Ir para conteúdo

O Verdadeiro Problema Da Maconha

Sr. Branco

Recommended Posts

• Usuário Growroom

O verdadeiro problema da maconha

publicado em 14/01/2014 | RAFAEL VITOLA BRODBECK

Não se proíbe, jurídica e moralmente, o consumo e a venda da maconha por mera questão de saúde. Se assim fosse, batatas fritas e tabaco também seriam impedidos, e todos os cidadãos compulsoriamente matriculados em academias de ginástica, em uma intervenção atroz do Estado na liberdade individual. É descabido que a tutela sobre a saúde física acabe destruindo a saúde da alma, que se expressa também pela sua livre vontade.

Aqui não postulamos que sejam proibidas pesquisas quanto à utilização terapêutica do referido entorpecente, uma vez que, em si, nada o diferencia, droga que é, de outras comercializadas em farmácias. Mas a maconha é proibida por lei e assim deve continuar porque seu uso recreativo afeta a mesma liberdade que defendemos.

Há de se distinguir entre o álcool, o tabaco, os medicamentos e as drogas no sentido popular. Essa diferenciação é adotada pela lei e guarda nítida influência da moral, presente em nossa sociedade por força da cultura cristã. É nela e na própria natureza das coisas que encontramos o caráter proibitivo aos entorpecentes, ao passo em que se autoriza o consumo de álcool e de tabaco e a ingestão de medicamentos.Não são a dependência, o vício psicológico, a saúde individual, os vetores para a ação estatal. Já o uso da maconha e da cocaína, bem ao contrário das bebidas alcoólicas, do cigarro, do charuto, além de serem maléficos à saúde (como o cigarro e também o exagero na batata frita), levam a uma alteração comportamental relevante, e, nisso, são alvo de proibição legal.

É unânime que, no campo moral, haja diferença entre o consumo moderado de tabaco e de álcool, seu consumo excessivo, o uso de drogas, e o de medicamentos. O uso recreativo de drogas, no sentido popular, é proibido não pela lesividade individual, dado que, indubitavelmente, a nicotina (por exemplo) faz mal à saúde. A razão é a lesividade social. O usuário de maconha, com sua conduta, afeta toda a sociedade, diferentemente do uso moderado do álcool ou do consumo de cigarro.

Não se alegue, enfim, que o consumo abusivo de álcool combinado com outros comportamentos também tem lesividade social, pois, concordando com a premissa, o legislador já previu, no Código de Trânsito, por exemplo, um tipo penal para quem dirigir veículo automotor embriagado. O cigarro não traz nenhuma lesividade social. E mesmo o álcool, fora de determinadas situações, também não. Quando condutas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas são criminalizadas, como dirigir um carro, não é a saúde de quem bebe que move o legislador a proibi-la. Ao Estado não cabe tornar crimes meras opções individuais. O crime é assim considerado porque representa um dano ou um perigo de dano à sociedade, aos demais, não a si mesmo. Do contrário, seria crime a tentativa de suicídio.

Descriminalizar o uso recreativo da maconha seria desconhecer a mudança mental que ela opera, bem como pouco caso dar à inexistência de mecanismos de controle social que existem em relação a tal comportamento.

Rafael Vitola Brodbeck, delegado de polícia no Rio Grande do Sul, é autor de Lei de Drogas Anotada.

FONTE

:chaudeslarmes:

• Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

só uma pergunta pra quem escreveu esse lixo. Tu já fumou maconha ? então como tu afirma isso aqui ? "Descriminalizar o uso recreativo da maconha seria desconhecer a mudança mental que ela opera"

tu não sabe nada, nunca deve ter fumado um fino na vida e fica escrevendo merda. 99% dos maconheiros trabalham e são responsáveis seu mané, os 1% de vadios são os mesmos 1% que nunca fumaram maconha e tb são vadios do mesmo jeito kkk

mas sendo delegado acho q ta mais preocupado que se legalizar vai ter que ir atrás de bandido de verdade mas daí o trabalho pode ficar perigoso né ? muito mais fácil prender maconheiro e fazer showzinho pra mídia e população burra

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu me faço a mesma pergunta. Esse cara ja chegou a dar uma bolinha sequer?

Sou totalmente leigo na area juridica, perdoem-me se estou falando alguma besteira, mas ele falou que o cigarro nao traz lesividade social, entao o cara que acende um cigarro ao meu lado nao me afeta? Tlz se isso acontecer uma vez na vida nao, mas todo dia com certeza. Afinal, TUDO demais, faz mal.

Inclusive, a maconha.

só uma pergunta pra quem escreveu esse lixo. Tu já fumou maconha ? então como tu afirma isso aqui ? "Descriminalizar o uso recreativo da maconha seria desconhecer a mudança mental que ela opera"

Acho que oq ele kis dizer, é que qm fuma fica literalmente LUNATICO. nÉ isso?

Vemos nosso caso, eu mesmo nao tenho familia, nao trabalho, nao sou pós-graduado, sou anti-social, etc..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O álcool sim opera uma mudança mental ruim, conhecem os alcoólatras violentos?

A postura dele é mais moral/religiosa do que racional , romântico e não realista.

Na infância, cansei de ver meu pai chegar chapado de álcool, brigar com a minha mãe, com minha avó e jogar prato e comida pelo chão da casa... Era foda!

Mas pra sociedade hipócrita tá tudo certo com o álcool, você só não pode fumar maconha, senão você é vagabundo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O Verdadeiro problema da maconha é esse tipo de gente que nunca viu nem comeu, só ouço falar!

E depois vem falar mal do que não conhece. Ou pior, generaliza por causa de uma minoria insignificante.

Outra coisa, vem falar de "Motivos Religiosos" ???????

A religião matou mais que TODAS AS GUERRAS, BANDIDOS e CATÁSTROFES NATURAIS na história da humanidade, ainda fico surpreso pela quantia de gente, principalmente nesse nosso país de terceiro mundo que ainda tem como regra geral, cega e autoritária da vida um livro que foi escrito há mais de 2000 anos atrás, que além de ser cruel em certos pontos, apóia a escravidão, a inferiorização da mulher, entre outros absurdos.

A Humanidade NUNCA vai evoluir enquanto esses tapados que usam cabresto continuarem seguindo idéias antiquadas.

• Like 3
Link para o comentário

• Usuário Growroom

CELITO MEDEIROS4 dias

A questão é simples quando se tem compreensão. Maconha, Cocaína, Ópio, Crack, Químicas etc, são PSICOTRÓPICAS. A Maconha contém a neurotoxina THC que é um veneno. Portanto, a maconha como qualquer outra droga, são essencialmente venenosas. Drogas ilícitas causam dependência como a maconha, o crack e a cocaína, dentre outras, e existem também as drogas lícitas como as drogas psiquiátricas (vendidas com prescrição médica), as opiáceas e benzodiazepínicas. - Drogas não se resolve com DROGAS, mas o Governo apóia tais projetos, por quê? Bom conhecer o programa NARCONON.

é muito engraçado quando gente imbecil age como se soubesse do que ta falando.... THC Neurotoxina???????? ah pelo amor do nosso senhor capeta irmão.....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse cara falou muita merdaa heinn, ALÍAS QUERO PARABENIZAR

O IRMAO QUE FALOU TUDO ALÍ EM CIMA GanjAgain... VISÃO BEM

REALISTA QUE ESSA NOSSA SOCIEDADE SOFRE...(RELIGIÃO)...

esse mal é pior que AIDS, CANCER TUDO JUNTO EM UMA SÓ ALMA...

KKKK... MORAL ZERO PARA ESSES MORALISTAS BARATOS... :cadeirada: :cadeirada:

• Like 1
Link para o comentário