Ir para conteúdo

Com Novo Sistema Da Receita, Comprar Em Sites Internacionais Sem Pagar Taxas Deve Ficar Bem Mais Difícil

Z.E.R.O

Recommended Posts

Fonte - tecnoblog

Fonte - Estadão

Fazer compras em sites como DealExtreme e AliExpress sem pagar impostos de importação deve ficar mais difícil até o final do ano: a Receita Federal promete iniciar em setembro os testes de um sistema que automatizará o controle de pacotes que chegam de outros países e, consequentemente, a cobrança de tributos.

A informação vem do estadão, que apurou também o motivo – um tanto quanto óbvio – deste “cerco”: a quantidade de compras que chegam ao país não para de crescer, pulando de 1,2 milhão por mês no início de 2013 para 1,7 milhão de pacotes atualmente.

De fato, sites de compras internacionais, especialmente aqueles baseados na China, caíram no gosto dos brasileiros, que chegam a eles atraídos pela ampla variedade de produtos e, principalmente, pelos preços altamente convidativos.

Não por menos, muitos destes sites têm inclusive uma estrutura preparada para atender ao Brasil: a DealExtreme, por exemplo, implementou um sistema que agiliza o envio de remessas para o país e já permite até pagamento com boleto bancário.

Todas as compras internacionais são passíveis de cobrança de pelo menos dois tributos: uma taxa de importação equivalente a 60% do valor da compra e ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Prestação de Serviços), cuja alíquota varia de estado para estado.

As únicas exceções ficam para determinados medicamentos (mediante a apresentação de uma documentação específica) e para livros ou periódicos impressos. Aquela isenção para pacotes com valor de até US$ 50 se aplica somente para remessas emitidas por pessoa física para pessoa física.

Atualmente, a maioria das compras internacionais chega aos compradores sem qualquer taxação porque a Receita Federal não tem estrutura para verificar todos os pacotes. Somente uma pequena parcela é selecionada para amostragem e, neste caso, o consumidor recebe uma correspondência para pagar a taxa (ou questioná-la, se não concordar com o valor cobrado) e retirar o produto numa agência dos Correios.

Com o novo sistema, a taxação será automatizada, ou seja, exigirá o mínimo possível de intervenção humana e, ao mesmo tempo, poderá cobrir todos os pacotes – ou a maioria deles. Para tanto, a Receita Federal fechou um acordo com os Correios para obter informações das remessas antes mesmo de sua chegada ao Brasil.

Isso é possível porque existe um tratado internacional que facilita a troca de informações entre correios de vários países. Assim, o que provavelmente acontecerá é que, quando um pacote for emitido, o site de compras informará seu respectivo valor e outros dados ao serviço postal local que, por sua vez, repassará estas informações aos Correios, permitindo que o sistema da Receita calcule as taxas.

De acordo com Edna Beltrão Moratto, chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita Federal, o sistema também será dotado de filtros que facilitarão a identificação por parte dos fiscais de remessas com informações inconsistentes, como pacotes com valores declarados menores que os efetivamente cobrados.

A Receita Federal também estima que o novo sistema deverá agilizar as entregas. O comprador poderá ser informado sobre as taxas a serem pagas previamente, via internet ou correspondência impressa, e assim receber os pacotes em sua residência em vez de ter que retirá-los nos Correios, como acontece atualmente.

Mas, se pensarmos bem, este não é exatamente um “prêmio de consolação”: se absolutamente todos os pacotes internacionais forem taxados, as agências dos Correios ficarão sobrecarregadas com tantas remessas a serem retiradas, logo, é mais viável direcionar os pacotes à estrutura de distribuição porta a porta.

Os testes começam oficialmente em setembro deste ano, como você já sabe. Se os resultados forem satisfatórios, o novo sistema deverá entrar definitivamente em funcionamento a partir de janeiro de 2015.

IMO - Pra mim vai facilitar a importação de seeds pq como ja sai de lá especificado o produto e com a taxa devida paga,como diz o artigo a tendencia é agilizar as entregas,muita coisa ja analizada por meio de troca de informações entre o exportador e a receita daqui não vão nem passar por curitiba,já vão direto ao destinatário assim que chegarem ao país.

Exemplo um jogo de ps4 com valor declarado superior a 50 dolares,já sai de lá com taxa paga e vai direto ao remetente.

O que acham?

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,receita-vai-apertar-cerco-as-importacoes-via-web-imp-,1150344

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,receita-vai-apertar-cerco-as-importacoes-via-web-imp-,1150344

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Acho um lixo...

Já tomei R$ 200,00 de prejuízo este ano com roubos nessas agências de merda dos correios. Quer dizer que agora vou pagar o imposto, vou ter meu produto roubado e vou ficar sem indenização e sem restituição do valor pago em imposto e do produto, devido ao lixo burocrático.

Lixo, lixo e mais lixo.

• Like 2
Link para o comentário

os tributos no brasil sao um absurdo isso é indiscutivel,mais me refiro neste tema a parte boa é que PRA IMPORTAR SEEDS que esta se tornando um perigo hj ficara mais facil IMO.

Explico pq,exemplo no seedsman(só exemplo) lá vende moleton,casaco enfim ok,ae que ta o x da questao no caso com essa nova medida dos correios juntamente com a receita o moleton ja sai de lá com os tributos pagos ou seja não tera a necessidade de chegar em sp e ir pra curitiba e depois voltar pro maranhao....chegou aqui a receita ja vai ter discriminado do que se trata e as taxas recebidas,então ja sai direto para o destino,sem a necessidade de abertura da embalagem entendem? meu ponto de vista tentando olhar o lado que pode ser positivo desses nossos tributos abusivos mais se por esse lado funcionar pra mim é valido.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara, a turma sempre procurando um jeito a mais pra ganhar dinheiro. É ridiculo e revoltante isso.

Vi nessa semana que os CORREIOS (essa empresa de merda que no mes passado PERDEU um envolope meu com recibos originais, e fez uma entrega de um termohigrometro no endereço errado que comprei da China) criou uma nova taxa tambem.

Se nao me falhe a memoria, além de todos os impostos, tem mais uma taxa de R$12,00 sobre produtos comprados de fora do país.

Entao alem do IOF, do imposto de 60%, do ICMS tem mais uma taxa de 12 reais. Eles querem dizer assim: "compre de fora, que cada vez mais eu vejo vc cidadao como um caximbo, so leva fumo, Muahahahaha"!

Isso é uma comedia.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Caraca o Brasil e foda ! gasolina quase 4 reais, importação com essas taxas bizarras, salário miserável tecnologia com um preço absurdo carros então sem comentários...

Eu ainda não entendi como tudo isso pode ?

O Brasil deveria mudar o nome para Karma a mil...

E mais sem a noite não teria o amanhecer...

E o dos ladroes esta guardado, Ri agora macacada

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não concordo com isso. Só vai ferrar as coisas, alem de ferrar pra comprar coisas "comuns", acho que pode interferir em seeds, e tambem quem compra coisas na deep

Ainda vale lembrar que desde o dia 3 toda encomenda taxada você tem que pagar 12 reais pra retirar ela

Link para o comentário

Acho um lixo...

Já tomei R$ 200,00 de prejuízo este ano com roubos nessas agências de merda dos correios. Quer dizer que agora vou pagar o imposto, vou ter meu produto roubado e vou ficar sem indenização e sem restituição do valor pago em imposto e do produto, devido ao lixo burocrático.

Lixo, lixo e mais lixo.

Já tive 3 encomendas roubadas e não recebi nada de nenhuma, é muita burocracia. Inclusive uma encomenda de 400 dólares, "sorte" que era uma placa em garantia e mesmo assim enviaram outra sem custos, e nem perdi meu tempo com indenizações do estado/correios.

Já ouvi relatos que os correios indenizam somente 30% do valor da compra, caso for sem seguro e com no prazo máximo de 7 meses.

Será que você tem que pagar o imposto antecipado ? Você só faz isso quando usa UPS, Amazon e DHL (opcional), e como sai muito mais caro eu compro por USPS (PMI ou PMEI) e HK/China/Singapure post.

Será que os correios podem obrigar você a ter que pagar seus impostos a terceiros ? Meus impostos eu mesmo gosto de pagar, eu vou retirar minhas encomendas nos correios e pago pessoalmente. E se não estou de acordo ainda peço revisão.

icms/sp = 18%

icms/mg = 22% lol

60% de taxa de importação

total: 78%

Vergonha pura cobrando no consumo, o resultado é que o pobre paga muito mais imposto no Brasil e tem gente que acha pouco.

Isso chama-se atraso, pq a industria nacional é baseada em commodities e não se fabrica muita coisa em terras tupiniquins.

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

E pra justificar a atual gestão e os péssimos hábitos na mesma: estão abaixando a taxa de impostos na importação agrícola, reduzindo o incentivo a produção nacional e gerando mais desistímulo ao crescimento nacional. Ou seja, além de não criarem leis de incentivo aos foristas, estão prejudicando, a nível global, a produção agrícola da nação. E o amigo feliz porque vai poder importar moleton? :) :) :)

Link para o comentário

E pra justificar a atual gestão e os péssimos hábitos na mesma: estão abaixando a taxa de impostos na importação agrícola, reduzindo o incentivo a produção nacional e gerando mais desistímulo ao crescimento nacional. Ou seja, além de não criarem leis de incentivo aos foristas, estão prejudicando, a nível global, a produção agrícola da nação. E o amigo feliz porque vai poder importar moleton? :) :) :)

importar sementes amigo por isso estou feliz,moleton eu compro no bras.

E te falo brasileiro tem mais é que se F**** mesmo,povo sem preocupação politica,sem estudo,sem vontade,acomodado,ignorante....vê ae cheio de passeatas,revoltas e lálálá foi só começar a copa que de 10 mil pessoas nas ruas cairam pra 200 verdadeiros brasileiros.

O resto é zé povinho que reclama dos politicos que a vida ta ruim mais todo domingo dia de jogo tem samba,churrasco e cerveja na favela.

é aquele velho ditado né,o resto do mundo se dirigiu a Deus e perguntou,"senhor pq nos temos tornados,tormentas,terremotos,tsunamis e no brasil só sol e festa,Deus olhou e respondeu firme "relaxa meu filho que tu vai ver o povinho que eu vou colocar lá".

Editado por Z.E.R.O
Link para o comentário

O fato deles cobrarem mais impostos sobre a tua encomenda não significa que elas chegarão com maior segurança. Pelo contrário, agora voce irá pagar mais e correr o mesmo risco de sempre. Sacou?

:)

errado muitas encomendas não terao a necessidade de passar por fiscalização humana,indo direto ao destinatario já que elas virão com taxas pagas.

Em termos de importação de sementes vai facilitar e muito já que muitos seedbanks tao total respaldo e atenção via email,podendo combinar o envio.

Obs: o imposto sempre foi o mesmo 60% e icms do estado

Editado por Z.E.R.O
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pelo que entendi só vão cobrar o imposto o sistema de fiscalizar vai ser o mesmo, a unica diferença vai ser que agora todos teremos que pagar. Vejo todos falando do governo que quer mais impostos e tals mas a relação é apenas cobrar o que é devido de verdade, até hoje passa várias encomendas batido pois o sistema não funciona. A Lei que regulamenta a importação por pessoa fisica é de 1999 (Portaria MF 156, de 24 de junho de 1999), ou seja, para mim Isso que é Brasil...NÃO TER EFICIÊNCIA NENHUMA . é com isso que nos deparamos quando comparamos os preços no exterior com os praticados no Brasil, mas se lavar em consideração que as empresas que fazem importação legalmente tem que pagar todas estas taxas, e impostos e ainda muito outras coisas que a pessoa física não paga e ainda ter que lucrar com seus produtos, acaba ficando melhor comprar por aqui e ao meu entender isso Não incentiva a pesquisa, desenvolvimento de tecnologia mas de certa forma incentiva o mercado local, gera renda, gera emprego e tudo em cadeia.

Link para o comentário

Pelo que entendi só vão cobrar o imposto o sistema de fiscalizar vai ser o mesmo, a unica diferença vai ser que agora todos teremos que pagar. Vejo todos falando do governo que quer mais impostos e tals mas a relação é apenas cobrar o que é devido de verdade, até hoje passa várias encomendas batido pois o sistema não funciona. A Lei que regulamenta a importação por pessoa fisica é de 1999 (Portaria MF 156, de 24 de junho de 1999), ou seja, para mim Isso que é Brasil...NÃO TER EFICIÊNCIA NENHUMA . é com isso que nos deparamos quando comparamos os preços no exterior com os praticados no Brasil, mas se lavar em consideração que as empresas que fazem importação legalmente tem que pagar todas estas taxas, e impostos e ainda muito outras coisas que a pessoa física não paga e ainda ter que lucrar com seus produtos, acaba ficando melhor comprar por aqui e ao meu entender isso Não incentiva a pesquisa, desenvolvimento de tecnologia mas de certa forma incentiva o mercado local, gera renda, gera emprego e tudo em cadeia.

le a materia direitinho que vc vera que nao sera da mesma forma a fiscalização,muita coisa vai passar batido mais nada mais passara sem pagar impostos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

le a materia direitinho que vc vera que nao sera da mesma forma a fiscalização,muita coisa vai passar batido mais nada mais passara sem pagar impostos

Foi isso que falei, vamos pagar o imposto mas a fiscalização vai continuar da mesma maneira, algumas passam outras ficam.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Poxa Z.E.R.O ... não é vantagem essa não, amigo! Voce mesmo disse... vai continuar na mesma, só que agora c/ mais taxas. O Brasil é bom! Quem administra o país é que não. Devido a preferencia da maioria, ainda continuamos como país em desenvolvimento, e comparado aos demais BRIC mediante a gestão do PT, estamos crescendo muito pouco mesmo. Mas isso é assunto para outros tópicos. Por hora, pense assim: a gestão atual é totalmente dependente de impostos, eles não conseguem nem querem seguir longe disso. Pelo contrário, mais uma vez, estão prejudicando a minoria que sustenta o mercado (seja de pequeno, médio ou grande porte) a favor do aumento fora da média nas arrecadações. Na boa, amigo, se voce acha que essa decisão é vantajosa... comece a valorizar a tua nação. Quem sabe uma hora ou outra tu se liga da sacanagem que rola por baixo dessa e outras decisões tomada, se não menos, pela própria receita federal, a mesma que antes, humanamente, confiscava (ou não) tuas encomendas.

Na boa, o melhor é abrir logo um sistema totalmente "clandestino" de sementes nacional. Mas enfim, Gil teria de ser muito bom no reggae e Chico um pouco mais cara de pau.

Por hora é THC e o plano real.

Link para o comentário

Foi isso que falei, vamos pagar o imposto mas a fiscalização vai continuar da mesma maneira, algumas passam outras ficam.

a fiscalização nao sera a mesma brother,hj tudo que entra no pais vai pra curitiba aonde todas as encomendas sao verificadas manualmente uma por uma por isso hoje temos muito atraso devido a alta demanda de importações.

Com o novo metodo mercenario do Governo a maioria das encomendas nao ira pra curitiba "AONDE O BICHO PEGA" e é isso que me interessa.

A anos atras quando eu pedia sementes chegava em casa em 15 dias,só passava por sao paulo e foi....nunca teve essa papagaiaada de ir pra curitiba e ficar dois meses lá;

Só to interessado nas sementes e em facilitar minhas importações referentes as mesmas o resto pra mim nao passa de o brasil de sempre.

Poxa Z.E.R.O ... não é vantagem essa não, amigo! Voce mesmo disse... vai continuar na mesma(aonde eu disse isso?), só que agora c/ mais taxas. O Brasil é bom! Quem administra o país é que não. Devido a preferencia da maioria, ainda continuamos como país em desenvolvimento, e comparado aos demais BRIC mediante a gestão do PT, estamos crescendo muito pouco mesmo. Mas isso é assunto para outros tópicos. Por hora, pense assim: a gestão atual é totalmente dependente de impostos, eles não conseguem nem querem seguir longe disso. Pelo contrário, mais uma vez, estão prejudicando a minoria que sustenta o mercado (seja de pequeno, médio ou grande porte) a favor do aumento fora da média nas arrecadações. Na boa, amigo, se voce acha que essa decisão é vantajosa... comece a valorizar a tua nação. Quem sabe uma hora ou outra tu se liga da sacanagem que rola por baixo dessa e outras decisões tomada, se não menos, pela própria receita federal, a mesma que antes, humanamente, confiscava (ou não) tuas encomendas.

Na boa, o melhor é abrir logo um sistema totalmente "clandestino" de sementes nacional. Mas enfim, Gil teria de ser muito bom no reggae e Chico um pouco mais cara de pau.

Por hora é THC e o plano real.

meu interesse aqui é só as sementes man,quanto mais sementes entrarem,mais cultivadores,mais força social presente referente a cannabis.

Pago imposto que for pra ter durga mata ll cbd,cannatonic,pakistan e outra perolas aqui em casa.

Editado por Z.E.R.O
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se excluiram Curitiba da rota a encomenda deveria custar mais barato, amigo.

Já disse que o teu interesse são as sementes. Tá certo, voce não disse aquilo. A questão é: o preço vai subir, porém o serviço dos Correios e a possibilidade de extravio e a não remuneração continuam a mesma. Ficando a cargo, ou boa vontade do banco reenviar as sementes, moletons, cabines, acessórios, caso sejam extraviados.

Ao mesmo tempo, provavelmente essa taxa não extinguirá ou diminuirá o empenho dos federais em identificar ou vetar cultivos. Pelo contrário, mais uma vez, as leis ao invés de suavisarem as condições, estão um pouco mais rígidas.

Mas enfim, se voce vê vantagem pagar mais por menos... vou me esforçar também para ver vantagem nesse "novo sistema".

Abraço!

• Like 2
Link para o comentário

Se excluiram Curitiba da rota a encomenda deveria custar mais barato, amigo.

Já disse que o teu interesse são as sementes. Tá certo, voce não disse aquilo. A questão é: o preço vai subir, porém o serviço dos Correios e a possibilidade de extravio e a não remuneração continuam a mesma. Ficando a cargo, ou boa vontade do banco reenviar as sementes, moletons, cabines, acessórios, caso sejam extraviados.

Ao mesmo tempo, provavelmente essa taxa não extinguirá ou diminuirá o empenho dos federais em identificar ou vetar cultivos. Pelo contrário, mais uma vez, as leis ao invés de suavisarem as condições, estão um pouco mais rígidas.

Mas enfim, se voce vê vantagem pagar mais por menos... vou me esforçar também para ver vantagem nesse "novo sistema".

Abraço!

vamos ver a partir do funcionamento oficial desta robalheira ae se no caso das sementes vai facilitar...eu vou fazer questão de fazer uns pedidinhos pra verificar.

Link para o comentário