Ir para conteúdo

Pílulas De Saber: Quem Usa Maconha Tem Duas Vezes Mais Chance De Desenvolver Esquizofrenia, Diz Pesquisa


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

26/06/2014 | 09h11

Pílulas de Saber: quem usa maconha tem duas vezes mais chance de desenvolver esquizofrenia, diz pesquisa Doença afeta uma a cada 100 pessoas

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/06/pilulas-de-saber-quem-usa-maconha-tem-duas-vezes-mais-chance-de-desenvolver-esquizofrenia-diz-pesquisa-4536042.html

16638298.jpg?w=620
O estudo avaliou 2082 indivíduos e 1011 já tinham usado maconha Foto: Zambi / Agência RBS
Carlos Rogério Tonussi

tonussi@farmaco.ufsc.br

Coisa de louco!

A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo, e seu uso é maior entre as pessoas com esquizofrenia do que na população em geral.



A esquizofrenia afeta aproximadamente uma em cada 100 pessoas, e quem usa maconha tem cerca de duas vezes mais chances de desenvolver o transtorno. Os sintomas mais comuns da esquizofrenia são delírios (ver coisas que não existem) e alucinações auditivas (ouvir vozes).

Vários fatores podem tornar as pessoas mais propensas a desenvolver a doença. Diversos genes, cada um deles aumentando levemente o risco individual de desenvolver o transtorno, já foram identificados.

Baseado no DNA

O estudo avaliou 2082 indivíduos saudáveis, dos quais 1011 já tinham usado maconha. O número de genes relacionados à esquizofrenia que cada uma dessas pessoas carregava foi contado.

As pessoas geneticamente predispostas à esquizofrenia eram, em geral, as que usavam maconha, e a usavam em maior quantidade do que aqueles que não tinham os genes de risco. O estudo mostrou relação entre o uso de maconha e a esquizofrenia.

Embora não se descarte a possibilidade do uso da maconha causar esquizofrenia em pessoas sem os genes de risco, ficou claro agora haver genes que parecem predispor certas pessoas tanto ao uso de maconha quanto à esquizofrenia.

Prevenção no berço

Este estudo, publicado no jornal Molecular Psychiatry, traz importantes implicações na gestão pública da saúde. Conhecendo estas características genéticas na população, o trabalho de educação e suporte médico podem ser muito mais eficientes para os dois problemas de saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • Usuário Growroom

Se este fosse o caso, teria sido notado um aumento significativo de casos de esquizofrenia em lugares em que o consumo aumentou. Mas o número de casos permanece estável na Holanda, USA, etc.

Agora alcool, por outro lado, pode causar diverso problemas psicologicos e isto já tem estudos melhores provando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...