Ir para conteúdo

Autonomia Universitária Não É Licença Para Baderna, Diz Delegado Da Pf


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

26/03/2014 13h09- Atualizado em 26/03/2014 13h48

Autonomia universitária não é licença para baderna, diz delegado da PF

Para ele, UFSC pode se tornar 'república de maconheiros'.
Houve confronto entre a PF e estudantes no campus de Florianópolis.
3239406.jpg

O delegado da Polícia Federal (PF) que comandou a ação dos agentes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o confronto com os estudantes no campus Florianópolis afirmou que "autonomia universitária não deve confundida com licença para baderna". Paulo César Cassiano Júnior concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (26).

Por volta das 15h de terça (25), a prisão de um estudante que estaria fumando maconha no campus culminou no início do confronto entre PF e estudantes. Cerca de 300 pessoas participaram do movimento em protesto contra a ação policial. Dois carros oficiais foram virados pelos manifestantes durante o tumulto, um da PF e outro da segurança do campus. Durante o tumulto, alunos e professores foram agredidos.

Nós não temos compromisso se a reitora pretende tornar a universidade uma república de maconheiros"
Paulo César Cassiano Júnior

"Qualquer pronunciamento da reitoria da universidade que indique que arbítrio, excesso, abuso por parte da Polícia Federal é encarada por nós como uma absoluta fanfarronice. A Polícia Federal agiu dentro dos estritos limites da legalidade", disse o delgado. "Nós não temos compromisso se a reitora, com seu comportamento condescendente, pretende tornar a universidade uma república de maconheiros", continuou.

O G1 tentou entrar em contato com a reitora Roselane Neckel, mas até as 13h não obteve resposta.

Nota de repúdio
A reitoria da UFSC, em nota, afirmou que a ação da PF feriu "profundamente a autonomia universitária e os direitos humanos", o delegado disse que "autonomia universitária não deve ser confundida com libertinagem para a prática de crime. Autonomia universitária não deve ser confundida com licença para baderna, licença para arruaça, licença para desordem".

3239443.jpg

Confronto
Cinco estudantes foram detidos pela Polícia Federal no campus de Florianópolis. Eles assinaram um termo circunstaciado, fizeram exame de corpo de delito e foram liberados. As identidades não foram divulgadas pela PF, apenas as idades: 18, 19, 22, 23 e 29 anos. Segundo a advogada Daniela Félix, que representa os cinco estudantes, a droga vai passar por perícia.

Após o confronto, estudantes da UFSC ocuparam a reitoria e, até o início da tarde desta quarta, continuavam no local. Uma assembleia iniciada às 11h debateu diversos assuntos. Sobre o confronto, eles afirmaram que só desocupam o local quando a reitora entregar um documento que proíbe a entrada da polícia no campus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...