolhe classe social, pode ser em uma mais baixa ou em uma mais alta”, disse Ana.

Perfil de usuários
Segundo Márcio William Servino, presidente do Conselho Municipal de Políticas Sorbre Drogas (Comad), os jovens são os maiores consumidores de drogas. "É um grupo extremamente vulnerável, os números evidenciam isso e o Comad tem acompanhado esse aumento, tanto de uso, como de busca por tratamento", contou.

De acordo com levantamento do Comad, entre as drogas lícitas, o álcool é a mais consumida, enquanto entre as ilícitas, o crack é mais usado. "A droga causa efeitos neurológicos fortíssimos no organismo do indivíduo, gera uma dependência extremamente rápida, principalmente nos adolescentes, que tem o sistema cerebral em formação até os 21 anos. A droga destrói, rapidamente, toda e qualquer formação e os princípios morais também acabam sendo corrompidos", alertou Servino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Crack é e cocaína é sem duvidas as mais usadas atualmente. Só ir da uma volta a noite por ai e vai ver um bando de zumbi indo pra la e pra cá atras de pedras e pó.
Maconha só fuma mesmo quem planta ou quem conhece um traficante que vende uma maconha boa "muito difícil".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eles querem continuar essa perseguição , justifica o salário , Porem existem outras formas de justificar o emprego , tirar a maconha das mãos exclusivas dos bandidos é o caminho mais inteligente e internacionalmente aceito que existe , é que pouco se estuda à respeito no Brasil . um dia eles irão perceber que o caminho é um só . Paz . e Imita os estados unidos que não tem engano . eles sempre estão anos à nossa frente . mas eu não aceito viver em 3º mundo . 1º mundo já . Vamos libertar o Brasil da burrice das guerras . principalmente à maconha .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esse delegado falou merda.

A lei que facilita o crime é a lei que proíbe as drogas. A lei de 2006 aliviou bastante o sistema carcerário e também tirou o usuário da marginalidade (em parte porém).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esse delegado falou merda.

A lei que facilita o crime é a lei que proíbe as drogas. A lei de 2006 aliviou bastante o sistema carcerário e também tirou o usuário da marginalidade (em parte porém).

na verdade a lei de 2006 ajudou a suphocar o sistemo carcerário

acho eu

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

tenho a impressão que essa lei aumentou o numero de prisões de usuarios como "pequenos traficantes"

é donjamon22, apesar da situação caotica do mexico não se ouve falar em propostas de legalização como alguns anos atras

hoje mesmo vi na tv que depois de paises em guerra e do proprio mexico o pais mais perigoso para jornalistas é o brasil

os datenas da vida estão ai pra provar isso, prolifera a gritaria e o teatro no jornalismo verdade o pessoal aplaude de pe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O problema é a cabeça fechada dessa galera e a falta de conhecimento de outras culturas, outras realidades.

Eles simplesmente nao conseguem ver a regulamentação das drogas como o caminho.

Talvez, so consigam ver quando a violência chegar a um ponto extremo, como é a realidade atual do México.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Crack é e cocaína é sem duvidas as mais usadas atualmente. Só ir da uma volta a noite por ai e vai ver um bando de zumbi indo pra la e pra cá atras de pedras e pó.

Maconha só fuma mesmo quem planta ou quem conhece um traficante que vende uma maconha boa "muito difícil".

Os estudos estatísticos realizados ao longo de mais de uma década no Brasil não concordam contigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Piada demais essa matéria, tipico pensamento do interior... sou do interior de SP e sei como é... moro numa cidade menor que São Carlos, aqui as pessoas se referem aos drogados (seja la do que, crack, pó, ou qualquer um q aparenta maluco largado pela rua) como "maconheiros"... conheço muita gente por aqui que fala "ó os maconheiros, roubou sei la oq, matou sei la qm..." ou ve um bando de nego pra rua "tudo maconheiro"... aqui a falta de informação é bem maior que nas capitais eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...