Ir para conteúdo

Quase Metade Dos Estudantes Da Universidade De Lisboa Consumiu “Cannabis”


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom
Quase metade dos estudantes da Universidade de Lisboa consumiu “cannabis”
jovem-sapato1991b1e1_400x225.jpg

Estudo revela que mais de 36% dos alunos admitiram ter bebido o primeiro copo de álcool antes dos 15 anos. A cerveja, as bebidas espirituosas e o vinho são as preferidas entre os universitários.

rigthCountComments.png

Cerca de 40% dos estudantes da Universidade de Lisboa já consumiu “cannabis” pelo menos uma vez na vida. Esta é uma das conclusões do estudo “Consumos e estilos de vida no ensino superior”, apresentado esta terça-feira.

Segundo a investigação, a faixa etária dos 15 aos 19 anos é declarada pelos universitários como sendo aquela em maioritariamente iniciaram o consumo de drogas, mas também de bebidas alcoólicas.

A grande maioria dos inquiridos (82,4%) concorda com a ideia de que o consumo de quatro ou cinco bebidas alcoólicas quase todos os dias tem um efeito muito prejudicial para a saúde, mas são cerca de 15% os estudantes que entendem que conduzir depois de ingerir três cervejas não tem efeitos, ou tem efeitos muito reduzidos.

Segundo o documento, mais de 36% dos alunos admitiram ter bebido a sua primeira bebida alcoólica antes dos 15 anos. A cerveja, as bebidas espirituosas e o vinho são as preferidas entre os universitários.

Ivo Santos, presidente do Conselho Nacional de Juventude, uma das entidades que participou no estudo, revela que “parte dos estilos de vida menos saudáveis que os estudantes têm no ensino superior já os traziam do ensino secundário”.

De acordo com este responsável, “aquilo que o estudo revela é que, em alguns casos, eventualmente o ensino superior veio aprofundar um pouco essas práticas de estilos de vida não saudáveis, que se aprofundam em casos dos deslocados e jovens em cujo ambiente socio-económico é desfavorecido”.

“Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior” foi realizado em conjunto pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), pelo Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciência Sociais da Universidade de Lisboa (OPJ/ICS-UL) e pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Mais de três mil alunos foram inquiridos, através de um questionário na internet, para aferir os hábitos dos universitários em aspectos como prática de desporto, alimentação, actividades de lazer, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de substâncias psicoactivas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...