Ir para conteúdo

Na Argentina, Cai Consumo De Cigarro E Cresce O De Maconha


Otto Mayer

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Victoria De Masi

Clarín, em Buenos Aires

19/04/201418h30

O dado foi confirmado a partir de levantamentos oficiais. As causas para a mudança de comportamento seriam as campanhas contra o cigarro e uma nova percepção sobre o cannabis.

A prática de fumar cigarro e maconha é a mesma, o que mudou, dizem os especialistas, é a percepção social: fumar tabaco é nocivo para a saúde e as campanhas contra o cigarro contribuíram para deixar isso claro; fumar maconha também é prejudicial, mas o consumo está se tornando natural e parece ser mais tolerado.Segundo o INDEC (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos), em 2005 a proporção de fumadores de tabaco era de 33,3% e no ano passado essa quantidade foi reduzida para 25,14%.

A última Pesquisa Nacional sobre Prevalências de Consumo de Substâncias Psicoativas, também do INDEC, marca que, em 2011, 10,66% dos consultados disseram ter fumado maconha alguma vez; em 2008 essa quantidade era de 6,9%.

Segundo o Observatório de Drogas portenho, em 2007, 16% dos adolescentes do colegial disseram ter consumido maconha alguma vez. Hoje esse número subiu para 24,5%.

Tabaco e maconha são drogas psicoativas que causam impacto no sistema nervoso central. Mas os motivos pelos quais um consumo sobe e o outro desce vão por caminhos diferentes.

Qual é a causa da diminuição do consumo de tabaco? Alejandro Collia, ministro de Saúde da Província responde: "É a aposta que o Estado fez com a lei antitabaco e as campanhas que promovem hábitos de vida saudáveis".

De acordo com o registro do Ministério de Saúde da Nação, no ano passado 37.527 pessoas ligaram para o 0800-999-3040, a linha gratuita para deixar de fumar. Em 2012, tinham ligado 17 mil pessoas a menos.

Sobre a maconha, cuja posse continua sendo ilegal na Argentina, as razões têm a ver com uma mudança de posição em relação ao usuário. "A maconha está em todos os setores sociais. Estamos diante de uma terceira geração de consumidores, o que implica que ela se tornou natural em relação a filhos e netos."

Também se registra que o consumo não produz tantos danos. Isso não significa que nós a recomendamos, mas que é possível fazer a distinção entre usos prazerosos e não nocivos", diz o sociólogo Alberto Calabrese, diretor da carreira de Especialização em Prevenção e Assistência da Universidade Nacional de Tucumán.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/19/na-argentina-cai-consumo-de-cigarro-e-cresce-o-de-maconha.htm

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mais informação é igual a redução de danos, o consumo de maconha após legalizar vai aumentar sim, pois o consumo de álcool e tabaco vão ser substituídos pelo uso da maconha, não totalmente é claro, e os danos aos usuários vai cair por causa disso, viva a nossa canábis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cada vez mais vejo que o mundo esta acordando, o problema do Brasil e que o povo tampa os olhos...

Além disso, da ignorância total do povo brasileiro, histórica, ao modo Sul Americano, temos os comunas e socialistinhas no poder, muito amigo das FARCS que controlam o tráfico da Am. Latrina e fazem a distribuição pelo mundo do crack e cocaína, e claro mantém as plantações de erva. Ou seja, estando os comunistinhas no poder, ou seja, PT, será ainda mais difícil pra legalizar, e a " direita " idem, porém a única coisa boa é que não são lambe botas das FARCS. Ou seja se esquecer da ligação direta do alto comando das FARCS como o alto comando do PT é um crime hediondo, assim como forjar a mentira que nada existe entre ambos, pois os fáctóides são variados, o mais notório a tentativa de colocar um estrangeira (esposa de um "FARCista") num cargo nacional. Ou seja, aquela história pra nós tudo, pra nós companheiro, assassinato em massa ok, roubo ok, mas a direita nunca. Temos que tomar cuidado já com a pseudo-direita, MAS MUITO MUITO MUITO MAIS com os imbecis de esquerda q adoram lamber botas dos ditadores, e podem no Brasil freiar a legalização pois o "capataz" produtor perderia boa renda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

/\

Reaça detectado, paredón nele!

É muderno mesmo, ta na moda: se criticar a esquerda é de direita. Comum muito comum pós guerra fria. Novidade ? Odeio a igreja e a direita, mas mais ainda a esquerda. Sou reaça ? Lido o que escrevi ainda me chama de reaça ? hahahahahah curiosa interpretação de texto .

kkkkkkkkkkk cada uma hein.... as Farc vão dominar o mundo!!! golpe comunista uiiiiiiiii q medo... esse ai deve ter ido na marcha da familia ...

As FARC não vão dominar o mundo mas dominam através da produção de coca que se transforma em crack . Que piadinha né ?

Ir na marcha da família por achar a direita uma porcaria e pior ainda a esquerda ? Que muderno vc ... vai com Stalin vai vai. Assim aprende o valor do gulag. ahahahaha

Nova moda, falar mal do Stalin, das FARC e direita é reaça. Aprendam os significantes.

Como disse... cuidado com as FARC e a legalização e os lambe botas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...