Ir para conteúdo

Nutricionista Pode Prescrever Plantas Medicinas!

lkm

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá galera... sou quase nutricionista e esses dias estava estudando a resolução do conselho federal... eis que me deparo com a seguinte frase:

"RESOLUÇÃO CFN N° 525/2013

Regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe
competência para, nas modalidades que especifica, prescrever
plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como
complemento da prescrição dietética e, dá outras providências. "
Aqui segue o link da resolução completa:
Bom, todos nos sabemos que a Cannabis é proibida aqui no Brasil, mas gostaria de saber, com a galera ai da parte Juridica, como poderiamos por exemplo, entrar com uma ação para junto de uma prescrição nutricional, conseguirmos o direito de cultivo?? Por exemplo de um paciente com cancer, aids, anorexia, bulimia... enfim!
Não seria essa uma "brechinha" na lei?? ou foi só eu que viajei aqui mesmo?? rsrsrs
Espero que desse topico saia um debate bacana!
É nois que planta GroWLeRa!!
  • Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Po,, peco desculpa aos moderadores do forum.. acho que me empolguei demais e ja fui criando o topico!! hahahahah

segue artigo 6 da mesma resolução:

Art. 6º. Na prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais, considerar que estas devem ser
preparadas unicamente por decocção, maceração ou infusão, conforme indicação, não sendo
admissível que sejam prescritas sob forma de cápsulas, drágeas, pastilhas, xarope, spray ou qualquer
outra forma farmacêutica, nem utilizadas quando submetidas a outros meios de extração, tais como
extrato, tintura, alcoolatura ou óleo, nem como fitoterápicos ou em preparações magistrais.
Alegria de pobre dura pouco né?!! :(
Se quiserem trancar o topico, sintam-se a vontade! Peco desculpas por criar um sem necessidade e pelo flood!! coisa de iniciante!! rsrsrs..
Paz!
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não se empolgue por enquanto...

Lei 11.343

Art. 38. Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou fazê-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) dias-multa.

Parágrafo único. O juiz comunicará a condenação ao Conselho Federal da categoria profissional a que pertença o agente.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

mas sano, me referi no caso de cancer, aids, anorexia, bulimia... essas patologias mais graves, cancer e aids por exemplo é até recomendado por vários mediso.

não existe o caso de com uma prescrição nutricional + precrição medica, o que é facil de conseguir. um paciente consiga o direito de cultivar? entrando com processos juridicos, seilá.. pq dessa parte eu realmente não entendo nada.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Portaria 344/98 da ANVISA:

LISTA – E

LISTA DE PLANTAS PROSCRITAS QUE PODEM ORIGINAR SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICAS

1. Cannabis sativa L..
2. Claviceps paspali Stevens & Hall. 3. Datura suaveolens Willd.
4.
Erythroxylum coca Lam.
5.
Lophophora williamsii Coult.

6. Papaver Somniferum L..
7.
Prestonia amazonica J. F. Macbr. 8. Salvia Divinorum

ADENDO:

1) ficam proibidas a importação, a exportação, o comércio, a manipulação e o uso das plantas enumeradas acima.
2) ficam também sob controle, todas as substâncias obtidas a partir das plantas elencadas acima, bem como os sais, isômeros, ésteres e éteres destas substâncias.

3) a planta Lophophora williamsii Coult. é comumente conhecida como cacto peyote.
4)
excetua-se do controle estabelecido nas Portarias SVS/MS n.o 344/98 e 6/99, a importação de semente de dormideira (Papaver Somniferum L.) quando, comprovadamente, for utilizada com finalidade alimentícia, devendo, portanto, atender legislação sanitária específica.

Infelizmente, proscritas!

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

é sano, como te disse, foi um "devaneio" hahaha.. alegria de pobre dura pouco, até milissegundos! mas quem sabe num futuro proximo, conseguimos nem que seja para fins de pesquisa cientifica.. quem sabe daqui a alguns anos! Deixei de fazer meu TCC a respeito do tema por dificuldades burocraticas.. seria uma monografia em nutricao experimental, testando o THC em tumores.. masss, infelizmente! :(

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

LISTA DE PLANTAS PROSCRITAS QUE PODEM ORIGINAR SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICAS

1. Cannabis sativa L..

Alí diz cannabis sativa e não cannabis indica, ou seja... uehuehue

A indica se chama na real cannabis sativa indica.

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

É, eu já tive várias epifanias, que não passavam de devaneios também, mas na hora a lampadinha em cima da cabeça acende e você fala Eureka...

Eu li, ouvi falar, que o nome original é Sativa, e a outra indica, e que tentaram mudar o termo para Sativa Indica e Sativa Sativa para refutar a defesa de um advogado que encontrou esta "brecha" na lei lá nos EUA, que a proibição só se aplicava à Cannabis Sativa e não à Indica e o cliente deste advogado estava cultivando indica e não sativa, mas esse tipo de informação nunca dá pra saber ao certo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É, eu já tive várias epifanias, que não passavam de devaneios também, mas na hora a lampadinha em cima da cabeça acende e você fala Eureka...

Eu li, ouvi falar, que o nome original é Sativa, e a outra indica, e que tentaram mudar o termo para Sativa Indica e Sativa Sativa para refutar a defesa de um advogado que encontrou esta "brecha" na lei lá nos EUA, que a proibição só se aplicava à Cannabis Sativa e não à Indica e o cliente deste advogado estava cultivando indica e não sativa, mas esse tipo de informação nunca dá pra saber ao certo.

Acho que não, a primeira taxonomia da Indica com subespécie da sativa é de 1911, antes da proibição.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Então isso foi uma mentira ou engano de alguém na mídia, porque eu juro que vi isso na TV ou em algum site, não inventei isso agora hahaha

Valeu aí a info, tu tá sabendo não só da lei de cor, como sabe da história da maconha também, boa mesmo!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

LISTA – E

1. Cannabis sativa L..
2. Claviceps paspali Stevens & Hall. 3. Datura suaveolens Willd.
4.
Erythroxylum coca Lam.
5.
Lophophora williamsii Coult.

6. Papaver Somniferum L..
7.
Prestonia amazonica J. F. Macbr. 8. Salvia Divinorum

Mais triste que ver a cannabis nessa lista é ver a Sálvia Divinorum nela...

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Amiga Lkm, você não foi a primeira nem será a ultima a pensar em fazer o tcc neste assunto, mas a grande questão eh que nenhum comitê de etica das faculdades do Brasil podederim aprovar um estudo deste pois de onde você vai dizer que vai tirar a erva se o prensadinho não é medicicinal, e não temos lei para poder cultivar nem para estudo?

O jeito é fazer um artigo de revisão da literatura, ou começar a fazer análise estatística do que a gelera cultiva e descreve aqui... rs

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Amiga Lkm, você não foi a primeira nem será a ultima a pensar em fazer o tcc neste assunto, mas a grande questão eh que nenhum comitê de etica das faculdades do Brasil podederim aprovar um estudo deste pois de onde você vai dizer que vai tirar a erva se o prensadinho não é medicicinal, e não temos lei para poder cultivar nem para estudo?

O jeito é fazer um artigo de revisão da literatura, ou começar a fazer análise estatística do que a gelera cultiva e descreve aqui... rs

Olá girl, sou amigO.. rsrsrs... então, olha, TEORICAMETNE a vigilancia sanitaria poderia dar uma altorização para cientistas cultivarem cannabis e para fazer uma pesquisa, eu até tentaria entrar com o pedido se já nãio cultivasse aqui, pq provavelmente receberei visitas e panz... mas, quem sabe num futuro proximo??? Alguns ativistas aqui da cidade me deram maior forca, mas não quis interromper meu cultivo para tentar uma coisa praticametne UTOPICA com a Anvisa!! :))

Paz :335968164-hippy2:

• Like 1
Link para o comentário