Ir para conteúdo

Ocultismo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

" Em razão do policiamento e da repressão agressivos exercidos por uma Igreja que a condenava, menções explícitas à cannabis na Europa são raras desde a Idade Média até meados do século XIX. No entanto ocultistas e alquimistas de tempos remotos provavelmente sabiam dos atributos espirituais da cannabis e deles se beneficiavam, como muitos de seus descendentes espirituais fizeram. Em 'Ouro Verde, a árvore da vida' os autores sugerem que os primeiros rosa-cruz e maços tomaram conhecimento dos poderes da cannabis através de seu contato com os árabes. Textos medievais esotéricos e alquímicos contêm profusas referências ao sufismo e ao zoroatrismo, duas tradições intimamente ligadas a plantas psicoativas, entre as quais a cannabis. E, é claro, os escritos de François Rabelais trouxeram à tona a associação antes encoberta entre cannabis e conhecimento esotérico. Entre os ocultistas posteriores, Aleister Crowley (1875/1947) escreveu com enlevo sobre a cannabis em seu ensaio de 1907, 'A psicologia do haxixe', afirmando: 'o ato de me exaltar misticamente e continuar minhas invocações enquanto a droga dissolvia a matriz de minha Alma diamantina' constituía 'o supremo ritual de todas as religiões'. Entre seus discípulos e iniciados do haxixe estava o escritor de ficção científica H.G.Wells. O poeta W.B.Yates também freqüentava círculos esotéricos, nos quais conheceu Crowley e os companheiros ocultistas Dion Fortune e A.E. Waite." ( texto do "Grande livro da Cannabis", de Rowan Robinson, da Zahar Editor, págs.58/59 - imagem da pág.58)

• Like 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pinga_hemp

Manjo de ocultismo não ... mais posso afirmar a lógica de todas as fés sobre a cannabis .... é simples .... antigamente era usada para tudo e por todos .... depois que o mal dominou seu poder e privou os seres desta fonte mágica e purificadora, tudo virou tabú ... então se perderam muitas informações ;;;; mais se pesquizar a fundo, vai encontrar ela em todo lugar ... eu já nem procuro mais essas informações ... sempre as acho, por isto minha singela conclusão ... A planta que Jah nos deu, para curar os males da humanidade. aprenda a usa-la, e conhecerá quase que todo o seu poder ... :335968164-hippy2:

Link para o comentário

• 11 months later...
  • 5 years later...
  • Usuário Growroom

Olá amigos, eu penso que a relação do cânhamo e ocultismo está na experiencia mágica.

Ora, não é necessário cânhamo para fazer magia, mas muitos ocultistas famosos usaram para potencializar e dar toda uma ambiência necessária para entrar em um estado de consciência nos seus trabalhos, rituais.

Link para o comentário

• 10 months later...
  • Usuário Growroom

Interessante tópico! Também me interesso muito por ocultismo mas ainda não ouvi falar/li sobre essa relação. Mas é bem provável que exista essa relação nos conhecimentos das medicinas da floresta... tribos, com seus shamans e rituais de magia. 

Link para o comentário